Projeto de Home Studio Leve e Legal

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


O Acoustica Mixcraft está num preço bacana na B&H:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=&sku=903635&gclid=CK vciYLkqL4CFRBk7AodwQoAGQ&Q=&is=REG&A=details

50 dólares é 2/3 do preço original que eu tinha encontrado. Mas nunca comprei nessa loja...

EDIT: esquece... é só pra quem for à loja... Com o frete, o produto sairia mais caro, se mandado pra cá.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Uma dica: é o oposto da proposta deste tópico, mas quem quer investir numa interface profissional para homestudio, algo realmente top que dê para segurar as pontas frente a um bom estúdio, complementando trabalhos, uma excelente pedida hoje seria a Universal Audio Apollo Twin Solo. Baita interface, vem com um pacote de plugins (alguns são só versão de teste) de respeito e que não rodam em qualquer interface.

JJJ

A B&H é muito boa, pela internet ou especialmente para quem for à NYC, é uma loja impressionante.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

uma excelente pedida hoje seria a Universal Audio Apollo Twin Solo. Baita interface, vem com um pacote de plugins (alguns são só versão de teste) de respeito e que não rodam em qualquer interface.

Deve ser o bicho. Agora indica uma mais na praia do tópico... hehehe
Sacumé... custo/benefício... essas coisas... Ou será que todas as de baixo custo (cerca de 100 dólares na terra do Tio Sam) é tudo a mesma coisa? Me refiro às entry-level de Presonus, Focusrite, M-Audio, Roland, etc, etc, etc... Alguma se destaca, na sua opinião?

A B&H é muito boa, pela internet ou especialmente para quem for à NYC, é uma loja impressionante.

Não duvido! Só não "assinei embaixo" porque nunca fui ou comprei.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Edson Caetano
Sabe o que faz SO parar/travar?
Produtos piratas, hacks, cracks, hardware ruim, mal dimensionado, NUNCA tive nenhum pau com meu Windows legítimo

Mas eu também uso o W8 em casa, como usuário 'normal'... mas para trabalho enfrentei vários problemas, e ainda mais com software de programação, foi bem complicado, no trabalho uso Windows Ultimate e noutra máquina Windows Server.
Windows é 'usável", mas se for algo profissional, que a máquina tem que funcionar 100% do dia, e nunca pode ter problemas, windows 7 não tem nem comparação, apesar que eu uso o W8 em casa ^^

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Pessoal falou tanto que 2 GB é pouco que acabei comprando outro pente (se acha no ML por uns 25, 30 reais...). Agora são 4 GB.

Mas como o Windows é Starter, só enxerga 2!!!

Então, vou aproveitar e passar para Windows 8 logo e assim já testo também o SO.

Quem quiser fazer o upgrade para o 8 (se o anterior for legal...), o Balão da Informática tá com um preço muito bom: 124 reais no boleto.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/48781/Windows-8-Pro-Upgr ade-fan%C3%A1ticos

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ
Pessoal falou tanto que 2 GB é pouco que acabei comprando outro pente (se acha no ML por uns 25, 30 reais...). Agora são 4 GB.
Mas como o Windows é Starter, só enxerga 2!!!


É porque ele é 32 Bits, e deveria enxergar 3 gb =]

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
É porque ele é 32 Bits, e deveria enxergar 3 gb =]

Não, não é essa limitação aí. É uma limitação artificial mesmo. 2 GB e só!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ
Starter é aquele que tem dá para tocar o plano de fundo? kk'
Fod@ isto velho.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar

Ah, isso de "papel de parede" eu nem ligo. A mesma coisa pra aquela babaquice de "aero". A única coisa que é phoda pra mim é o limite (ridículo) de 2 GB de RAM... Enquanto eu só tinha 2 GB, tudo bem, mas agora com 4 GB... fui obrigado a trocar.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ
Não falei foda pelo fundo de tela, e sim por causa da limitação.

Ontem eu trabalhando num projeto "médio" nem era dos maiores, minha máquina trancou por falta de RAM, e olha que ela tem 8 Gb. (mas isto era em AutoCAD).

Quando for trabalhar numa DAW com mais de 20/32 pistas, não consome uma puta memoria também??

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Jeff.guitar
Quando for trabalhar numa DAW com mais de 20/32 pistas, não consome uma puta memoria também??

Na verdade, o que come memória mesmo são os instrumentos virtuais sampleados. O resto não consome tanto.

Enquanto ainda com 2 GB eu abri projetos com 16 ou mais trilhas de áudio e não chegou nem à metade da memória (Windows e suas tralhas incluídas!)...

