Investir pensando em retorno? (Produção Áudio e Vídeo)

    Autor Mensagem
    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Jeff.guitar


    Bom dia pessoal do FCC.

    Ultimamente eu tenho pesquisado e estudado muito sobre edição de áudio e vídeo, isto a nível profissional.
    Estou ficando quase louco com isto e então queria compartilhar com vocês em modo de desabafo e ouvir uma opinião mais neutra (de alguém que não me conhece pessoalmente).
    Tenho visto muitos Cds de bandas/cantores muito mal gravado e vídeos realmente parecem uma porcaria e eu sou meio perfeccionista. Eu curso Engenharia e estou no final do curso (talvez por isto ache tão mais simples edição de áudio e vídeo do que as pessoas falam), e eu toco guitarra há alguns anos, pensei em criar vídeos no youtube para divulgar meu trabalho e tentar um espaço. Mas eu não queria que fizessem um vídeo e continuar gravando guitarras para bandas/cantores por um produtor/engenheiro de áudio, eu mesmo queria fazer isto, e eu comecei a gostar e fiquei apaixonado e fiquei louco, tão louco que fiz uma lista de equipamentos tops (não para quem trabalha com a Elite, mas para quem está começando).

    Mas a questão é... Vale apena investir tanto dinheiro e ‘tentar’ algo mostrando meu trabalho? Porque acredito que o retorno em dinheiro seja muito pequeno, isto se houver.



    Lista de equipamento:

    • Macbook Pro Retina 15,4” (i7/ 16gb ram/ placa de vídeo decicada)
    • Apogee Quartet (Interface de áudio)
    • Yamaha HS8 (Monitor de áudio)
    • Two Notes Torpedo Live (para gravar guitarra usando o amp)
    • Fishman Aura Spectrum DI (para gravar violão sem usar microfone)
    • Microfone Shure SM57 (dinâmico) e Microfone MXL 67V (condensador)

    Câmera:

    • Canon 5d mark III
    • Lente Canon 50mm F1.4 Usm

    Softwares:
    • Logic PRO X (DAW - Software para gravação/edição)
    • Final Cut X (produção de vídeo)

    Instrumentos
    • Violão - Taylor 114CE (tenho e vou trocar por um 414CE).
    • Guitarra - Duesenberg Starplayer TV (tenho)
    • Guitarra - Gibson Les Paul Standard Plus Top (tenho uma classic, vou tocar)
    • Guitarra - Telecaster Vintage (uma top, Nash, Suhr e etc.)

    Amplificador:
    • Vox AC30CC2 (tenho e vou vender)
    • Orange OR15h + PPC212OB (Celestion G12H30 + V30)
    • Morgan AC20 + Vox 212HWX ( 2 x Celestion Blue Alnico)




    Observação importante:

    Não tenho dinheiro sobrando, mas é um sonho ter isto tudo num Home Studio e ficar trabalhando horas e horas, isto por amor mesmo, a questão são... O amor vale tanto assim, por mais que este no final de uma engenharia e não esteja ganhando mal (recebi aumento a pouco tempo) eu sei que é muuuito dinheiro investido, e talvez caso isto não traga um retorno, posso me frustar e sei lá... opiniem e falam quão louco eu sou =P

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    ESTE VISUAL ME ENCANTA =p

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    UP õ/

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Jeff.guitar

    A câmera acho desnecessário comprar uma Mark III pra fazer videozinho, afinal tamo falando de quase 10 mil pra fazer video de youtube? Tem tanta câmera muito mais barata e com excelente qualidade. Lente 1.4? é dinheiro demais. Uma Nikon D3100, D5100 (msm sensor da D7000 mas é mais barata pq o corpo é de plástico) ou até mesmo a D7000 já ta pra lá de bom, e a lente nikkor 35mm 1.8G é bem barata e é excelente, puta abertura já. De qualquer maneira não escapa de comprar um refletorzinho pra ajudar na iluminação em ambiente interno.

    Se o estudio for fixo, acho melhor um desktop turbinado do que um laptop, ainda mais macbook que é uma facada só. Com 12mil voce monta um monstro de um desktop e ainda sobra muita grana.

    f14gomes
    Membro
    # mai/14 · Editado por: f14gomes
    · votar


    Sugestão: se você está estudando isto (edição de áudio e vídeo), então já tem alguma coisa para tal (pc e outros equipamentos). Ou seja, já pode começar a desenvolver seus projetos e ir sentido a repercussão disso (mesmo com equipos de menor qualidade). Quanto a ganhar dinheiro pra cobrir tamanho investimento, talvez gravando clipe de funk ostentação rsrsrs.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Iversonfr

    Eu pensei na Mark pelo o fato de amar fotos e vídeos de qualidade monstra, minha noiva também estuda e curte muito fotografia, seria uma câmera para passar conosco anos e anos. E dá para comprar lá fora, fica mais tranquilo, ou não tão facada kk’. Um DSLR simples como a Nikon D3200 ou Canon T3i já quebraria um galhão... ah e uma lente 50mm/1.4F numa full frame para uma 35mm 1.8F é uma grande diferença... se fosse comprar, pegaria a nikkor 50mm 1.8G é um ótimo custo beneficio.
    Ah e não será um videozinho para o youtube, eu trabalho sério, eu quero algo profissional, senão eu nem faria nada.

    A questão do Macbook ao invés de um Imac é que eu quero colocar minha vida nele, e não somente estúdio, não será exclusividade do estúdio, quero todas as minhas informações e dados importantes (na minha escala) nele. E os arquivos com menor relevância num HD externo. Até porque para o meu trabalho tenho um Workstation, a empresa de engenharia onde trabalho fornece.
    Ah, desconsidero Windows, sempre usei mas um amigo tem um Macbook Air e eu passei um tempo e amei.


    f14gomes
    Eu estou estudando e criando samples com menor qualidade, mas para questão de estúdio, eu não quero mostrar algo que fiz que não os olhos das pessoas, eu quero mostrar um trabalho diferenciado, mas eu não se isto trará retorno financeiro, sacas?
    E a ideia de gravar um clip, é uma boa ideia, cobrir eventos nas horas vagas e tal, já que eu tenho meu trabalho para poder bancar esta bagaça kkk'
    E do funk ostentação.... bom, estava falando que eu quero um trabalho de qualidade né? ;0
    kkk'

    f14gomes
    Membro
    # mai/14 · Editado por: f14gomes
    · votar


    desculpe a brincadeira.
    Quanto ao mercado de trabalho e retorno financeiro não faço a menor idéia.
    Também já pensei em gravar vídeos bacanas, cheio de efeitos especiais e tudo o mais, mas esbarrei na qualidade da minha máquina($$) e no meu talento como músico, rsrs... Agora, se nada disso é impedimento pra você, mete a cara, e iremos curtir muito bons vídeos!!
    Sucesso!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Jeff.guitar

    Nem vou analisar os equipos....

