Projeto de Home Studio Leve e Legal

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
Tá, mas o que eu tenho a ver com isso?

Era muita coisa pra falar... devo ter embaralhado as ideias! Já tirei lá.

Mas, a princípio, você tem a ver com tudo no fórum! Acha que esse monte de medalha no peito sai de graça? hehehe

kazu keyboard

Rapaz, você chegou atrasado, não leu porra nenhuma, mas acertou em cheio! É isso aí! Colocou várias sugestões boas. Particularmente, eu não acho o Linux uma boa pedida como SO para áudio. Mas, como tudo na vida, é questão de adaptação e gosto. Valeu!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ
eu não acho o Linux uma boa pedida como SO para áudio
Dá para usar Linux para trabalhar com qualquer coisa, tudo é baseado em linux... mas é foda de trabalhar o cara tem que matar o SO no peito e saber que vai enfrentar muitas quebradas se não mandar nada.
Esta meio assim:
Tem dinheiro? Mac.
Não tem dinheiro? Windows
Manja muito? Mac ou windows. Manja muuuuito mesmo? Linux.
Não é regra, é somente uma sátira. =P

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
que bom que acertei kkkkk...se nao ia ser maior furada kkk

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
JJJ
eu uso o win7, mas estamos falando de custo baixo, e o linux é freezao. Mas ele é sim, mais dificil de se adaptar.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


kazu keyboard
Particularmente eu não gosto de Linux, e tal... mas a ultima versão do Ubuntu ficou ótima, eu mesmo não entendo porque é Free, e porque o pessoal não usa tanto, são raros os que usam...

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
assim que der vou instalar uma versao no meu desktop, só to com uma preguiça de formatar, por isso nao peguei ainda.
Qual é a versao que voce diz q ficou otima? nao sou ligado em nada de linux. Usei poucas vezes quando fiz curso tecnico de programaçao.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


kazu keyboard
Instala o Ubuntu 14.04, mas para descargo de consciência faz como eu fiz, instalei em dualboot, daí se não gostar, manda embora e continua com teu windows =P

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
chegou a instalar algo nele?

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Dá para usar o Linux em Boot Duplo, ou triplo, ou mais...
rsss...
E aproveitar...
Tem muitos programas de áudio, e o Reaper roda muito bem dentro do Linux via wine.
Como DAW, tem várias:
Destaques:
- Ardour;
- Open 8

Partituras e midi:
- Rosegarden

E a vantagem do boot duplo, é que o Linux enxerga o Windows, e dá para rodar Vsts no Linux que estão instalados no Windows.
Várias vezes consegui recuperar o Windows a partir do Linux.
Mas tem que ir experimentando aos poucos, afinal em um outro sistema operacional.
Fiz isto no notebook meio velho, somente com 2 gb de ram e comecei com o Ubuntu Studio versão 8 uma versão muito boa e estável.
Como comentaram em outro post sobre limites de se usar uma grande quantidade de tracks, efeitos e outros programas.
Para testar a resistência do Ubuntu fiz um teste até detonar e travar tudo, fui agregando e abrindo vários programas até que pummm....
- em vez dos quatro desktops aumentei para 8;
- usei os efeitos de 3D do Beryl, numa configuração média;
- instalei o windows dentro do Ubuntu rodando via virtual box;
- abri várias instâncias de programas nos vários desktops:
- filme do you tube;
- windows xp navegando na internet; numa página com muitas figuras;
- Deixei uma música virtual tocando no LMMS - Linux Multimedia Estudio;
- O Open Office aberto com um texto;
- Uma sessão aberta de um chat tipo do antigo Icq;
- Algumas páginas abertas do Firefox;
- GIMP editor de imagens aberto;
- Um aquário Virtual;
- Um programa de Astronomia com fotos e imagens do universo;
- e muito mais que não me lembro;

Usando os efeitos do Beryl 3d e fazendo malabarismos, como por exemplo o postado neste vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=m5aoomR7yW8

E este é uma brincadeira:
http://www.youtube.com/watch?v=W9_DQjQbtTY

E fui abrindo e muitas outras instâncias até estourar e travar tudo.
Mas depois reinicie a máquina e estava tudo normal e não perdi nada.
Edit: todo o meu hardware foi detectado automaticamente, incluindo placa de som usb, e drives de teclado musical, conseguia até fazer a placa on-board funcionar junto com a usb simultaneamente.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3
Edit: todo o meu hardware foi detectado automaticamente, incluindo placa de som usb, e drives de teclado musical, conseguia até fazer a placa on-board funcionar junto com a usb simultaneamente.

