Gravação de covers no YouTube em casa. Dica para mic e interface

    Autor Mensagem
    dls_dls09
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: dls_dls09


    Eu tenho um canal de covers no YouTube (faço por hobby), cantando e tocando violão, mas pra quem assiste (e inclusive já tive bastantes comentários sobre isso) a qualidade de som tá muito fraca. Como gravo em uma sala de casa, que inclusive tem uma janela pra rua, dá pra ouvir descaradamente os ruídos de carro, a qualidade de gravação é zuada porque até então só fiz gravações com microfone do celular e da câmera que não é muito boa assim também kkk. Coisa bem amadora mesmo.

    Direto ao ponto, to querendo comprar um microfone dinâmico (li que pro meu caso de ambiente sem tratamento acústico é a melhor opção) e uma interface de áudio pra melhorar ao máximo a qualidade do áudio, dentro de um certo limite de preço e tudo mais. Como disse faço por hobby. Não estou disposto a gastar mais que R$ 700 pra interface e R$ 500 pro mic. Olhei essas opções aqui e queria saber a opinião de vocês, o que acham melhor pro meu caso, tanto em microfones quanto em interface:

    Microfone:
    . Shure SM58 (achei na faixa de R$ 240 no ML, vi que esse é em geral bem recomendado pela galera aqui mas queria saber se existem outras opções dentro da minha faixa de preço ou se esse já dá bem pro meu caso)

    Interface:
    . Steinberg Ci1 (achei R$ 480 no ML)
    . Roland Tri-Capture Ua 33 (achei R$ 590 no ML)
    . M-Audio Fast Track Pro (achei R$ 690 no ML)

    Eu uso um violão acústico normal e comprando esses equipamentos agora comprar um elétrico tá em uma realidade distante ainda. Então nos meus vídeos eu usaria o microfone pra gravar voz e violão. Ou deveria usar dois microfones? Se for esse o caso então devo descartar a interface Roland que só tem uma entrada pra mic. Pra editar áudio uso o Adobe Audition eu acho ele bom (nunca usei outro então não consigo comparar) e até consigo gravar uns backing vocals nos meus videos. Câmera uso uma Samsung W150F, não é nem um pouco lá essas coisas, qualidade que sai não é muito boa mas é o que tenho condição de ter por enquanto. Edito com Premiere e After Effects.

    Sou leigo no assunto mas procurei pesquisar em vários sites e aqui também sobre isso. Achei uns tópicos semelhantes, inclusive com casos parecidos, mas eles não me solucionaram muito, queria uma opinião mais específica pra mim. Enfim, é isso se desde já, abraço a todos e valeu. Aqui vai um dos meus covers.



    Ismah
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    dls_dls09
    Shure SM58

    PÉSSIMO. Acredito que se a pedida é algo nessa vibe, mas com qualidade, um C1, ECM8000, Beta98A, M2, SM137, SM86, Beta87 (condensadores "mais direcionais"), seria a melhor opção.

    A interface CI-1 já dá conta, pelo preço acho a mais vantajosa - estou quase comprando uma.

    EDIT: muito boa sua edição, só não recomendo que faça em dois takes, para evitar de ficar evidente como no vídeo a montagem. Tudo bem, cantar segunda sem a primeira é foda.

    Gravaria previamente um cantando a primeira, e cantaria uma dobra na primeira. E a segunda então, mas filmaria em sequência sem mover a câmera. O efeito visual é melhor.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Adoro microfonar violão com um sm57!

    dls_dls09
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Ismah
    PÉSSIMO. Acredito que se a pedida é algo nessa vibe, mas com qualidade, um C1, ECM8000, Beta98A, M2, SM137, SM86, Beta87 (condensadores "mais direcionais"), seria a melhor opção.

    Sério? Mas li demais pelo fórum aqui que os condensadores são mais sensíveis, que são mais adequados pra estúdio, que vou escutar o "cachorro da vizinha latindo" nas minhas gravações. Por isso escolhi os dinâmicos.

    Gravaria previamente um cantando a primeira, e cantaria uma dobra na primeira. E a segunda então, mas filmaria em sequência sem mover a câmera.

    Pois é, eu gravei a esquerda num dia e a direita em outro hahaha, realmente foram dois takes. Até dá pra ver um risquinho bem no meio que divide certinho os takes mas foi falha minha na hora de mexer no mask feather do After Effects. Mas valeu a crítica de qualquer forma.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    dls_dls09

    Sem falar que esse "Shure" de 240 reais é falso. Um original é vendido na faixa dos 500~600...

