Dúvidas mixagem bateria

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14


    Galera, estou com algumas dúvida de iniciante e gostaria que alguém pudesse me ajudar.

    A primeira dúvida é a respeita de quantização. Eu sei quantizar o bumbo da bateria, mas o problema que estou tendo é que o bumbo microfonado sai corretamente no tempo, mas o pouquinho de bumbo que vaza nos overs não é possível estar quantizando. Então gostaria de saber como é que se resolve isso?

    A segunda dúvida diz a respeito da caixa. Eu estou colocando um gate noise nela para que só abra quando ela tocar, mas acontece que parece que ficam alguma "falhas" na música e quando a caixa toca os instrumentos da bateria que ficaram na gravação da caixa acabam sobressaindo apenas quando ela toca, dando um efeito um tanto estranho. Devo "gatear" a caixa ou não?

    A terceira dúvida diz a respeito da gravação da bateria. Gostaria de saber se é normal um baterista gravar uma música de por exemplo 3 minutos em umas 15 partes. Tipo, estou gravando aqui mas o cara não consegue tocar sem errar, então acaba ficando muito "picotado", isso é normal?

    Bom galera, essas são minhas dúvidas, agradeço desde já a alma caridosa que puder me dar uma mão.

    Nycolas
    Veterano
    # set/14
    · votar


    1- Como assim quantizar o Bumbo? Não entendi... Compressor e Eq e já foi...
    O over na mix deve ficar beeem baixinho, so pra criar uma ambiência! Não pode ser "a cara" da batera! Inclusive, da um LPF até os médios dele.

    2 - Nunca vi isso de Noise na caixa, mas é uma opção. Tente não aplicar um noise tao forte para nao dar essa diferença e corte as freq que estao sobrando na EQ.

    3 - Não! Não é normal... Pode-se errar, mas esse cara é um animal! Troque o batera, ou contrate um pra gravar...

    FabioMP.
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: FabioMP.
    · votar


    Artur Pendragon

    Vou opinar sobre o baterista pois acho que é o que tenho conhecimento pra opinar.

    Isso ai acontecia comigo quando eu improvisava de mais na bateria. Não tinha definido na minha cabeça quais seriam as levadas de cada parte da música. Então toda vez que eu tocava a mesma música saia algo diferente e com erros no meio.

    Mas se ele já sabe como tem que ser a música e não for algo complicado e além disso você precisa dizer pra banda que é o baterista deles ali tocando. Manda um EzDrummer pra resolver a situação. xD

    Slash_1989
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Artur Pendragon
    1-Se for editar a bateria, você tem que agrupar todos os canais, pra quando vc mexer no bumbo, todo o resto mexe junto. Se mexer separado da isso mesmo!

    2-Pelo jeito foi muito mal gravado isso aí. Ou coloca um gate bemm forte mesmo pra só dar um estalinho (nesse caso vc puxaria mais o som da caixa nos overs) ou não usa gate.

    3-Você é o produtor! Você que tem que encontrar um jeito de gravar que o deixe confortável. Se ainda assim não tiver fluindo, manda ele ensaiar direito antes de voltar.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Artur Pendragon
    1-não sei do que vc ta falando

    2- acho que esse som errado,pode ser magreza, o vazamento na maioria dos casos tem que ser cortado,mas não necessariamente, as vezes o som vazado enche o timbre da bateria, a outra possiblidade é q vc deixou o noise muito forte.... o melhor tipo de edição é não usar o noise, ir na track individual e cortar tico por tico os vazamentos de cada peça..... da trabalhooooooo ,mas compensa.


    3- depende , se encher muito o saco desliga o metronomo, tem musico que simplesmente não consegue.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu estou gravando uma banda thrash e tem muita coisa rápida e muita virada que parece que o batera inventa na hora, então ele não consegue acompanhar direito o metronomo. Então acho que vou ter que fazer uma batera virtual mesmo.
    Mas a respeito de quantizar a bateria: se eu quantizar tudo junto (tanto o bumbo quanto os overs e talz) não vão ficar "espaços" feios no meio da mix, tipo uns buracos?
    É comum esse negócio de quantizar?

    Slash_1989
    Veterano
    # set/14
    · votar


    É comum esse negócio de quantizar?
    Não! Quantizar deixa tudo muito mecânico.

    se eu quantizar tudo junto (tanto o bumbo quanto os overs e talz) não vão ficar "espaços" feios no meio da mix, tipo uns buracos?

    Se você tiver usando o Pro Tools, ele corrige esses espaços automaticamente. Se não tiver, da pra ir consertando por crossfades.

    Eu estou gravando uma banda thrash e tem muita coisa rápida e muita virada que parece que o batera inventa na hora, então ele não consegue acompanhar direito o metronomo. Então acho que vou ter que fazer uma batera virtual mesmo
    Grava baixo e bateria juntos! Sem metrônomo!

    ps: se vc ta gravando trash, a bateria é bem sequinha, então vc pode colocar um gate na caixa bem rapidinho só pra pegar o estalinho mesmo, o resto vc puxa pelo over.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Obrigado pessoal, me ajudou muito!

    igorf12
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Foi feita alguma pré-produção?
    Tipo, uma gravação-guia, com os arranjos prontos, todos definidos, com timbres
    Intro, breaks, solos?
    Essa fase é crucial pro bom resultado do trabalho, passando por ela
    o cara que for gravar vai saber o que fazer, isso facilita e diminui o tempo de gravação, além de deixar o trabalho com uma cara mais profissional, faz com que o cara trabalhe com uma certa intimidade com a música. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas mixagem bateria