Epic Battle Music (Fruity Loops 11 + Edirol) 1 minuto

    Autor Mensagem
    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Pé de chinelo


    Nesse tópico vou postar todas músicas que eu fizer nesse estilo.

    ============

    Música 1

    FIz hoje, pra testar o Edirol, tem 1 minuto, tipo uma abertura ou trailer

    Tudo no fruity loops, no final salvei um arquivo e passei um limiter "hot" geral

    https://soundcloud.com/camilonb/epic-battle-war-theme-1

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14
    · votar


    UP

    MMI
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pé de chinelo

    Agora deu para ouvir...

    Acho que está bem perto agora. Esse tipo de música, orquestra, não fica legal comprimir. Mas ficou bem próximo do que acharia ideal, tenho a sensação que daria para dar uma levantadinha mínima ainda nesse som, pequena mesmo.

    Eu não saberia te recomendar um plugin de limiter free, infelizmente. Tenho aqui uns compressores pagos, um é free (mas confesso que nunca usei). Mas limiter eu nunca fui muito seletivo, uso o nativo da DAW mesmo, já cheguei a usar do T-Racks também, que é pago. Confesso que não vi muita diferença de som, vi que é um plugin bem mais pesado para o computador e que não é tão diferente no resultado. Aliás, não recomendo o T-racks, é muito pesado mesmo de forma geral e nem é tão legal.

    Libera o download disso aí...

    Adler3x3
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pé de Chinelo

    A composição tem um bom potencial.
    É que os samplers dos instrumentos são pequenos e é difícil conseguir uma sonoridade mais realista.

    E envolve também muita humanização, tem que trabalhar nota por nota.

    Na música orquestral se evita o máximo possível o uso de compressores e limiters, que destroem a dinâmica da música.
    E principalmente na música orquestral a sutileza é muito importante, mesmo numa composição marcial.
    Tem que conseguir um volume adequado no próprio instrumento.
    Como na orquestra são vários instrumentos do mesmo naipe tocando ao mesmo tempo, as vezes é melhor incluir mais instrumentos, o que por si só já aumenta o volume.
    Por limite o volume máximo fica um pouco abaixo do zero db, mas se não clipar, é melhor aumentar o volume para cima desde que não clip.
    Se clipar é porque esta alto demais.
    Melhor aumentar o volume, do que depois ter que aplicar compressores e limiters.
    E estes medidores de db dentro da DAW nem sempre representam o volume correto dos instrumentos de orquestra, que tem muita sutileza no ataque, nas notas longas (release), depende do volume do sampler original,e de um série de outros fatores, como por exemplo o reverb que em geral diminui o volume.
    Procure usar reverbs de estudio entre salas pequenas e médias.
    O som tem que ficar encorpado, mas também não pode ficar muito alto, o que não é natural para os instrumentos.
    É que neste tipo de estilo muitos softwares aplicam plugins especiais para encorpar os samplers, e a qualquer toque soam com um peso, que na verdade um instrumento real não tem.
    Este estilo épico na verdade só existe no mundo virtual (é coisa mais recente resultado da tecnologia digital), pois até uma orquestra de verdade (ou se fosse para ter , teria que aumentar consideravelmente o número de instrumentistas, dobrar, triplicar ou quadruplicar, o que é impossível na prática) não consegue ter o peso que os outros softwares mais famosos produzem.
    Mas o defeito deste estilo é que soa quase tudo igual.
    Tem o som dos cellos e contrabaixo em forte stacato, o som do tímpanos, e as violas e violinos cuidando dos médios e agudos, mas o french horns, que também soam com um força descomunal (por demais artificial)

    Já o software que você usou não foi projetado para isto (é mais antigo , anterior a moda deste falso estilo épico), é para usar de forma mais sutil.

    Concordo que o T Racks não é tudo o que dizem, mas depende do estilo de música, para as cordas e orquestra em geral não soa bem.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14
    · votar


    MMI

    Ok, estou dando aquela arrumada e te mando por email dps

    Adler3x3

    Primeiro eu tenho que dizer que nunca fiz nada de forma "orchestral", essa é a primeira tentativa.

