Projeto de Home Studio Leve e Legal

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Adler3x3

Nem sabia desse tópico seu. Quando eu soube da promoção da Presonus fiquei pensando "onde eu mostro isso pro pessoal?". Acabei colocando neste tópico aqui porque, por acaso, tinha tudo a ver e eu tinha acabado de criar.

Mas seria bom ter tipo uma "seção" do FCC pra isso. Um tópico apenas não tem tanta visibilidade.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Sobre interfaces.

Chegou o Guitar Link xing ling. O que eu posso dizer?... Bem meia-boca...

Tá... funciona. A latência é até baixa. Mas é limitação demais pro meu gosto!

Pra quem não conhece, segue uma breve descrição:

Esse Guitar Link é a interface mais simples e barata que há (até onde eu sei). É composta de uma entrada para guitarra, um switch de level (Hi-Lo) que controla o nível de input da guitarra, uma saída de fones de ouvido (p10, não sei porque...) e um controle de volume para os fones. Conecta-se via USB (1.1, 2.0 "compatível"). Tem um led para indicar que está ligada e outro para indicar clip (volume alto demais no input). Vem com um driver ASIO da Behringer (!) porque eu ACHO que é uma cópia escancarada da interface simplesinha da Behringer.

Fotinha

Limitações? Um monte, né? Pelo preço, era de se esperar. Mas podia ter uma entradinha pra microfone, pelo menos... Porque pra gravar a voz numa sessão de gravação após gravar a guitarra, temos que desconectá-lo e reconfigurar a DAW para a entrada padrão de microfone do notebook (ou será que dá pra usar a entrada da guitarra? Acho que não fica bom...). Gravar voz e guitarra junto, nem pensar... A entrada é mono, até onde entendi.

A saída de fone funciona, mas é bem fraquinha. O som é pior do que a saída de fone do meu notebook (realtek da vida), pelo menos no fone que testei.

Só consegui fazer funcionar o Guitar Rig que vem com ela (é, vem um Guitar Rig 2, no CD - deve ser um demo) em 48 kHz. No próprio "manual" que veio, diz pra colocar só em 48KHz. Ou seja, se eu quiser gravar em 44.1KHz (que seria mais adequado talvez para um setup "leve"), não funfa (pelo menos eu não consegui).

MIDI, nem pensar, claro. Se bem que eu tenho um daqueles cabinhos (xing ling também) MIDI-USB. Esse, surpreendentemente, funciona às mil maravilhas... É uma peça necessária pra quem quer gravar um teclado ou bateria, via MIDI e não dispõe de uma entrada MIDI no computador.

Enfim... você recebe o que você paga. Então, acho que não dá. Ou melhor: dá, mas só se você for muito pouco exigente. Eu confesso que, para seguir com esse projeto, prefiro procurar algo um pouco mais legal. Como não tenho uma interface USB decente (a do desktop é firewire), acho que vou acabar procurando uma melhorzinha.

Quem quiser dar mais relatos sobre a Guitar Link "genérica" ou sugerir interfaces leves, mas um pouco mais bem servidas de recursos, fique à vontade.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Talvez valha uma historinha...

Há vários anos atrás, comprei uma moderníssima placa de som M-Audio Audiophile 2496. Se não me engano devo ter instalado num bom computador Pentium II, com poderosos 32 MB de memória. Foi uma aquisição muito mais para fazer minhas gravinas, praticar, estudar. Acabei comprando uma mesinha Behringer para usar, já que a placa não tinha os prés necessários. Claro que bem antes disso teve o gravador de fita cassete no som de casa com entrada para 2 microfones, teve o Tascam portastudio de 4 canais de cassete e até algumas incursões a estúdios para gravar em rolo, mas aqui ninguém quer saber de gravar analógico, né? kkkkkkk

Pouco depois dessa placa, já num Pentium 4 em 2001/2002, comprei um moderno Boss BR 532, sensacional porque tinha efeitos toscos, 4 canais que podiam expandir para 8 e armazanar num cartão de 32 Mb. O bom é que dava para ligar na placa Audiophile 2496, usando o pré e os efeitos. Com esse poderoso equipamento comecei a gravar para uma produtora e gravadora, meu homestudio já era profissional. Diga-se de passagem, já o primeiro CD foi distribuído para o Brasil todo e se não me engano, até hoje está disponível, mesmo porque não era mais produção independente. Por isso eu acho um tanto estranho quando perguntam se dá para começar um homestudio com um i3 para gravar umas brincadeiras e no máximo postar no Youtube ou Soundcloud.

