gravação em multiplos canais independentes

    Autor Mensagem
    aislanop
    Membro Novato
    # ago/14


    olá
    sou universitário, e estou envolvido em um projeto onde será necessário montar um pequeno estúdio para gravar 3 canais de áudio independentes mas simultaneamente.
    Apesar de tocar guitarra, não entendo nada de gravações.
    Estou pensando em usar 3 microfones condensadores B2 PRO da beringer.
    Procurei uma grande loja de equipamentos musicais para tirar duvida de como gravar os 3 canais, o vendedor me recomendou usar 3 mesas XENYX 302USB da beringer (uma para cada microfone), e liga-las no pc. Só que ele mesmo não sabia me dizer como se daria a gravação no pc. Se o programa conseguiria gravar os 3 canais independentementes ou se eu teria que abrir 3 janelas no programa, uma para cada microfone.
    O que vocês acham?

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    o vendedor me recomendou usar 3 mesas XENYX 302USB da beringer (uma para cada microfone),

    Patética essa sugestão....

    Leia primeiramente o tópico fixo sobre o assunto pois voce é bem iniciante no assunto, e depois caso fique alguma dúvida use um tópico existente antes de criar MAIS UM tópico sobre esse assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/

    Seu tópico será fechado por ser tópico repetido infringindo as regras, então seria legal vc ler as regras do fórum também.

    JJJ
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Esses vendedores... Se vendesse computadores, ia te sugerir levar 3 também... Que absurdo... kkkkkk

    SkyHawk
    Membro
    # ago/14
    · votar


    aislanop
    Tudo errado, a "orientação" desse vendedor é imoral.

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    aislanop

    Nossa, a orientação desse vendedor é um dos maiores absurdos que já li nessa área. Sugiro que você não peça mais nenhuma opinião ou dica para tal pessoa. Então se você quisesse gravar 15 canais o cara ia sugerir 15 mesas de som? Hashhssha! Patético!

    Cuidado aonde busca informação!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Uma interface de x canais independentes. E uma boa máquina para aguentar rodar x canais ao mesmo tempo!

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    aislanop

    Os canais que serão gravados vão ser sempre do mesmo tipo ou vai variar os instrumentos/fontes de som? Detalhe melhor o que pretende gravar.

    O recomendado poderia ser uma interface de som com 4 canais independentes (uma vez que é raro ter interfaces com 3 canais, pois é costume da indústria oferecer número par de canais: 2,4,6,8, etc...).

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    R. Carvalho
    E uma boa máquina para aguentar rodar x canais ao mesmo tempo!

    Rapaz to revendo meus conceitos sobre isso, fiquei impressionado com meu laptop velhinho aqui. Além de ter aguentado gravar 8 canais no ensaio semana passada, jogou as vozes pro PA em tempo real sem dar delay nenhum (não perceptível). Ele é de 2005 então nessa época vinha com firewire embutido, tem só 2gb de ram, um Core2Duo idoso de 1,83GHz que mal aparece na lista do CpuBenchMark, e apenas uma hd de 320gb. Mudou meu conceito em usar apenas "computador topo de linha pra gravar". Tinha certeza que ele ia travar...

    aislanop
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    explicando melhor:
    esta parte do projeto se dará colocando uma determinada fonte de som no centro da sala e posicionar 3 microfones ao redor da fonte , cada um a uma distancia diferente da fonte de som.

    com relação as 3 mesas, realmente parece estranho usar 3 mesas, mas o cara me mostrou que desta maneira sairia mais barato, pois as 3 mesas sairiam em torno de 900 reais, enquanto uma mesa com 4 canais Phantom power custaria uns 1200, e uma interface M-audio de 4 canais custaria uns 1400.

    sugestões?

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    aislanop
    com relação as 3 mesas, realmente parece estranho usar 3 mesas, mas o cara me mostrou que desta maneira sairia mais barato

    Acho que não ia funcionar, pois dependeria de um driver que recebesse todas essas mesas em USB, pois as DAWs em geral não conseguem administrar dois (ou mais) drivers de som ao mesmo tempo gravando de maneira simultânea.

