Ganho em Preamps (Mic e Instrumento) - Interfaces, Mesas, Racks

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14


    Quero abrir aqui essa discussão sobre ganho de pré amplificadores em sinais baixos de microfone e instrumentos.

    Antes que algum moderador queira bloquear o tópico, quero avisar que não se trata de um tópico banal sobre duvida ou compra em equipamento, e sim um tópico abordando de uma forma mais técnica o assunto e tb o dia a dia de gravação de instrumentos, vocias, bateria acústica, amplificadores e etc, com a atenção voltada aos decibels desde que sairam do microfone, passando pelo pre ampliciador, até chegar ao seu destino, que pode ser uma inteface, mesa de som, amplificado PA.

    Existe uma diferença grande dos sinais de saida de um microfone na hora de captar uma caixa de bateria à 2cm de distancia da pele e captar uma sala (room) a 6 metros de distância, ou uma vóz, um amplificador de guitarra, um baixo em linha e por ai vai.

    Os equipamentos hj vem de fabrica com um padrão de entrada de sinal que pode ser em torno de -20db até +4dbu.

    Microfones tem uma impedancia de saida diferente alguns tem 2Kohms outros tem 600ohms ou menos.

    Pré amplificadores tem ganho muito variado entre 20db até 80db.

    Muitos equipamentos alem do controle de ganho tem o fader ou volume da propria saida do canal, inclusive master fader, então nesse caso alem do ganho do microfone já entra o ganho de outros circuitos no sinal.

    Acho que tem muito assunto pra discussão, cabe a vocês acrescentar informações ao tópico.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Sinceramente, eu não entendi onde você quer chegar com este tópico. Vou me ater ao título e a primeira frase.

    Quero abrir aqui essa discussão sobre ganho de pré amplificadores em sinais baixos de microfone e instrumentos.

    Toda vez que se deparar com essa questão de sinal baixo, principalmente com instrumentos, desconfie que tem algo errado. Existe grande chance de ter algo errado mesmo! Peça ao músico que aumente a dinâmica, cheque o volume de retorno, as conexões, as baterias, os cabos, mais de 90% das vezes você vai ver que de fato tem algo errado e que dá para aumentar o sinal na entrada do pré, sem ter que aumentar tanto o pré.

    Muito ganho no pré dá problema, aumenta o ruído no sinal, já vi grandes estúdios terem problemas com isso por captar a respiração do músico demais. Com certeza, ganho alto numa bateria pode parar tudo que tem coisa errada.

    A exceção dessa regra está quando se usa alguns microfones de fita (ribbon). Alguns raros modelos desse tipo de mic tem um pré dentro e não queimam se estiver ligado o phantom, até precisam dele, mas via de regra são microfones delicados, fáceis de quebrar, mas pouco sensíveis, precisam de um bom pré com alto ganho e pouco ruído. Mas são excelentes mics... Só que poucos estúdios contam com eles, se for falar em homestudio, padrão FCC, nunca ouvi falar de alguém aqui que grave com um destes, então nem precisa pensar muito no caso.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    MMI

    Sinceramente, eu não entendi onde você quer chegar com este tópico. Vou me ater ao título e a primeira frase.

    Sim deu pra ver que nao entendeu mesmo.
    Eu não tenho nenhum problema com meus prés e meus microfones, mas isso não quer dizer que eu precise de algum problema pra abrir uma discussão aqui, pelo menos pensei assim, achei que seria interessante falar sobre o assunto.

    Quando falei sinais baixo nivel , me refiro a sinal de baixa tensão como os de microfone que precisam de ganho de amplificação, é como um shure 57 por exemplo, captando uma caixa de bateria com mic perto, tera um sinal bem inferior a 1 volt, batendo forte, isso pra mim é um sinal de nivel baixo (não to falando em defeito nem nada), no entando quando ligado ao um pré amp e amplificado +20db por exeplo.. já vai pra entrada da interface quase clipando, memso em uma interface com sinal de entrada no padrão +4db.