    Cara, vou te dar uma opinião isenta e neutra, pondo de lado paixões pessoais, apenas com base em meus 51 anos e alguma experiência profissional em alguns setores.

    Primeiro - Vamos dividir sua questão em dois pontos de vista partindo de uma premissa: Se você não têm muita grana e/ou espera retorno rápido, não esta no "metier", não é ou possui um vendedor competente para coseguir clientes bons e rápido "Qualquer equipamento que adquira, por melhor que seja, será obsoleto ou no mínimo ultrapassado em pouco tempo".

    Desta feita, comece como todo "pequeno empresário iniciante". Invista pouco e vá fazendo o melhor que pode, com artistas pequenos, com equipamento que dispor e ir investindo em equipos conforme a grana entra.

    Se o capital inicial não importa, compre o melhor que puder sem daqui um mês cair na ladainha "investi tanto e não tô ganhando nada" ou "O XYZ 2000 que pagei 50 ontem tá ultrapassado e valando 15 hoje".

    E por último, e apesar de óbvio, o mais desprezado: Qualquer negócio, de uma padaria a um laboratório de genoma alienígena, não vai prá frente sem VENDEDOR! Você pode ser o melhor operador do mundo, o mais perfeccionista, o gênio da parada, se não souber vender e conquistar clientes, NINGUÉM vai bater na sua porta.

    Portanto, se é ruim de vendas, faça sociedade com alguém da área comercial........não é regra, mas geralmente músicos e técnicos de estúdio, não conseguem nem vender água no Saara.

    Com vendas de primeira, profissional de primeira, equipos de qualidade, produto final bom e com preço justo, e muito...muito trabalho, não têm erro....qualquer negócio dá certo no tempo certo.

    Boa Sorte.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Jeff.guitar
    Acho que se é para gravar coisas em casa, no youtube, excluiria os amplificadores, cabinets e o Torpedo. Para gravações, impulses e plugins ou estes amps + torped, ambos são suficientes em qualidade para o que se faz no youtube hoje em dia. E amplificador para gravar em homestudio, requer paciencia. Digo isso porque uso meu valvulado e meu setup pouquíssimo hoje em dia no homestudio, porque não é nada prático. Acabo caindo pros VSTs mesmo tendo um setup de qualidade. Um exemplo de quem usa alguns dos equipamentos caros que você postou e não consegue de forma alguma conseguir qualquer coisa perto de um som bom é o R. Torao. O que já vi de gente usando plugins Lepou e impulses conseguindo timbres melhores, vish... Acho que para produção no youtube, pelo menos EU manteria:

    Interface BOA, com phantom power e vários recursos, mas com poucos canais. (Firewire de preferencia)
    Guitarras, baixo e violão.
    VSTs ou Racks como Pod HD Pro ou Axe FX-II (Eu acho que VSTs dão conta do recado).
    Fishman para o violão.
    Bons monitores para mixar e masterizar.
    Headphones de qualidade e confiáveis para gravar.
    Um bom condensador para sua voz, aliado de um shock mount e popfilter.

    Mas pela imagem, preze pela Canon. Uma 5D Mark III é Overkill para vídeos no youtube. Disso isso porque tenho uma 600D, já trabalhei com 5D e a comparação entre ela e as rebel é como neste vídeo aqui:



    Não compensa MESMO a diferença financeira. Uma 50mm ou uma 35mm 1.4 ou até 1.8, já dá um excelente resultado. Sobre a máquina, vai de gosto. Mas EU, já trabalho tem anos com Windows mesmo. Uma máquina confiável e MUITO potente dá para comprar com a grana deste Mac. Nada de AMD, um i7 com muita memória, o HD mais rápido e com maior cachê no mercado, placa Firewire, e especialmente uma placa de vídeo BOA da Geforce. Mesmo usando AMD e tendo uma Radeon, ainda acho que Intel e Geforce são investimentos BEM melhores. Porque gastar anos renderizando vídeo ninguém merece, nem DAW travando. Com tudo isso na mão, você consegue gravar e produzir com qualidade. Só estou te dando a dica para deixar os amps e algumas coisas caras desnecessárias de lado, pela relação custo benefício. Com ambos setups é possivel produzir coisa boa. E EU, prezaria pela praticidade e agilidade no processo, ao invés de querer ter mais trabalho por uma qualidade que muitas das vezes não vai ser relevante para o seu consumidor final nem para o meio aonde vai ser divulgado. Bem, espero ter ajudado!

    Um abraço.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jeff,guitar

    No momento não encontro palavras para me expressar corretamente.
    Hoje to meio cansadão e lento.

    Me lembro que alguns meses atrás já foi conversado sobre isto.
    Mantenho tudo o que escrevi no passado.
    Tem que conter a ansiedade.

    Tem que ter os pés no chão.
    E tem que ter uma visão , uma luz no fim do túnel dos prováveis clientes, e de quanto eles estão dispostos a pagar.
    Do jeito que você escreveu não dá para vislumbrar o que realmente você quer fazer.
    E como realmente o negócio vai rolar.
    E aonde vai conseguir clientes?
    O conhecimento é importante, é aqui que você tem que se superar, e demonstrar aos outros que vai somar algo mais.
    Montar uma boa página na internet com atrativos e textos, e vídeos seus para ajudar a divulgação.
    E só divulgar material de qualidade, não se precipitar para não se queimar, tem que ter um alto nível.
    E músicas suas também.
    Tem muita gente que faz tutoriais de gravações, mas o erro começa pelo próprio áudio do tutorial, que é horrível, como confiar numa pessoa desta em questão de áudio? se não consegue nem gravar direito a própria voz.
    Claro não quero dizer que você vai fazer assim, mas tem que ter qualidade.
    E para montar uma página assim, demora um bom tempo, e é aqui que você pode dedicar o pouco tempo que te resta.
    Veja bem para trabalhar como estudio, nem bateria de verdade tem.
    Tem começar tipo ajudando as pessoas (e claro cobrando) que não tem muito conhecimento (bandas e outros artistas) , ou que simplesmente não sabem fazer direito, para elas qualquer melhoria é sempre bem vinda.
    Mas tem que trabalhar para quem tem grana.
    A lista do setup não me parece completa e como foi comentado é melhor ter um desktop poderoso.
    E não se detalhou o ambiente do estúdio, aqui vai gastar uma boa grana.
    Para vídeos tipo you tube pode usar câmaras mais simples, para quem esta começando, mas é claro com qualidade.
    E filmes são filmes hoje em dia o you tube esta muito popular, mas para realmente se gravar bons vídeos a estória dos equipamentos é de outro nível.
    Tem até opções mais simples do tipo da Zoom que tem câmara e microfones de boa qualidade.
    E para atingir um nível profissional vai ter que gastar muito e muito mais, esta é a realidade.
    Mas a questão de definir o que é profissional é relativo.
    Qualquer trabalho honesto é profissional.
    E como já foi dito tem começar pequeno e ir se adaptando, e o negócio tem que no longo prazo se sustentar.
    E como você tem que trabalhar no emprego atual, e ainda tem que estudar na faculdade, não me parece o momento certo para começar.
    Não vai ter impeto e força, não vai conseguir programar nada direito.
    Vá se organizando e estudando música, home estúdio, vídeos etc.., mas também mantenha o foco na boa administração de negócios.
    Pode fazer um bico aqui e ali, mas você não vai conseguir equilibrar tudo, e o desgaste vai ser grande.
    E você vai ter problemas de horários, não vai ter liberdade.
    No curto e médio prazo é só despesa, e o que entra ajuda mas não paga tudo.
    Macbook e notebooks são para se ter mobilidade, e não excluem um bom Desktop.
    Ser o foco é a mobilidade aí sim.
    Sinto também no setup a falta de um teclado, seja com som próprio ou controlador para poder trabalhar melhor com os Vsts.
    Esta tua lista é um projeto, ainda limitada, um sonho momentâneo pela expressão das suas palavras.
    Mas vá aos poucos comprando e melhorando o seu setup, todo o mês ou a cada três meses vá agregando algo sem comprometer as suas finanças.
    E cada novo item do setup requer estudo e prática, e assim tem que ser por etapas.
    A própria filmagem é uma arte, e leva um bom tempo para saber fazer um bom trabalho.