    Mesmo que funcionasse, é uma solução esquisita.

    esta parte do projeto se dará colocando uma determinada fonte de som no centro da sala e posicionar 3 microfones ao redor da fonte , cada um a uma distancia diferente da fonte de som.

    Quais são as fontes? Não retenha informação, pra gente te ajudar precisamos de mais informação.

    O que você vai gravar? Vozes? Instrumentos acústicos?

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    aislanop
    sugestões?

    Não pode alugar uma hora de um estúdio não? seria bem mais fácil... rs

    com relação as 3 mesas, realmente parece estranho usar 3 mesas, mas o cara me mostrou que desta maneira sairia mais barato, pois as 3 mesas sairiam em torno de 900 reais, enquanto uma mesa com 4 canais Phantom power custaria uns 1200, e uma interface M-audio de 4 canais custaria uns 1400.

    Rapaz que dilema hein. Nunca vi ligar 3 mesas USB ao mesmo tempo num PC, não vejo como funcionar, nem sei como o vendedor cogitou isso. Talvez se voce ligasse 1 em cada notebook daria caso tenha, mas uma sugestão melhor seria comprar uma Presonus 44VSL, acha por R$1080,00 no ML, já fica com algo BEM mais profissional e com qualidade superior, e o preço não é tão mais elevado quanto as 3 mesas. O duro é que pelo jeito vc precisa de 3 mics iguais para comparação, senão daria pra usar um gravador de mão que possui 2 entradas XLR mais os mics internos, acha um desse em torno de R$700 no ML. Acabaram minhas ideias... boa sorte!

    aislanop
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    as fontes de som serão vários tipos de caixas acústicas.
    iremos analisar cada formato e a resposta deles ao se reproduzir diferentes sons.
    serão reproduzidos de tudo um pouco, desde vocais, instrumentos, até sons ambientes.

    overlappingcircles
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    A mesa de som aparentemente será desnecessária já que o controle seria feito direto na daw através da interface. Então, ficaria apenas a Daw, a interface, e os três microfones. Me corrijam se eu entendi mal :)

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Procurei uma grande loja de equipamentos musicais para tirar duvida de como gravar os 3 canais, o vendedor me recomendou usar 3 mesas XENYX 302USB da beringer (uma para cada microfone), e liga-las no pc.

    Li até aqui e nem acompanhei o tópico... Cara, entra no reclame aqui e abra uma reclamação formal contra a loja e esse absurdo que o vendedor falou. Quer um exemplo mais cotidiano do tamanho da baboseira? Imagina que você vai numa loja de eletrodomésticos e fala pra vendedora que você quer fazer suco de goiaba, leite e morango. Ela então te sugere TRÊS liquidificadores, um pra cada fruta!

    Mas veja se você não entendeu errado o que ele disse... Se for isso mesmo, abre uma reclamação, porque deu raiva isso aí

    (por acaso essa loja foi a Made In Brazil?)

    FabioMP.
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Olha só o que encontrei no mercado livre : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580353622-tascam-us800-zerada-n a-caixa-vendo-ou-troco-_JM

    Só que a Tascam US 800 possui 6 entradas para microfones que permitem a gravação simultânea em canais diferentes..

    Eu tenho aqui uma Tascam US 600 que se não me engano paguei uns 800 reais pelo Walmart (estava em promoção).

    Se conseguir encontrar uma US600 acho que seria melhor para o que pretende fazer. Ela tem 4 entradas para microfone e phantom power.

    http://www.dancetech.com/aa_dt_new/hardware/IMAGES/tascam_us-600_main. jpg

    aislanop
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    blz pessoal...
    obrigado pela ajuda
    vou procurar uma interface de 4 entradas na net...
    vou dar uma olhada se encontro essa Tascam US600

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravação em multiplos canais independentes