Espaço para ensaios + pequenas gravações

    Autor Mensagem
    FernandoEiras
    Membro Novato
    # set/13


    Olá, galera! primeiro tópico aqui.

    Tenho um espaço que criei, fechado, com espuma para diminuir o reverb etc que criei para tocar bateria há uns dois anos atrás.

    Porém, agora estou com uma banda bacana onde estou cantando e tá complicado pagar estúdio toda semana.

    Trouxe os amps's da galera pra tocar. Rolou tudo legal, porém, SEM VOZ!!

    O que preciso para criar um sistema de voz, sem gastar muito?

    De preferencia, preciso de um sistema para que eu possa, tanto fazer gravações por canal (mais pra frente microfonar a bateria etc) como também gravar os ENSAIOS AO VIVO!

    O que recomendam?


    ps: vou postar também o canal da minha banda com músicas que gravei, de maneira espantosa: apenas com um C1 usb para voz e microfonar a saída de um amp meteoro ruim. Apenas a bateria que captei no estúdio, mas eu mixei tudo aqui com o Reaper www.soundcloud.com/bandasagrados/meutalentoep

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Não posso gastar muito...

    - O que é melhor, caixa ativa ou passiva?
    - Interface ou Mesa? O que vai me trazer melhores resultados tanto na gravação canal por canal separado (tipo estúdio), como também gravação AO VIVO canal por canal, pra depois editar e mixar os ensaios?

    Acho que só preciso disso, caixas ativas ou passivas, talvez potência e mesa ou interface.

    Computador bom tenho onde mixo minhas músicas no Reaper com meu C1 USB, pacientemente...

    v1marqu3s
    Veterano
    # set/13
    · votar


    No meu caso, optei por interface pois queria mesmo era fazer gravações. Mas agora ela tá servindo também pros ensaios, já que agora resolvemos ensair com fones de ouvido!

    Iversonfr
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    FernandoEiras

    Não tenho mais banda, mas ainda me lembro de algumas coisas... vamos lá.

    Não posso gastar muito...
    Então já desiste por aqui pra não se frustrar rsrs...

    - O que é melhor, caixa ativa ou passiva?
    Só pra ensaiar, na minha opinião tanto faz. Na época que comprei saiu mais barato mandar montar uma caixa passiva e comprar uma potencia do que comprar uma caixa ativa de marca.

    - Interface ou Mesa?
    Gravar a banda inteira ao vivo inclusive com batera igual eu entendi que voce quer sai caro hein... contando com 6 mics na batera pelo menos ( caixa, 2 tons, surdo, 2 overs), 1 vocal, 2 backvocals, 2 guitas e 1 baixo estamos falando de 12 canais. Se quiser microfonar a caixa da batera com 2 mics, microfonar o chimbal e se o batera tiver 3 tons aí vai pra 15 canais. Se sua banda tiver tecladista aí lascou... bom, suas opções são:
    1 - Gravar por canal separado: precisaria de uma interface de 8 canais tipo uma Presonus Firestudio, M-Audio Profire2626, etc, mais algo tipo um Presonus Digimax pra botar mais 8 canais. Se sua idéia é fazer videozinhos e tal, sai melhor e mais barato gravar individualmente e fazer aqueles videos recortados em 4 partes mostrando todo mundo. Aí só uma interface de 8 canais dá conta de sobra.
    2 - Mesa: consegue-se resultados decentes até, mas como a mesa sai estéreo, o som já entra mixado no computador. O máximo que voce faz é botar um EQ pra ajustar e um reverb geral. A maioria das mesas já tem USB.

    Outra idéia bem barata que dá resultado parecido com a mesa é usar um gravador decente de mão com tudo já equalizado (tipo um Zoom H4n ou Tascam DR40).

    Gravação ao vivo é tenso. Nunca fiz mas imagino de um jeito... No seu caso na minha opinião teria que usar primeiramente dois splitters de 8 canais (tipo o ART S8) para jogar um sinal pras interfaces e outro sinal pra mesa de som pra não dar pau. Aí só mais as duas interfaces e um computador bem legal que aguente tudo. Sai caro a brincadeira.