Pouco depois já veio uma interface melhorzinha Mbox, compatível com Pro Tools. Vieram várias outras interfaces, muitas gravações comerciais e não comerciais, equipamentos, prés, pedaleiras, microfones... A verdade que para mim o maior fator limitante é a cabeça do indivíduo, porque com tempo, paciência e carinho, dá para fazer muita coisa com um equipamento limitado.

Slash_1989
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Ja dizia o mestre...

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


MMI

Hsahsh! legal! Eu ainda tenho meu BR 532 funcionando perfeitamente aqui (e com o cartão smarmedia de 128 megas que é o máximo que ele aceita), E esse meu antigo portastudio Tascam tem um problema de não gravar ou reproduzir mais os canais 3 e 4:

http://www.torridheatstudios.com/ftp/share/pictures/Tascam%20Cassette% 204-tracks/Tascam%20Porta%2003.jpg

Aí para recuperar o material em fita que tinha nele eu coloquei as fitas em um toca discos Tascam normal (que toca essas pistas de trás pra frente). Aí eu digitalizei e inverti o arquivo! Hsahsah! E sincronizei manualmente com as pistas 1 e 2 no Cubase.

Doideira pura!

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


post duplo indevido.

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI / Makumbator

Eu fazia gravações na década de 70, mas tinha equipamentos mais simples.
Usava um tape deck estéreo com duas entradas de microfones da marca Hitachi.
E os microfones eram da Hitachi também muito bons.
E brincava de fazer gravações por etapas usando uma entrada com outro tape deck.
Mas quando chegava lá pela terceira ou quarta gravação por etapa a qualidade do áudio caia muito.
Gravava violões, órgão (um Hering movido a ar), flauta e voz e usava um pandeiro meio surrado e outras invencionices.
Na era digital comecei com um TK85, que não tinha som.
Mas através de programação se conseguia criar sons que saiam na caixa de som da TV. (bem rudimentar)
Pois a saída do TK ficava ligada na entrada da Antena, e através de interferências se produzia o som com notas musicais.
Saudades.

Makumbator
Bem legal esta Tascam.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Rapaz... troca essa sua M-Audio 2496 por uma SB AWE 32 e posso te dar um relato muito (mas muito mesmo!) semelhante ao seu! Porta-studio, gravador cassete, DAT, Video Cassete Hi Fi, Rolo, 386, 486, SB16, interface MIDI, tecladinhos e gadgets dos mais estranhos... O que eu já não usei pra gravar, cara!...

E, sim, concordo TOTALMENTE com você! O pessoal achando 2 GB de RAM pouco? Quando comecei a mexer com isso, se o cara tivesse 8 MB (isso, megabytes!) já tava de bom tamanho! kkkk

Dá pra fazer um som com 2 GB de memória, sim. O fator mais importante, transcrevendo um trecho seu, "é a cabeça do indivíduo, porque com tempo, paciência e carinho, dá para fazer muita coisa com um equipamento limitado.". Perfeito!

Então, meu caro, tirando a avidez por memória dos tecladistas (já comentei com o Edson Caetano sobre isso... rs) ou alguma biblioteca doida de samples, qualquer outra coisa "normal", dá pra fazer com um Home Studio leve, conforme o proposto pelo tópico. E, claro, se isso for REALMENTE um fator limitante, é só trocar por um notebook um pouco mais parrudo...

makumbator

Eu tenho um Porta 3 desses aí! Foi um dos inúmeros equipamentos que usei ao longo desses anos todos...