    E com o passar do tempo as necessidades mudam.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    f14gomes
    desculpe a brincadeira.
    Relaxa, mas valeu pelo apoio, abraço.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    ...

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    ...

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Lelo Mig
    Poxa velho, valeu o apoio.
    A questão do equipo ficar obsoleto, eu cuido isto. Por exemplo, uma guitarra ou uma câmera, elas demorar a ficar obsoletas.
    Agora a questão de dinheiro, era por conta de... vale apena investir sem se preocupar em dinheiro, tipo comprar o que quero de cara, pois muitos, acho que a grande maioria, vai galgando suas coisas e não compra tudo de cara. Mas deu para ter uma ideia.
    Sobre a questão de ‘vender’, não sei se sou bom kk’, quis fazer publicidade uma vez (antes de entrar em engenharia, faz tempinho kk’) mas isto não quer dizer nada, consigo vender meu trabalho de engenharia, mas falo com um cliente seleto, é diferente. Seria legal procurar alguém, ao menos para pegar umas dicas e mais tarde acertar algo.

    Valeu, abraço.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Velho, trocar o torpedo por um rack tipo POD HD PRO é uma possibilidade, já estudei isto e não descarto, mas deixar os amps de lados não tem como, eu sou guitarristas, e eles são os amps e eu levo para tocar por aí õ/
    Mas pesquisando eu achei o som do amp+torpedo bem melhor que um rack digital ligado direto (não que seja ruim), mas a questão de plugin é somente para uma pré-produção ou algo mais simples e sem importante, algo legal não dá para fazer com plugin, quem fala que não tem diferença entre plugin e ... vish o cara não tem ouvido (minha opinião).
    Agora microfonar um amp eu descarto, talvez para testar e ir conhendo as minhas coisas, mas para gravar algo bem sério, tem que ser a sala tratada e aí complica $$.
    Tu citou o Torao, eu já vi vídeos dele com a guitarra com som de merda de compressão kk’, o cara é bom, tem uns vídeos legais, já vi vídeos deles com timbres ótimos e outros nem tanto. Mas a qualidade do conteúdo (review de pedais) é bem legal, por isto ele fez um ‘determinado sucesso’.

    Tu falou da interface, eu acredito que a Apogee quartet seja uma boa interface.
    Monitores eu acho que os HS8 da Yamaha são bem confiáveis e tal.
    Sobre o fone de ouvido, eu fico meio assim com headfone, pensei num fone tipo “shure se425” pois daí já usaria como retorno ao vivo kk’ e acredito que não me prejudicaria pelo fato de ser somente para monitorar o som, eu iria ‘timbrar’ pelos monitores da Yamaha.

    Agora sobre a câmera eu pensei bem, e pensei bem mesmo...
    Realmente a diferença de qualidade entre uma T3i (exemplo) e uma 5D Mark III é grande, mas o preço não compensa. Pensei na 5D pela paixão da minha noiva, e como ela é arquiteta, ela iria tirar fotos do trabalho dela, para ela montar seu portifólio... Acredito que a melhor solução seria uma T3i e ir aos poucos comprando ótimas lentes, e depois fazer o UP para um FullFrame top e usar as mesmas lentes.
    Sobre a máquina sei que um com metado do preço do Macbook compraria uma puta máquina suficiente, mas eu quero para minhas coisas pessoais também, se eu tivesse um studio usaria um iMac talvez... a questão por Mac ao invés de Windows é questão de Software, no caso Final Cut e Logic Pro, o Logic dá para substituir pelo Reaper, e o Final Cut? Usaria qual? A licença de um primiere da Adobe é fora de questão kkk’
    E velho, agradeço mesmo a ajuda aí... é complicado parar e pensar kkk’
    Abraço.

    .

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Adler3x3
    Sobre ansiedade, estou contendo, estou até agora pensando e indo atrás dos meus objetivos como algo ‘paralelo’ a minha profissão.
    Bom, vamos lá...
    A ideia partiu como sendo um hobby, mas como eu falei, eu comecei a gostar e meu conhecimento de engenharia, na verdade o conhecimento do meu trabalho (engenharia tecnológica) me fez entender mais fácil de cara gostei e comecei a estudar a fundo, tenho muito que estudar, procuro cursos de Final Cut, Logic, Produção, e etc... e mesmo assim vou estudando sozinho. O porque pensei em fazer isto? Sou musico, não tenho tempo para ficar ‘divulgando meu trabalho’ e sair da engenharia para ir para musica/produção ou que seja, tem que valer muito apena, iria mudar drasticamente minha vida... E eu não quero isto, ao menos não agora, eu quero isto como algo paralelo a minha profissão., quero diminuir minha carga horaria no trabalho para dar tempo a isto.
    E onde vou conseguir clientes... lembra que eu falei de montar algo sem pensar em retorno, não ao menos de cara, eu não sei se isto vai me trazer retorno, iria deixar rolar, seria algo para eu ‘aparecer’ e depois montar uma banda ou sei lá, seguir algo solo e ter algo para mostrar me trabalho, nem que seja como produtor, sacas?
    E falando nisto, eu não descarto a possibilidade de fazer uma engenharia de áudio, a final, teria que fazer algumas cadeiras somente, pois minha engenharia tem varias que tem na de áudio, não descarto isto, seria um sonho viver num estúdio também.
    Agora questão de qualidade, eu ficaria no mínimo um ano, fazendo vídeos e gravando mostrando para conhecidos, e pessoas por perto, mandado para amigos, para pessoas do ramo profissional, e daí depois de estudar muito, e eu mesmo, ficar vendo meus vídeos, ouvindo meus áudios em fone e ficar criticando, no momento que eu visse que está num bom ‘nível’ que já dá para colocar a cara a tapa, aí sim eu iria me jogar. Tenho muuuito medo de me queimar por um trabalho mal feito por falta de experiência.