    A minha idéia é tentar fazer essas músicas de trilha sonora de filme, estou tentando fazer peças curtas entre 1 min e 1:30 min que possam servir pra trilha sonora dum vídeo de abertura de um canal do youtube, por exemplo

    Eu sei que o Edirol é bem limitado, mas também não acho que seja ruim. Mesmo pq não tenho pretensões de fazer soar como uma orchestra real.

    Talvez seja por isso que muitos compositores de trilhas mesclam isso tudo com alguns elementos eletrônicos.

    Ah, depois, no final de tudo eu pretendo gravar umas guitarras bem pesadas.

    E depois vou seguir a recomendação do Jube também e tentar o Symphobia 2.

    Acompanhem o tópico pra trocarmos idéias sobre isso e melhorar as peças! vlw :]

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Tem duas músicas lá, queria saber se ta num nível legal agora, passei o limiter global do próprio fruity loops, no preset mais boost pesadão que tinha, fico tudo ali entre o amarelo e peak

    Sobre os timbres, é Edirol, então gostaria que avaliassem mais se o limiter tá bem aplicado e a composição, harmonia etc

    Tentei humanizar ao máximo os instrumentos, fazendo a dinâmica nas notas isoladas

    Opening:
    https://soundcloud.com/camilonb/epic-battle-opening

    Roll:
    https://soundcloud.com/camilonb/epic-battle-roll

    MMI
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pé de chinelo

    Melhorou, acho que para esse tipo de som o volume está adequado. Ainda manteve uma dinâmica.

    Quanto à composição, achei muito boa.

    Valeu!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Se alguém puder ouvir esse som que eu postei aqui e recomendar um plugin free onde eu possa refazer com timbres melhores e mais realistas, agradeço!!

    Já me recomendaram o Symphobia 2 e Hollywood strings

    MMi

    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pé de chinelo

    Instrumentos Free

    Sonatina
    É um free tem algumas limitações mas tem alguns instrumentos que são melhores que o do Edirol.

    http://sso.mattiaswestlund.net/

    Kontakt Player - Free
    Não sei quais instrumentos vem na versão free.
    Na versão de anos atrás que testei vinha alguma coisa de orquestra.
    Mas de qualquer forma vale a pena, pois é um dos melhores player vsti que existe.
    E tem outros softwares gratuito como por exemplo a bateria DrumMic'a, que é completa de boa qualidade:
    http://de-de.sennheiser.com/drummica
    E tendo o Kontakt instalado sempre aparecem bons instrumentos gratuitos.
    Recentemente peguei um órgão de igreja completo que é uma maravilha.
    E existem também instrumentos isolados de orquestra gratuitos que rodam dentro do Kontakt. (tem que garimpar)

    Sampler Tank 3 free

    Até a versão 2 free sempre vinha instrumentos de orquestra do Miroslav.
    Agora no final de julho foi lançada a versão 3, até onde vi não tem instrumentos de orquestra, mas estão liberando os downloads aos poucos.
    Assim vale a pena também ter esta versão.
    A versão paga tem um custo competitivo de US$ 299,00, mas vem com uma biblioteca completa de bons instrumentos para qualquer estilo musical.
    Vale a pena adquiri recentemente, na versão inicial ainda tem alguns bugs, mas tem um som de qualidade.

    http://www.ikmultimedia.com/products/sampletank3free/

    Pagos
    Os instrumentos de orquestra custam caro.
    E o pessoal vai adquirindo aos poucos, é muito difícil comprar tudo de uma vez.
    As melhores opções que recomendo para quem esta começando com instrumentos de orquestra são:
    - Notion 5
    É um Editor de partituras, mas que vem com instrumentos de uma orquestra quase completa de boa qualidade, são mais de 9 gigabytes de samplers.
    É um editor de partituras, mas tem algumas características de DAW, e neste editor é mais fácil humanizar o midi.
    Você coloca por exemplo uma articulação na partitura e o softwares automaticamente seleciona e toca o instrumento correto.
    Assim como na parte de dinâmica , tem um bom controle do pianíssimo até o fortissimo, afora outros recursos., tem um reverb muito bom que faz com que os instrumentos fiquem mais integrados.
    E o custo é bem competitivo esta perto de R$ 380,00 (reais)
    A vantagem é que numa aquisição só se tem um bom editor de partituras e uma boa biblioteca de orquestra.