Ken Himura
Veterano
# mai/14
· votar


Dá pra fazer um som com 2 GB de memória, sim. O fator mais importante, transcrevendo um trecho seu, "é a cabeça do indivíduo, porque com tempo, paciência e carinho, dá para fazer muita coisa com um equipamento limitado.". Perfeito!
E eu concordo plenamente com isso.

Mas e por outro lado, quando não se tem paciência porque existe um prazo curtíssimo para entrega? 2GB é bem pouco (experiência própria hahaha).

Vou ficar de olho no tópico também!

OBS: Comprei em janeiro uma licença do Reaper por 30 dólares, me juntei com um pessoal duma comunidade no Facebook e oferecemos a compra conjunta à Cockos - acho que a partir de 25 pedidos, eles baixam o preço pela metade. Vale à pena ficar de olho nisso.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Ken Himura
Mas e por outro lado, quando não se tem paciência porque existe um prazo curtíssimo para entrega? 2GB é bem pouco (experiência própria hahaha).

Sim, quando for o caso, aumenta-se a memória, o processador, HD...

Eu apenas estou me atendo à ideia do tópico: um Home Studio leve, portátil e legal. Mas quem já tem um notebook from hell com OctaCore i9, 32 GB de RAM e 5 TB de HD, tudo bem... Vai poder aproveitar as ideias de software que pintarem. Como a sua abaixo!

Comprei em janeiro uma licença do Reaper por 30 dólares, me juntei com um pessoal duma comunidade no Facebook e oferecemos a compra conjunta à Cockos - acho que a partir de 25 pedidos, eles baixam o preço pela metade. Vale à pena ficar de olho nisso.

Muito boa dica!

Sobre DAW

Além das já citadas (Reaper, Studio One Artist e Cakewalk Music Creator), acho que vale mencionar o Mixcraft. Pra quem quer uma DAW leve, com preço atraente e muito simples de aprender, mas com recursos razoáveis, o Mixcraft é uma opção interessante. Quase comprei, quando vi o Music Creator, que acabei escolhendo apenas por ter muito mais intimidade com a interface.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


*** Colocando os pingos nos "is" ***

Fechando e precificando as DAWs comentadas:

Reaper: 60 dólares
Cakewalk Music Creator Touch: 85 reais (foi essa que eu comprei, na plataforma Steam sai mais barato)
Mixcraft: 75 dólares
Presonus Studio One Artist: 223 reais (quem viu minha dica alguns posts atrás pagou 5 dólares - uma pechincha! Eu aproveitei. Agora ficou meio caro, já quase fugindo à proposta do tópico).
Sonar x3: 105 dolares direto 170 reais no Steam.
Cubase Elements:100 euros (tem outras versões lá). (não consegui colocar o link no título... eu hein...) lá vai: http://www.steinberg.net/en/shop/

Esses preços sofrem variações, estão sujeitos a promoções e tal.

Se alguém souber de alguma oferta, avise aí!

Mais alguma sugestão em termos de DAW leve com preço razoável, galera? Ou podemos ir direto para o quesito "INTERFACE"?

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Sonar x3 105,00 u$
Cubase Ele,ente 99,00 €

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator

Eu ainda tenho meu BR 532 funcionando perfeitamente aqui (e com o cartão smarmedia de 128 megas que é o máximo que ele aceita), E esse meu antigo portastudio Tascam tem um problema de não gravar ou reproduzir mais os canais 3 e 4:

Eu não tenho mais nada disso... rs
(me arrependo de ter vendido o BR532, acho que até hoje ele daria um bom brinquedo)

Adler3x3

Também tive um TK85, mas são coisas que achei que dava para pular. kkkk


JJJ

Na verdade, foi só uma historinha minha. De forma alguma acho que o Edson Caetano está errado nem quis contradize-lo. Eu acho até que ele tem razão, para se investir hoje eu recomendo comprar o melhor possível, eu não compraria nada abaixo de um i7 com um monte de memória e HD SSD. Aliás, diga-se de passagem, se fosse recomendar eu recomendaria um Mac logo. Afinal, os próprios programas aumentaram de tamanho e avidez por memória, não incentivaria ninguém a correr atrás de um Pentium II numa sucata só porque um dia eu gravei num desses.

