[Dúvida] Fones de ouvido na interface de aúdio

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14


    Pessoal, tenho uma dúvida simples mas que não estou encontrando a resposta.
    Tenho uma interface de 8 canais com 1 saída para fone de ouvido. Semana que vem vou precisar gravar um backingvocal de uma banda onde são 5 pessoas de uma vez cantando. Gostaria de saber como faço pra conectar 5 fones de ouvido na interface. Eu comprei adaptador mas com ele eu só consigo conectar 2 fones. Gostaria de saber também de saber como faço para evitar vazamentos do fone de ouvido sendo captados pelo mic condenser, pois apesar de eu possuir um bom fone fechado, ele ainda vaza um pouco.
    Grato desde já.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Você teria que comprar algum amplificador de fone nem que seja do mais barato tipo um Behringer HA400 ou o do Arcano, mas eles tem apenas 4 saídas. A Behringer também tem o HA8000 que tem 8 saídas.

    Mas só uma pergunta: Você vai gravar em estúdio pelo que entendi, então porque tem que gravar os backvocals todos juntos? gravar separado inclusive ajuda na mixagem depois na questão de equalização, etc, além de que corre o risco de alguém ficar mais próximo do microfone sem querer e não conseguir ajustar depois.

    Gostaria de saber também de saber como faço para evitar vazamentos do fone de ouvido sendo captados pelo mic condenser, pois apesar de eu possuir um bom fone fechado, ele ainda vaza um pouco.

    Um pouco sempre vaza. Sendo só retorno, talvez um fone in-ear ajudaria por conseguir deixar o volume mais baixo, mas esse vazamento desaparece depois na mix pois geralmente é mínimo, só escuta solando o canal.

    makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Iversonfr
    então porque tem que gravar os backvocals todos juntos?

    Pela mesma razão que se grava coral com todos os naipes juntos (ou um naipe de cordas, por exemplo). Em muitos casos se pretende articular todos os backings como um único instrumento (e não várias vozes separadas artificialmente mixadas). Diversos cantores de backing preferem gravar com os demais de sua função, para ter mais precisão de ritmo, fraseado e apoio de afinação.

    Obviamente nada impede que se teste com as vozes separadas, mas eu também prefiro gravar esse tipo de voz em conjunto.

    Artur Pendragon

    também de saber como faço para evitar vazamentos do fone de ouvido sendo captados pelo mic condenser, pois apesar de eu possuir um bom fone fechado, ele ainda vaza um pouco.

    Como o Iversonfr explicou, um pouco sempre vaza e é em geral mascarado pelo restante da mix. Quando as vozes estiverem caladas pode-se mutar esses canais, reduzindo o vazamento (seja através de gate ou automação de volume ou mute).

    Você vai precisar mesmo de amplis de fone para poder distribuir o sinal para todos esses cantores.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14
    · votar


    É, então como o makumbator falou, eu também achei que backs era melhor gravar todo mundo junto ao invés de gravá-los separados e depois juntar, o que poderia talvez soar meio artificial.

    Esses amplificadores que vocês citaram são utilizados especificamente para isso ou têm alguma outra função?

    MMI
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Gostaria de saber também de saber como faço para evitar vazamentos do fone de ouvido sendo captados pelo mic condenser, pois apesar de eu possuir um bom fone fechado, ele ainda vaza um pouco.

    Rapaz, isso é um problema que acontece mesmo. O makumbator já explicou...

    Ao que tudo indica, a razão da gravação e o equipamento proposto, não se exige perfeição plena. Então uns "defeitinhos" tem que entrar na equação.

    Eu já tive problema de vazamento de metrônomo no fone em estúdio numa produção grande. Já que o povo daqui curte, vou contar a gambiarra, hahahaha. Fone in ear tocando o som de referência, fone fechado por cima, desplugado. E uma hora precisou passar uma faixa na cabeça do infeliz, vedando o fone fechado na cabeça do cara. huahuahuahua

    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14
    · votar


    É, de vez em quando só na base da gambiarra mesmo pras coisas funcionarem

    Iversonfr
    Veterano
    # set/14
    · votar


    makumbator

    Nesse caso específico que são apenas 5 vocalistas, acho que pode vir a engessar/limitar muito a mix gravando todos juntos, você não consegue panear, equalizar direito etc. Talvez gravar pelo menos uma dupla e um trio seria interessante.