    Vamos esperar quem entende mais do assunto pra dar outras sugestões! Abs!

    v1marqu3s
    Veterano
    # set/13 · Editado por: v1marqu3s
    · votar


    Dá uma olhada no meu tópico, sobre simplificar as coisas... estamos gravando uma banda de 6 caras com apenas 8 canais!

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Obrigado pelas respostas!
    Tenho um amigo que grava os ensaios ao vivo com uma behringer (mesa usb), mas o som realmente sai estéreo, já mixado.

    Olha aqui como fazem: https://soundcloud.com/dileivas/coffee-is-god-boys-dont-cry-01

    A bateria e voz fica num canal, a guitarra e baixo em outro... Mas não conseguem editar separadamente.

    E se eu usasse uma interface, tipo aquela TASCAM de 8 canais?

    Duas pra bateria (pelo menos pra ao vivo, dois overs), guitarra e baixo em linha, vocal, backing vocal e ainda sobram duas, talvez pra teclado ou ambiente...

    Mas será que com uma TASCAM interface, eu consigo também para controlar o sistema de voz com as caixas de som para o ensaio, ou ela funciona apenas para gravação?

    Acho que pro ensaio, uma mesinha com duas entradas (pra dois MICS), resolveriam pra controlar a voz, já que não vou precisar microfonar os ams, pois é ensaio. Será que com a interface não preciso da mesa?

    Caixa de som eu tenho bastante, auto-falantes, tenho umas potencias e umas mesas de som, mas são velhas, quebradas, do meu pai que trabalha com "Propaganda sonora em carro de som", mas é tudo bichado mesmo.

    Quanto gasto numa potencia simples? Acho que as caixas, eu mesmo consigo montar numa boa. Só precisa disso?

    v1marqu3s
    Veterano
    # set/13 · Editado por: v1marqu3s
    · votar


    FernandoEiras
    A interface tem saída RCA para monitores. Se suas caixas forem ativas dá pra usar em ensaio também (ou jogue um potência nas passivas), ou monitore por fones de ouvido.
    Na batera acho que vale a pena usar pelo menos 3 mics (um over, bumbo e caixa). Não vai ficar estéreo (com 4 é o ideal) mas você terá mais opções para mixar. Se fizer questão do estéreo, jogue pelo menos um no bumbo, senão dependendo do som ele pode sumir.

    Ah, e essas interfaces costumam funcionar também em modo stand-alone, ou seja, sem ligar no PC - assim elas se tornam um mixerzinho com pré-amp de microfone.

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Legal! Vou aplicar a gravação ao vivo mais pra frente, quando tiver mais condições financeiras.

    Por hora, irei comprar uma potencia e ligar nas caixas que JÁ TENHO para pelo menos ter um espaço com sistema de voz para ensaios!

    Porém, mais pra frente, do que mais preciso? De uma interface, tipo aquela Scarlett, ou uma mesa de som?

    Vocês podem me indicar uma legal que tenha pelo menos uns 8 canais, tanto para gravar ao vivo quanto separado por canal?

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoEiras
    Vocês podem me indicar uma legal que tenha pelo menos uns 8 canais

    De conhecidas que me lembre tem a M-Audio Profire 2626 e a Presonus Firestudio Project. Existe também a Tascam US de 8 canais mas eu particularmente prefiro as duas primeiras por serem Firewire.

    tanto para gravar ao vivo quanto separado por canal?

    Gravar ao vivo sem ter um splitter acho inviável. Voce precisa dividir os canais para mandar um sinal pra mesa e outro pra interface, senão caso o PC trave ou der pau de buffer no meio de uma música o som será cortado. Conforme comentei lá em cima, existe splitter de rack tipo o ART S8 ou aqui no Brasil é mais fácil encontrar ou mandar fazer multicabos (medusas) com 2 saídas.

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Bom, acho que que compliquei um pouco o tópico...

