Gravar amplificador sem microfone. Alguém sabe?

    Autor Mensagem
    Filippo14
    Veterano
    # nov/14


    Gente, vi esse vídeo de 1min do Roberto Torao e queria saber como se faz para gravar sem microfone e se o som fica bom.

    Segue o vídeo:





    Abração

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    Ueh, assiste a aula dele!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Slash_1989
    Não pago pelo Patreon dele, senão eu assistiria

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Usando o send do loop ou line out.

    (Mas, nunca esqueça, o gabinete dos falantes sempre tem de estar conectado)

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig

    Mas a qualidade fica ó...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Imagino que deva ficar meio estridente. Acertei ou gera outras coisas?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Praticamente o mesmo que um drive ligado em linha...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Puts, fica uma grande m**** então ahahhaha.

    Valeu e abraço

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Depende... Se vc fizer uma pós edição rola gravar assim de boa...

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Imagino que deva ficar meio estridente. Acertei ou gera outras coisas?

    Não necessariamente, mas existe a tendência de ficar estridente. Se você tem um som, um timbre na cabeça e bom gosto, você acaba conseguindo um som bacana, decente pelo menos.

    Veja, se o som está sobrando agudos, você pode tirar agudos da guitarra, do pré-amp, com um eventual pedal ou mesmo na DAW. É mais difícil porque você sai de um som que não é o ideal , mas tem como ir atrás. Alguns amplificadores, salas e mics também tem questões desse tipo em diferentes graus... Já outras situações podem lhe entregar um som bem mais fácil e "amigável", mas sempre tem solução.

    Eu tenho há vários anos os prés da Mesa Boogie - Triaxis e Rectifier. Apesar deles terem recursos outros, não é tão diferente dessa proposta de usar linha ou o send. É bem mais difícil tirar som deles assim, mas não é impossível. Lá no Midas Studio, do Rick Bonadio, muita coisa foi e é gravada num pré da Mesa Boogie (é um Formula, se não estou enganado) desse jeito, em linha. Te garanto que você já ouviu muitas músicas desse pré em linha. Ou seja rola sim, mas acho que a maioria das pessoas do fórum vai achar ruim e difícil tirar som assim.

    Se tem outra dificuldade de gravar assim é que o sinal sai muito forte, tendendo a clipar. Aí tem um segredinho...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Cara, é o que o MMI falou.

    Dependendo do ampli, da placa, ferramentas, regulagens, experimentações e etc. não é uma M... é uma alternativa à mais, que pode ser muito boa ou muito ruim.

    Alguns cuidados na pré produção, alguns testes, pode ser uma solução muito interessante para algumas situações específicas.

    Como tudo em guitarra, não têm melhor ou pior, correto ou incorreto.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    MMI
    Lelo Mig


    Agora eu entendi, bacana. Estava achando que o som ficaria muito ruim, mas pelo jeito é apenas uma forma diferente, tem que saber regular o ampli para tirar um som bom, mas é bem possível do mesmo jeito.

    Quando eu for testar eu tenho que lembrar então que a caixa tem que estar ligada no amp, que eu faço isso pelo send do loop, que em geral ele pode vir cheio de agudos e muito alto, tendendo a clippar.

    Mais alguma dica em relação a isso?


    Muito obrigado pela ajuda de vocês!

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Muitos sons dos Titãs e Charlie Brown Jr, por exemplo, foram gravados em linha no Midas, direto do pré que eu falei. Eu não gosto de gravar assim aqui, não é minha primeira, segunda, terceira nem décima opção, mas não é errado nem ruim. Só que eu tenho mais dificuldade de acertar, mas já acertei. Por outro lado para som limpo, jazzy, é minha primeira opção gravar em linha, direto pelo Millennia TD-1.

