Microfone Condensador Home Studio.

Autor Mensagem
Kayk Oliveira
Veterano
# dez/13 · Editado por: Kayk Oliveira


Pessoal, dei uma vasculhada pelo fórum e achei uma enxurrada de tópicos relacionados a microfones condensadores.

O duro é que fui lendo os tópicos e isso trouxe mais dúvidas do que soluções.

Vi o pessoal falando sobre MXL 990, Behringer C1-C2-C3, Samson C03, AKG 220, AT2020, AT4040... enfim... muitas possibilidades e tal.

Mas em um dos tópicos li uma coisa interessante, o cara falava "Não adianta comprar um Neumann pra ligar em uma Fast Track"...

E ai que bateu a dúvida do: "será que eu preciso de tudo isso, ou tudo isso ainda é pouco?"

Só pra entender melhor, eu tenho uma Presonus Audiobox USB, um Pre-amp Studio V3 e um AKG K44. Hoje eu uso um mic normal, da superlux (Pro 248), e queria comprar um condensador pra tentar melhorar a gravação. Futuramente comprarei um monitor de áudio, e não pretendo fugir muito disso: interface, pre-amp, fone, condensador, monitor de audio.

Queria ficar mais ou menos com essa estrutura acima.

E outra, eu não tenho um 'lugarzinho' especial para gravar, faço as gravações no meu quarto mesmo. E não tenho a intenção de gravar um CD.

Normalmente compro playbacks e gosto de colocar voz neles. Mas quero fazer algo bacaninha e apresentável.

Então, levando em questão tudo isso: gravação feita em quarto, sem mesa de som, direto na interface, sem planos pra montar um mega-estúdio. Vocês acham que compensa comprar por exemplo um AT4040???

Ou será que um Samson C03u já daria uma boa diferença se comparado ao Superlux??? Sendo o AT4040 demais para a estrutura que pretendo montar???

Essa é minha dúvida. Se o AT4040 não for demais, faço a loucura de tentar importa-lo pelo Ebay, e vou gastar ai uns R$ 1.000,00... caso seja demais para a situação, talvez pegue um MXL 990, um AT2020 ou algum outro Mic na casa dos R$ 400~R$ 500,00.

O que vocês acham?

Estou com medo de colocar combustível de foguete em fusca...

Desde já agradeço.

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


Kayk Oliveira
queria comprar um condensador pra tentar melhorar a gravação

Não. Você não compra um condensador para tentar "melhorar" nada. Você compra um condensador quando você quer as características de um condensador na sua gravação. É a ideia da paleta de cores: você não precisa comprar um vermelho pra melhorar sua pintura, você compra um vermelho se você quiser por vermelho na pintura. E ponto!

Esquece essa ideia de que condensador é melhor do que dinâmico, e que ter um é sinônimo de gravação melhor. Compra se quiser comprar e se achar que vale a pena ter um.

El_Cabong
Veterano
# dez/13
· votar


Kayk Oliveira
eu não tenho um 'lugarzinho' especial para gravar, faço as gravações no meu quarto mesmo. E não tenho a intenção de gravar um CD. Normalmente compro playbacks e gosto de colocar voz neles. Mas quero fazer algo bacaninha e apresentável.

Nesta situação acho que qualquer um condensador destes de R$400 R$500, vai satisfazer plenamente as tuas necessidades.
________________________________________

Só parta para um Audio Technica AT4040, ou Rode NT1a, ou Blue Baby Bottle, ou MXL Genesis, ... ... ... ...
... se tu queres realmente gravar CDs, e fazer coisas profissionais mesmo.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Kayk Oliveira

o Slash_1989 falou bonito! hahaha

O condensador vai deixar seu som mais sensível para captar uma maior gama de frequencias, e isso pode ser positivo ou negativo, positivo porque pega mais detalhes da sua voz, e negativo porque vai pegar todo o reflexo de som do seu quarto, rebatendo pelas quinas e paredes sem nenhum tratamento acústico, sendo um investimento frustrado.

a melhor dica que posso te dar é pegar seu melhor fone de ouvido e ouvir esse vídeo do começo ao fim

http://youtu.be/xS18hqLV_NQ

Se nesse vídeo, dentro do estúdio de gravação da Berklee totalmente tratado, que é a melhor escola de musica contemporanea no mundo, com um puta amplificador neve 1073, você percebe uma leve diferença entre os microfones, imagine dentro de um quarto sem nenhum tratamento, com mini pré amp da ART... esses microfones trariam praticamente o mesmo som, ou muito muito proximo disso.

Se eu fosse você compraria um condensador bom, mas desnecessário um acima de 500 reais, pois acima disso, nas suas condições, você mal vai perceber diferença!

obs: entre os que vc citou eu ficaria com o at2020, em segundo lugar o mxl. Eu não sou fã dos samson...