Quanto à DAW. Depende muito do gosto e da aplicação que se vai fazer das gravações. Eu recomendaria muito mais o Reaper para quem quiser algo mais em conta porque hoje já é um dos mais populares do mundo. Para quem vai fazer algum uso profissional, trocar arquivos eventualmente com grandes estúdios e produtores ou mesmo pensar em trabalhar num estúdio legal, tem que ser o Pro Tools 11, legalizado, na minha opinião. Dá para ser outro, claro, mas a vantagem de se "falar a mesma língua", levar o iLok no bolso e trocar arquivos do mesmo programa é bem vantajosa. Só que eu mesmo, nas minhas gravinas que faço sem maiores interesses, sou fã do Logic Pro X, me sinto mais confortável com ele.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
Adler3x3

TK85? Eu tive (tenho ainda!...) um TK82-C... "ganhei" de vocês! hehehe
Mas nesses não rolava som, só uns bips, né?
Já no primeiro clone de Apple ][ que eu tive, eu consegui um software que mantinha 2 linhas de "áudio", onde dava pra sequenciar as notas. Para a época, uma tremenda novidade! kkkk

MMI, a gente brinca com essas coisas porque somos um pouco mais "antigos" que a maioria aqui e já tivemos que nos virar com MUITO MENOS do que um notebook de 2GB... Mas é claro que, se houver necessidade de usar softwares mais pesados, vai-se atrás de uma máquina mais possante... Eu penso que, comprando hoje, não tem sentido menos de 4GB, até porque a diferença de preço é mínima. Mas estou tentando ser fiel à ideia do tópico, que, repito, não é a de montar um puta Home Studio, mas um portátil, leve, legal e, para quem tem um desktop cheio de tralhas (como eu), uma segunda opção de "quebra-galho".

Edson Caetano
Sonar x3 105,00 u$
Cubase Ele,ente 99,00 €


Vou adicionar lá no post anterior.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
Resumindo, na verdade, qualquer Notebook vendido em redes de varejo por 999, se enquadram para fazer o básico da música, as configs não são de todo ruim e ainda bem que mechemos com áudio kkk

Uma historinha também, a primeira vez que toquei com VSTIs foi em um note centrino com 256mb de RAM e HD de 60 gigas, rodando um pesado Windows XP kkk, o soft era um B4II da NAtive, um clássico dos órgãos , mas acredite, HOJE, tem gente com seus parrudos computadores atuais se comparados, que não sabem fazer ele soar sem latencia kkk a maioria das pessoas da nova geração, não se interessam em aprender o que tem , procuram o novo e atiram em muitas direções

Só discordo do home portátil muito básico, impossível a febre do home não subir a cabeça e você se pegar fazendo projetos muito mais complexos kkk, memória ta barato é economia boba

Bora,

Lembrem que o LOGIC PRO se soma mais 200 doletas

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Edson Caetano
mas acredite, HOJE, tem gente com seus parrudos computadores atuais se comparados, que não sabem fazer ele soar sem latencia

Tocou num ponto fundamental!!! O pessoal compra um note top e ele vem tão cheio de porcariada, que acaba dando latência.

Se quiser mexer com áudio, tem que limpar a bagaça desse monte de tralha que vem instalada. A Samsung, por exemplo, enche de troço. Esse meu aí demorava um tempão até abrir tudo. Quando resolvi brincar de áudio com ele, limpei a merdaiada toda e - pronto! - show de bola! Acabei de abrir um projeto que vem de "demo" no Studio One, com trocentas tracks, efeitos e o escambau. Latência zero! Sem "clicks", nem "pops", nem nada, rodando tranquilo!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Sobre 'notebook'....
A maioria deles vem com W8, não é mais fácil instalar o W7 (ultimate ou professional) e limpo?
Não que o W8 seja ruim, não estou falando pela instabilidade ou 'organização ( o cara tem que se reeducar para usa-lo) e sim por sua compartibilidade.