    Enfim, consegui uma caixa de som passiva legal e uma mesa de som velha, antiga que meu pai tinha guardada. É exatamente essa: http://images01.olx.com.br/ui/6/25/72/1366420472_503312372_2-Fotos-de- -estou-vendendo-uma-mesa-de-som-staner-8-canais-usada-mais-tudo-funcio nando.jpg

    Ainda preciso de uma potência para empurrar o som, já que as caixas são passivas.

    Se eu ligar uma interface UC 200 na saida rec da mesa e mandar pro PC, funciona pra gravar ao vivo?

    v1marqu3s
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoEiras
    Sim, mas você vai gravar só o LR, sem muitas opções de edição depois

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoEiras

    Apenas complementando o que o v1marqu3s disse, voce não conseguirá mexer praticamente em nada no computador depois. A chance de ficar ruim é grande. Se uma guitarra ficou alta ou o vocal ficou baixo, já era, não dá pra arrumar. Também não conseguirá mexer na equalização dos instrumentos individualmente, se o bumbo desapareceu por que o baixo encobriu, já era. Se for pra fazer isso acho melhor um gravador portátil da zoom e gravar o som da platéia, que geralmente foi feito para ficar bom.

    Com a mesa, tem que ter muita paciência e testar muito gravando vários testes com eqs e volumes diferentes nos canais, aí vai ajustando até ficar legal.

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Bom amigos, essa banda de um conhecido meu.
    Ele grava os ensaios com uma mesa behringer xenyx x1204usb, acho que ele liga tudo em linha e manda gravar, com a interface UC200 que vem junto com a mesa.

    O resultado é esse:
    Será complicado de fazer igual?

    Pra mim, tá perfeito isso! apesar de já vir tudo estéreo... se regular bem a mesa antes e já deixar configurada, é fácil fácil...

    Ouçam por favor!

    http://www.youtube.com/watch?v=8Cf-ldbWLyg&feature=youtu.be

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoEiras

    É fácil sim, é só perder bastante tempo ajustando a mesa tanto nos volumes quanto nos eqs e pans que a mesa fornece. Por exemplo, na minha mera opinião o baixo ficou um pouco alto mas não tem mais o que fazer, mas ficou bacana a gravação. Se o som na sala estiver bom, as vezes um mic bem posicionado já entrega algo bem legal. Um resultado muito parecido com esse que voce mostrou pode conseguir também com um gravador de mão. Vou ver se acho alguma gravação que fiz com meu tascamzinho e te mostro. Abraço!

    FernandoEiras
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Bom galera! Recentemente fui ao estúdio de um amigo meu gravar uma bateria e vi o que ele tem lá.

    Uma Behringer Xenyx 2442 com 16 canais, se não me engano.

    Lá ele gravou a bateria com 8 microfones, ou seja, simultaneamente. E pelo que parece, ele tem uma PLACA DE SOM da M-audio, mas acho que ele só consegue gravar apenas 8 canais simultaneos.

    No caso, vi que essa placa da M-Audio é barata. Será que com ela consigo gravar os canais simultaneos?

    Porque se for pra usar a interface UCA estero que vem, fica ruim de mixar depois, porque o sinal já vai misturado.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoEiras

    Poxa cara voce tá andando em círculos hein? tudo isso que perguntou já foi falado.

    Lá ele gravou a bateria com 8 microfones, ou seja, simultaneamente. E pelo que parece, ele tem uma PLACA DE SOM da M-audio, mas acho que ele só consegue gravar apenas 8 canais simultaneos.

    Provavelmente é uma Profire 2626 ou uma Ultra 8R. São interfaces de áudio que possuem 8 entradas e gravam elas separadamente. Ele não deve usar a xenyx para nada, apenas quando vai fazer shows ao vivo.

    No caso, vi que essa placa da M-Audio é barata.

    Interfaces de 8 canais giram em torno de R$2000 atualmente, não acho muito barato não...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaço para ensaios + pequenas gravações