    http://www.presonus.com/products/Notion-5

    Complete Orchestral Collection
    É uma orquestra completa do Maestro Peter Siedlacziek's.
    Roda dentro do Kontakt Player, é incrível as possibilidades que este VST oferece, por um custo relativamente baixo.
    Não é o top das orquestras, mas tem qualidade, e tem algumas coisas que nenhum outro software de orquestra tem, custa somente 179 euros.
    Uma extensa biblioteca de instrumentos com bons efeitos, inclusive tem um convolution reverb muito bom.
    É bem completa, tem quase tudo (digo quase tudo, pois nenhum software tem tudo).
    Tem muitas articulações, são vários gigabytes, mais de 20, por um preço pequeno.
    E por ser coordenada por um Maestro de Verdade este software oferece inúmeras possibilidade para compor, que não se encontram em outros softwares.
    É uma orquestra de verdade com um som realístico, coisa que muitos outros famosos no estilo Epic Sound não o são. (Tipo EWQL, Synphobia e outros, que exageram nos efeitos e os samplers são adulterados para soar com um peso, que os instrumentos de verdade não tem.)
    E além de instrumentos de loops e frases de orquestra preparadas que podem ser facilmente incluídas (modificando e acertando o tom e acordes) em qualquer estilo musical. (Tem até um novidade de pads de orquestra , que serve tanto para música ambiente, como para passagens no pop).
    Das várias opções de instrumentos de orquestra esta é a biblioteca que tem a melhor relação custo/benefício do mercado.

    http://www.bestservice.de/en/complete_orchestral_collection.html
    Escute as demos de áudio eu comprei e não me arrependi, tem coisas maravilhosas neste software.

    Agora o melhor de todos é da linha da Viena Instrumentos (se bem que os instrumentos da Berlin, estão no páreo, mas uma orquestra completa custa muito caro.
    E no geral as outras bibliotecas de outros softwares neste gênero tem o preço bem elevado.
    E as bibliotecas são especializadas, vendidas separadamente (strings, metais, sopros etc...)
    Na questão de orquestra estamos na era da especialização.
    Por exemplo a Orquestral Tools Berlin Strings, tem mais de 115 Gigabytes (só de cordas), imagine o tamanho da orquestra completa.
    E tem muitos softwares que na verdade parecem de orquestra mas não soam realísticos, tem peso exagerado e não são instrumentos de orquestra. (e aqui tem que ter cuidado para não se iludir, só servem para este falso estilo Épico).
    E para montar um biblioteca completa leva anos com um bom investimento.

    Quanto as composições:


    Openning
    Melhorou, mas na percussão dá para melhorar.
    Não esta encaixando bem.

    Roll
    Gostei mais desta.

    O problema é que os instrumentos não estão bem integrados, soam separadamente, em face porque o Edirol (não tem peso) não foi desenvolvido para isto. (é mais para servir de acompanhamento no pop, bem de leve.
    Com softwares com samplers mais recentes as músicas vão se transformar.
    Você tem que experimentar outros samplers, que vão ajudar até na sua criatividade.
    Talvez o uso de um reverb possa integrar melhor.
    No geral melhorou, esta com mais dinâmica.
    Quanto a harmonia também dá para melhorar, tem alguns momentos que senti falta de mais instrumentos.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Adler3x3

    uou! valeu man

    pelo que eu entendi pra ter um plugin top com som realista de orchestra, tem que desembolsar uma grana, tanto pro VST como pro PC tb kkkkk

    Mas vou usar sua explicação como referência pra no futuro criar algo com mais qualidade :]

    É um estilo de instrumentação muito complexa, e eu fiz tudo isso de um modo intuitivo, só peguei um esquema de disposição da orchestra no espaço stereo da mix e mandei ver, enfim foi só um teste, vou procurar melhorar

    vlw abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Epic Battle Music (Fruity Loops 11 + Edirol) 1 minuto