Som sem brilho/sem graça na gravação.

    Autor Mensagem
    Kayk Oliveira
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Kayk Oliveira


    E ai galera, tudo certo?

    Bom, já faz algum tempo que tenho um 'problema' aqui e não consigo resolver...

    Sempre que eu faço uma gravação, seja ela usando violão e voz, ou mesmo colocando apenas voz em um playback, o som da gravação fica sem graça... sem brilho... xôxo... morto!

    Na verdade, enquanto estou escutando ele no Nuendo ou no Cubase, o som fica até bonito, mas após exporta-lo e utilizar um fone comum para ouvi-lo, vira uma caca!

    Agora eu não sei se a culpa é:

    1) Da configuração do meu equipamento (ou falta de algum equipamento);
    2) Da configuração do software, de inserts ou na exportação;
    3) Da minha voz...

    Esse último eu sinceramente não acredito que seja, pois se eu gravar usando a câmera do celular por exemplo, minha voz fica bem mais 'viva' e agradável...

    Os equipamentos que uso aqui são beeeeem enxutos:

    1) Interface Presonus Audiobox USB;
    2) Pre-Amp Tube MP Studio V3 - ART Pro Audio;
    3) Microfone Condensador Blue Spark;
    4) Fone AKG K44.

    Normalmente gravo mais no Cubase 5... costumo exportar o arquivo como mono. Normalmente uso inserts como Compressor, Chorus, as vezes algum delay suave... reverb... enfim... eu vou testando e vendo o que aparentemente fica bom...

    Infelizmente eu sou MUITO leigo utilizando esses programas (pra não dizer que sou leigo em todos os quesitos relacionados a música!)... mas estou me esforçando...

    Alguém saberia onde estou errando??? Teriam alguma dica pra que eu descubra aonde esta a 'caca'???

    Desde já agradeço!

    P.S.: A minha suspeita é que o problema se da pela falta de um bom monitor... pois parece que acontece só quando escuto em fones comuns (um Plantronics Gamecom 780 que tenho para jogos por exemplo)... no AKG parece que o brilho continua sempre o mesmo... mesmo após exportar... será isso?!?!?

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    costumo exportar o arquivo como mono

    1. O normal de uma exportação final é ser em estéreo,e não mono (a não ser que seja uma mix para rádio AM, ou coisa parecida), ou ainda multicanal.
    Não adianta nada você ouvir a mixagem em estéreo dentro do programa e no fim exportar para mono sem saber como vai soar. Se for realmente usar mono o correto seria fazer um bus mono no programa para poder monitorar o som final antes de exportar (ou usar um plugin que faça isso por você como último item de insert na saída master).

    Resumindo: exporte em estéreo.

    2. Você está exportando em que formato especificamente? Wave?

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Cara, você arriscou todos os palpites menos o fundamental: será que você sabe mexer no equipamento que vc tem??

    Seu hardware é bom, e esse mic é excelente! A culpa não é deles não! Monitores ajudam, mas não vão fazer milagres!

    Mixagem é uma arte complexa e leva tempo pra ser aprendida. A única forma de você realmente atingir resultados melhores, é ler, pesquisar, e estudar bastante sobre o assunto (além da prática).

    Infelizmente uma reposta aqui não vai salvar nada, mas só tenha isso em mente: seu equipo é bom, o resultado final só depende da sua experiencia e habilidade.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Makumbator, então... eu na verdade exportava em mono, porque tinha a sensação que ficava menos ruim o som... parece que em stereo estragava ainda mais...

    E eu estava exportando em .mp3... sei que o ideal é WAV... mas parece que mesmo em WAV não estava ficando bom...

    Slash, então, quando eu citei 'configuração do equipamento' quis dizer inclusive isso. Eu realmente não sei mexer no pouco equipamento que tenho... exatamente por isso nunca pensei em comprar uma mesa... não sei mexer nem em 5 botões... imagina em dezenas!

    E realmente acho que o problema é na mixagem... tipo... quando coloco os inserts, acho que estou mais estragando a música do que melhorando!!!

    Pra ficar mais fácil de vocês me ajudarem e ilustrar um pouco, primeiro vou colocar duas fotos de como minha Interface e Pre-Amp estão regulados:

    [IMG]http://nsae01.casimages.net/img/2014/07/22/140722124349928743.jpg [/IMG]

    [IMG]http://nsae01.casimages.net/img/2014/07/22/140722124355172299.jpg [/IMG]

    Tipo... olha meu pre-amp... eu já testei o Input e Output de todo jeito... da ultima vez deixei o input bem 'alto' e o output mais baixo, regulando dentro do programa para o som ficar na altura certa...
    O tipo de pre-amplificação (Neutral, Warm, OPL) eu vou testando... normalmente deixo nesse que está... mas sinceramente... não sei te responder nem o porque!!!

    E só pra ilustrar mais ainda, eu gravei rapidão uma faixa aqui... voz em cima de playback... fiz direto... sem inserts... só coloquei um compressor no playback, pois em alguns momentos ele fica muito alto... na voz esta SECA... sem nada... só regulei a altura... (não reparem muito... se atentem a qualidade do som da gravação... o resto ta de chorar... kkk...).

    https://soundcloud.com/kayk-oliveira/teste-no-inserts

    Aqui em casa, esse arquivo sendo ouvido no AKG K44 fica com a sonoridade satisfatória... tipo... 'viva'... mas se eu escuto no Plantronics 780... vishhhhhh... da até vergonha!!!! Engraçado que, se eu escutar uma música normal no Plantronics, ela fica perfeita... só as que eu gravo que ficam horríveis... kkkkkkk...