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


JeGuitar
É bem legal esse video!
Nesse tipo de teste você percebe diferenças mais sutis do que simplesmente timbre. Quando a menina ta cantando toda cheia de emoção, e mexe a cabeça pros lados, quanto mais caro o mic, menos o timbre se altera.
Tem MUITO mais coisa que do que timbre na diferença de um mic caro pra um barato, esse artigo aborda bem isso:

http://bobbyowsinski.blogspot.com.br/2013/12/the-trouble-with-cheap-mi cs.html

Particularmente deixei meu condenser encostado e passei a usar praticamente só meu SM57 nas gravações. Mesmo porque não tenho um ambiente acusticamente tratado, então ficou bem mais fácil e rapido tirar som com ele!

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Eu não concordo muito com esses argumentos.

A diferença principal de um microfone dinâmico, como o Superlux do colega, para um condensador como os pretendidos é a curva de frequências. Tudo começa aí, e disso deriva as aplicações. Parece que o colega quer basicamente gravar sua voz. Tem vozes que funcionam bem com um dinâmico, outras não funcionam tão bem - a voz da moça do vídeo é bem aguda, diferente da voz do colega. A voz dele me parece que se beneficiaria de fato de um condensador, mas seria questão de tentar, experimentar e ver se agrada, o que não sabemos se ele já fez. Se é isso que ele quer, que vá fundo. Mas é tudo uma questão de aplicação certa, depende inicialmente do som a ser captado.

Concordo plenamente com o artigo do Bobby Owsinski postado. Mas com essa ressalva, um mic condensador tem seu som diferente e sua aplicação seja num super estúdio, seja na casa do cara, seja no boteco da esquina. Claro, quanto mais ideal as condições da gravação melhor ela vai ser, seja em acústica, seja em prés, seja em equipamentos e tudo mais. Mas condicionar o uso de um condensador a uma acústica perfeita, essa eu não engulo, não é verdade.

O que seria uma acústica perfeita? Se for ver, Abbey Road tem todos os cantos e paredes paralelas que o mito diz que não pode ter, só tem o teto bem alto e uns difusores. O Sun Studios, um dos mais famosos do mundo, ditou um padrão sonoro de Elvis até U2, até tem inclinações no teto, mas dizer que aquilo tem um super tratamento acústico, não tem mesmo - tem sua marca sonora, isso sem dúvida. Se for ver, praticamente tudo que ouvimos até hoje foi em ambientes sem esse tal "tratamento super-poderoso" ouvimos o som nos ambientes que nos encontramos, seja na sala de casa, no carro, na sala de espera do dentista. É natural e possível que se capte o som nestes mesmos ambientes, só que dá um pouco mais de trabalho e tem que conhecer e desenvolver as técnicas e a própria audição. O Led Zeppelin gravou muita coisa em Headley Grange, uma casa de campo sem tratamento acústico específico. O Machine Head do Deep Purple foi gravado no Grand Hotel de Montreux, na Suíça, também sem esse papo de tratamento.

Em resumo, Kayk Oliveira... Quer um condensador, vai fundo. Entenda que seu ambiente, seu pré e talvez sua desenvoltura com este equipamento possa estar aquém do ideal, mas nada impede de desenvolver um som legal e fazer diferença com ele sim.

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14
· votar


Galera, queria agradecer a todos que postaram sua opiniões e dizer que todas foram de grande valia!

Realmente eu estava achando que o Condensador daria outra qualidade a gravação... mas na verdade ele só dará outra característica a ela, ótimo saber disso!

Também não vou partir para algo caro como disseram acima... seria como dar uma Ferrari na mão do Barrichelo...

Mas vou na onda do MMI e "ir fundo"... vendi um Xbox que tava empoeirado aqui e vou transformar a grana em algo mais útil.

Estou vendo de pegar um AKG Perception 220 no Ebay... vai me sair na faixa de R$ 500,00 já com frete (se o cara declarar abaixo de $ 50,00 e conseguir passar sem taxas).

Aqui no BR um AKG 120 esta na casa dos R$ 530,00... um absurdo isso.

Enfim... o AKG 220 por R$ 500,00 estaria sendo uma boa compra?

Obrigado e desculpem a demora pela resposta... final de ano o bicho pega!

El_Cabong
Veterano
# jan/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Kayk Oliveira
No Brasil, na loja Orangemix o Perception 220 está por R$ 489,91

Não sei se a loja é confiável, mas sei que ela é classificação BRONZE no e-bit.

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Fala El_Cabong, blz?

Então cara... infelizmente essa loja é fraudulenta. Tem até petição online na internet para tirar o site deles do ar.

Confio mais trazer do Ebay... demora, mas o vendedor tem 100% de feedback positivo...