É... então as coisas mudaram muito no reino do pinguim! kkkkkk

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Acho que deveríamos criar um padrão modelo do home Studio... Então, fixar em uma só OS... No caso a de maior abrangência, o Windows, mesmo que tenha inúmeros contras e/ou outras plataformas melhores, travar no 7 ou 8 que são bem similares e acompanham qualquer máquina

Outra coisa, o mundo virou 64 bits, abordar plataformas 32 bits também poderia ser deixada de lado, a não ser que tenha algo imprescindível

Aí neste ponto pelo que li até agora, a máquina padrão vendida no mercado serve, ou seja, um i3 com 4gb de RAM e REALTEK HD na placa de som, HD livre, custa tranquilo uns 1200 ou menos, nada de outro mundo para o padrão musical, correto??

A DAW deveria ser a de maior comunidade mundial e menor preço, acredito que a que se enquadra é o Reaper sem nenhuma dúvida, eu comprei, mas trial eterno também está valendo

Aqui temos o ponto de partida né ?

E agora, o que mais vamos adicionar

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Edson Caetano
Acho que deveríamos criar um padrão modelo do home Studio
Com a intenção de barato e com qualidade aceitável?

Projeto de Home Studio Leve e Legal
Eu penso de cara num ultrabook =P

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
Sim , custo benefício elevado ao quadrado, qualidade aceitável no mínimo

.......

Ultrabook... São mais caros correto? E sem chances de upgrade , talvez o bom e velho Notebook seja a parceria com melhor C/B

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Edson Caetano
Bom, como é questão de "Home Studio" (não algo extramente profissional) acredito que o pessoal não iria trazer todas as tracks de uma música (bateria inteira, guitarras e dobras, baixo, e etc, vozes e orquestas kk) e usar diversos plugins... por isto de citar um notebook mais modesto, mas acredito que no "minimo" tem que ser um notebook com Intel I5, e um SSD de 60GB para o Windows e programas mais usados, o i3 eu acho ruim até para uso mais simples.
Notebook com ótimo Custo x beneficio

E interface, ficaria entre "Focusrite 2i2" ou uma "M-Audio Fast Track Pro".. coisas assim?

Isto era a ideia? õ/

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

Ou será que todas as de baixo custo (cerca de 100 dólares na terra do Tio Sam) é tudo a mesma coisa? Me refiro às entry-level de Presonus, Focusrite, M-Audio, Roland, etc, etc, etc... Alguma se destaca, na sua opinião?

As entry level nesta faixa de preço são todas parecidas. Seguem a regra do "valem o quanto custa", como os preços são semelhantes, são bem semelhantes. Eu tenho preconceito contra a Behringer, é uma marca que dá muita variabilidade e pode-se dar um azar com certa facilidade. Você vai ter diferenças maiores na faixa de preço acima, como RME, Apogee e a UA que eu falei ali atrás.

Mesmo sendo das mais econômicas, geralmente são bem funcionais para a maioria das aplicações. Mas o uso varia muito e pode ser o caso que não dê certo. Aliás, o uso diz muito. Um baterista vai precisar de uma interface de 8 canais e um monte de mics - eu optaria por uma bateria eletronica, sem mics. Um tecladista vai querer uma interface que lide bem com MIDI. Mas a maioria vai se contentar com uma interface de 2 canais. Apesar de ser acima do orçamento proposto, como a maioria aqui é guitarrista/violonista, sugiro uma Zoom R8 ou R16, apesar de ser mais cara, além de interface é um portastudio, controladora, gravadora, tem efeitos e simuladores bons, além de bateria eletrônica. Resolve o problema de muita gente, pode sair mais barata se a pessoa quiser os itens separados.