    Tenho algumas gravações aqui que foram feitas desse jeito, passando por um pedalboard, dali para um Marshall, do send do loop para a interface. Aliás não é uma ou outra, tem bastante coisa assim... É uma opção legal. Essa opção tem que vir pronta, é trabalhosa, os timbres precisam ser bem trabalhados e estudados, não é fácil acertar. Da mesma forma (em maior ou menor proporção) para gravar em linha com uma pedaleira ou VSTi também. Por outro lado, alguns amps são muito fáceis de fazer soarem bonitos, praticamente qualquer regulagem deles são legais, então o problema passa a ser microfonar, ou seja, extrair para a interface esse som legal. Como exemplo eu posso citar o Fender Twinolux e o rack completo que tenho aqui (dentro da proposta deles), são fáceis de tirar som bacana pelos falantes deles - o desafio é captar.

    A dica que eu posso te dar é paciência e cuidado até conseguir, acredite que é possível. A outra dica provavelmente não vai adiantar para muita gente aqui, mas quando o sinal vem clipando muito é bom gravar em analógico, de preferência com válvulas.

    Outra dica: se for gravar em casa com microfone, sem uma boa sala, use um "reflexion filter". Se você não puder comprar um sE Reflexion Filter Pro, tente arranjar algum similar ou uma "versão Tabajara", mas esse negócio ajuda.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MMI
    Então, eu andava tendo dificuldade de conseguir microfonar o amp de uma forma que eu conseguisse ter o som que saia do amp na gravação.

    Já cheguei a tentar gravar com 2 sm-57 é 2 AKG 414, mas não estava conseguindo ouvir o som do Bludo mesmo. Contudo, da última vez que eu tentei microfonar o amp eu usei o 414 e o 57 na frente do falante do amp. Não lembro agora qual foi a posição correta, mas lembro que tinha ficado melhor com os dois lá. Não testei com outro 414 mais distante ao mesmo tempo que esses dois mics ficavam perto do amp, mas acho que seria uma combinação interessante. Realmente a posição do microfone importa muito, é complicado de microfonar amplificador, antes de tentar eu esperava que fosse mais fácil.

    O Som em linha me agrada bastante, acho que para jazz fica muito bom mesmo, como você disse. Independente do estilo, as vezes que eu brinquei de gravar (ainda é uma brincadeira, preciso ter prática) eu deixava uma guitarra limpa em linha.

    Estava tendo um problema com o Pro Tools também (se alguém souber como resolver seria ótimo ahhaha) que era em direcionar uma track para o ampli. Gosto dos pedais que eu tenho e acho que fica um resultado legal utilizá-los na gravação. Tentei gravar uma track no Pro Tools em linha e tentei mandá-la para o amplificador para nesse momento microfonar, para que eu possa mexer na faixa depois com mais calma, regulando tudo corretamente e não tendo que usar a configuração do amp escolhida no momento de tocar. O problema é que ele não reconhece quando eu direciono apenas uma saída, ele continua saindo em todas, aí dá realimentação e fica um lixo.

    Abração

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Então, eu andava tendo dificuldade de conseguir microfonar o amp de uma forma que eu conseguisse ter o som que saia do amp na gravação.

    Pois é, esse é o desafio. Não é simples não...

    Acho que agora ficou mais claro para o pessoal te ajudar, seu problema é gravar bem seu Bludo. Sinceramente não acho que esse esquema do Torao vá te ajudar, esquece isso. Você precisa gravar bem seu amp, ele merece isso, aproveitando os timbres e versatilidade que ele pode oferecer, captando as nuances dele. Já te aviso, em casa é fo...

    Um começo é usar fones e procurar um bom som. Claro que se você já tirou um bom som com ele já é um começo. Mas vou te recomendar timbrar o sistema todo direto, a guitarra, os efeitos, o amp, o mic e a interface, tudo de uma vez. Pode ser uma solução.

    Muita gente, incluindo o Allan Parsons, diz que o SM-57 tem som de radinho de pilha. Tem sua razão de ser essa crítica... O reforço de agudos e a falta de graves do 57 pode incommodar. Ele recomenda condensadores distantes para gravar amplificadores, no mínimo 70 cm do gabinete, isso faz com que pegue um som mais natural e fidedigno. O problema que em casa isso é meio problemático, vai pegar reverberações erradas, quanto mais perto possível, melhor. Entra também a questão do "reflexion filter".