Estou só esperando alguém aqui me falar se o mic vale esse R$ 500,00 para clicar em comprar! Rs...

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira

Vale sim cara, nessa linha de preço tem várias opções, eu ficaria com os audio technica e t.bone porque tive otimas experiencias com eles, mas os AKG são super famosos, deve fazer jus ao nome né?

Homem Cueca
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
Estou só esperando alguém aqui me falar se o mic vale esse R$ 500,00 para clicar em comprar! Rs..
Vale sim. O microfone tem um bom som e é bastante robusto. Me dá a impressão que se cair no chão, o chão se quebra todo e o AKG continua querendo briga.


=)

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


El_Cabong
Não sei se a loja é confiável, mas sei que ela é classificação BRONZE no e-bit.

Essa loja é fraude. Veja a quantidade de reclamações no Reclame aqui.

El_Cabong
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
O e-bit deveria então desclassificar esta loja !!

El_Cabong
Veterano
# jan/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Kayk Oliveira
Estou só esperando alguém aqui me falar se o mic vale esse R$ 500,00 para clicar em comprar!

Espera !!!!!!

Um microfone que tem o preço parecido com o AKG Perception 220 é o Blue Spark Studio (no Brasil acha-se ele novo por R$ 756).

Este Blue Spark Studio na minha opinião é melhor que o Perception 220, e tu irás pagar o mesmo !!

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14
· votar


El_Cabong

Cara... achei esse microfone lindo demais!

Pena que no Ebay ele esta na faixa de $ 200,00. Ai já aperta um pouco pra mim.

Principalmente porque estou pensando em pedir um AKG K240 junto com o AKG 220... assim fico com um kit legal de mic, fone e interface (e aproveito o mesmo frete!).

Já estou vendo um pedestal de mesa também.

Ai vai ficar faltando apenas os monitores de áudio pra eu montar uma parada legal! Como eles são mais caros, vou me virando com esse set...

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
Boas escolhas, bom mic e bom fone, manda bala que não vai se arrepender!

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Vlw ai... estou negociando com 3 vendedores aqui...

El_Cabong

Cara, to achando que vou acabar fechando nesse Blue Spark Studio...
Eu ia importar o AKG 220 e já ia pegar um Pop Filter 6" junto... que sai entre $20 ~$30...

Agora vi que o Blue Spark Studio já vem com o Pop Filter (que inclusive é bem mais bonito que os Pop's tradicionais) no kit ...

No final vou pagar cerca de $ 20,00 mais caro no Blue Spark Studio se comparado ao AKG 220 + Pop...

É mais negócio não???

Vou mandar mensagem aqui para o vendedor...

Deji
Veterano
# jan/14 · Editado por: Deji
· votar


O Audio Technica AT4040 é meu unico condenser.
Faço todas as gravaçeos com ele... No quarto, sem acustica tratada.
A interface é uma mesa behringer.


Tem outros videos no canal...

Acho ele meio milagreiro rsrs

El_Cabong
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
Cara. Eu acho muito mais negócio !!
O Blue Spark Studio já é um condensador de outro nível !!!
Ele já está no nível dos AT4040, NT1a, ...

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Deji

Pera ai... deixa eu colocar o queixo no lugar de novo...

Somzeira hein cara! Essa paradinha do lápis ficou sinistra demais... eu nunca teria uma sacada dessas...

Queria saber mixar e masterizar igual tu... comprei um curso ontem aqui de Cubase 5 sobre mixagem e masterização... vamos ver se aprendo pelo menos o básico... eu não sei NADA!

Pra mim seu som ficou profissional, desde o som em si até a gravação... bom... pelo menos pra eu que sou amador... se um dia chegasse nesse nível... vish...

Sobre o AT4040, realmente não duvido da capacidade dele... mas ai já sobe mais $ 100,00 no valor do kit... se eu tocasse e gravasse com essa qualidade sua eu até animaria... mas visto o meu nível de amadorismo vou tentar começar com algo mais raso...

Já enviei mensagem para o cara do Blue Spark Studio... vamos ver o que ele responde... Vlw ai!

El_Cabong

Saquei...

Então... e se pegasse o AKG + Pop sairia por cerca de $ 180,00...
Melhor então pagar $ 200,00 no Blue que já vem o kit completo e tem melhor qualidade...

Como citei acima, já enviei mensagem para o vendedor, espero que de certo!

Vlw ai!

Deji
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
Velho, boa compra! O negócio é vc tirar o melhor do que tem em mâos.. É o que tento fazer!
Tb sou amador, e curioso, melhoro um pouco a cada gravação, é um eterno aprendizado!
Obrigado pela mensagem ;)

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14
· votar


Bom galera... só para dar um retorno a todos que me ajudaram...