    Ai a gente fala com alguem ou ve no dia a dia em estudios, cada um faz a captação de uma forma diferente, claro, pois nao existe regra no audio, então podemos explorar a vontade, mas tenho lido muito besteira na internet sobre preamps e tal

    - preamps precisan no mínimo 60db ou 70db de ganho
    - preamps só serve pra aumentar volume
    - preamps nao tem diferença de som
    - meu preamp tem um som quente ou tem alta fidelidade

    Só quero ver o que o pessoal aqui no forum pensa sobre isso.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    - preamps precisan no mínimo 60db ou 70db de ganho
    - preamps só serve pra aumentar volume
    - preamps nao tem diferença de som
    - meu preamp tem um som quente ou tem alta fidelidade


    Tudo bobagem.

    gbmeioponto
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Caro amigo,

    A grande discussão sobre "gravar no talo sem clipar" e "gravar baixo" tem mais a ver com a conversão do que com a pré-amplificação.

    Com a palavra digital de 16 bits, é fato que há mais precisão de quantização quando o sinal é o mais alto possível. Isso se deve a alguns fatores, incluindo o piso de ruído, que quando somado ao sinal (se este for baixo), pode causar erros na quantização.

    Já com a palavra em 24 bits, dizem que isso é irrelevante, já que o piso de ruído fica bem no fundo dos 144dB de faixa dinâmica.

    E concordo com o amigo MMI, não entendi qual o propósito do tópico. Essa discussão é mais perda de tempo do que construtiva.

    Abraços!

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    gbmeioponto

    A grande discussão sobre "gravar no talo sem clipar" e "gravar baixo" tem mais a ver com a conversão do que com a pré-amplificação.

    Isso que vc falou depende de muito do equipamento, porque se vc gravar o ruido de fundo de uma interface "padrão" que a maioria da galera aqui tem, vc vai ter um ruido de fundo de uns -95db até uns -80d e sei de muitos casos por ai que a coisa tá pior ainda.

    então vamos suporque que vc grava um sinal bem baixo como uma voz e esse sinal está em uns -25db no ProoTools, pois de acordo com o que afirma, esse volume de -25db ficaria dentro do normal em uma gravação em 24bits.. então no meio da mix com todos os canais, caixa, bumbo, esteira, baixo guitarra etc.. vc vai precisar aumentar esse volume da voz e muito, então aquele ruido de fundo que era de -80db por exemplo, se vc aumentar essa voz em 15db usando equalização, plugins, makeup gain de compressor etc etc.. esse ruido de fundo passa a ser de -65db...

    Então que teoria é essa que vejo muitos falando por ai que em 24bits se pode gravar em até uns -40db?? Quem teve essa idéia com certeza tinha o melhor equipament do mundo em suas mãos e não uma delta 1010 ou uma Fastrack.

    Vejo vcs falarem muita coisa baseado na teoria de alguns e isso na prática funciona pra apenas uma minoria que passa longe daqui.

    E concordo com o amigo MMI, não entendi qual o propósito do tópico. Essa discussão é mais perda de tempo do que construtiva.

    Quem sabe a gente fecha esse e eu volto algum outro dia quando vcs estiverem mais preparados pra discutir o assunto, ou eu to errado então e pelo que eu vejo vcs jás sabe tudo.

    Abraços

    gbmeioponto
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Por que abrir um tópico de discussão se quando vem alguem com uma opinião contrária a sua você decide logo atacar? Não vejo sentido.

    Mas como você disse, volta outro dia quando a gente estiver mais preparado! Ainda preciso estudar bastante, e tenho consciência disso, pois procuro absorver o máximo possível da "teoria de alguns" para poder acrescentar ao meu conhecimento na área.

    Quem sabe quando você voltar outro dia poderemos aprender um com o outro.

    Abraços, e mais humildade na próxima!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ganho em Preamps (Mic e Instrumento) - Interfaces, Mesas, Racks