Qual o microfone do Emílio Zurita do Pânico na rádio?

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    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14




    Ótimos graves....

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
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    BJKGUITAR

    Cara, assim como o Shure SM 58 é quase unanimidade para palcos, em estações de Rádio o microfone favorito é o Electro Voice RE-20. (obviamente rádios que podem compra-lo)

    Electro Voice RE 20

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
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    Aqui tem outras opções:
    http://www.bhphotovideo.com/explora/audio/buying-guide/air-introductio n-broadcastvoice-over-microphones

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    Lelo Mig

    O do convidado parece um SM7.

    MMI
    Veterano
    # out/14
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    Lelo Mig

    Mas RE-20 é um dinâmico, consagrado, mas como dinâmicos em geral, baratinhos. Ele é interessante para microfonar amplificadores.

    Nessa condição do Pânico, com um monte de gente na sala, convidados, entra um e sai outro etc. é melhor usar dinâmicos porque aguentam porrada. Nos estúdios é muito comum usarem condensadores, ás vezes modelos bem legais e caros.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    Parece o Senheiser que o Behringer C1 copia...

    E algumas rádios ainda usam os mic de fita, que é top pra som vintage de guitarra.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
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    MMI

    O RE 20 é meio um mito em rádios, sabe? Não têm muita explicação... algum maluco viu em alguma rádio dos E.U.A nos anos 60 e o "bicho" virou figurinha carimbada.

    É um bom microfone, sem dúvida, mas não vou entrar em detalhes técnicos, porque não o conheço bem. Só sei que é "Az de Espadas" em rádios grandes. (Não é um microfone muito barato para os padrões dinâmicos", custa uns 450 dólares).

    Mas minha experiência com eles se resume em "falar em um" numa época em que colaborava num programa de Rock na FM local.

    MMI
    Veterano
    # out/14
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    Lelo Mig

    Algumas radios realmente usam. Mas muitas optam por microfones condensadores, nem tem tanto mito assim. Dentro de um estúdio, algumas vozes funcionam melhor com certos microfones, ás vezes condensadores, ás vezes dinâmicos como o RE 20. E tem a questão da resistência, que um dinâmico costuma aguentar mais. Teve uma época que andei por rádios grandes daqui de Sampa, vi muito condensador... Por exemplo, na Jovem Pan se vê realmente o RE20 ás vezes, mas na Transamérica usam bastante condensadores.

    Um microfone de 450 dólares ainda é um microfone bem em conta. Não é um preço ridículo como a dupla sm57/sm58, para um dinâmico é um preço médio. Mas tem dinâmicos da Telefunken mais baratos, como o M80, mas tem os da Neumann como o BCM705 de 700 dólares, feito exatamente para voz em rádio. Mesmo assim são microfones baratos, mais baratos que os condensadores, como o AKG C414 (famoso e barato entre esse tipo), o ribbon Royer R-121/R122 etc. Diga-se de passagem, um condensador desse ou mesmo um ribbon, vale 2 ou 3 RE 20. Isso se não formos falar num Neumann U87 que já vai para 3.600 dólares e mesmo assim não é dos mais caros (um Telefunken chega a bater 12 mil dólares).

    A questão é que hoje tem os chineses que vendem a baciada, esses são muito baratos. Mas em mics a regra do "you get what you pay for" é mais forte e funciona mais...

    Ismah

    Mic de fita é legal para guitarra e voz, como os Royer, os antigos RCA e até o novo sE RNR1 Rupert Neve Active Ribbon (quase peguei um desses no mês passado, um amigo está gravando as guitarras do CD dele com um desses e está encantado. Detalhe que foi o próprio R. Neve que mandou para teste nessa gravação, porque ele é um produtor famoso). Como eu disse, nem toda voz vai bem com eles, assim como os dinâmicos. Para guitarra de fato é bacana, violão também. Mas são mics que tem seus macetes, geralmente prefiro usar em par com outro. São perfeitos para usar em M/S. Em amplificadores são excelentes para fazer par com um SM57 da vida, o ribbon pegando uma faixa mais grave, o SM57 mais agudo.

    Para rádio a fragilidade deles acaba contraindicando o uso. Um assoprão ou uma pancada são capazes de destruir um ribbon.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14
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    Excelente!

    Mas vocês acham que essa captação de graves é pelo microfone ou somente pela voz do locutor?

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
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    BJKGUITAR
    Mas vocês acham que essa captação de graves é pelo microfone ou somente pela voz do locutor?

    Não dá para capturar grave que não existe, logo, a voz do locutor é fundamental. Outra variável é o tratamento acústico da sala.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14
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    entamoeba
    boua!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
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    BJKGUITAR

    "Não dá para capturar graves que não existem, logo, a voz do locutor é fundamental." (2)

    A maioria dos locutores possuem boa dicção, boa entonação (coisas que se adquire com técnica) timbre bonito e graves profundos (porque soam agradáveis e aveludado).

    Fora isso, existe um ambiente acústico, uma mesa de som, como num stúdio e obviamente equalização e efeitos. Uma rádio é um studio, mais simples, mas não deixa de ser.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14
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    Lelo Mig
    entamoeba

    É, vocês tem razão..mas o que me confunde é que já vi exemplos de microfones que ao falar, o microfone realçava os graves e comparando com outro nem tanto. Mas o realce é nítido. Mesma sala, mesmo locutor, só microfone diferente. Estava a procura de um microfone que, obvio que sem milagres, valorizasse esses graves. Por isso fiz a perguntaMas vocês acham que essa captação de graves é pelo microfone ou somente pela voz do locutor?


    Fiz ela muito nas cochas mesmo, mas será que agora me fiz entender melhor?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
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    BJKGUITAR

    "será que agora me fiz entender melhor?"

    No caso do Electro Voice RE 20, ele tem uma linearidade de resposta mais abrangente se comparado a um Shure SM 58, por exemplo.

    O Shure, é super linear na faixa dos médios à partir dos 120 Hz. O RE 20, tem uma linearidade que começa lá pelos 40 Hz.

    Então, a resposta é sim! Teoricamente, ele responde melhor que um Shure SM 58, por exemplo, nas baixas frequências.

    Contudo, num palco, vai entrar mais graves nele e embolar mais a voz.

    Cada "qual no seu quadrado". Por isso, entre tantas coisas, microfone é um assunto tão complexo e exige preciosismo na escolha.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    MMI

    Não achei tão frágil, já que já vi ele na estrada captando caixa (why?). Mas sim, é mais frágil que um condenser. E ao aqui no sul é bem comum, sem falar as cópias, para uso em rádio - principalmente locução.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    BJKGUITAR


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