A bem da verdade, só coloquei mais 2 GB porque tava baratinho o pente e me dá mais folga pra não me aporrinhar. Mas 95% ou mais dos meus projetos provavelmente rodariam tranquilamente com 2 GB.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


JJJ
Enquanto ainda com 2 GB eu abri projetos com 16 ou mais trilhas de áudio e não chegou nem à metade da memória (Windows e suas tralhas incluídas!).
Aí eu fico me perguntando, o do porque o pessoal usar um Mac PRO da vida num estúdio, para edição de vídeo, modelagem 3D, eu entendo, trabalho com isto, mas... putz.... No minimo curioso isto.

Obs.: Requesito de memoria:

Pro Tools - 4gb (minimo) e 8Gb (recomendado)
Pro Tools HD - 8gb (minimo) e 16Gb (recomendado)

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


O problema não é o número de trilhas por si só. Abrir um projeto de 20 trilhas simples é fácil, o problema é quando se joga uns 5 plugins por trilha mais uns 8 na master. Se for um plugin pesado, tipo o T-Racks, é capaz do computador explodir. kkkkkkkkk

Por isso que um Mac pro faz toda a diferença.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


MMI
Era o processamento dos plugins que eu não tinha levado em questão ^^

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


MMI

Eu já nem acho plugin pesado (por exemplo, eu consigo abrir 20 instâncias do VTM da Slate digital sem problemas, e é considerado um plugin pesado).

O que pesa para mim em alguns momentos (mas nunca chegou a ponto do computador abrir o bico) são instrumentos virtuais sampleados. Isso sim pesa (com as devidas diferenças entre eles também, obviamente há os mais e menos pesados).

Mas mesmo assim preciso carregar muita coisa para a sessão ficar realmente pesada. Abro mais de 20 instâncias do Vienna instruments dentro de um Vienna ensemble (que por sua vez está dentro do Cubase) sem problemas. E isso junto de outras instâncias de Halion sonic, kontakt e Miroslav e Ivory II, além de vários plugins.

O computador sente um pouquinho da pressão, mas mesmo assim trabalha bastante bem. Nunca consegui chegar no limite dele, e acho que só faria isso forçando a barra (abrindo coisas só para ver até onde ele vai sem travar).

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Quanto ao peso dos plugins.
São os efeitos de guitarra que mais gastam os recursos do computador, pelo que pude observar.
Estes efeitos detonam.
Tem que acertar o som da track e exportar para uma nova track o aquivo wav, e depois desabilitar o efeito.
Eu uso o windows 7 com 6 gb de memória ram no Mixcraft Pro Studio 6 e em um Core 2 e abro até 20 ou mais tracks, e não tenho problemas.
Mas depois que passa de 20 começa a apertar. (uso 24 Bits na interface e 48 de taxa de amostragem, com 32 bits na DAW).
Volto e meia chego no limite, e daí congelo algumas tracks.
E que no meu sistema de composição, vou fazendo e escutando, e vou criando muitas tracks com pequenos trechos.
Trabalho mais com midi.
Lógico a medida que vai inserindo tracks conforme os instrumentos vai pesando, principalmente por causa do tamanho dos samplers.
E sempre tem um VST que por melhor que seja de repente dá problema por causa das várias instâncias abertas.
No Windows quando trabalhamos com áudio por algumas horas, temos que reiniciar , pois ficam muitos despejos de memória e outros arquivos temporários perdidos. (é problema do sistema de arquivos do windows que é inferior ao Mac e ao Linux.)
Depois que reinicia o mesmo projeto fica mais leve, já notei isto.
Mas não abuso de muitos plugins, uso somente para pequenas correções principalmente eq mais para cortar frequências, e na bateria que carrego mais, e uns três ou quatro na master.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

Tá certo. De modo geral, em termos de VST ou outros tipos de efeito, os simuladores de ampli geralmente são os mais pesados mesmo. Mas isso varia muito de um pra outro.

E tem outra coisa, mas é minha opinião pessoal: se precisa meter trocentos plugins num track, é porque ele não foi bem gravado! [prevejo pedras sobre mim... rs]

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ
Escreveu:
E tem outra coisa, mas é minha opinião pessoal: se precisa meter trocentos plugins num track, é porque ele não foi bem gravado! [prevejo pedras sobre mim... rs]