Obs.: É uma sacanagem o cara trabalhar com edição de áudio ou vídeo e não saber usar um computador, não conhecer seus limites em questão de hardware e software.

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
A maioria deles vem com W8, não é mais fácil instalar o W7 (ultimate ou professional) e limpo?

Em alguns casos é até difícil fazer isso, por conta de restrições em nível de hardware , chamada de UEFI (que por motivos de segurança tentam impedir a mudança para um SO mais antigo).

http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Extensible_Firmware_Interface

Foi meu caso. Tive que rebolar para retirar o windows 8 do notebook que comprei (logo no lançamento do novo SO) e instalar o windows 7 que prefiro (e totalmente original, em edição de caixa).

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


Tem as Daws gratuitas.

LMMS - Linux Multimédia Estudio - versão windows.
que tem alguns recursos interessantes e muitos plugins do linux.

Adobe Audition 3.0
Tem um versão gratuita muito poderosa, para quem não pode gastar nada, é uma excelente opção para começar, e até para quem já tem outras Daws.
e muitas outras , mas isto acho que caberia num outro tópico.

E das pagas existem mais algumas dezenas algumas até interessantes.
Mas o importante é a pessoa se adaptar e fazer bom uso.

Edson
Realmente vale apena aumentar a memória quando o hardware e versão do sistema operacional permitem,, como você escreveu não esta tão cara assim, e dá uma sobrevida a um computador mais antigo.

JJJ
Não tinha bipes, mas com um programa em linguagem de máquina , era possível fazer sair alguns sons no alto falante da TV, e usava as teclas para tocar as notas, obviamente sons bem distorcidos de um tipo de interferência musical.
rsss...
Mas para a época era super legal...
E na época surgiram diversos modelos de micro computadores muitos com som.
Agora o primeiro multimidia de verdade acho que foi do computador "amiga".

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


makumbator
Qual notebook é o seu? Difícil ter uma restrição... de qualquer forma acho que uma configuração na BIOS resolveu?
Inclusive os Dell pode pedir o dinheiro de volta, um amigo meu conhece uns 350 reias de restituição do SO.

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


Jeff.guitar

É um Avell que encomendei especialmente para ficar super parrudo (I7 de notebook dos mais modernos na época, 16 gigas de RAM, disco HD de 7200 RPM + SSD extra, duas portas usb 2.0 e duas 3.0, placa de vídeo Nvidea legal, etc...). Eu consegui driblar a EFI, mas deu trabalho.

No início eu achei que não iria conseguir instalar o windows 7. E é uma parada que nem adianta trocar HD nem nada. a Restrição é profunda.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


makumbator
Avell é outro nível... foge dos padrões de uma CCE, talvez até mesmo de uma Dell, pelo fato do mercado dela estar focado em jogos. Admiro ela estar usando W8... para jogos ele não é ruim, mas se o mesmo for usado para uma Workstation, enfim.

No início eu achei que não iria conseguir instalar o windows 7. E é uma parada que nem adianta trocar HD nem nada. a Restrição é profunda.
A restrição de SO está na BIOS, consequentemente na placa mãe e não no HD/SSD.
É muito fácil burlar um 'sistema de segurança' quando a base está em um disk, mas na placa mãe fica mais restringida.
Eu dei uma lida no texto, é algo até que tranquilo de resolver, mas precisa de um certo conhecimento, mas acredito que isto seja meio exclusivo ou ao menos raro, porque eu nunca tive problema com isto.

ah, e parabéns pelo pc, é um game assíduo ou usa para trabalho?
Penso em pegar um Macbook PRO Retina, mas está um preço de um pulmão+rim kk'.
abraço.