    Vá se organizando e estudando música, home estúdio, vídeos etc.., mas também mantenha o foco na boa administração de negócios.
    Pode fazer um bico aqui e ali, mas você não vai conseguir equilibrar tudo, e o desgaste vai ser grande

    Vou fazer isto, levar algo em paralelo, e tentar ficar focado na administração também, é uma boa ideia, e vou fazer isto, sendo até que vou começar a ler mais sobre isto.
    Sobre o desgaste eu já sei disto e estou disposto e motivado a jogar minha vida neste trabalho, estou meio receoso como eu posso levar algum erro meu e der merda (medo) e como irei me comportar com tanta pressão do meu trabalho, e eu me pressionando também.

    Sobre o desktop, acho que para um ‘home studio’ um Macbook dá conta legal do recado, se fosse para um estudio e fosse fazer mix ‘inbox’ de uma banda toda, aí eu pensaria em um deskop, não acha?
    E com o passar do tempo as necessidades mudam
    O problema que eu não vou somente na ‘necessidade’, sou beem vaidoso kkk’

    Mas velho, agradeço mesmo a sua opinião, e espero que continue sempre ajudando aí...
    Porque é algo diferente, não é algo, tipo Amp X ou Amp Y, é algo que envolve a minha vida, e daí eu fico meio assim, mas agradeço sinceramente, abraço

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    quem fala que não tem diferença entre plugin e ... vish o cara não tem ouvido (minha opinião).
    Jeff.guitar
    Foi isso o que falei?
    Para a relevância da divulgaçao no youtube, é desnecessário isso. Alguns amadores usam Torpedo + Amp e uma parafernalha caríssima e tiram timbres mediocres. Já vi muita gente com plugins, Evelen Rack ou Pod HD500 tirando bons timbres para gravações. Então acaba sendo algo relativo. Será que é necessário? O Herbert Vianna usou um Pod nos utimos discos do Paralamas, para ele era suficiente e prático. Mas ai vai de cada um.

    Num show, o amplificador fritando na orelha, não tem igual. Eu simplesmente adoro ligar meu amp no talo, com o power fritando, e meu setup de pedais plugado nele. Mas numa mix, numa gravação, Racks digitais e plugins são ferramentas muito úteis. Dá para se conseguir ótimos resultados.

    E sobre as diferenças entre as câmeras, nas mãos de alguém com muita experiência, sim, você percebe diferenças. Mas na mão de um amador ou alguém com pouca noção de fotografia, não verá muita diferença(Assim como em vídeos não se viu pouca diferença como neste comparativo). Até porque tem gente que compra uma câmera destas para usar em modo automático, o que para mim é uma heresia.
    Tenho uma 600D e algumas boas lentes aqui (Uma delas, que é a minha principal é uma Prime de 50mm, que é EXCELENTE).

    Se tiver a bala na agulha pra investir num torpedo e coisas mais caras, tudo bem. Senão, tem várias boas opções aí no mercado. E lembre-se sempre de prezar pela praticidade. E se o negócio é Mac mesmo, pelos softwares que são excelentes, preze por investir o máximo que puder numa excelente máquina. Para audio, se demanda muito da máquina. Até mesmo congelando tracks e tentando contornar, tem projetos que pesam a máquina até. Trabalhar com a máquina assim não dá. Pense em algo de um i7 para cima. E preze por um HD rápido, isso vai fazer a diferença. Caso um Macbook fique caro, vc sempre pode montar um Mac Mini com as melhores especificações possíveis, nunca se esquecendo de uma EXCELENTE GPU para trabalhar com vídeos. Faz toda diferença, e sairá mais barato que um Macbook.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Jeff.guitar

    (trilha sonora para você ler o post, goste ou não, ouça pelo menos um pouco)

    Como o Adler3x3 disse, tá faltando pés no chão.

    Esse set seria legalzinho para um home amador, mas para um profissional está até fraco. Pelos equipamentos listados, você está meio perdido e nem sacou bem por onde começar, aliás se estivesse certo nem teria perguntado aqui. Já de cara, vou te recomendar este artigo para refletir, falando da realidade em Los Angeles, mas que muita coisa pode ser aproveitada para a nossa realidade, inclusive as fotos dos homestudios, conheço alguns aqui em SP deste jeito - até estúdios bem melhores que estes, e que estão sofrendo para se sustentar.

    A primeira coisa a se pensar: você é bom em que? Se você busca um sucesso que faz ou fará, saiba que você tem que fazer melhor que quase todo mundo. Se você é um bom estudante de engenharia, que se dedique a isso. Se você é um excelente músico e um futuro engenheiro meia boca, pense na música seriamente. Fazer algo bem feito e com destaque exige dedicação, dividir seu tempo entre música profissional, trabalho e faculdade, vai acabar que não vai fazer nenhum direito, simplesmente não dá, o dia só tem 24 horas. Digo isso porque hoje tem garoto fazendo faculdade de áudio e estagiando em grandes estúdios, tem gente estudando áudio e vídeo no exterior, tem gente muito talentosa correndo atrás. Não adianta se basear nos "astros do Youtube" porque aquilo ali não é profissional de áudio e vídeo, talvez só um deles é de fato um cara que sabe profundamente o que fala.

    Alguns exemplos...
    - Ajudei numa gravação da trilha sonora de um comercial de uma grande rede nacional de lojas, encomenda de uma das maiores agências de publicidade do Brasil, com exibição em horário nobre das grandes TVs abertas. Foi gravado num homestudio desse porte que lhe mostrei, de um excelente músico que já foi da banda de um dos maiores músicos do país, pelo menos em reconhecimento e faturamento. Apesar do home bem montado, bem tratado e isolado, muito bem equipado e bem comandado, não pense que por esses contatos o cara está montado na grana porque não está. E vale a observação, o estúdio dele precisa fornecer as notas e pagar os tributos para prestar trabalho para estas agências, então a parte da legalização do espaço e do trabalho vale para essa realidade.
    - Há uns 2 anos fui convidado para ser sócio de um estúdio. Não era um estúdio aberto ao público. Era um estúdio de 7 salas de gravações, 2 técnicas, onde de projeto de acústica, isolamento e multicabos tinham investido 2 milhões. Era dividido pela metade, metade o homestudio de um músico (que basicamente usava 2 salas e 1 técnica), metade de uma produtora de vídeo. A produtora estava saindo, a proposta era para eu entrar no lugar...