    Microfones... Não tem certo nem errado, vai tentando. Apesar da crítica ao SM57, ele funciona para muitas aplicações em amplificadores e é barato. O AKG 414 pode ser uma boa opção. Os ribbon são fenomenais para amplificadores de guitarra, dizem que são os mics que mais se aproximam do que os ouvidos humanos escutam - eu concordo, se bem que eles tem alguma "característica vintage" no som, o que cairia bem com seu amp. São mais caros, mas posso te recomendar o Royer R121, Royer R122 e o sE Rupert Neve RNR1 (tem uns RCA antigos que nem vou citar... rs). O porém deles é que são frágeis, são padrão figura 8 (pegam reverberação...) e precisam de um bom pré. Experimente em algum estúdio...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MMI
    Po, não conhecia esses mics ribbon, vou dar uma pesquisada melhor.

    Eu estou com um estúdio em casa, tem tratamento acústico, sinceramente não é o espaço que me atrapalha. Acredito que é mais o posicionamento dos mics, não sei muito bem posicionar todos corretamente. Já vi para não deixar o sm-57 direto na boca, realmente colocar ele um pouco para o lado resolve, fica melhor, mas o que me atrapalha é mais o posicionamento dos condensadores. Achei que deixar um perto do falante, no estilo de um dinâmico ficou legal, a combinação dos dois me fez atingir uma sonoridade melhor. Contudo, o que eu sinto que me fode é o posicionamento do condensador mais distante, o AKG tem um botão que regula a forma de captação que ele terá pelo posicionamento que eu não entendi direito até agora.

    Outro fator é que se eu conseguisse gravar em linha e depois mandar facilmente para o amplificador sem dar aquela realimentação, eu usaria o Strymon Deco (sim, eu realmente gostei dele hahahah) ligado direto na guitarra em linha, e depois esse som do Deco + Guitarra iriam para o amp. Poderia gravar só a guitarra e depois o Amp+ Deco, tanto faz para mim, mas poder transferir esse som de linha para o amp e conseguir posicionar os mics iriam resolver muitas coisas aqui no meu homestudio ahahha.


    Abração

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    OK... Qual AKG 414 você tem? É o XLS ou o XLII? Ainda assim tem modelos diferentes, mas deixa, tudo bem.

    Comece usando ele na posição cardióide. Sugiro, se for usar 2 mics, colocar bem próximos, e com a fase invertida. Se afastar o 414 aí tem que ver no ouvido se soa bem invertendo. Se colocar próximo, os 2 bem juntos, coloca o 414 mais para a lateral - o SM57 focaria mais nos agudos e o 414 mais para os graves. Muito próximo do falante aparece o efeito de proximidade, que aumenta os graves. Pode ser que por isso você tenha que fazer um corte nos graves no botão apropriado, mas sugiro já começar de cara com o bass cut em 80 Hz. O outro controle é um PAD de 6, 12 ou 18 dB, ou seja ele atenua para fontes de som muito altas. Se você for gravar com o som bem alto, pode ativar isso aí, apesar que o 414 aguenta muita pressão sonora. Seriam essas as dúvidas?

    Outro fator é que se eu conseguisse gravar em linha e depois mandar facilmente para o amplificador sem dar aquela realimentação, eu usaria o Strymon Deco (sim, eu realmente gostei dele hahahah) ligado direto na guitarra em linha, e depois esse som do Deco + Guitarra iriam para o amp. Poderia gravar só a guitarra e depois o Amp+ Deco, tanto faz para mim, mas poder transferir esse som de linha para o amp e conseguir posicionar os mics iriam resolver muitas coisas aqui no meu homestudio ahahha.

    É bem possível isso. Procure por Reamp no google e o que você não entender pode perguntar. É uma boa para isso, você grava a guitarra em linha, depois com essa gravação o computador alimenta o amp ou o pedal+amp. Nisso você consegue regular e comparar a microfonação.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Gravar com qualidade é muito, muito difícil. Tenha sempre isso em mente, não com pessimismo, mas com realismo científico. As vezes coisas muito complexas são necessárias, e as vezes coisas muito simples, dão resultado inesperado.

