Interface de áudio pra tocar ao vivo com VST's (indicações)

    Autor Mensagem
    krixzy
    Veterano
    # set/14


    Estou procurando uma interface de áudio pra usar principalmente ao vivo, junto com o Reaper, que tenha uma boa qualidade de som, e sem latência ou ruídos.

    Encontrei a Roland Duo Capture mas não sei se ela realmente vai me dar um som de ótima qualidade e sem latência.

    Outra dúvida, usando uma interface eu não preciso de uma placa de som boa né, afinal o som vai ta sendo processado pela interface, e a placa de som é só pra mandar o som pro amp não é?

    Alguém que manja de interfaces de áudio, poderia me indicar algumas interfaces numa média de preço de R$ 500,00? Sou totalmente leigo no assunto.

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Fala amigo!

    Bom, qualquer interface nesse preço já vai te dar o que você procura. E não, você não precisa de uma placa de som onboard, a sua interface vai substituí-la.
    O que vai ser determinante pra dizer quanto de plugin você vai conseguir usar é o processador e a memória do seu PC.

    Interfaces mais baratas que eu indico são as Fast Tracks, AudioBox, Scarlett, e muitas outras. Não fica no grilo de que uma é melhor que a outra pois na mesma faixa de preço todas são semelhantes. Basta ter a quantidade de entradas e saídas que você precisa e tá tudo certo.

    Bons sons!
    Abraço.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Outra dúvida, usando uma interface eu não preciso de uma placa de som boa né, afinal o som vai ta sendo processado pela interface, e a placa de som é só pra mandar o som pro amp não é?


    não é bem assim, a interface ja é uma placa de som, só que externa, no caso a saida de som vai vir da interface não da placa de som do seu pc, que vai se tornar inutil.

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    gbmeioponto
    rhoadsvsvai
    Hum, vlw pelas respostas achei que não ia conseguir respostar aqui rs... pouco movimentado, mas aproveitando, depois de pesquisar bastante, cheguei a essas duas:

    http://us.focusrite.com/usb-audio-interfaces/scarlett-2i2

    http://www.presonus.com/products/AudioBox-USB

    As duas estão na mesma faixa de preço, em torno de R$ 600,00, a primeira me parece ter uma qualidade melhor, e sobre os preamps delas, é necessário pra guitarra? Ouvi num site gringo que se usar guitarra com cap ativo queima o preamp dessa presonus, então acho que deve acontecer o mesmo com a scarlett....

    Então vcs acham um boa compra, ou uma interface como essa roland que postei acima já é mais que suficiente?

    A outra dúvida é na ligação, seria:

    Guitarra > interface > Notebook Utilizando o Reaper com VST's > Amplificador ou uma Mesa de Som.



    Ou de acordo com o que o rhoadsvsvai disse, em vez de ligar do Notebook pro amplificador, devo ligar da saída de fones de ouvido da interface pro amplificador como o guitar link, ou usar as outras saídas mesmo?

    Será que essas saídas saem com os efeitos de VST's adicionados no Reaper?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/14
    · votar


    krixzy
    ja fiz isso q vc quer fazer com a saida de fones da minha placa pra caixas multiuso, funciona sim.

    dizem que as foscurites são outro nivel comparado a maudio e presonus, essas duas ultimas eu ja tive ou tenho e gosto muito.

    sim, sobre os pre amps, essas placas tem a entrada hifi pra instrumentos passivos, onde não é recomendavel plugar instrumentos que ja tenham pre amp. geralmente são duas entradas diferentes, uma chamada line e uma chamada instrument, a instrument é pré amplificada, a line não.

    krixzy
    Veterano
    # set/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    rhoadsvsvai
    O pior é que essas duas que citei tem pre nas duas entradas... não tenho caps ativos, mas caso um dia venha a ter seria um problema, vou verificar se posso ativar e desativar os preamps por algum botão.

    Sobre o esquema de ligação, tenho que ligar da saída de fones pro amp mesmo, ou as outras saídas tbm servem? O sinal já sai com os efeitos dos vsts?


    edit:
    Ah, verifiquei agora na imagem da scarlett que tem uma chave pra selecionar line / instrumento, no caso da guitarra é só deixar em line né?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    krixzy

    A opção "Line/Instrument" é pra interface casar o som da guitarra convencional, por exemplo, na mesa ou computador (entrada de linha). Tudo é questão de casamento de impedância e é por isso que o som de pedais externos muitas vezes não soam bem quando ligados à interface de áudio de um computador, por exemplo.