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


Jeff.guitar
pelo fato do mercado dela estar focado em jogos. Admiro ela estar usando W8...

É, tinha opção de windows 7 (mas precisa pagar a mais, e eu já tinha a licença original em caixa, então resolvi pegar com o 8 OEM, que não mudava o preço e trocar).

Eu dei uma lida no texto, é algo até que tranquilo de resolver, mas precisa de um certo conhecimento, mas acredito que isto seja meio exclusivo ou ao menos raro, porque eu nunca tive problema com isto.

Muitas das soluções fáceis não funcionaram comigo ( a mais simples é usar o próprio windows 8 para preparar a BIOS para o downgrade, mas não rolava comigo e para várias pessoas). Precisei pesquisar em vários fóruns. Nem lembro o que fiz, mas consegui dar a volta no problema. Mas bateu um medo...hsahsah! Eu já estava quase ligando pra Avell quando deu certo.

ah, e parabéns pelo pc, é um game assíduo ou usa para trabalho?
Penso em pegar um Macbook PRO Retina, mas está um preço de um pulmão+rim kk'.
abraço.


É para trabalho com música mesmo. Faço arranjos de casamento, e trabalho com serviço de copista para grupos profissionais e pequenas editoras. Além disso queria que ele aguentasse todos os meus projetos de gravação como hobby. E como não mudo constantemente de computador, sempre tento comprar o mais avançado possível, justamente para ele "durar" mais com bom desempenho ao longo dos anos.

Eu tenho um Macbook pro (i5) do fim de 2011 que ainda roda legal (é a última leva que ainda vinha com o Snow Leopard).

Mas para os programas que uso profissionalmente o OSX perde em desempenho atualmente (Sibelius 7.5 e principalmente o Cubase 7.5). Além disso os últimos Sistemas da Apple não tem o mesmo nível de perfeição da última versão do Snow Leopard (que pra mim é quase a perfeição em matéria de sistema operacional). Na minha visão a Apple está progressivamente piorando o OSX.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


makumbator
Digamos que você deu um certo 'azar' com o sistema hem?! kk'
Ao menos resolveu.

Sobre a Apple, realmente caiu a qualidade, não é puxar saco mas depois da ida do Steve Jobs a empresa sentiu muito assim.. Mas ainda aposto num Macbook, apesar que o Windows7 tenha ficado ótimo.
Para mim um produto da Apple sempre tem aquele algo a mais... sei lá kk' Acredito que vale o investimento.

Acho que desvirtuamos um pouco kk'

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

Verdade! Tem gente que ainda acha o Amiga uma referência! kkkk

Quanto aos softwares gratuitos, testei o LMMS e achei bem fraquinho... Pensei em usar, mas não deu. Pra mim não tem nem comparação com o Studio One Artist ou o Cakewalk Music Creator, que acabei instalando. Mas... como tudo na vida... pode haver quem prefira.
O outro que você citou eu nunca testei.

Jeff.guitar
makumbator

Não chega a desvirtuar tanto porque o software musical precisa do SO por trás. E muitos notes hoje vem com Windows 8. É interessante saber se ele é tão ruim pra áudio como vocês estão "pintando" o coitado. E por quê? Será que não é só questão de limpar o lixo e as perfumarias, como sempre fizemos?

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
E muitos notes hoje vem com Windows 8. É interessante saber se ele é tão ruim pra áudio como vocês estão "pintando" o coitado.

Não. Claro que depende dos softwares e plugins usados também. O que acontece é o mesmo que ocorreu com o windows 7 (e os anteriores também). No período da mudança muita coisa não funciona bem (e algumas nem rodam).

Com o tempo isso vai se ajeitando através dos updates e patches, mas na época que comprei esse Avell era arriscado ir para o 8, pois nem o Cubase 6.5 (por exemplo) na época era compatível com ele (hoje já é), alguns plugins e VSTis também tinham problemas conhecidos com o 8.