    Num studio profissional os caras sabem como ele se comporta. Isso fica decorado. Já gravaram tantas coisas e de tantas formas, que nada é muito novidade. A experiência é fundamental.

    Então, vou te contar uma coisa, que prô nosso amigo MMI, talvez seja muito óbvio, porque ele é o cara, ou um dos caras, que mais manja de gravação profissa aqui no FCC, então é natural que ele "passe batido" muitas vezes pelo que é óbvio (para ele) e se eu falar bobagem, ele aproveita e corrige...hehehe. Vamos lá:

    Se você pretende gravar com a melhor qualidade possível, dentro de sua capacidade, e tirando o máximo proveito de seu equipo, sugiro "mapear" teu espaço.

    Controle a ansiedade, e antes de querer gravar algo aproveitável, estude seu espaço cientificamente.

    Desenhe seu espaço num papel quadriculado, na proporção. Regule ampli e etc e não mexa mais nas regulagens. Vá gravando um pequeno trecho, simples e sempre igual, coloque um microfone num ponto X, grave, coloque outro microfone no mesmo ponto, grave, passe para o ponto Y, repita o processo. Quanto mais paciência e critérios tiver, mais pontos terá.

    Ouça, perceba o que acontece. Menos médio, mais reverberação, mais real, menos. As vezes 10, 20 cm prá esquerda ou para direita, para frente ou para tras faz uma diferença brutal......as vezes não faz nenhuma.

    Faça uma planilha, porque você vai esquecer com certeza onde obteve melhores resultados.

    Microfone X na posição Y mais agudo. Na posição Z, menos reverberação.

    É metódico, é criterioso, mas é importante se o "caboclo" quer tirar o melhor possível de seu espaço/equipo.

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig

    Não está errado não. Mais ainda... Quando estiver fazendo esses testes, coloque uma fita crepe, esparadrapo, fita isolante, qualquer coisa marcando o local onde o mic aponta no tecido ortofônico na frente do amp. Se possível, tire uma foto com o celular mesmo, só para ver a angulação do mic e a distância, não custa nada hoje em dia, na minha época e do Lelo isso era impraticável, rs. Assim você vai mapeando a boca do falante do seu amp e guardando como referência onde você tira o som que você mais gosta. Com a prática isso vai se tornando automático, você já vai posicionando o mic muito perto do ideal.

    Mas é trabalhoso e bem meticuloso mesmo. Tenha calma que dá para acertar isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Cara, com estas palavras "Quando estiver fazendo esses testes, coloque uma fita crepe, esparadrapo, fita isolante, qualquer coisa..." o MMI me fez lembrar de algo interessante e útil. É diferente do que ele propõe (marcar o ampli), mas é de igual conceito, no sentido "mapeamento".

    Sabe aquele "guitarristazinho", um tal de Santanna, que todos elogiam seu sustain?

    Pois então, ele na passagem de som, percorre o palco tocando, e vai marcando com um X de fita crepe, no chão, os locais onde obtém maior e melhor sustain. Assim, no show, aquela nota que ele deseja deixar soar alguns segundos à mais, ele já sabe onde ir.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MMI
    Lelo Mig

    Então, o C414 que eu tenho é o XLS, nem sabia que tinham dois modelos, você sabe quais são as diferenças sonoras de cada um?

    Colocar os microfones com fases invertidas não faz com que um meio que anule o outro e fique um som ruim?

    Se eu já gravasse com um direct box a guitarra limpa, e usasse aquela redução de graves que se usa obrigatoriamente para quando vai gravar baixo iria resolver essa questão do mic muito perto do falante?

    Esse amp responde muito bem ao aumento de volume, para ter um som realmente bom é com o chaveamento em 100w e gravar perto do 5,6 para ter o timbre mais limpo e bonito possível, pelo menos para mim claro.