Mas é a pura verdade, ou a gravação tá soando bem ou não.
Ou o instrumento real ou virtual é bom ou não.
Por isto que não uso muitos efeitos nas tracks, ou tá bem gravada ou não tá.
Se não tá tem que gravar de novo.
Se ficou ruim no VST tem que sequenciar de novo e rever as configurações.
Primeiro usar os efeitos do próprio VSTi, depois se for o caso usar os da DAW e depois por último os outros externos.
Muita gente despreza os efeitos do instrumento e da DAW, achando que os efeitos externos é que são bons, e que vão fazer os milagres.
E quantos ao bons Vsts de instrumentos a maioria já vem com efeitos nativos (muito melhor e mais aplicável, foram desenvolvidos e melhor integrados para isto), basta configurar, isto já alivia a DAW.
E muita coisa que não esta soando bem não é questão de efeito ou plugin, é questão de erro de composição e de perfomance, e aí a única saída é fazer de novo e bem feito.
Se o erro é de perfomance, tem que ensaiar e gravar de novo.
Se o erro é de composição ou arranjo tem que rever e reescrever , e se tentou fazer algo que ainda esta além do conhecimento técnico da boa teoria musical tem que estudar mais para um dia chegar lá.
Quanto tá tudo bem gravado e sequenciado o processo de mixagem fica mais natural e fácil de fazer.
Agora cada técnico vai fazer isto de uma forma diferente.
Os plugins existem para corrigir pequenos erros de gravação, mas se o cara tá aprendendo a tocar, não ensaia, e quer ter um som bom logo de cara, não toca bem, não tem jeito não, não tem mixador nem masterizador que dê jeito.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

se precisa meter trocentos plugins num track, é porque ele não foi bem gravado!

Sim, verdade. Mas se não precisa meter nenhum plugin numa track, é porque provavelmente você está fazendo errado.

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI
Escreveu:
Sim, verdade. Mas se não precisa meter nenhum plugin numa track, é porque provavelmente você está fazendo errado.

Não vejo bem assim.
Muitas vezes gravo um timbre do teclado, que já ajusto no próprio teclado.
Se consigo ter uma boa performance e faço uma boa gravação na maioria das vezes não tem problema nenhum.
Na mixagem fica mais a questão de acertar o volume e o pan em relação ao conjunto.
As vezes até pode acontecer de ter que usar um plugin nesta track, porque uma coisa é o instrumento soar bem individualmente, outra coisa é soar bem no conjunto com os outros instrumentos, mas não é uma regra geral.
Mas a medida que você vai acertando o processo de gravação do timbre, a necessidade de aplicar algum plugin diminui.
Digo isto considerando o meu próprio setup: teclado >interface de áudio >DAW>Monitores.
O que acontece com o tempo você vai se adaptando e faz o som soar bem sem precisar de plugins.
Obviamente se for remeter o arquivo para outra pessoa, que tem um setup diferente, vai soar diferente, e pode precisar de plugin numa dose pequena para poder compatibilizar com as outras gravações e como o arquivo soa neste outro setup, que pode ser melhor ou pior que o original onde foi gravado.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Falei bem claro na primeira página, o gargalo hoje em áudio é a velocidade do HD e da RAM, por isso não tem erro, obrigatório hoje ser SSD e muita RAM

Por mais que se queira um sistema clean, ninguém se segura, rapidamente vão aparecer projetos mais complexos e aí? Não vai encarar?

Na verdade estamos se atrasando aqui, eu achava que a idéia era fazer um home portátil e não escasso... Se for para ser de baixo custo já tem elementos suficientes para passar a régua

O legal seria inserir elementos passíveis de upgrade e deixar isso possível em uma montagem

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano
Escreveu:
O legal seria inserir elementos passíveis de upgrade e deixar isso possível em uma montagem

Para quem esta começando , e mesmo para quem já tem um setup pronto, sempre tem que pensar no futuro, nas expansões, que devem ser feitas aos poucos, pois pesa no bolso.
Assim sempre que for comprar um novo produto tem que pensar nos detalhes das futuras conexões e upgrades para desta forma garantir uma sobrevida aos equipamentos e softwares.
Entretanto neste processo devido as limitações financeiras é inevitável comprar algo que seja mais simples para ir levadno e que depois vai ter que ser descartado sem condições de upgrade.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

De forma geral, não acredito nisso.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Também não, acredito no compre o melhor que seu dinheiro puder pagar hoje, mesmo que não seja possível

Explico: já gastei muito dinheiro com inutilidades achando que iriam resolver, se tivesse canalizado para um único item mas do bom, tinha sido mais feliz

Canso de ver nego inventando, ou melhor tentando reinventar a roda, e só precisa do básico , mas o bom básico