No mais, é importante que a pessoa conheça e trate minimamente o ambiente. Conhecer como soa a sua sala é importante. Por isso que investir em bons fones é uma boa ideia, ter certeza do que ouve, talvez até antes de investir em monitores. Esses AKG baratos, tipo o K414 não resolvem, tem grande chance de enganar na mix. Só aqui que vendem esse AKG e o Koss Porta Pro como headphones profissionais... Mas é um começo.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
Eu to nesta sua vibe aí... O note citado e uma interface no nível das citadas (presonus Audiobox) seria uma excelente partida, e teria ficado com um saldo de uns 2000 e poucos ainda... E seria suficiente para fazer projetos completos

Mas acredito que o JJJ queira chegar no MÍNIMO ACEITÁVEL... Padrão Brasil

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


MMI
Pegando o embalo do tópico anterior, que acho que vale apena para este...

Só aqui que vendem esse AKG e o Koss Porta Pro como headphones profissionais... Mas é um começo.
Indica quais headphones?

No mais, é importante que a pessoa conheça e trate minimamente o ambiente.
Tratar o ambiente levando em consideração que é para tirar o 'eco' (reverb) e evitar que a sala vira uma bagunça na hora da mix? Correto? Evitar que o som fique batendo e voltando e enganando nossos ouvidos.
Janela na sala, nunca? =P

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


isso se for levar o "homestudio" pra cima e para baixo, ai viraria um Mobilestudio.
Se for optar por nao sair nem do quartinho alojado, um desktop seria melhor ainda, pois as peças sao mais baratas e detectar problemas proeminentes de algum hardware fica mais facil.

eu continuo com a configuraçao basica que passei no post anterior.
intel i3, gb de memória, 4gb de ram e 500 hd
fica em torno de uns 600 reais se a própria pessoa montar a maquina, se for comprar em loja, fica um pouco mais caro

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Só aqui que vendem esse AKG e o Koss Porta Pro como headphones profissionais...

Pô, se você pegou o tópico que o cara abriu há pouco tempo e foram sugeridos EXATAMENTE esses fones (um deles por mim), atente para o limite orçamentário proposto por ele: 150 reais... aí não dá pra fazer milagre, né? rs

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


interface tem até por 50 reais, as guitarlink da vida, mas Deus me livre kkk (apesar de ja ter trabalhado com uma)
indo para um preço barato e uma qualidade muito boa e que nao custa a Duo capture da roland custando a faixa dos 390 reais é uma boa pedida (nao tem phantom power, entao esquece mic condenser só dinamico). Depois disso vou para as fast track da M-audio na casa dos 450 reais de um canal apenas, mas ja tem phantom power. Lembrando que a M-audio separou da Avid, entao a quanta que é importadora oficial da avid nao esta importando m-audio por enquanto.
Nas interfaces de dois canais ja se abre um leque bem maior de escolha, ai opto pela focusrite.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar

Indica quais headphones?

Não tem jeito, tem que tirar o escorpião do bolso porque baratinho não tem. Então nem vou indicar e me alongar no assunto.

Pô, se você pegou o tópico que o cara abriu há pouco tempo e foram sugeridos EXATAMENTE esses fones (um deles por mim), atente para o limite orçamentário proposto por ele: 150 reais... aí não dá pra fazer milagre, né? rs

Não vi. Mas nesse caso, esses vão ser a opção mesmo, só que não dá para esperar nada.

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


kazu keyboard
fast track da M-audio na casa dos 450 reais de um canal apenas, mas ja tem phantom power. Lembrando que a M-audio separou da Avid

A linha da Fast track continuou com a Avid, "apenas" o restante da M-audio foi vendido pra fazer um troco (então a M-audio voltou a ser uma marca separada novamente).