    Enfim... a qualidade de uma música sem mixagem é isso ai mesmo?!?! Está dentro da normalidade?!?!?

    E porque no AKG K44 a musica fica tão melhor do que no Plantronics 780???

    Ahhh... e obrigado pela atenção de vocês!!!

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    então... eu na verdade exportava em mono, porque tinha a sensação que ficava menos ruim o som... parece que em stereo estragava ainda mais...

    Esse comentário ja mostra que vc não domina muito do assunto, então vamos por parte, desmembrando as coisas e começando do zero...

    Você tem uma inteface de gravação que ja tem os prés dela. Guarda na gaveta seu pré externo que vc só vai piorar as coisas por enquanto. O ganho não tem segredo, só aumentar até chegar num volume legal na DAW sem clipar e PONTO.

    Antes de colocar qualquer insert, tem que ajustar volumes, mexer no pan, ver se não tem nada clipando, etc... O grande erro de quem ta começando é partir direto pros plugins (o que é compreensível, eh a parte mais divetida!)

    eu já testei o Input e Output de todo jeito... da ultima vez deixei o input bem 'alto' e o output mais baixo, regulando dentro do programa para o som ficar na altura certa...
    O tipo de pre-amplificação (Neutral, Warm, OPL) eu vou testando


    Isso não vai fazer o resultado soar melhor... EU aposto que todo problema é a forma que vc esta usando os plugins. Não da pra fazer mais nada nesse tópico, é um assunto que precisa pesquisar bastante, o fórum ta cheio de material sobre, e na internet também.

    dica: procura Felipe Lisciel no youtube.

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu usaria um Eq aí, cortaria um pouco por volta de 2K pra tirar um pouco da nasalidade e tentaria trazer um pouco de presença em 3,5K e brilho em 6-8K. Abaixaria o volume da voz também porque está muito na frente.

    Mas a linha de voz em si está ruim maninho, não conheço esse fone Plantronics mas vai por ele já que o AKG está "mentindo".

    Seguiria a dica do Slash também e removeria esse pré do signal chain por enquanto.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Esse comentário ja mostra que vc não domina muito do assunto, então vamos por parte, desmembrando as coisas e começando do zero...

    Você tem uma inteface de gravação que ja tem os prés dela. Guarda na gaveta seu pré externo que vc só vai piorar as coisas por enquanto. O ganho não tem segredo, só aumentar até chegar num volume legal na DAW sem clipar e PONTO.

    Antes de colocar qualquer insert, tem que ajustar volumes, mexer no pan, ver se não tem nada clipando, etc... O grande erro de quem ta começando é partir direto pros plugins (o que é compreensível, eh a parte mais divetida!)


    Slash, você foi bonzinho dizendo que não sei 'muito' do assunto... hahaha... na verdade não sei é nada!

    Eu procurei os vídeos desse Lisciel que você disse... inclusive achei um dele mixando voz... mas infelizmente ele não detalhava muito as coisas no vídeo... eu vou ter que ir no básico do básico... aprender sobre as frequências... o que cada uma significa, quando cortar e quando dar mais presença... saber o que cada opção de um compressor faz... enfim... eu preciso de um básico do básico mesmo...

    Vou ver se consigo mais coisa no youtube, ou até aqui mesmo no fórum...

    No mais, pra uma voz 'sem mexer', a qualidade ficou dentro do padrão, ou ficou muito ruim???


    Eu usaria um Eq aí, cortaria um pouco por volta de 2K pra tirar um pouco da nasalidade e tentaria trazer um pouco de presença em 3,5K e brilho em 6-8K. Abaixaria o volume da voz também porque está muito na frente.

    Mas a linha de voz em si está ruim maninho, não conheço esse fone Plantronics mas vai por ele já que o AKG está "mentindo".

    Seguiria a dica do Slash também e removeria esse pré do signal chain por enquanto.


    Então Shoyo... pra ter noção, eu não sei nem usar EQ! Não sei o que essas frequências que você citou mudam na música e tal... vou pesquisar sobre... sou realmente CRU nesse assunto...

    Na trilha que subi no SoundCloud eu não mexi em nada na voz... eu só gravei ela e do jeito que ficou eu upei... só baixei um pouco o volume do canal dela... mas não equalizei... nem coloquei insert... queria mais saber se pra uma voz 'crua' se a qualidade de captura ficou boa...

    Contudo... já tirei o Pre-Amp... vou usar só a Presonus... e pesquisar mais sobre mixagem... acho que o tema EQUALIZAÇÃO é um bom começo não?!?!? Ou indicam começar por outro tema???

    Obrigado novamente pela disposição em ajudar!

    P.s.: Acabei de olhar esse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/

    Poutz que mão na roda!!!! Já comecei a fuçar... mexendo aleatoriamente nas frequências e sentindo na minha voz... e por incrível que pareça já senti uma leve melhora!

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Kayk Oliveira

    www.audioreporter.com.br

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Velho o que eu posso dizer é que esse seu mic e essa interface são mais do que suficientes para gravar uma linha de voz legal. O timbre captado depende de muita coisa, mas principalmente do que você está fazendo (execução) e da sala.

    Sobre o EQ:

    https://www.youtube.com/watch?v=qdDDVortvRU

    Meio meia boca essa linha de voz dele, mas dá pra ter uma noção legal, principalmente do que ele faz para achar a nasalidade, o sweep com um Q bem fechado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som sem brilho/sem graça na gravação.