Mas se for possível upgrades sempre é melhor

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI

É que tudo não é real.
Desde a primeira gravação não é real.
Toda o processo de gravação não é 100% fiel ao original, então não é real.
E sempre que alguém vai mixar um áudio, em se tratando de um estúdio, vai querer aplicar algum plugin.
Faz parte da liberdade de trabalho do mixador analisar e avaliar e tentar melhorar no ponto de vista dele de acordo com o seu setup, que neste caso em teoria sempre é melhor do que o do sistema original de gravação.
Se a gravação é feita no próprio estúdio de mixagem, o técnico já sabe das manhas do próprio estúdio.
Mas por outro lado, quando o próprio músico e compositor faz todo o processo, isto é grava e mixa, já no início pensa no resultado do som gravado soando dentro da DAW, e assim desta forma é um processo válido.
Isto é dentro da realidade e das limitações de um estúdio caseiro.
Afinal é o músico que é o dono da obra, e tenta ser fiel ao seu timbre, que foi escolhido depois de muito trabalho.
Quanto menos efeito sobre a gravação original melhor, isto dentro do meu ambiente e do timbre que desejo.
Por outro lado o mixador de estúdio pode achar que colocando um plugin vai melhorar, dentro do som que ele espera produzir para o projeto.
Nenhum conflito apenas os dois lados da mesma coisa.

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano

Mas quem nunca errou?
Principalmente quem fez ou faz parte da história da evolução do home studio.
No passado recente não tivemos como não errar.
Primeiro pelo nosso isolamento em face ao custo Brasil.
Segundo pela nossa realidade financeira.
Terceiro pela falta de informação e acesso a educação em áudio;
Quarto - as barreiras culturais da nossa língua;
Na realidade atual tá mais fácil discernir, tem mais material de apoio.
Mas mesmo assim vamos errar.
Pois a evolução e a rapidez das mudanças são maiores do que a nossa capacidade de absorver tudo.

E a questão de home estúdio proposta pelo JJJ acredito que ainda não esgotou o assunto.
E vamos aguardar outros posts, pois pela simplicidade podemos aprender algo para aplicar no mais complexo, pois no mais complexo, esquecemos que a base esta no simples.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Caraca, pessoal tá animado! E quase saindo na porrada... hehehe
Calma, todos nós temos razão. Basta acertar os ponteiros!

MMI
Mas se não precisa meter nenhum plugin numa track, é porque provavelmente você está fazendo errado.

Tem aqueles que são meio óbvios e que fazem parte do mundo das gravações muito antes de existir gravação digital e "plugins"! Pega uma mesa analógica "clássica", por exemplo. Tão lá as bandas de Eq, tá lá o compressor, as mandadas para buses, o pan, o slider de volume... Então, esse "basicão", com ou sem "plugin" sempre vai ter que ser visto.

Mixar não é juntar as tracks todas do jeito que vieram, claro.

Então, vamos ficar "chinesamente" no caminho do meio. Alguns plugins quase sempre serão necessários. Mas, se estiver no décimo plugin empilhado e o som ainda não está bom, melhor rever a gravação!

Edson Caetano
eu achava que a idéia era fazer um home portátil e não escasso... Se for para ser de baixo custo já tem elementos suficientes para passar a régua
Adler3x3
E a questão de home estúdio proposta pelo JJJ acredito que ainda não esgotou o assunto.

Ainda nem "arranhamos" os plugins! Não sugerimos interfaces, monitores, headphones, ferramentas básicas externas... Falta muito.

Edson Caetano
acredito no compre o melhor que seu dinheiro puder pagar hoje, mesmo que não seja possível

Vejam bem, a intenção não é ser ruim ou escasso. Pela cacetésima vez (rs): a intenção é ser leve, no bolso e no peso físico. E legal, sem pirataria. Mas o melhor possível que se puder arranjar com essas características. Que eu acredito serem a necessidade (ou a intenção) de muitos membros do fórum.

Se a intenção fosse ser do bom e do melhor, sem contar o peso no bolso e físico, aí seria outra história... Compra uma mesa Neve com 800 canais, o pacotaço Waves de 1600 dólares, o Desktop Apple mais parrudo que existe, o Pro Tools top top, todos os cabos Monster de ouro e coisas assim. Se quiserem fazer um tópico desses, não me oponho e prometo até ajudar no que for possível, mas, de novo, não é a praia deste tópico.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

Veja, é muito raro... No último CD, o Eddie Van Halen depois de muito estudar o equipamento, seu timbre, posicionamento de mics etc., proibiu que se usasse equalizador em suas tracks. Disse ele que estava com o som pronto, o equalizador não acrescenta som, retira, então ele não queria EQ nas suas tracks. OK, mas isso não quer dizer que não se usou nada nas tracks dele. (estou igualando aqui plugin com algum outboard)

