Dúvidas sobre o Cubase 5 na produção de VS.

    Autor Mensagem
    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14


    Bom dia.
    Creio que já exista tópico relacionado a isto, mas eu não encontrei especificamente sobre a minha dúvida.
    Estou começando a produzir alguns VS's no Cubase 5 e coloquei no lado esquerdo a parte da música e no lado direito eu coloquei o click.
    Acontece que na monitoração de ambos os lados L/R indicam perfeitamente e separadinho.
    Mas quando chego o volume geral eu ouço bem baixinho o som de um lado no outro.
    Já verifiquei nos VST's e está tudo certo.
    Como posso eliminar, zerar deixando 100% a música no lado esquerdo e no direito o click?
    Grato!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Qual sua interface de audio??

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Samuel Oliveira

    Isso é o chamado crosstalk, que é um vazamento de um sinal em outro canal.

    Provavelmente a interface ou equipamento que você está usando para reproduzir tem uma qualidade não muito favorável em relação ao crosstalk, e com isso você ouve um pouquinho do click no canal da música.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Crosstalk_(electronics)

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    To enfrentando um problema parecido.
    Estou trabalhando com sons binaurais que exigem pan extremo de 100% de cada lado.
    No meu caso observei que o problema tem origem no monitor de áudio que vaza de um lado para o outro, tanto nos alto falantes, e tanto quando plugo um fone de ouvido na saída do monitor de áudio.
    O problema desaparece quando conecto o fone de ouvido diretamente na saída da interface de áudio, mas conforme o fone de ouvido pode variar (depende da qualidade) e vazar também.
    E é sempre bom revisar as configurações do windows, pode ser que tenha algo de errado aqui.
    Pode até ser problema de cabos.
    Assim o ideal é gravar e tentar escutar em outras mídias, ou principalmente na mídia de destino final das suas gravações.
    Pode ser isto, mas...pode ser problema da interface.
    Seria bom você informar o modelo da sua interface de áudio.

    Desculpe a curiosidade , hoje em dia usam tantas siglas que as vezes não me localizo, o que você quer dizer por VS?

    kazu keyboard
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: kazu keyboard
    · votar


    Adler3x3
    simples respostas, vs nada mais é do que um som colocado totalmente no pan para um lado e o click (metronomo) para o outro. Usado muito em shows. pois a banda toca sincada e pode se adicionar efeitos, vozes, instrumentos que nao estao ali naquele momento com a banda. Ai no mixer joga os sons e efeitos para o PA e o click volta para os fones de ouvido dos musicos usando as mandadas auxiliares.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    kazu keyboard

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Eu na verdade não gosto de usar metrônomo, aquele som mecânico simplesmente me irrita.
    Não consigo tocar nada direito com o uso do metrônomo.
    Se bem que o meu tempo de tocar uma perfomance já passou.
    Mas sei que existem músicos pela própria formação que usam o metrônomo o tempo todo desde os seus primeiros passos na música.
    Tento ensaiar o máximo possível para evitar erros de tempo na execução, e na minha opinião toda boa banda deveria ter o tempo na cabeça.

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
    · votar


    Eu estou usando a UCA202. Mas acontece a mesma coisa no ASIO4ALL.
    Olha isso e vê se está vazando:
    http://www.4shared.com/mp3/ZPbdQhh3ce/_Amostra__Lepo_lepo_VS_-_Sax_e.h tml

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
    · votar


    Tento ensaiar o máximo possível para evitar erros de tempo na execução, e na minha opinião toda boa banda deveria ter o tempo na cabeça.

    Concordo com você.
    Mas temos que ser completos e práticos quando necessário.
    Até mesmo os grandes artistas usam click.

    Penso eu que independente se toca com click ou sem click o som tem que rolar e bem feito.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Samuel Oliveira

    O crosstalk é algo inerente aos sistemas, o que vc precisa checar é aonde na sua cadeia está havendo mais vazamento.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Samuel Oliveira

    Bem a minha área não é tocar ao vivo.
    E você deve ter razão.
    Mas se fosse tocar ao vivo junto com a banda o meu click deveria ser desligado.
    Pois quando ouço estes clicks tipo metrônomo em vez de me concentrar me disperso.
    Estes clicks artificiais tira o tesão da música, é como se fosse transar com uma boneca, em que a p... mexe-se sempre no mesmo ritmo robótica.

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
    · votar


    A sim com certeza!

    Pessoal olha o link que postei acima.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Samuel Oliveira

    O click serve para ajudar o músico a entrar no andamento certo, mas não faz parte da música.
    Normalmente numa boa banda penso eu é o músico mais experiente, o que toca a base não importa o instrumento, é quem dita o ritmo e o tempo, e o restante da banda acompanha.
    Ou existem casos em que os músicos são excepcionais e tocam em sincronia perfeita com swing.
    E o swing faz parte de qualquer estilo.
    Outro dia aqui mesmo no fórum postaram um vídeo com os músicos tocando ao vivo, mas com o click tocando junto, ficou horrível e nem consegui assistir o vídeo até a metade.