    Mas continuando, aproveitando o que o Adler3x3 falou...

    E tem que ter uma visão , uma luz no fim do túnel dos prováveis clientes, e de quanto eles estão dispostos a pagar.

    Tem que ter contatos, clientes, ou seja, produtoras, agências de publicidade, bandas. Desses aí, pelo menos os que eu tenho contato, são de uma avidez pelo dinheiro muito grande, gostam de ganhar e detestam pagar. E é necessário ter um produto diferenciado para "vender", a oferta para eles é muito grande e com muita gente boa, profissionais da área.

    Tem muita gente que faz tutoriais de gravações, mas o erro começa pelo próprio áudio do tutorial, que é horrível, como confiar numa pessoa desta em questão de áudio?

    A maioria não merece nem comentário, digo pela maioria e não pelas exceções. São fenômenos de internet, tiveram um certo domínio do meio de comunicação do Youtube, souberam passar para uma maioria de músicos uma noção de como gravar, o que é um compressor e equalizador etc. Mas no ramo são isso aí, apenas tem uma noção, mas obtiveram um "sucesso" com este público amador leigo, ganharam um patrocínio de uma ou outra empresa. Mas não conhecem o ramo profundamente, não são verdadeiros conhecedores de áudio.

    Tem começar tipo ajudando as pessoas (e claro cobrando) que não tem muito conhecimento (bandas e outros artistas) , ou que simplesmente não sabem fazer direito, para elas qualquer melhoria é sempre bem vinda.

    Verdade. Mas para isso, tem que conhecer, ter o que passar, saber o que faz. Cursos, estágios em estúdios e produtoras, até estágios e cursos no exterior. Se é para ser profissional, tem que ser profissional de verdade, senão vai ficar catando migalhas por aí, sem sucesso e sem retorno. A área tem um monte de amadores metidos a sabichões, não adianta querer ser mais um desses. E aí volta novamente ao início: e a engenharia, fica como?

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

    Quanto ao seu equipamento... É bem pouco, não é muito bacana para algo profissional. Eu mesmo tenho bem mais que isso aí, muita coisa disso eu tenho. Precisa focar bem no que quer. Falaram que plugin não soa bem, que o cara não tem ouvido se falar que é bom. Vou confessar que eu mesmo tenho dificuldade de timbrar Guitar Rig e Amplitube da vida. Mas eu te disse para ouvir o Animal do Dr Sin no início porque o Edu Ardanuy gravou este disco todo com o Guitar Rig, uma coisa mínima com o Eleven Rack, talvez uns 5%. E ele mesmo diz que se o cara tem ouvido, sabe timbrar e arrancar som de plugin, pedaleira etc. Eu concordo porque já vi muita coisa legal saindo de simuladores, mas VST e pedaleira eu mesmo tenho dificuldade, mas tem cara que consegue. Eu tiro som de um Kemper, de amps com um Torpedo, com dummy load, com microfone em casa. Mas não vale a pena gastar muito com isso tudo, o lance é focar num jeito, que em geral em linha em casa é melhor pelo resultado e pelo custo.

    Acho que vale investir mais em violões... E os microfones seriam para que?

    Por último, para que você quer uma Quartet?

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Alguns amadores usam Torpedo + Amp e uma parafernalha caríssima e tiram timbres mediocres.
    A intenção é tirar um bom timbre, e se for para tirar um timbre ‘medíocre’ para que investir assim, não acha? A para um nível de youtube assim, dá para tirar uns timbres legais com Plugin.
    Ontem mesmo fui ver pessoal tirando uns timbres com Orange que difícil de ver o pessoal tirando em gravações em estúdio (pessoal amador).

    Já vi muita gente com plugins, Evelen Rack ou Pod HD500 tirando bons timbres para gravações. Então acaba sendo algo relativo. Será que é necessário? O Herbert Vianna usou um Pod nos últimos discos do Paralamas, para ele era suficiente e prático. Mas ai vai de cada um.

    Mas dá para tirar bons timbres, já falei que não descarto a possibilidade de pegar uma POD HD PRO.

    E sobre as diferenças entre as câmeras, nas mãos de alguém com muita experiência, sim, você percebe diferenças. Mas na mão de um amador ou alguém com pouca noção de fotografia, não verá muita diferença(Assim como em vídeos não se viu pouca diferença como neste comparativo). Até porque tem gente que compra uma câmera destas para usar em modo automático, o que para mim é uma heresia.
    Tenho uma 600D e algumas boas lentes aqui (Uma delas, que é a minha principal é uma Prime de 50mm, que é EXCELENTE).

    Eu também acho que não compensa investir numa 5D Mark III agora, e sim pegar umas boas lentes, e ‘talvez’ depois que eu pegar amor e experiência aceitável, pensar numa Fullframe.

    Se tiver a bala na agulha pra investir num torpedo e coisas mais caras, tudo bem. Senão, tem várias boas opções aí no mercado.
    Não sei se é questão de bala na agulha, pois os pedais e amps eu terei de qualquer forma pelo fato do ao vivo... o torpedo seria o que faltaria para eu gravar com eles. Sacou?
    Mas o maior custo x benefício é plugin, isto é fato.

    E lembre-se sempre de prezar pela praticidade. E se o negócio é Mac mesmo, pelos softwares que são excelentes, preze por investir o máximo que puder numa excelente máquina. Para audio, se demanda muito da máquina. Até mesmo congelando tracks e tentando contornar, tem projetos que pesam a máquina até. Trabalhar com a máquina assim não dá. Pense em algo de um i7 para cima. E preze por um HD rápido, isso vai fazer a diferença. Caso um Macbook fique caro, vc sempre pode montar um Mac Mini com as melhores especificações possíveis, nunca se esquecendo de uma EXCELENTE GPU para trabalhar com vídeos. Faz toda diferença, e sairá mais barato que um Macbook.
    Termino este ano (conseguir kk) Engenharia Elétrica com ênfase muito grande em Controle, Automação, Eletrônica... sei que o que mais compensa é um Desktop-PC... mas como disse, acho interessante usar Mac pelos Final Cut e Logic Pro

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    MMI

    Esse set seria legalzinho para um home amador, mas para um profissional está até fraco
    Mas inicial é um set amador, por isto que eu falei em investir sem retorno inicial, pois somente se eu me identificasse, eu iria investir pesado para ter algo extremamente profissional.

    Se você é um bom estudante de engenharia, que se dedique a isso. Se você é um excelente músico e um futuro engenheiro meia boca, pense na música seriamente.