    Se for plugar a guitarra com captadores passivos, não deve escolher a opção "line".

    Dá um lida aqui. Acho que pode ser esclarecedor:

    【FIXO】 Dicas da Peavey para gravar sua guitarra no computador
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/221834/

    ;)

    ps. hehe, editei pois havia cometido gafes homéricas na redação do texto.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    krixzy

    Pra simplificar, o esquema é esse:

    Guitarra -> entrada "instrument" da interface -> diversos (mesa/amp/retorno).

    Se a guitarra tiver captadores ativos, aí você precisa alternar entre "line/instrument" pra saber qual opção é a mais adequada. Opte pela que menos interfere no timbre. As impedâncias dos instrumentos ativos, que necessitam de energia para funcionar, (pedais com buffer e teclados), até onde sei, não seguem um padrão. Os instrumentos da Boss casam entre si. Assim como os da Ibanez. Mas podemos não termos uma relação feliz entre Boss e Ibanez.

    Sacou?

    krixzy
    Veterano
    # set/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    MauricioBahia

    Vi um Moderador ali e o nome edit, e o nome FIXO em negrito pensei, ferrou fecharam meu tópico kkkk....


    Muito bom o tópico, então a qualidade depende da combinação de impedância entre Instrumento e os equipamentos certo?

    Minha atual situação é exatamente essa aqui:

    3) O "quebra galho", o que provavelmente não vai te custar nada, mas poderia ser opção quase tão boa como uma caixa DI, é o uso de pedal comum, que na verdade é uma espécie de caixa DI. Poderia ser um pedal de qualquer espécie; um pedal de distorção, chorus, echo, etc, desde que:

    a) Seja alimentado por electricidade;
    b) Você o use em modo bypass;
    c) Não seja true bypass;


    Usando a saída mixer do meu Bad Monkey o som fica mais alto e claro.




    Só não ficou claro ainda a ligação, tipo, saquei que o esquema é:

    guitarra> Interface > e os diversos

    Mas no caso do esquema:

    Guitarra>Interface>Notebook

    Pq vou usar os efeitos de VST's do reaper pra tocar ao vivo, então como a interface vai ser como uma placa de som externa, eu posso ligar qualquer saída da interface num amp/mesa/caixas retorno, mas o sinal que vai passar pro amp ou mesa vai ser já com os efeitos dos VST's né?

    Pra simplificar, o sinal da guitarra passa pela interface, vai pro notebook e volta pra interface já pronto com os efeitos de distorção, compressão eq, e a interface joga o som já pronto pro amp, sem latencia (Dependendo do PC) é isso?

    Estou com medo do som que sai da interface ser limpo, sem os vsts...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    krixzy: Muito bom o tópico, então a qualidade depende da combinação de impedância entre Instrumento e os equipamentos certo?

    Basicamente, isso mesmo.

    Pra simplificar, o sinal da guitarra passa pela interface, vai pro notebook e volta pra interface já pronto com os efeitos de distorção, compressão eq, e a interface joga o som já pronto pro amp, sem latencia (Dependendo do PC) é isso?

    Não exatamente... Olha só:

    O sinal da guitarra purinho, com se estivesse desligada, sem amp, é enviado pra interface de áudio, que pode ser uma interface com processador de sinais ou não!!!! Veja bem, "interface" é um termo genérico pra uma "ponte", uma ligação. O seu Badmonkey, por exemplo, é uma interface básica. Ele serve como distorção para o amp ou para ligar em linha, simulando uma ligação num amp.

    É assim: Sinal da guitarra -> interface de áudio externa ou interna* com VSTs** -> diversos.

    ;)

    *ela vai processar o som limpo da guitarra e mandar pro amplificador ou pré-amp. Em qualquer caso, para som ambiente, é preciso amplificação, senão ninguém vai ouvir, né? hehe

    ** esses VST (Virtual Studio Technology) e VSTi (Virtual Studio Technology Instrument) são simuladores para ambientes virtuais. Soou lógico? hehe. É isso: você pega o som da guitarra limpa e manda pra um ambiente virtual, cheio de simulações. No seu caso, vai manda desse ambiente virtual novamente pro real ou analógico.