    Diminuir o ganho do preamp da mesa já resolve esse problema da pressão sonora? O mic muito perto do falante pode acabar embolando o som?

    O sm57 é legal não deixar ele tão na boca para cortar um pouco os agudos certo? Se for gravar com os dois mics seria legal colocar ele mais direto na boca do falante ou os dois podem tender a ficar melhor cada um de um lado do falante?

    Gravar cada mic em um falante (caixa 2x12) muda alguma coisa drasticamente?

    Eu sei que não existem regras, mas em uma sala quase quadrada, mas ainda assim retangular, tem alguma dica tipo " Coloque o amp na quina da sala para mais graves" ou isso não existe, tem que ir na raça mesmo e ir testando todos os lugares mesmo. Digo isso porque uma mudança de espaço poderia ser um ponto de partida para os testes.

    Para posicionar o outro mic mais distante do amp, é normal usar ele sempre reto aos falantes do amplificador, ou pode deixa-lo um pouco mais para o lado? O direcionamento da "frente" do mic tem que ser em direção da frente dos falantes?

    Ligar os pedais em linha junto com a guitarra (delay, chorus) costumam dar certo ou fica estranho? Se eu conseguir fazer o reamp, é possível passar apenas por um pedal depois ou não, o som do reamp tem que ser com os efeitos em pedais que eu desejar?

    Essas ideias de mapeamento da sala realmente são boas, vão me ajudar muito na hora de gravar alguma coisa, Cada dia que eu passo no estúdio eu sinto como um produtor e engenheiro de som são posições dentro de um álbum que importam demais, os sons se alteram muito e é muito dificil de fazer tudo soar bem.


    Muito obrigado pela ajuda de vocês, estão me ajudando demais (como já fazem faz tempo).

    Abração

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    As diferenças entre os mics são bem pequenas. Tem algumas diferenças conforme o ano de fabricação, porque é um microfone antigo que foi recebendo umas evoluções.

    Colocar os microfones com fases invertidas não faz com que um meio que anule o outro e fique um som ruim?

    Nem sempre. Tem que testar.

    Se eu já gravasse com um direct box a guitarra limpa, e usasse aquela redução de graves que se usa obrigatoriamente para quando vai gravar baixo iria resolver essa questão do mic muito perto do falante?

    Não exatamente. Ao fazer o close mic você está captando ondas sonoras diferentes. Dá uma lida...

    Uma coisa que aprendi com os anos e te passo aqui na molezinha... Vale você fazer as experimentações que lhe vem à cabeça, afinal se você está gravando em digital você não está perdendo nada, só tempo. Porém a posição e a distância são importantes. Tente gravar captando o melhor som possível, de preferência algo que não vá precisar equalizar e eventualmente não precise adicionar nada, o ideal é captar o som pronto sem precisar mixar depois. Esse é o desafio.

    Diminuir o ganho do preamp da mesa já resolve esse problema da pressão sonora? O mic muito perto do falante pode acabar embolando o som?

    O ganho de preamp deve ser o ideal para o mic captar em níveis adequados sem clipar. Claro, você vai dar volume no amp e reduzir o ganho (na verdade nem entendi essa pergunta direito).

    Talvez valha uma explicação, pela ideia dentro dela. Microfones ribbon (ou microfones de fita) tem um som bem legal, meio vintage, mais próximo ao que os ouvidos captam, só que são frágeis, certo? Pois é, você pode destruir um ribbon derrubando no chão, ligando o phantom power nele e até mesmo com o deslocamento de ar (e proximity effect) em close miking. Para isso, muitos engenheiros usam um pop filter. Essa é uma opção para reduzir um pouco o ataque e reforço de graves do proximity effect...

    O sm57 é legal não deixar ele tão na boca para cortar um pouco os agudos certo? Se for gravar com os dois mics seria legal colocar ele mais direto na boca do falante ou os dois podem tender a ficar melhor cada um de um lado do falante?