    Se você é um bom estudante de engenharia, que se dedique a isso. Se você é um excelente músico e um futuro engenheiro meia boca, pense na música seriamente.
    Foi este raciono que me levou a pensar em entrar no lado de ‘produção ou engenharia’ de áudio... pelo fato que eu gosto muito de musica, posso até ser um bom musico, mas não um excepcional...não for falta de talento, mas sim por disciplina, não consigo parar horas estudando, teria e exercícios, já o lado de produção, viro a noite, lendo e estudando, pois como eu vivo em cima de um PC, é tudo meio fácil e obvio, mas a questão de eu não conhecer algumas coisas (técnicas de áudio) eu fico extremamente curioso e fico louco estudando . Por isto a ideia de ser um engenheiro de áudio.
    Mas como você deve ter notado, estou meio perdido... pela questão de como começar, não posso largar meu emprego na engenharia, é muito arriscado para mim, queria levar os dois juntos e quando não der mais, largar tudo e ir para áudio

    .....................
    E sobre algumas coisas que você comentou, nem sei o que falar... estou meio pensativo... mas obrigado pela ajuda.
    ...............

    Acho que vale investir mais em violões... E os microfones seriam para que?

    Seriam para ir testando microfonação de violão e amp.. testes e tentar tirar o melhor timbre possivel e ir comprando gravações de plugin x torpedo x mic no falante, para ver como eu me identifico mais para cada tipo de situação, e treinar o ouvido.

    Por último, para que você quer uma Quartet?
    Sei lá, acho que ela tem bons prés e também dá para usar prés externo desabilitando o dela... achei que é um interface bem bacana.
    Queria que eu começasse como uma AVID ou uma 2i2 focusrite?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Jeff,guitar

    Para simplificar as coisas descreva o que você já tem.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    Adler3x3
    Para simplificar as coisas descreva o que você já tem.

    Ultrabook: Dell vostro 5470- Intel i7 4500u, 8gb de ram, 500Gb de HD (penso em colocar um SDD de 256Gb ou 512GB por enquanto).
    Microfone Shure SM57

    Guitarras:
    - Duesenberg Starplayer TV
    - Gibson Les Paul Classic

    Violão:
    - Condor SD10 (nem conta kk')
    - Taylor 114CE

    Amplificador

    - Vox AC30CC2 (quero trocar)

    Setup de pedais: Tc Electronic Polytune/ Fulltone Clyde Deluxe Wah/ Fulltone Fulldrive II/ Suhr Riot Reloaded/ JHS/ Morning Glory/ Tc Electronic Corona Chorus/ MXR Tremolo M-159/ MXR Carbon Copy Delay/ TC Electronic Nova Delay/ Strymon Blue Sky
    Pedais fora do Setup: Fulltone Fuzz 69 MKII/ Xotic BB Preamp/ Fire Kronos Delay/ Fire Booster

    O problema está aí... como músico (guitarrista) tenho um setup legal, mas para gravar... vish kkkk' Só uma interface tipo guitar link/Rig que ligo a guita nela e ela usb no pc, que fuço nos VTs, e é bem ruizinha.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jeff,guitar

    Pontos de atenção:

    01- Indefinições
    Primeiro antes de tudo eliminar as indecisões.
    E começar a planejar cada passo daqui para frente.
    Começar com o que tem, e melhorar o seu setup atual nos pontos fracos.
    O restante é futuro, e o tempo é o melhor remédio para todas as situações.

    02- Computador
    O Ultrabook é bom e é suficiente por enquanto.
    Quanto a versão do windows pode ser que seja melhor o 7.
    Mas pode ser meio complicado trocar, e aí tem que se adaptar.
    Afinal é a última versão, e aos poucos vai melhorar, assim como aconteceu com as versão anteriores, ou até logo mais vai aparecer outra versão.

    03- Interface de áudio
    Aqui que tem escolher uma boa interface.
    Como você pensa no futuro em usar Mac, já pense numa portátil que seja compatível com os dois sistemas.
    - que tenha bons pré amplificadores;
    - que possibilite conectar um certo número de instrumentos ao mesmo tempo que você deseja;
    - que possibilite usar diferentes tipos de microfones,

    04- Monitores de áudio
    O Yamaha HS 8 é uma boa opção.

    05- Fones de ouvido
    Comprar um bom fone de ouvido com características para produção musical.

    06- Bons cabos
    Só usar cabos de primeira linha, de nada adianta bons monitores e uma boa interface de áudio se os cabos forem ruins.

    07- Softwares
    Da mesma forma que a interface de áudio deverm ser compatíveis com o windows e o mac.
    Aqui o preço pode variar muito, mas pode-se começar mais modestamente, com uma DAW intermediária.
    Lembre que os software VSTs e outros plugins custam mais caro que a DAW, e é uma coisa que não tem fim.
    E com você não tem baixo, bateria, teclado e outros vai precisar de instrumentos Vsti para poder gravar músicas completas.
    Neste ponto concordo que o Lógic Pro tem o melhor custo benefício do que qualquer outro similar no ambiente windows, tanto nos instrumentos virtuais como nos plugins nativos.
    Mas mesmo no ambiente mac vai gastar uma boa grana em plugins e instrumentos musicais virtuais.
    E isto tem que ser aos poucos e depende dos estilos musicais.
    E existem outros softwares auxiliares como Editores de Áudio, de Masterização, Editores de partituras e muito mais.
    Algumas DAWs já vem com recursos de vídeo junto tudo sincronizado.
    Claro nada impede a aquisição de um software dedicado ao vídeo, mas tem que conferir, pois as vezes é bom no vídeo mas ruim no áudio.

    08 - Câmara de Vídeo
    O seu sonho original é bem caro.
    Uma sugestão, que tal começar mais simples, mas nem por isto desprezível, tipo uma Zoom Q2HD, que é um gravador de áudio digital que vem com uma câmara de vídeo HD, que dá conta para fazer uma gravação para o you tube.
    Vídeo e áudio num aparelho só.
    E dá para gravar muito bem o som de violões e muito mais em estéreo com uma boa qualidade.
    E como você tem que primeiro aprender, melhor começar com algo mais em conta.
    E vai saber se gravações de vídeo são a sua praia ou não.

    09- Instrumentos musicais e acessórios
    Como você mesmo escreveu tem um bom setup de guitarras, pedais e violões, nem vou entrar nestes detalhes, que são do músico em si.
    Mas acrescentaria um teclado, pois o teclado é o "rei dos instrumentos", seja um teclado controlador ou um com sons próprios.
    E num home estúdio o teclado é importante., mas pode ficar para depois.
    Antes de comprar mais instrumentos, extraia tudo o que puder do que já tem, faça ensaios, grave, enfim tire o máximo proveito do que já tem.