Sinceramente eu acho prudente a regra de profissionais de nunca ir pulando para a nova versão logo que sai (sempre é bugado, ainda mais hoje em dia, que lançam versão nova a cada 5 segundos!).

inExperienced
Veterano
# mai/14
· votar


Vou marcar isso aqui pra acompanhar pq estou entrando neste mundo.

Minha interface é uma Steinberg UR 22 e a DAW, Cubase Al7, Sonar X2, o PC um velho note HP com dual core e 2 GB de RAM Win7 32 bits, ainda funciona bem.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Galera,

tem uma peça de software que eu acho fundamental ter no arsenal de qualquer um que use DAWs, para "refinar" o tratamento de áudio. Acho que podemos chamar isto de...

Editores de Áudio:

Normalmente, a DAW trata muito bem de tracks de áudio ou MIDI, mas, quando a gente precisa de detalhes mais, digamos, "profundos" nos WAVs, as vezes, ela não tem as ferramentas mais adequadas.

Nessas horas, quando você quer fazer aquele "fade" especial, mutar pontos específicos, "moldar" uma onda de forma muito precisa, etc. existem softwares mais próprios, que eu chamo aqui de editores de áudio.

Muito colocam os dois tipos de software no mesmo balaio. É verdade que as funcionalidades começam a se misturar: editores de áudio com multicanais, DAWs com melhorias na edição de ondas. Mas, pra mim, ainda são dois bichos diferentes (e complementares).

Um dos mais conhecidos e usados é o Sound Forge (hoje da Sony). Opções gratuitas incluem o Audacity e o Wavosaur, por exemplo. Alguns pacotes incluem editores de áudio (de cabeça, me lembro dos CDs que acompanhavam as Sound Blasters da vida, que continham um "Wave Editor", bem como o pacote do Nero(!), que também vinha com um editorzinho incluso).

O preço do Sound Forge é salgadinho (a versão 11 full está 400 dólares - tem uma versão para Mac, por 300$). Tem o Adobe Audition também, mas eu não achei um preço pra ele... Achei um "plano anual de uso" por 50 dólares/ano. Não gosto muito dessas soluções "estranhas", mas... sei lá... pode ser interessante pra alguns.

No campo "free", particularmente não gosto da cara do Audacity, Já tentei usar várias vezes, mas sempre esbarro naquele "jeitão linux de ser", que eu não curto. O Wavosaur é super leve, portável (só um exe), e tem um "look and feel" de Sound Forge antigo, que muito me agrada.

Outras sugestões? Fiquem à vontade!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ e makumbator
E muitos notes hoje vem com Windows 8. É interessante saber se ele é tão ruim pra áudio como vocês estão "pintando" o coitado.
Não. Claro que depende dos softwares e plugins usados também. O que acontece é o mesmo que ocorreu com o windows 7 (e os anteriores também). No período da mudança muita coisa não funciona bem (e algumas nem rodam).

Muito bem falado...
O W8 é um bom SO, é rápido, tem um boot rápido, mas é um pouco impressivel... imagina você no meio de uma produção e o negocio para? Ou compra um Plugin novo e não instala?
Eu fui colocar Autocad2013 e não funcionou, não teve jeito, entrei em fóruns e vários problemas e ninguém solucionou, e a Autodesk ‘desistiu’ de dar suporte para W8...
Então por ‘precaução’, eu indo o Windows Seven e deu... W8 pode não dar nada errado, e se der? Vai tentar? Prefiro não.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
Sabe o que faz SO parar/travar?

Produtos piratas, hacks, cracks, hardware ruim, mal dimensionado, NUNCA tive nenhum pau com meu Windows legítimo

Não tenha este medo, o Windows é um sistema estável sim, só não é tão bom quanto os macs, porque tem que fazer um SO compatível com 48599302919 modelos diferentes de hardware, enquanto a maçã só tem uma dúzia de modelos

Idem acontece com o andróid mas nem vamos entrar nesse mérito kkk, to viajando aqui mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Home Studio Leve e Legal