Acabei de comprar essa belezinha:

http://www.amazon.com/gp/product/B004BR20OM/ref=ox_ya_os_product

Enviei para um redirecionador nos EUA... valor do mic + frete vai ficar na casa dos $ 200,00... se conseguir passar sem taxa, vai ficar na casa dos R$ 480,00...

Aqui no Brasil microfones bem inferiores como AKG 120 e Behringer B1 custam mais caro que isso... revoltante!

Deixei o AKG K240 pra próxima... vou quebrando o galho com o K44... talvez mês que vem eu peça o K240 se achar necessidade.

Agora é esperar e torcer pra tudo dar certo. O produto chegando posto minha impressões.

Valeu a todos pelas dicas! Abraços!

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira

Bela aquisição, depois nos conte quando chegar!

abs!

El_Cabong
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
se conseguir passar sem taxa, vai ficar na casa dos R$ 480,00...

Se conseguir ! Muito bom !!!!

Homem Cueca
Veterano
# jan/14
· votar


Kayk Oliveira
Aqui no Brasil microfones bem inferiores como AKG 120 e Behringer B1 custam mais caro que isso... revoltante!

Ta aí um microfone que não, não deixa a desejar mesmo pro que custa.

B1 e B2, bons microfones e diria que valem MAIS do que custam. Não boto a prova a resistência deles, mas estão a galáxias de distâncias da linha C.

A impressão que dá quando a galera fala dos Behringer, é que tudo que vem dessa marca é porcaria e na verdade não, algumas coisas da Behringer tem um custoxbenefício quase imbatível. É o caso desses microfones B1 e B2. Custam na faixa de $100 no exterior e nessa mesma faixa de preço, não consigo te falar microfones REALMENTE melhores.

Eu mesmo tenho um set de B1 e uso MUITO.

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


Homem Cueca

A Behringer realmente é muito focada nesse segmento de custo x benefício e nem tudo é lixo realmente. Esses microfones de fato fazem o serviço decentemente. Mas na verdade eu sou um cara que tem preconceito com a marca e não recomendo. O fato de eu não recomendar é pelo fato da marca não ter um bom controle de qualidade, então corro o risco de falar: "Homem Cueca, vai lá e compra um microfone B1 que eu recomendo", você gasta seu rico dinheirinho e o bicho quebrar em 2 semanas, exatamente quando a loja não dá mais garantia. É chato...

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Concordo com o MMI.

É uma marca que tem vários produtos bons, óbvio, mas a marca como um todo não me é confiável.

Não é como se alguem me perguntasse: po, quero comprar um microfone shure, me recomenda? Mas é claro, se cuidar bem até seus filhos vão usar ele, e isso mesmo nos modelos mais baratos. Isso é algo que infelizmente nunca vou poder dizer de um produto da behringer.

Kayk Oliveira
Veterano
# jan/14 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Ah, só pra ser mais claro, eu não estava questionando a qualidade do AKG 120 e do Behringer B1... eu nem conheço tais microfones para postar uma opinião sobre...

Só enfatizei a discrepância dos valores pagos nesses produtos no Brasil e nos EUA...

O Blue Spark mesmo... aqui no Brasil tem loja vendendo por R$ 1400,00... mais de 3x o valor convertido do dólar...

Sei que é algo óbvio e que todos estão cansados de saber... mas a diferença é tão bizarra que não da pra passar em branco...

Jonas F. L.
Veterano
# jan/14
· votar


Homem Cueca
MMI
Sobre a behringer, tem algumas coisas que eu acho curiosas: Utilizo com frequência microfones dinâmicos da Behringer (XM8500), Shure (SM-58) e Samson (Q7) para ensaio e apresentações.
Na hora de regular o PA, consigo timbrar os behringers e o samson com muita facilidade, enquanto o shure sempre soa fraco, sem graves.
Não foi só um caso isolado, mas sim em todas as vezes que tivemos que utilizar os microfones ao vivo. A opinião de todo mundo que ouviu é igual à minha.

Não tenho como comprovar se o shure que eu utilizo é original ou não pois não foi comprado por mim, mas eu continuo me impressionando com a qualidade dos behringers, que custam cerca de um quarto do preço dos shures.

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


Jonas F. L.

Mas graves não é o forte do SM 58 mesmo. Na verdade, não acho o SM57 ou SM58 isso tudo, funcionam para voz, para amplificador de guitarra e talvez para a caixa da bateria. Ele é famoso, tanto que o presidente dos EUA há muitos anos fala num SM57, mas não é o melhor nem o único para essas utilizações. Eu mesmo tenho e já mexi com vários que garanto ser originais, mas o som é aquele esperado, pode dar certo como pode não dar certo. Na verdade, nem a marca Shure que o pessoal acha top, na verdade não é, é apenas mais uma boa marca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfone Condensador Home Studio.