    10- Estudo
    Tudo vai envolver muito estudo e dedicação, seja de hardware, de softwares, de câmaras, de instrumentos musicais.
    E caso deseje no futuro dar saltos maiores vai ter que fazer cursos mais especializados.

    E assim começando com o que já tem e melhorando um pouco, da para iniciar com uma boa qualidade.
    Não gastar desnecessariamente.
    Com o que você já tem e mais umas poucas melhorias, você já vai estar com um setup bem superior ao que a maioria das pessoas começa.
    Tem gente que não tem nem 30% do que você tem e conseguem fazer boas gravações.
    Gastar mais somente a medida que se ganhar experiência, e daí realmente vai conhecer as verdadeiras limitações do seu setup, para poder expandir com segurança, com os pés no chão.
    Planeje a escolha um bom nome artístico para usar no futuro, ou o próprio nome se for adequado.
    No momento vai da Jeff mesmo sem se identificar em detalhes e comece a divulgar o seu trabalho sem se preocupar com resultado imediato, mas preservando a sua real identidade.
    Claro não vai colocar aquele som horrível, mas vai colocar um som sujeito a questionamentos e críticas construtivas, e aceitar e absorver o que for de positivo.
    Quem coloca um arquivo na rede internet esta sujeito a críticas, assim tem que saber levar, e quando aparecerem críticas injustas não se deixar levar (entra por um ouvido e imediatamente sai pelo outro)
    No começo também não se consegue chegar a perfeição.
    E a perfeição não faz parte deste mundo.
    Comece a interagir e mostrar as suas gravações e trocar impressões e só assim vai ganhar uma real experiência.
    Como quer prestar no futuro serviços a terceiros tem que melhorar a sua percepção musical na questão de vários estilos musicais.
    Tem que ser flexível.
    E como já foi dito tem que estudar, aprender , mas acima de tudo praticar.
    E o que mais importa de tudo isto é a música, seja como hobby ou como ganha pão.
    E o futuro a Deus pertence, equipamentos de informática evoluem muito rápido, daqui seis ou três meses, este setup inicial que parecia bom já era.
    Mas planejando pode-se evitar erros.
    E algumas coisas que você adicionar ao que já tem, daqui mais um tempo também vão estar superadas.
    E temos que viver o presente, aprendendo com o passado para construir o futuro.
    E assim tem que planejar e sair da indecisão e colocar a mão na massa (prática com as ferramentas que tem), que é o que realmente importa e dá resultados.
    O trabalho e o emprego na engenharia é a principal atividade, concentre-se.
    E quem disse que temos que fazer somente uma coisa?
    O cérebro humano adapta-se as circunstâncias.
    Na História inúmeras pessoas conseguiram fazer muita coisa diferente da profissão principal.
    Muitos além das atividades diárias foram inventores, e até produziram músicas inesquecíveis.
    A música é ótima, maravilhosa, mas por questões de vida mesmo, esta num segundo plano, e você já fez a opção anos atrás, e agora esta para concluir o curso de engenharia.
    No futuro pode mudar mas isto é outra estória (com "e" de sonhos).
    E história (com "h" a verdadeira) se faz agindo no presente.

    MMI
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: MMI
    · votar


    Jeff.guitar

    Já que citaram os "Youtubers"... Vi há um tempo um vídeo (que não costumo ficar vendo os vídeos deles) um do Rodrigo Itaboray falando de carreira na música, se você achar assista. Dizia ele que se sua vida for na música, ela vai te puxar e ser algo tão forte que não vai dar para deixar de lado, por amor e necessidade.

    A exemplo dele, mas um pouco diferente, gosto de música e ela me atrai fortemente. Mas definitivamente não vou tirar meu sustento e nível de vida que tenho, por isso assumo como hobby e não aceito remuneração - podia sim estar ganhando com isso, mas não como ganho com minha profissão. A tentação é grande, mas estou até recusando muita coisa hoje em dia em relação à música. Mas aconteceu naturalmente, gravadoras, produtoras e bandas, lancei alguns CDs... Até hoje estou com propostas de produções e gravações, inclusive com uma banda famosa, mas estou fugindo de compromissos de música. Não dá para levar a sério e dedicar tempo para 2 profissões diferentes.

    Você já tem um setup, que pode não ser o ideal, mas já é um. O desafio agora é tirar som disso aí, se você quer levar adiante prove para você e o mundo que com isso aí você já tira um som acima da média. Nem que seja só o Guitar Rig, se o Edu Ardanuy tira esse som, um aspirante a profissional do ramo tem que tirar também. Da mesma forma, você precisa saber tirar leite de pedra com seus violões, tem que se virar e conseguir tirar um baita som com eles. Depois, com mais equipamento e instrumentos melhores, fica mais fácil, mas desde já precisa provar que sabe o que faz e tirar som do que tem. Se for comprar, o Logic Pro é bom e eu gosto (é minha DAW preferida), mas profissionalmente é necessário um Pro Tools, então vai se habituando a ele. E um teclado é importante também, como disse o Adler3x3.

    Ou você trata seu ambiente minimamente ou não usa microfones, especialmente com os violões. Bons microfones fazem diferença, os da sua lista não são isso tudo para mim, mesmo assim eu procuro usar o menos possível em casa. Em casa, sem ambiente bom, é melhor aprender a tirar bom som de equipamento em linha. Tem que aprender a se virar, não só com pouco equipamento (que apesar de ser pouco, é seu, então tem que dominar e saber extrair o máximo), mas tem que estar pronto para pedidos não só de rock, mas de sertanejo, jazz, bossa nova, pop e o que for, sem preconceito. Não adianta vir com papinho que é guitarrista, gosta de rock e metal, no máximo um blues, você estará muito restrito e limitado. Se pintar um funk, um samba, uma música orquestrada mais para o clássico, tem que fazer e bem feito. Eu fiz um CD, músicas pobres e que nem mostro para ninguém, mas foi parar em Abbey Road para master (no meu homestudio!) - e foi elogiado.

    Quanto a Quartet... Você precisa de 4 canais para que? Se você não tem bateria (se tivesse, e talvez seja necessária, precisaria de mais canais), uma Duet resolve e sobra ainda.

    Edit: ah, e precisa se definir e estudar muito, muito mais.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    Adler3x3

    Pontos:

    01: Realmente acho que começar com o que tenho uma boa, mas para postar algo, somente depois que eu tiver segurança do meu trabalho, e orgulho claro.

    02: Tenho o Windows 8 em casa, no trabalho uso uma máquina normal com Windows 7 ultimate,e para desenvolver aplicações em software um Windows Server 2012... não tenho problemas com desenvoltura, cada um tem seus pontos fortes e fracos, na média o W7 Ultimate se dá melhor.