    Sem regras, a gosto do freguês. Tenta! rs

    Gravar cada mic em um falante (caixa 2x12) muda alguma coisa drasticamente?


    Parece mentira, mas é comum que tenha um falante que soe melhor - eventualmente pode até ser só porque ele está mais distante do chão. Gravar 2 falantes diferentes vai te dar mais dor de cabeça com fase. Apesar de alguns caras fazerem assim, te recomendo que foque em 1 só até dominar totalmente a matéria. Não vai no mais difícil se você não resolveu o mais fácil. :)

    Eu sei que não existem regras, mas em uma sala quase quadrada, mas ainda assim retangular, tem alguma dica tipo " Coloque o amp na quina da sala para mais graves" ou isso não existe, tem que ir na raça mesmo e ir testando todos os lugares mesmo. Digo isso porque uma mudança de espaço poderia ser um ponto de partida para os testes.

    Você respondeu antes de perguntar dessa vez. rs

    Eu já dei esta dica em algum lugar do fórum e ninguém deu muita bola... Coloque se amp tocando alguma coisa na sua sala, pode até ser um MP3 - não exagere no volume, vai num som baixo para vc ter mais sensibilidade. Com um mic ou com seus próprios ouvidos, caminhe pela sala, talvez variando até a altura, até achar a "sweet spot" (opa! já ficou aqui a dica para googlear sweet spot in a recording room). Esse local é um bom começo para você posicionar seu amp...

    Para posicionar o outro mic mais distante do amp, é normal usar ele sempre reto aos falantes do amplificador, ou pode deixa-lo um pouco mais para o lado? O direcionamento da "frente" do mic tem que ser em direção da frente dos falantes?

    Sim, o mic sempre vai de frente a não ser que você não goste do som e ache um som melhor diferente. Vago, né? Mas mic distante sem apontar para a fonte está pegando a sala, reverberação. Como falei ali atrás, não complica agora...

    Ligar os pedais em linha junto com a guitarra (delay, chorus) costumam dar certo ou fica estranho? Se eu conseguir fazer o reamp, é possível passar apenas por um pedal depois ou não, o som do reamp tem que ser com os efeitos em pedais que eu desejar?

    Faz como quiser, mas o Reamp costuma ser com o som seco, guitarra na interface. Para isso é bom usar VST, você põe o plugin de um Guitar Rig da vida (o plugin que preferir, claro), grava o som com a pegada certa e depois retira o Guitar Rig e fica com a guitarra seca em linha. Esse é o sinal bom para Reamp.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    MMI
    Colocar os microfones com fases invertidas não faz com que um meio que anule o outro e fique um som ruim?

    É comum nas "open cabs", se usar um figura 8, entre os falantes...

    Diminuir o ganho do preamp da mesa já resolve esse problema da pressão sonora?

    Não. Tanto que o sinal pode clipar na cápsula já.

    O mic muito perto do falante pode acabar embolando o som?

    Improvável, mas é como quem fala com o mic quase dentro da boca, e fica "uÂi awo eaoomwau". Se clipar a cápsula, ferrou tudo - se for um condensador, é possível que até a cápsula ferrou...

    põe o plugin de um Guitar Rig da vida (o plugin que preferir, claro), grava o som com a pegada certa e depois retira o Guitar Rig e fica com a guitarra seca em linha.

    Ou pode usar um DI no seu amp, e a balanceada no input de microfone.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MMI

    Tente gravar captando o melhor som possível, de preferência algo que não vá precisar equalizar e eventualmente não precise adicionar nada, o ideal é captar o som pronto sem precisar mixar depois. Esse é o desafio


    É isso mesmo, equalizador é pra corrigir ou pra invetar, vou ser mais radical, com certeza essa não vai ser a solução pra todos:

    Amp > MIic > Pré > Rolo

    Adicionar 10 plugins na track após a gravação é igual a pegar uma mulher muito feia, horrorosa e encher de maquiagem pra parecer bonita, sabe, aquelas tia com 62 anos na zona toda rebocada? é mais ou menos isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar amplificador sem microfone. Alguém sabe?