[Dúvida] Como obter essa mixagem?

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14


    Galera, alguém poderia me dar umas dicas. Seguinte, gostaria de saber como se consegue uma mixagem tão alta como essa do vídeo abaixo. Nas minhas mixagens mesmo enfiando o limiter no último eu não consigo uma masterização tão alta! Alguém saberia me explicar como se consegue isso??


    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon
    Um bom uso da técnica e prática.

    Todo o processo (desde a captação até a masterização) foi muito bem feito. Isso aí é a soma de todas as etapas. Limiter é só uma gota no oceano.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Naturalmente, um som distorcido é comprimido. Depois, tem o fator compressão, e divisão de frequências. Uma ferramenta boa é o Waves L1.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Uma coisa que eu percebi é que a mixagem inteira é bem preenchida em todas as frequencias. Gostaria de saber como eu posso estar fazendo isso nas minhas mixagens porque percebo que praticamente em todos os intrumentos eu corto bastante a região dos 300Hz até os 900 Hz. Me parece uma região que incomoda muito. Qual instrumentos eu posso estar acentuando essa região?

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Essa é a região das vozes, guitarra, e basicamente o coração de uma banda.

    Claro, vejo que seu estilo é extreme metal from hell, então faz mais sentido. Os médios costumam embolar muito facilmente.
    Culpa da noss percepção. Pesquise pelas curvas de Fletcher & Munson, e Robinson e Dadson, que vc irá entender melhor.

    No resto vc pode comprimir pro faixa de frequência.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    http://www.attack.com.br/artigos_tecnicos/ouvido_humano.pdf

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Eu me baseio em mixagens iguais as do Pantera, então eu sempre corto essa frequencia da guitarra e do bumbo, somente a voz eu não mecho nessa frequencia.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    A caixa eu também corto porque se não fica com som de estar batendo em um bujão de gás, rs

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    E muito obrigado pelo artigo, vou estar lendo amanhã cedo.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon

    O caminho não parece ser esse para uma guitarra.

    Homem Cueca
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Essa até que não tá alta. Tenho ouvido umas coisas que passam de qualquer expectativa de volume numa master.

    Ouça isso, isso é ALTO!
    http://www.youtube.com/watch?v=MIajmLP46b4



    Esses caras do Northlane são MUITO estúpidos. Eles conseguem que as músicas soem uns 3dbs mais alto que tudo. Bizarro...tenho estudado isso. Não que eu ache necessário, pelo contrário, acho que as coisas devem ficar cada vez mais baixas e dar espaço pra dinâmica. Mas é bom saber fazer.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Homem Cueca
    a do Korzus tá mais alta. Além do que a batera dessa Northlane ae tá super empastelada.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Homem Cueca

    Não entendi. Onde vc quis chegar?

    Johnny Favorite

    O vivente se referia a volume constante (creio), num SPL VU, não a qual vc escutava mais alto.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon
    Gostaria de saber como eu posso estar fazendo isso
    Qual instrumentos eu posso estar acentuando
    vou estar lendo amanhã cedo

    Cara, pelo amor de Pasquale.... manera nos gerúndios

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Homem Cueca
    Artur Pendragon

    Essas bandas mais novas realmente tem trazido um volume absurdo na masters...

    Trago como exemplo também a banda Divine Heresy; caso não conheçam, dêem uma ouvida em Facebreaker: http://grooveshark.com/#!/s/Facebreaker/5cU43f?src=5

    Jabijirous
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon
    http://www.manley.com
    http://www.shadowhillsindustries.com

    Só brinquedo caro pra deixar o som nesse nível!

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Jabijirous

    Que site maluco esse da shadow hills asjiasasuhsuash

    Jabijirous
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah

    É mó doideira mesmo!

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Loco mesmo!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    ctz

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Povo...



    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Valeu Ismah, esse vídeo esta sendo de grande ajuda.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Segue o que esse cara diz. Depois que ele microfonou uma bateria perfeitamente bem com um SM57, ele virou meu ídolo kkk

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Cara, a impressão que eu tenho destas bandas que conseguem deixar as mixes tão altas é que são feitos cortes profundos na equalização, pois parece que apesar de estarem EXTREMAMENTE ALTAS as músicas soam muito mais definidas. Parece que por exemplo:
    Bumbo: acentua-se algo de 80hz a 160hz e de 3k a 3,5k;
    Caixa: acentua-se algo entre 200 a 300hz e de 2 a 3k;
    Contra-baixo: acentua-se de 40 a 80hz e de 400 a 900 hz:
    E por ai vai balanceando as frequências e tudo que não estiver dentro disso parece receber um corte bem profundo. Será que é meio por ai que se consegue um som desses? Eu joguei a música do Korzus num analisador de frequências e o que vi foi surpreendente, a música formava uma linha reta, com um pouco de ganho nos graves.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Se chama mix por banda de freq. É mais comum no pop. Aqui nas bandas do sul é comum isso.