    03: Acho que agora uma 2i2 seria legal, e depois um Update para a Quartet da Apogee.

    04: Sobre o Yamaha HS8 eu fiquei impressionado quão bem falam dele nos foruns gringos e ainda mais pelo preço, realmente acho que vou com ele.

    05: Tinha pensado em algo como um Shure 425 (in ear), pois não curto headphone, e já que a ideia era usar apenas para monitorar o som na hora de gravar e fazer a mix nos monitores, não teria problemas né? E ainda poderia usar ao vivo =P

    06: Pensei em usar Monster ou Mogami, acho que Monster mesmo, já que meus cabos de pegais e guita são tudo Monster, mas um Planet Waves quebraria bem o galho.

    07: DAWs eu pensei que no Windows o Reaper seria uma boa opção e no Mac o Logic. Correto?

    08: Câmera eu já comprei a Canon T3i, acho que é um bom custo x beneficio, e o legal que posso usar as mesmas lentes de um Fullframe da Canon, então depois que for trocar, fico com as lentes, comprei ela mais uma Lente Canon 50mm F/1.8.

    09: Teclado controlador, eu dei uma pesquisada, mas eu sou um bosta neste quesito, se poder ajudar aí... ainda pesquiso kk'

    10: Estou procurando cursos de Produção Musical, lendo muito, estudando sobre vídeos e etc.. Procurei até uns cursos de Final Cut, Logic Pro e até um Aperture (fotos) kk’, estou bem otimista e focado...
    Aulas de guitarra eu fiz umas particulares, eu achei um técnico de música bem legal, que dá aulas de partituras junto... Estou pesquisando, achei interessante.

    Velho, nem sei como agradecer o teu empenho de ajudar, e suas dicas e opiniões... Pelo o tamanho dos seus textos, eu notei a ajuda que tentou me dar, e elas foram muitooo úteis, valeu mesmo, abraço.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    MMI
    Sobre o Rodrigo Itaboray, estou sempre vendo seus vídeos.
    E valeu pelas dicas velho, eu acho que vou para o lado do Logic mesmo, por enquanto, uma vez que o Pro Tools não tem um preço muito acessível e não quero entrar todo torto crackeando as coisas. Acho que me vou esforçar o máximo que puder, dar meu melhor, e o momento que for para entrar no mundo profissional, eu saberei.
    Fiz o tópico, pois é bem complicado ficar pensando nisto, e o dinheiro que custa os equipos de boa qualidade, é absurdo, absurdo mesmo, então fiquei com um pé bem atrás.

    Sobre a Quartet não acha que vale apena ter uma interface de 4 canais para ir testando os amps?
    Tipo dois mics na frente (dinâmico mais condensador) e um atrás (minhas caixas são abertas) e um pegando a sala, isto para estudo?
    Enfim, para 99% das coisas um canal basta =P
    E também quero te agradecer por compartilhar experiências e ajudar ai velho, abraço.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Jeff.guitar

    O Pro Tools tem que ser comprado, o crackeado não adianta, não serve para nada. E um iLok não deixa de ser legar ter, na hora de mexer em outras máquinas.

    Se você assistiu o vídeo que me referi, vai lembrar. A música aconteceu na vida dele, assim como na minha - mas eu resisto e não entro nessa - não é nada planejado, nada que tenha me direcionado. Simplesmente aconteceu, aos poucos fui conhecendo e entrando meio que sem querer, hoje poderia estar trabalhando com isso, mas como "business" não me atrai este ramo. Deixa acontecer, mas se for se deixar levar e meio que direcionar sua vida a isto, pense seriamente em equipamentos profissionais de verdade. Já de antemão aviso que uma coisa é se divertir e curtir música, outra coisa muito diferente é trabalhar com música.

    Tipo dois mics na frente (dinâmico mais condensador) e um atrás (minhas caixas são abertas) e um pegando a sala, isto para estudo?

    Não, isso não rola. Para guitarra 2 mics já é uma solução exagerada. Para violão eu diria que é suficiente. Para voz 2 mics também chega a ser exagero. A não ser que você monte um estúdio de verdade em casa, tratando o ambiente nem que seja minimamente, quanto menos microfones em casa, melhor. Eu até tenho uma interface de 8 canais aqui em casa, mas confesso que nunca usei nem 4, é dor de cabeça demais, ela me serve para outros propósitos. Além do mais, vários pares de bons microfones vai ser um investimento alto para pouco uso. Ou seja, na minha opinião microfones é algo a se evitar em casa. Eu penso que especialmente em violão e guitarra um microfone pode ajudar, mas o melhor é investir na gravação em linha desses instrumentos. Por isso que eu tenho 1 Fishman Aura Spectrum e um violão com Fishman Aura Ellipse, para guitarra tenho prés da Mesa, Kemper Profiling, Torpedo, THD Hotplate (para dummy load) e o Millennia TD-1, tudo dedicado para gravar em linha, seja baixo, guitarra ou o que for. Para as demandas atuais, mesmo profissionais, acho que a solução melhor e mais moderna para homestudio passa por gravar em linha! Alguns instrumentos não tem captação, então uso 1 microfone só com algumas manhas para não atrapalhar. Eu não vejo necessidade para mais de 2 canais em casa. Em estúdio é outro papo...

    Eu gosto muito das interfaces da Apogee, tanto que em casa minha interface preferida é a Duet, é a que eu uso. Tão boas quanto são interfaces da RME, a Babyface incluída. Mas a que eu compraria hoje seria a UA Apollo Twin. Eu sempre digo, se é sério é melhor não começar com uma simples para depois "jogar fora o investimento" e partir para outra melhor, se der para começar logo por uma melhor e mais duradoura é preferível e uma solução mais econômica. Eu mesmo tenho um monte de coisas jogadas pelos cantos, simplesmente é dinheiro jogado fora.

    Tinha pensado em algo como um Shure 425 (in ear), pois não curto headphone, e já que a ideia era usar apenas para monitorar o som na hora de gravar e fazer a mix nos monitores, não teria problemas né? E ainda poderia usar ao vivo =P

    Não serve para monitorar, pelo menos nas mixes. Monitorar na hora de gravar e para usar ao vivo pode ser, mas para isso qualquer um serve, até o do camelô. Tem que ser headphone.

    Sobre o Yamaha HS8 eu fiquei impressionado quão bem falam dele nos foruns gringos e ainda mais pelo preço, realmente acho que vou com ele.

    Qualquer monitor requer um cuidado no ambiente, se você fala em uso mais profissional. Os Yamaha curiosamente são casos de "ame ou odeie", eu não sou fã não. Tem que testar, várias lojas tem vários para isso. Ouça os Genelec e veja se gosta e encaixa na sua projeção de orçamento (não são baratos...).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Investir pensando em retorno? (Produção Áudio e Vídeo)