    ;)

    ps. me corrijam se estiver errado.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Estava dando uma fuçada aqui no que a Tascam tem a oferecer para o que você quer fazer (Ultimamente estou parecendo vendedor deles xD)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574469111-tascam-us-125m-interf ace-avid-maudio-focusrite-alesis-boss-_JM

    Andei falando bastante da Tascam aqui pois eu garanto que é uma marca boa.

    Eles tem muitas outras interfaces, o difícil é encontrar elas aqui...

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    MauricioBahia

    Falou meio que grego agora huehuehue....

    Mas pelo que entendi, as saídas da interface vão entregar o som pro ambiente real (os amplificadores ou mesa de som) já com os efeitos das simulações, é isso?

    Tu parece manjar mesmo das coisas huehuehue...

    FabioMP.
    Vlw a dica, vou dar uma pesquisada na marca.

    SkyHawk
    Membro
    # set/14 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    krixzy
    A guitarra liga na interface, um cabo USB liga a interface no notebook, se a interface for bi-direcional (ou seja o sinal vai e volta pela USB), do line out da interface vc liga no Amp ou na mesa, se a conexão USB for unidirecional aí vc usa a saída fones do notebook para ligar no amp ou na mesa.

    Eu tenho uma pedaleira da Boss a ME25 que também funciona como interface bi-direcional pois tem uma conexão USB no painel traseiro. Ligo a guitarra na pedaleira, deixo todos os efeitos desligados e uso só como interface, mando o sinal para o Ampkitube no notebook, processo os efeitos nele, retorna pelo USB para a pedaleira e o line out da pedaleira ligo normalmente no Amp.

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    SkyHawk
    Ah, agora entendi, vlw!!!

    goonies
    Veterano
    # set/14
    · votar


    krixzy

    não compensa usar um amplificador para tocar ao vivo?

    Toda interface de áudio tem latência, mesmo a Apollo de 8mil reais. E o sistema operacional pode dar uma travada, a não ser que use apple, mas aí o setup é super caro. Um apple + uma interface custa super caro e como vai mudar os efeitos?

    vc pretende se apresentar com notebook e interface num show? não tem insegurança de travar o áudio?

    Ou o "ao vivo" é para tocar em casa?




    abs

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    goonies
    Ou o "ao vivo" é para tocar em casa?

    Em shows, ensaios, etc....

    Toda interface de áudio tem latência

    Mas não perceptível, uso um pedal aqui como interface e toco sem latência perceptível, vc não percebe atraso, é como tocar em um amp mesmo, então com uma interface não deve ser pior.

    E o sistema operacional pode dar uma travada, a não ser que use apple

    Ta ai um ponto pra destacar, isso é mito, o único motivo dos computadores da apple serem mais estáveis é pq todo o hardware é feito exclusivamente pra ele, é um excelente sistema, mas não é uma regra, e com o preço de um apple vc monta um exelente PC tbm, comparar um not de R$ 800,00 com um apple n rola né?

    Com windows 8.1 já existe hardware feito pra ele, como o meu PC, placa mãe asus feita pro próprio windows 8, uso ele a mais de 1 ano e nunca vi o sistema operacional travar ou ficar lento, apenas alguns aplicativos chegam a travar, mas é raro, e o windows continua operando normal quando isso acontece, é só da um alt del e fechar o aplicativo, eu mesmo estou impressionado com a estabilidade do meu sistema, usando o 7, eu já teria formatado meu pc pelo menos umas 2 vezes, mas com o 8.1 aqui, ainda não precisei, continua levinho como se tivesse acabado de formatar. Tive muita raiva com as versões anteriores do windows, mas esse último, estou muito satisfeito mesmo.

    Tocando aqui em casa, com o Reaper, passo horas e horas, nunca travou, não acredito que venha acontecer algo assim ao vivo, seria muito azar... E pra essa atividade, nem exige muito de um PC, Reaper, uns vsts, não pesa nada.

    como vai mudar os efeitos?
    Existe controladores pra isso, apesar de que o tipo de música que pretendo tocar altera muito pouco os efeitos.

    não compensa usar um amplificador para tocar ao vivo?
    Cara, por questões de $$$$ não compensa, pra ter a qualidade que tiro no PC com vsts, gastando no amp, ia gastar muito, soma ai Notebook R$ 1.200,00, interface R$ 500,00 = R$ 1.700,00

    Um amp razoável ia gastar pelo menos 3 mil. Quando eu tiver grana mesmo, ai sim compraria um Amp bom, mas por enquanto, a melhor opção são os vst's mesmo, até pq notbook já tenho, e a praticidade é top rs... Basta levar o not com a interface pra qualquer casa de show ou studio e ligar na mesa de som, leve e simples, os presets todos salvos, só selecionar e tocar rs...