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    dls_dls09

    Cara essa roland tricapture é demais! Eu tenho uma! Uso pra tudo de uma olhada em meus covers de guitarra, sempre microfono o amplificador

    dls_dls09
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    RafaelBernatto

    Opa, valeu pelo aviso aí acabei de perceber isso, quase caio nessa.

    Alex guitar man

    Não duvido não até vi bem pelo seus covers kkk. Só que to achando que a Roland não vai me servir muito se eu for precisar de dois microfones.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    ..

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    dls_dls09

    Hahaha vc viu o cover do rem né? Aquilo nem trabalhei tanto, o do creendence que é mais top!

    É isso é um detalhe!


    Sobre violão eletrico, te dou um conselho, captação piezo pra gravação é inaceitável :)

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    E a voz do cara vc capta com que?

    dls_dls09
    Mas li demais pelo fórum aqui que os condensadores são mais sensíveis, que são mais adequados pra estúdio, que vou escutar o "cachorro da vizinha latindo" nas minhas gravações. Por isso escolhi os dinâmicos.

    Depende. Um C1 é cardioide - como muitos condensers - o que significa captar melhor a frente, que atrás. Porém ele vai captar atrás, apenas menos, que na frente, muito semelhante a um dinâmico. Pra ele ficar menos sensível vc pode usar a chave de -10dB, ou um gate na pós produção.

    O problema de um dinâmico é que ele é muito duro. Sua voz não iria sair.

    É opção usar uma captação no violão (existem captações removíveis), e um dinâmico na voz. Mas já precisaria de dois canais na placa.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Se você manjar dos paranauê, você faz tudo com 1 microfone!

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    Hum, ao mesmo tempo não creio. Se souber como ficarei contente em saber :)

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    1) Posicionamento dos instrumentos
    2) Posicionamento dos microfones
    3) Pegada e dinâmica dos músicos
    4) Acústica
    5) (e não menos importante) Ouvidos!

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    Te entendi, mas segue o vídeo... Não sei se rola no caso do nosso amigo.

    Ele varia bem a posição, não tem lá uma projeção de voz forte, o que já faz a pegada dele ser mais macia... Voz e violão, um mini shotgun é o mais adequado.

    Não quero assumir a bronca de dar cagada - mesmo que o problema não seja o equipamento.

    dls_dls09
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: dls_dls09
    · votar


    Ismah
    O problema de um dinâmico é que ele é muito duro. Sua voz não iria sair.
    É opção usar uma captação no violão (existem captações removíveis), e um dinâmico na voz. Mas já precisaria de dois canais na placa.


    É to ligado que minha voz tem uma pegada mais suave e que o dinâmico capta melhor vozes guturais, fiquei foi muito em dúvida mesmo pelo fato de tanto ler que os condensadores são sensíveis. Mas você já me deu uma solução que posso considerar, valeu.
    Quanto a captação do violão, o problema é que meu violão é de nylon, não altera campo magnético.

    Voz e violão, um mini shotgun é o mais adequado.

    Mas um mini shotgun é compatível com câmera digital? Nem sei. Eu tava pensando era talvez de comprar o SM57 pra gravar o violão e o SM58 ou algum outro melhor pra direcionar pra voz, com um pop filter. Já estouraria meu orçamento, mas veria a possibilidade. Não fica bom?

    Ismah
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    dls_dls09
    o dinâmico capta melhor vozes guturais

    Não. Ele é mais duro que um condensador (menos sensível). No caso, o que quis dizer é que um microfone, não captaria com eficiência a voz e o violão ao mesmo tempo.

    violão é de nylon, não altera campo magnético

    A muito tempo que se usa piezo no violão, e é a única saída para um de nylon e elétrico, e que não seja microfonado.

    mini shotgun é compatível com câmera digital?

    Shot gun é comum usar na TV. É um condenser "em barra", que possibilita captar uma área maior. Um mini shot gun é como apelidei os condensadores direcionais, como os usados em over heads de bateria.

    Eu tava pensando era talvez de comprar o SM57 pra gravar o violão e o SM58 ou algum outro melhor pra direcionar pra voz, com um pop filter. Já estouraria meu orçamento, mas veria a possibilidade. Não fica bom?

    Fica perfeito. Mas aí entra a questão estética. Os mics tem que ficar próximos a vc e ao violão. E também vai precisar de uma interface com mais de um canal e pré.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    violão é de nylon, não altera campo magnético

    A muito tempo que se usa piezo no violão, e é a única saída para um de nylon e elétrico, e que não seja microfonado.



    os captadores fishman com microfone são uma alternativa para gravar em linha, não se iguala a um violão microfonado, mas da de dez a zero em piezo, por que gente, gravar com piezo dói até o ouvido

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de covers no YouTube em casa. Dica para mic e interface