etapas e esquema de gravação

    Autor Mensagem
    _Neo_
    Veterano
    # mar/14


    Boa tarde. Eu não possuo um computador muito bom. Então quando começo a gravar voz e vou colocando eq e efeitos...depois gravo batera com uma linha midi di ezdrummer. . e depois dois canais de guitarra.. um usando amplitube e outro Guitar rig... E quero colocar synth...etc....isso vai pesando a maq. Gerando aquelas latrncias ... Gostaria de receber dicas e possíveis escapadas para driblar essa limitação de pc . saber como eh o processo que vcs fazem e tals.
    Sera q devo colocar todos os FX no final de toda a gravação? Ou ir editando com o efeito e ir salvando em várias faixas mp3 e depois juntar tudo.... Sei lá... Algo do tipo....
    Valeu obrigado

    Claudemir Brum
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    _Neo_,

    Esses VSTs e efeitos que você citou usam bastante cpu mesmo. Uma opção pra driblar isso é utilizar a função "freeze" na sua pista, o que vai fazer com que sua DAW alivie o processamento daquele VST especifico pois ela vai criar um wav temporário daquela pista já com o audio processado.
    Outra dica importante é colocar os FX que utilizar em varias pistas, como o reverb, em uma mandada ao invés de utilizá-lo em cada pista...só isso já costuma aliviar um bocado a CPU

    Boa diversão!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    _Neo_
    ... Então quando começo a gravar voz e vou colocando eq e efeitos...

    O melhor é gravar a voz "nua e crua" totalmente seca de efeitos.
    Fica melhor para você reparar em erros, etc ... e corrigi-los, pois os efeitos mascaram os erros, e aí depois você nota que tem algo errado mas não consegue identificar.

    Guarda este arquivo, com o nome por exemplo Wave Vocal 01 (da voz gravada totalmente seca), e aí salva um outro arquivo Wave Vocal 02 já colocando os efeitos que tu quiser colocar na voz.
    Isto é bom pois se mais tarde tu achares que houve exagero ou colocação errada dos efeitos, é só voltar atrás (no arquivo seco - Wave Vocal 01) e recolocar os efeitos de novo.
    O arquivo seco Wave Vocal 01 é a tua segurança de poder sempre voltar atrás e refazer algo errado.

    E usando na mixagem um arquivo Wave já com os efeitos embutidos (Wave Vocal 02), tu já poupas a CPU de estar processando efeitos na hora da mixagem.
    ________________________________________
    ... Ou ir editando com o efeito e ir salvando em várias faixas mp3 e depois juntar tudo ...

    MP3 ????
    Não !!!! Use Waves de 24bits.
    Mp3 é um formato que não tem utilidade nenhuma num estúdio.

    JJJ
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Se o computador não é lá muito potente, algumas coisas que se pode fazer:

    Diminua a resolução - em vez de 96/24, use 44.1/16, por exemplo (menos que isso não tem condição...).

    Aumente buffers - isso depende da sua placa de som, interface e tal. Vai ter que estudar com calma e pro seu caso específico.

    Use plugins e instrumentos virtuais mais leves - Veja o quanto eles usam de CPU e RAM e procure outros que sejam menos comedores de processador e memória.

    Use os efeitos só no fim da gravação. Você não precisa de nenhum plugin pra gravar o básico. Deixe isso pra fase de mixagem (onde a latência não atrapalha tanto).

    Remova do seu computador tudo que é desnecessário ao áudio - antivírus, firewall, processos e serviços que não tem utilidade (eu uso uma partição com Sistema Operacional limpinho, sem games, sem internet, sem office, sem nada, só áudio). Claro que não dá pra usar essa partição pra mais nada, pois estará totalmente desprotegida...

    Se a placa de vídeo é onboard e come muita memória, veja se dá pra diminuir a quantidade utilizada. Ou procure uma placa de vídeo dedicada.

    Se usa placa de som (principalmente se for on-board), pense na possibilidade de adquirir uma interface externa, pra "aliviar" um pouco o computador.

    Claudiornr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Sentiu que pesou, faz uma mandada gravando o áudio processado em outro track e elimina o plugin.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a etapas e esquema de gravação