    BB - kick (80Hz) e Click (4KHz), no HM fica mais agudo ainda, no segundo harmônico (160Hz, com um golinho nos 80Hz, pra dar um peso)
    SN - kick (200Hz ) e esteira (1~3KHz)
    Pratos - (10~16KHz)
    Tons geralmente seguem os valores acima. Apenas o primeiro fica nos 500Hz

    Baixo - peso até o começo do bumbo (80Hz), e definição/brilho (1~3KHz)
    Gt base - peso acima do bumbo (100~500Hz) e brilho (3~5KHz)
    Gt solo - peso (500~1KHz) e brilho (5KHz até 8~10KHz)

    Vocais vogais e consoantes labiais (250~800Hz), consoantes fricativas e sibilâncias (1~8KHz). Geralmente se aplica um auto-ducker, diminuindo o volume dos intrumentos pra "voz pode passar".

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Tudo isso que você falou perde todo o sentido quando você se pergunta "que tipo de som eu quero?"

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    Estamos falando especificamente de um tipo de som aqui. Logo, vc está completamente certo. Só está fora do contexto do pótico.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Não, não....

    Talvez eu tenha me expressado mal... "Como eu quero que minha mix soe no final?"

    Ainda que seja um tipo de som, há inúmeras variáveis desde o músico que executou, o instrumento que usou, o microfone que foi gravado, e o fundamental..... Como você quer que tudo isso soe no final!

    A prova viva disso é que você ja deve ter cansado de experimentar essas dicas que você passou, mas aposto que você não ficou feliz com o resultado ao comparar com alguma produção bem feita.

    A diferença da qualidade ta entre você dizer:
    Gt base - peso acima do bumbo (100~500Hz) e brilho (3~5KHz)
    Gt solo - peso (500~1KHz) e brilho (5KHz até 8~10KHz)


    E um profissional dizer: Qual foi a emoção que o músico quis passar com o solo, e como eu poderia utilizar minhas ferramentas para então conseguir expressar esse resultado?

    Como mixar com uma qualidade dessa não é uma pergunta que será respondida num fórum, a curto e grosso modo, com meia dúzias de "dicas". Os profissionais não são profissionais a toa! Eles sabem o que estão fazendo, e como chegar aonde eles querem chegar.

    Falando desse estilo em específico, há todo um processo de sobreposição de samples (o que também demanda uma certa técnica), tirar ressonâncias, alinhar fases, usar hipass pra conseguir mais low end nos graves (não, não falei errado... HIPASS!)

    Há todo um processo de harmonização entre os elementos que depois eh só subir os faders que a mix ja ta pronta, sobrando pequenos ajustes no eq e compressor, um limiter no final e ta essa qualidade abusrda!

    Não existe segredo em usar um limiter, você não vai achar um tempo de release mágico, ou uma configuração que dê um volume porrada. O que vai fazer a diferença é como o material foi tratado antes, pra finalidade específica daquele caso circunscrito,

    Antes da mixagem, existe a pré produção, e isso que ninguém lembra.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    Bom esses valores eu fui escrevendo. É esperado que não são valores fixos. Supus a condição de um vocal gutural masculino, afinação grave das cordas etc...

    Foi só pra dar um exemplo, mesmo. Nesse estilo o caminho é esse.

    E esses quase-milagres precisam ser feitos na mix, quando a banda não tem pra investir em pré-produção.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Galera, eu usei uma base de frequências para exemplificar só. Não estou dizendo que usando essas frequências vai dar um resultado bom em qualquer música. Eu quis apenas saber se não são esses "cortes profundos" que garantem essa clareza e peso a música, mas não especificamente nas regiões citadas, pois o que percebo em minhas mixagens é que parece sobrar muito dos instrumentos, o que acaba embolando um pouco o som, e não dando essa característica "atual", pois nem mesmo o Pantera chega a ter um som tão pesado em termos de mixagem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Como obter essa mixagem?