Sampler ao vivo - Logic Pro - Mac

    Autor Mensagem
    icarogama
    Membro
    # mar/14


    Estive pesquisando nos tópicos existentes do fórum, sobre a utilização de sampler ao vivo durante apresentações juntamente com banda.
    A solução apresentada até então seria a divisão de canais L x R um com Click lançado para os instrumentistas (para não perderem o tempo) e outro para o PA.
    OK...

    Mas, existe outra alternativa?
    Utilizando o Macbook ele nos dá opções de Dispositivos com saídas múltiplas nas Configurações de audio e MIDI.
    Alguém saberia dizer se existe alguma configuração no Logic Pro (ou garageband) que poderia ser feita a divisão do audio com metrônomo para um dispositivo, por exemplo a placa de audio (saída/OUT), e outro audio sem metrônomo para "o dispositivo" Saída integrada? e vice-versa.

    Nada contra o método anterior, mas este se viável, é muito mais prático e controlável. Sem contar que muitos efeitos sampleados são Stereo, lançando para um canal como no primeiro método, os efeitos ficam Mono e se perdem.

    Grato a todos.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    icarogama

    Amigo, posso te dar 2 exemplos que eu uso em diferentes situações.

    Pra ao vivo, eu uso macbook e uma 1814 da M Audio, que tem 4 saídas, coloco as bases rolando em uma track que esta endereçada a saida nos canais 1/2 e o click, também em uma track que esta endereçada a saida nos canais 3/4. Assim, o sampler e base vai estéreo pro PA, e o metrônomo ta rolando separado, podendo eu enviar somente um canal (3 ou o 4) para monitores e fones.

    Como exemplo de 2 dispositivos de audio rolando juntos, sim, isso e possível no mac. Conecte os dispositivos de audio no seu mac, e va em Aplicativos, Utilitários, configurações de audio e midi, e no canto inferior esquerdo tera um +, e escolha criar dispositivo agregado, selecione os dispositivos que quer que trabalhem juntos, escolha qual sera o master e pronto, ja tera as saidas necessárias, para fazer o mesmo processo que falei acima, uma track rolando nos canais 1/2 e outra nos canais 3/4.


    Espero ter ajudado, qualquer duvida, estamos ai.

    icarogama
    Membro
    # mar/14 · Editado por: icarogama
    · votar


    1814 da M Audio
    Fiquei até tentado a comprar uma placa dessa rsrs
    Tenho uma Fast Track M-audio, até então me servia bem rs

    Voltando ao assunto NINO, até a parte de criar os dispositivos eu sei, mas, como configurar o Logic pra mandar cada coisa para um canal especifico?
    Separar o metronomo por exemplo única e exclusivamente pra um dispositivo?(Saída integrada ou placa de audio)

    e... obrigado desde já =]

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Eu não uso o metrônomo do Logic, eu gravo junto com a base ou samples, uma track com o click. Quando vc criar uma placa de audio nova, juntando 2 dispositivos, no seu caso sua m audio + a placa do mac, ela terá um nome que será algo com agregate ( não sei se da pra renomear, depois tiro essa duvida) coloque ela como diapositivo de audio no logic. Dai é só colocar os samples com saída no canal 1/2 e o click (gravado) nos canais 3/4. É na própria track que vc direciona a saída de audio.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    A solução apresentada até então seria a divisão de canais L x R um com Click lançado para os instrumentistas (para não perderem o tempo) e outro para o PA
    Mas, existe outra alternativa?

    existir existe trocentas como algumas citadas

    mas você tem que ver o que é melhor, levar um notebook, uma placa de audio abrir o projeto e outras firulas

    ou ter um wav ou mp3 já pronta que você pode disparar até um uma coisa idiota como um celular vagabundo
    tem alguns amigos meus que começaram nessa e levar o Pc todo e outras coisas e alguma vez deu zica, porque o pc travou, ou de um pipoco no audio por algum n motivo, pau no HD e etc...

    hoje são mais felizes porque soltam as coisas de alguma playlist de celular ou ipod

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sem contar que muitos efeitos sampleados são Stereo, lançando para um canal como no primeiro método, os efeitos ficam Mono e se perdem
    isso sim, mas e o P.A.?
    devo ter tocado em uns 120 lugares ano passado, o numero de P.A. stereo foi "ZERO" (lembrando que o fato de ter duas pilhas de caixas uma de cada lado do palco não quer dizer que ele é stereo)

    waltercruz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Vc pode fazer o 'narrow' do sinal estéreo para reduzir a informação. Vai perder um pouco do brilho que tem no original, mas se o que vcs estiverem trabalhando for uma mix bem feita, não vai perder nenhuma informação.

    Com o bx_solo ou o msed dá pra fazer isso.

    http://www.brainworx-music.de/en/plugins/bx_solo

    Além disso, acho que a maioria dos P.As são mono não?

    Sugiro colocar uma trilha com o clique em wav mesmo. Além disso, sendo a trilha em wav, dá pra botar umas contagens (1 2 3 4) antecipando alguns eventos importantes na trilha. Isso facilita bastante.

    icarogama
    Membro
    # mar/14 · Editado por: icarogama
    · votar


    "É na própria track que vc direciona a saída de audio."
    Cara, perdoe minha ignorância, eu não consegui fazer isso. Tem como explicar como exatamente? Outra pergunta, é Dispositivo agregado ou Dispositivo com saídas multiplas? Só pra ratificar.
    Não sou nenhum exímio conhecedor do Logic, já bati cabeça e não foi pouco procurando onde separar o canal por dispositivo rsrs e nada.
    eu até achei lá esse lance 3-4 mas ele automaticamente tá direcionado para um dispositivo? To totalmente confuso.

    ---------------------------------------------------------------
    "você pode disparar até um uma coisa idiota como um celular vagabundo"
    Celular é um problema, vai que alguem te liga rsrs a confusão ta armada rs. (zuando, só deixar no modo avião)
    Mas eu entendi o lance, até porque eu não havia pensado nisso: "a maioria dos P.As são mono não?" realmente não faz sentido PA Stereo, quem está à frente da caixa não escuta stereo, até pelo próprio nome PA (Public Address) já seria lógico isso rsrs (estúpido eu rs) , o que eu toco recebe o sinal direto da mesa Stereo, mas realmente não tem nenhum instrumento Stereo a começar pelos cabos P10.
    Mas voltando ao assunto do celular, eu ainda prefiro no Note, acredito que os Macbooks tem como uma das principais finalidades o uso para fins sonoros, é incontável o número de bandas que os utilizam no palco.

    Então, neste processo de LxR, no Logic Pro, eu consegui dividir os instrumentos e o click em subgrupos, assim eu tenho o controle de volume de cada um deles, ao contrário de um audio pronto.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    http://www.4shared.com/photo/u_MjgHHlba/logic_x.html

    Usei uma imagem da net amigo, não sei se vc vai entender. Quando chegar em casa posso tentar fazer um video explicando melhor.

    icarogama
    Membro
    # mar/14 · Editado por: icarogama
    · votar


    "Usei uma imagem da net amigo, não sei se vc vai entender. Quando chegar em casa posso tentar fazer um video explicando melhor."

    Eu agradeço amigo, se puder fazer isso por mim. Dá uma olhada nessa imagem, eu fui onde está descrito na imagem que voce me enviou, mas ele não me dá nenhuma opção, apenas clicando com o "botão esquerdo" ele aparece essas opções de janelas apenas:

    https://imagizer.imageshack.us/v2/878x549q90/571/ew0f.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sampler ao vivo - Logic Pro - Mac