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Sobre interfaces:

Curiosamente, estava olhando a Sam Ash e vi essas duas interfaces na faixa de 100 doletas:

http://www.samash.com/m-audio-m-track-two-channel-usb-audio-midi-inter face-mmtrackxx

http://www.samash.com/alesis-io2-express-usb-audio-interface-aio2expre

Pô, ou é muita coincidência ou é a mesma coisa em duas carcaças diferentes... Esses chineses... kkkkkk

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar

Tratar o ambiente levando em consideração que é para tirar o 'eco' (reverb) e evitar que a sala vira uma bagunça na hora da mix? Correto? Evitar que o som fique batendo e voltando e enganando nossos ouvidos.
Janela na sala, nunca? =P


Tratar o ambiente para que tenha menos atenuação e reforço de frequências. É importante na hora de ligar um microfone e mais ainda na hora de escutar.

Janela numa sala altamente profissional nunca. Num home é aceitável, depende do local, do ruído, do tamanho. Uma boa cortina na frente resolve muita coisa, tem janela anti-ruído, tem persiana depois da janela, tem muitas opções.

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


JJJ

A Alesis faz parte da InMusic, que é justamente o conglomerado que comprou a M-audio da Avid. Então deve ser por isso que a carcaça é a mesma, pois agora é no fundo a mesma empresa.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator

Explicado. Agora é só resolver pelo CD de brinde: Ableton ou Cubase... hehehe

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


acho que vale um up aqui...

Ali atrás eu conversava com o Adler3x3 sobre faixas e plugins. Comentei que em última análise, pode-se pensar no Pan como um plugin, eventualmente.

Acabei de ler um texto sobre um plugin de Pan, FREE (as mina pira aqui!), suas utilidades e importância. Vale o recado para a galera estudar isso em suas mixes.

Obs.: não baixei e não conheço este plugin em particular, deixo claro que não estou recomendando este plugin. Quem quiser, é free, pode experimentar e testar as dicas do artigo que acho muito válidas.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Fui ver, curioso por tentar entender pra quê um plugin de pan, se todas as DAWs tem controle de pan e ate a automação dele em tracks, subs, master, clips...

Mas entendi a parada. É interessante, sim. Acho que vou baixar.

Agora, o mais engraçado é um dos "Quem se Interessaria" pelo plugin (na verdade, "Who Gives A Damn?", meio que intraduzível...) listados:

"Anyone who installs hundreds of free plugins they never use."

Putz! kkkkkkkkkk

Isso é uma das coisas que mais estou evitando. 30 plugins de reverb, 50 compressores, 70 eqs... Minha intenção é ficar com um ou dois de cada, os bons pra cada situação específica e pronto. Aliás, essa pode ser uma boa dica pra quem está começando a mexer com DAWs! Concorda? Ou pra você, quanto mais plugin, melhor?

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Deixa eu aproveitar e fazer algumas perguntas, podem até parecer meio obvias, mas não custa perguntar.

Durante a mixagem podemos usar um Plugin de EQ nas tracks individuais, para cortar ou adicionar frequências conforme a necessidade.
Por outro lado a DAW tem um mix onde normalmente tem opções de EQ normalmente em três bandas graves, médios e agudos.
Quando é recomendável usar um plugin externo em vez do EQ do mix?
Ou usar os dois?
O plugin na track, e depois no EQ do mix fazer pequenos ajustes.
E EQ sobre EQ pode dar problema?
E outra pergunta:
Quais tipos de EQ utilizar?

Plugin de Pan
Quanto aos plugins de Pan, prefiro usar a faixa de automação, fica mais preciso.
Mas na música eletrônica, principalmente em efeitos de som (música incidental) um plugin deste tipo "Panipulator" acoplado a um instrumento pode ser muito útil.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

Sem querer "tomar o lugar" do MMI, me atrevo a responder:

Você pode usar o eq do track junto com a final da mix, sem problema. No track, você acentua ou atenua as características de eq de cada instrumento junto aos demais ("posiciona" em termos de faixa de frequencia). Na mix é apenas um ajuste geral.

Pode juntar, sem problemas.

Quanto ao plugin de pan falado, ele faz mais do que a automação é capaz. Por isso achei interessante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Home Studio Leve e Legal