Extrair Musica mp3 no Fruit Loops

    Autor Mensagem
    Tur
    Veterano
    # set/13


    Boa noite.
    Eu queria jogar uma musica mp3 e extrair as partes das musicas, so que o meu problema é que tipo, eu quero grava um riff do refrao e queria so uma parte do teclado, e nessa parte tem o teclado, guitarra, baixo e bateria, tem como eu tirar o som dos outros instrumentos e deixar apenas o do teclado?
    Se alguem souber como faço isso no fruit loops por favor me ajudem, ou se tiver outro programa que faz isso :)

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Não tem. Você pode até tentar atenuar os outros instrumentos aplicando filtros, usar umas técnicas de remover o centro do pan, mas dificilmente você vai conseguir o som do teclado com uma qualidade aceitável.

    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    gbmeioponto

    +1

    Tur

    Não dá. É como tirar os ovos, intactos, de um bolo, depois de pronto...

    hehe! Não é piada!

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    "If you mix the mashed potatoes and the sauce, you can't separate them later"

    Adler3x3
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tur

    Existem vários softwares que fazem isto.
    Mas depende da música e o grau de dedicação para fazer isto.
    Na onda sonora cada instrumento trabalha com certas frequências.
    O que os softwares de extração ou de redução fazem é reduzir estas frequências.
    Já fiz alguns testes, mas não me aprofundei, pois não faz parte da minha forma de produzir áudio.
    Tempos atrás, não me lembro o nome do software, mas apareceu um bem poderoso, e foi criado até um tópico aqui no fórum.
    O DJ Free sei que faz algumas remoções, assim como a maioria dos editores de áudio faz um pouco também.
    O mais manjado é a retirada dos vocais.
    Mas é um processo bem trabalhoso, pois tem que editar , remover o que for possível, salvar os arquivos e trabalhar no novo arquivo até que se consiga um nível satisfatório.
    O problema é que a retirar ou reduzir algumas frequências de determinado instrumento, acabamos também retirando frequências que pertencem a outro instrumento, e no geral o resultado final (pelo menos no que tentei) não fica lá estas grandes coisas.
    E a cada novo arquivo que é gerado ocorre uma certa degradação do áudio.
    Mas já vi alguns vídeos no You Tube, em que o pessoal até conseguiu bons resultados.
    E a maioria dos softwares que fazem isto são pagos.
    Talvez o mais poderoso de todos seja o Melodyne (versão completa (paga) mais recente, que serve também para alterar o pitch), que tem muitos algoritmos e faz uma separação das frequências num nível mais profundo. (e aparece de forma gráfica instrumento por instrumento, onde pode-se isolar, copiando um instrumento e colando num outro projeto, ou deletando o que não se quer). (assisti na TV num documentário recente).
    Mas deve dar uma trabalheira enorme e tem que ver se vale a pena tanto esforço, para se criar um loop.
    Acredito que com um bom estudo e boa prática com o tempo pode-se chegar a resultado razoáveis.
    No you tube existem vários vídeos a respeito, você tem um longo caminho a percorrer: pesquisa, conhecimento sobre as frequências dos mais variados instrumentos, obter vários softwares , testar e praticar até aprender a técnica.
    O que não deixa de ser útil, mas requer muita dedicação.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Adler3x3

    Eu nunca consegui extrair um instrumento, satisfatoriamente, de um áudio mixado. Sempre traz "restos" de outros. Já tentei isso por anos! hehe

    O que acontece, no máximo, é suprimir algumas frequências, mas fica muito ruim. Não temos o instrumento (ou mesmo voz) limpinho.

    Bom, essa é minha experiência.

    Abs

    Adler3x3
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    MauricioBahia

    É isto mesmo som limpinho é muito difícil.
    Eu tentei tempos atrás, acho que a minha experiência foi parecida com a sua.
    Dá muito trabalho na edição.
    E depois quando você consegue separar algo, tem que dar uma trabalhada de novo para melhorar o áudio.
    Talvez seja válido somente para pequenos trechos.
    E tenho acompanhado a evolução meio de longe, mas já percebi que os softwares evoluíram muito neste quesito.
    Depois de ler e postar aqui fiz uma pequena pesquisa e parece que tem mais coisa boa, muitos outros softwares.
    Eu não toco e não faço covers e por isto não fui mais a fundo.
    O que gosto de fazer e as vezes faço é somente pegar pequenos trechos e depois alterar o pitch das notas conforme a música que estou compondo.
    E um eventual resquício de outro instrumento fica sufocado dentro da nova música, e em alguns casos o resultado fica bom.
    Mas isto somente em pequenos trechos de um compasso ou dois, ou somente num acorde.
    E mesmo nestes pequenos trechos dá uma trabalheira danada.
    Estúdios profissionais com mais recursos conseguem melhores resultados.

    Uma razoável opção é o UnMixing Station, programa francês, que ainda esta instalado na minha máquina, e não lembrava o nome do software quando postei.
    O software separa dois canais ( estéreo) em várias faixas, até no máximo 20, e é de simples uso.
    Algumas faixas ficam ainda com os sons meio misturados, outras ficam razoáveis e soam parecendo completamente isoladas e podem ser aproveitadas em alguns trechos (não em toda linha do tempo).
    E só trabalha com o formato wav, e deve-se evitar transformar mp3 ou outro formato para wav, isto é deve-se evitar a compressão.
    Mas mesmo assim vai requerer um trabalho posterior de melhorar o timbre.
    Mas tudo depende da música e da mixagem original.
    Experimentei numa música minha (que toquei e gravei no Teclado Yamaha) que tinha só dois instrumentos (sem efeitos na mastertrack), um de cordas de orquestra e outra com metais, e os metais (orquestra) só tocavam em algumas partes, e o software fez uma incrível separação.
    Obviamente ocorreu uma certa perda de qualidade no áudio, mas o resultado foi surpreendente.
    Acredito que nos próximos anos tudo isto vai mudar, pois no tempo em que procurei ir mais a fundo não tinha tanto material assim, como pude perceber que existe hoje.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Extrair Musica mp3 no Fruit Loops