De certa forma, não tem como mixar e masterizar sem mexer nas tracks, especialmente de uma banda, seja um EQ, um hi-pass ou low-pass, um limiter, um compressor por mais bem gravado que seja. Mesmo o pan, pode ser substituído por um plugin mais meticuloso no posicionamento, então em última análise pode ser considerado um plugin. Mais ainda, quem sabe um reverb, um auto-tune num vocal, uma inversão de fase, alguma modulação... Não dá para gravar uma faixa pronta de cara, não vejo como. Só se for usado um channel strip muito bem regulado, numa música de um instrumento solo, onde já é feita a captação com uma saturação analógica, comprimida. Mas já usou um outboard, já usou compressor, é outro caso.

JJJ

Vejam bem, a intenção não é ser ruim ou escasso.

Tá, mas o que eu tenho a ver com isso?

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Entendi.

kazu keyboard
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
cara o tópico ja ta extenso, entao fiquei com uma preguiça de ler tudo, entao vou fugir do assunto ocorrido e opinar sobre o assunto principal.

vamos la:
Hoje acho q falando de custo leve e praticidade, melhor falar em softwares frees e equipamentos mais acessiveis. O legal é que da pra combinar qualidade com leveza de custos.
pagar dolares em protools, waves, interfaces de 8 canais, microfones RODE, amps, fones beat, esta longe de ser o viável e acessivel.
Entao vamos começar do básico ao meu VER:

*DAW: hoje o reaper esta disponivel free para todos que quiserem - AH MAS ELE NAO É FREE!!! não mesmo, mas se a policia federal baixar no seu home estudio voce nao precisará pagar uma multa de pirataria sobre um software que a própria empresa disponibiliza para avaliação e que nao expira nunca. (optamos pelo free nesse caso, mas se voce estiver disposto a colaborar com a COCKOS e pagar 60 dolares pelo produto melhor ainda)

*INTERFACE: tantas no mercado com preços semelhantes e com um custo barato, que da pra dividir em 5x e vai pagar uma merreca de parcela. (por isso nao vou citar marcas, mas que estao na faixa de 400 a 600 reais). Se optar por praticidade entao escolha uma de no maximo 2 canais (pequena, leve, e cabe na mochila junto com o notebook (qué o proximo item)

*WORKSTATION: Nao vai querer carregar atras de voce uma cpu de 4 baias + monitor + mouse? opte pelo notebook (tudo em um) muito mais pratico.
Infelizmente suas configuraçoes tem que ser boas nos padroes atuais, mas uma noticia boa é que seu gastos podem ser divididos em 20x nas casas bahianas. Uma configuraçao boa para se trabalhar é um i3, linux (semelhante ao win 7), 4gb de memoria e um hd de 500. O valor fica na casa dos 1300 pra baixo e o OS é free (olha q bleza).

obs: até aqui gastamos 1900 reais no maximo, se dividir em 20x = 95 reais mensais. Se fosse para trabalhar apenas com midi podiamos parar por aqui, mas se houver captaçao de audio, ah ai temos que gastar um pouco mais. Vamos la:

FONE DE OUVIDO: Quase sempre necessário, tem muitos modelos em contas, exemplo um que uso é o AKG k44, muito bom e baratinho, faixa de 150 reais.

MONITORES DE AUDIO: Infelizmente essenciais, mas hoje existe muitos poréns, bastante pessoas defende a ideia de que da pra se usar fones de ouvido para mixar. Partindo pelo lado custo baixo é uma opçao. Mas mesmo assim existem "monitores de audio" baratos no mercado na faixa de 600 reais da pra se comprar um modelo da marca behringer.

MICROFONES: Esse assunto da até sono se for pensar em discutir, mas uma marca que to percebendo que ta dando resultados legais e tem preços que vao de baratos a caros é a MXL (marshal), possui muitos modelos de microfones (por isso vou especificar nenhum), mas tem preços por volta dos seus 500 reais:

VST: opte sempre pelos frees, existem uma pancada, duas marcas boas e free é os da Variety sound e antress para mixagem e master.
Simuladores de amps pra guitarra a marca POULIN da conta do recado (teste qual amps voce gosta mais)
obs: free é totalmente diferente de pirata

CABOS: uma marca que gosto e sao baratos é santo angelo e sparflex, faixa de 50 reais

custo final: 3200 reais

Muito menos que isso acho impossivel se a intençao for conciliar baixo custo e "qualidade"

bom ai minha opniao, tentei ser claro nas minhas indicaçoes.

a partir do meu post eu começo acompanhar esse topico...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Home Studio Leve e Legal