    RafaelBernatto
    Veterano
    # set/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    o único motivo dos computadores da apple serem mais estáveis é pq todo o hardware é feito exclusivamente pra ele

    Não é esse o único motivo... O sistema em si é todo mais confiável, moderno e de certa forma burocrático... A começar pelo núcleo que é baseado no Unix -> Linux que pra começar, trata os arquivos do sistema de forma diferente. (O Hackintosh (versão pirata do Mac pra PCs), com todas as adaptações, ainda é mais confiável que o Windows, inclusive o 8)
    E várias coisas contribuem para a estabilidade do Mac.. Inclusive a quantidade de softwares maliciosos (virus, trojans e etc) que é bem maior para o Windows.
    O Mac é meio que desenvolvido para ter segurança e integração... (talvez, essa ultima, para meio que te "prender" ao mundo Apple, o que não deixa de ser confortável). De qualquer forma deu certo. Na versão 8 a Microsoft tirou funções para deixá-lo mais leve, mas até 7, basicamente, além de corrigir as falhas com o tempo, claro, foi reaproveitando "pedaços" das versões antigas e simplesmente incrementando a parte visual.
    É perfeitamente possível utilizar um sistema Windows ao vivo... Difícil é deixar de instalar coisas de fonte duvidosas.. deixar de ver pornografia.. rsrs

    Sobre a interface...

    Boto fé em utilizar um computador pra rodar os efeitos ao vivo... 1 - Bem melhor que pedaleira..
    2 - Não se consegue distinguir o original do simulado mesmo..
    Vamsimbora rsrs

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    goonies: Toda interface de áudio tem latência, mesmo a Apollo de 8mil reais.

    A minha não tem. Se tiver, é perto de zero, pois não noto. E olha que é um gravador Zoom H4, de 2008/2009 que custou uns U$200,00. A própria, tão usada pelo galera do FCC, Fast Track não tem latência perceptível.

    Abs

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    RafaelBernatto
    E várias coisas contribuem para a estabilidade do Mac.. Inclusive a quantidade de softwares maliciosos (virus, trojans e etc) que é bem maior para o Windows.

    Ah isso é verdade mesmo, o que me deixa tranquilo quanto isso é o Kaspersky, com ele atualizado não tenho preocupações. Agora o que não se deve é fazer regra de que pra música tem que ser mac.

    MauricioBahia
    Acabei fechando negocio numa Focusrite Scarlett 2i2, agora é só esperar chegar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    krixzy

    Show!

    Aí, quando chegar, (se precisar) é só chamar que tento ajudar. Mas é muuuuito fácil o esquema de ligações que, em muitos manuais, tem até desenho! O lance é se aprofundar na capacidade do equipo e o objetivo de cada função. Depois que "liga os pontos" e compreende o geral, tudo fica obvio. :)

    Abs!!!

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    MauricioBahia

    Aeeeee!

    Chegou minha scarlett 2i2, mano é show de mais, o som sai muito transparente, é muito boa pra gravar, e é fácil mesmo de instalar, pra tocar ao vivo, qualquer saída dela sai com os efeitos dos vst's, os sinais de cliping realmente funciona direitinho nas 2 entradas, passei o dia fusando nela aqui, testando vários vsts e nada de latência perceptível.

    Os vsts que vem nela, são muuuito bons, vem noise gate, compressor, eq, e reverb, eles vem na versão 32 bits e 64 bits, eles são muito flexíveis e bem simples de configurar.

    Tem o ableton live lite tbm, mas esse não sei mexer em nada, vou ter que pesquisar.

    Depois faço um vídeo cover usando ela pra demonstrar o som.

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/14
    · votar


    krixzy

    Eu uso a Roland Tricapture no guitar rig, sem latência alguma

    Marxstarini
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Alguém usa Behringer UMC204hd?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface de áudio pra tocar ao vivo com VST's (indicações)