    Sem contar que com poucos vocalista como esse caso, imagino que muito provavelmente não cantarão o tempo todo em uníssono (como ocorre ao gravar os naipes de um coral), o que poderia limitar ainda mais o potencial de experimentar na mix. Lógico que é apenas uma opinião minha para este caso. Abs!

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Iversonfr
    você não consegue panear,

    O pan pode ser feito na própria colocação dos cantores se for usado um mic estéreo, ou pares de mono (como se faz em orquestra, por exemplo). Mas em um único mic mono fica prejudicado mesmo.

    Talvez gravar pelo menos uma dupla e um trio seria interessante.

    Sim, o problema é que esse povo não gosta (ou não consegue cantar direito) sem os demais todos os juntos. Gravar separado ajuda o lado de quem edita e grava, mas atrapalha o lado de quem canta (e convenhamos que quem executa a música é mais importante que quem edita e opera o equipamento).

    Sem contar que com poucos vocalista como esse caso, imagino que muito provavelmente não cantarão o tempo todo em uníssono

    É, depende muito da música em questão. Mas o lance é que eles usam a parte dos outros pra se afinar (então quem grava primeiro se fode por falta de apoio e os últimos também se fodem por terem que articular cada micro detalhe junto com uma gravação já feita).

    Das vezes que tentei isso separado ficou pior musicalmente, além de ter demorado muito mais tempo (e não por serem várias tomadas com cada cantor, e sim porque eles erravam muito a articulação, por não poderem se olhar e cantar junto). Ficava ruim tanto em peças mais homofônicas (com os naipes cantando notas diferentes sobre o mesmo ritmo) quanto backings em estilo pergunta e resposta (ou mesmo mais contrapontísticos).


    No fim achei muito artificial. Assim como é absurdo (e na verdade até impossível) gravar um quarteto de cordas clássico separadamente com cada instrumento isolado. Prejudica a agógica, a afinação, o feeling, etc...


    o que poderia limitar ainda mais o potencial de experimentar na mix. Lógico que é apenas uma opinião minha para este caso. Abs!

    Sim. Nada impede que se experimente. Até pelo fato disso depender muito dos cantores envolvidos e do que eles tem para cantar. Como sempre cada escolha favorece ou desfavorece determinados pontos, então é sempre uma questão de balancear os ganhos e perdas ao se usar determinada técnica de gravação.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu sempre preferi gravar o meu vocal (ou o meu backvocal) separado.
    E todos os que cantam que eu conheço preferem assim também.

    Tu te concentra melhor na tua linha melódica específica.
    Tu te ouve melhor quando estás cantando sozinho, e isso melhora o teu "policiamento" quanto a afinação.

    Ter alguém do meu lado cantando na outra voz. Pra mim só atrapalha.

    A se consegue depois na mixagem "casar" perfeitamente as vozes em uníssono (como se fosse uma voz só). Isso é uma questão de sincronia com o metrônomo da música. Se os cantores sabem dar as pausas; os ataques iniciais das notas; as finalizações das notas; os pianíssimos; os crescendo; os auges; ... no momento certo. O resultado final fica perfeito !!
    __________________

    No nosso palcomp3 palcomp3.com/adotados tem uma música mais calminha, que eu gravei um trecho em dueto com a minha esposa. Gravamos aquele trecho TOTALMENTE separado um do outro (ela num dia, e eu semanas depois). Na mixagem final tudo casou perfeitamente !!

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    El_Cabong

    Mas pela quantidade de cantores que ele passou, estou pensando que é um lance mais de backing como coral mesmo, com os cantores formando acordes e linhas mais "massivas" (parecido com coral clássico). Nesses casos é que os cantores com quem eventualmente gravei preferiam todo mundo junto. Tinha uns que não conseguiam cantar a sua parte sem a do outro do lado

    Mas uma ou duas linhas de backing (principalmente se for dobrando a primeira voz em uníssono ou oitava, ou mesmo fazendo intervalos simples, como trechos em terças) aí funciona legal separado também. Mas no fundo isso depende mesmo é dos cantores em questão.

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Uma dúvida nesse assunto...

    Minha interface (firestudio mobile da presonus) possui apenas 1 saída estereo (que uso para os monitores) e 1 saída de fone!

    Estou precisando ligar mais fones simultaneamente na interface e gostaria de saber se posso plugar na saída de fone um amplificador de fones tipo esses arcano ou behringer mesmo. Será que funciona e não perde qualidade?

    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Fones de ouvido na interface de aúdio