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    O crosstalk é algo inerente aos sistemas, o que vc precisa checar é aonde na sua cadeia está havendo mais vazamento.

    Ok vou verificar!

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
    · votar


    O click serve para ajudar o música a entrar no andamento certo, mas não faz parte da música.
    Outro dia aqui mesmo no fórum postaram um vídeo com os músicos tocando ao vido, mas com o click tocando junto, ficou horrível e nem consegui assistir o vídeo até a metade.


    Pra usar o click ao vivo, os músicos devem estar acostumados com o metrônomo.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Samuel Oliveira

    Se você pegar a onda sonora (wav) de uma gravação bem feita e com perfomance de um músico renomado em determinado instrumento e estilo.
    Vai observar na onda com um software adequado que o mesmo na sua execução cria diferentes unidades de tempo bem sutis compasso a compasso.
    É a interpretação com sentimento.
    Já ao meu ver as interpretações que usam o click, não são boas, podem até parecer perfeitas na linha do tempo, mas soam secas.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    triplo!

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    triplo!

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Eu concordo, mas é claro que isso varia de cada estilo. Em alguns a precisão perfeita é o desejável (música eletrônica dançante, por exemplo).

    Eu em geral crio pistas de click não perfeitamente exatas, justamente para abarcar os rubatos, acelerandos, ritardandos, fermatas. Fica mais musical sem perder a precisão (pois ainda se pode usar o metrônomo, uma vez que ele irá seguir o mapa não exato que foi montado), pois no fundo uma coisa (o uso do metrônomo) não impede a outra (uma certa liberdade agógica, mesmo que "controlada" a priori).

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3
    Cara, não da pra tocar ao vivo, com bases pré gravadas, sem o o uso do click, ou metronomo, que seja.

    O metronomo não sai no PA somente nos fones.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    NINO_D.BOB
    Cara, não da pra tocar ao vivo, com bases pré gravadas, sem o o uso do click, ou metronomo, que seja.

    Mas ele não questiona isso, e sim a questão agógica do click, mas como comentei é possível criar pistas de metrônomo flutuante, que faça quaisquer variações de tempo necessárias. Fica realmente mais musical, e é algo desejável em vários estilos de execução menos "mecanizada"

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    É que o ponto essencial do post é o click.

    E assim desta forma questionei o uso do click.
    Mas esta e uma outra questão de performance.
    Mas dependendo da quantidade de músicos no palco o click até pode ser importante.
    E fui impertinente, e minhas colocações em vez de ajudar, dispersaram.
    Assim peço desculpas.
    Pois se ficou decidido usar o click, então que se use o click dá melhor forma possível.
    E o uso do click de forma variável já é uma evolução do sistema.
    Só que não vão ser todos os músicos que vão se adaptar bem a este sistema, e nestes casos o click atrapalha, para outros ajuda.
    E assim renovo a minha dica inicial, grave conectando somente na interface de áudio e exporte o arquivo.
    E depois vá escutar em outro sistema, ou no sistema real que vai ser usado no palco , e confira lá como fica o click.
    O seu sistema de computador pode estar com vazamento de um canal para outro, mas isto pode não ocorrer em um outro sistema.

    Edit:
    Muitas vezes o nosso computador com o seu sistema, softwares e equipamentos acoplados, e monitores "mente", o som que sai não é o real.
    Experimente pegar uma outra VS que funciona bem no PA e tente ouvir no computador, pode ser que vá soar com um vazamento que na verdade no arquivo de áudio, seja wav ou mp3 não exista de verdade.

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
    · votar


    Concordo que a música fica mais mecânica com o click, mas nada impede de expressar e interpretar da mesma forma.

    Eu venho de formação erudita e graças ao uso constante do metrônomo nos meus estudos não tenho dificuldades em tocar com ou sem click.

    Minha intenção não é produzir VS com uma mixagem e masterização topíssima, até por que não é minha área, apenas quero desenvolver uns projetos de VS pra bandas e duplas pequenas.

    Nada grande coisa.



    Em relação ao CUBASE 5, que é o que estou usando no momento, há alguma ferramenta ou procedimento que posso fazer para melhorar esses vazamentos?

    Samuel Oliveira
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Mas ele não questiona isso, e sim a questão agógica do click, mas como comentei é possível criar pistas de metrônomo flutuante, que faça quaisquer variações de tempo necessárias. Fica realmente mais musical, e é algo desejável em vários estilos de execução menos "mecanizada"

    Isso seria trabalhar por exemplo no Tempo Track do Cubase?

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Samuel Oliveira
    Isso seria trabalhar por exemplo no Tempo Track do Cubase?

    Exato. E se você quiser "obter" o mapa de tempo de uma gravação não metronômica que já foi feita pode-se usar o warp ou detecção de tempo do Cubase. Nesses casos dá para fazer midis que acionam VSTis seguirem o tempo de uma pista de áudio com tempo flutuante (por exemplo).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre o Cubase 5 na produção de VS.