ja decidi , vou comprar um pré amp, mas tenho algumas duvidas ainda.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13


    ja testei mais posições do microfone do que cabe no kamasutra! ,simplesmente , a não ser que eu encha o trampo de plugins , o som sai fraco em relação ao som real ,ja testei dois microfones , condensador , tudo . no forum ja me indicaram muitas vezes que a coisa muda completamente com um pré amp .

    sobre gravar em linha eu simplesmente não consigo o timbre que eu quero principalmente com strato , com les paul até que sai umas coisas legais ,mas mais na area do higain ,longe da minha praia.

    ------------------------------------------------------

    1) na pratica a coisa muda da agua pro vinho MESMO? ou são só pequenas nuances sonoras que mudam?

    2) como fica na hora de ligar , eu ligo o mic no pré amp e o pré amp na entrada normal da interface , não vai queimar nada?

    3) tou com 700 reais de uma placa que vendi , e tou pensando em vender uma guitarra que nao uso nada pra acumular a grana devo ficar com ums 1500 reais , é grana suficiente?se possivel sujestões de produtos e onde encontrar?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Pelo q eu entendi é pra gravação de guitarra?

    Sua interface então nao tem pré?

    Sala, a sala de gravação é boa?tem tratamento acústico? ou quando vc toca a mizona ou um lá vibra até as janelas? sala tem que ser boa pra ter um som bom es todas a frequências cara, analise uma gravação tocando algumas notas uma por uma e olhe depois e me diz.. posição da caixa na sala conta muito altura do chão das paredes tb, mas depende da sua sala.

    Pré não vai fazer milagre, vai aumenta o volume, a não ser q vc quer comprar um neve, ou um valvulado top com belos trafos de saída e entrada.
    Aumenta o volume, mas pre não faz milagre não.

    Microfone, shure sm 57? já tem um? é um puta mic primeira coisa q tem que comprar se nao tiver um.

    Condensador pegando ambiência? ou vc colocou no falante e descuidou e cancelou um monte de frequência?

    Grava com cordas novas e de boa qualidade?

    Falante do amp é bom? celestion ou um eminence? ou pelo menos um falante com uma boa resposta de médios?

    Guitarra ajustada com ajuste de oitavas, tensão, revisão da parte elétrica?

    Sobre gravar em linha, então vai simular a guitarra?

    gravação é uma arte, não é fácil irar bons timbres e sons de guitarra envolve mt coisa.

    Há quem discorde mas eu sigo esses passos básicos.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Sala, a sala de gravação é boa?tem tratamento acústico? ou quando vc toca a mizona ou um lá vibra até as janelas? sala tem que ser boa pra ter um som bom es todas a frequências cara, analise uma gravação tocando algumas notas uma por uma e olhe depois e me diz.. posição da caixa na sala conta muito altura do chão das paredes tb, mas depende da sua sala.

    nao é o indicado pra uma gravação mas a sala não soa mal .
    Pré não vai fazer milagre, vai aumenta o volume, a não ser q vc quer comprar um neve, ou um valvulado top com belos trafos de saída e entrada.
    Aumenta o volume, mas pre não faz milagre não
    .
    é isso que eu queria saber


    Microfone, shure sm 57?
    é oque eu uso
    Condensador pegando ambiência? ou vc colocou no falante e descuidou e cancelou um monte de frequência?
    tomo cuidado com isso , nao tem cancelamento de polaridade.
    Grava com cordas novas e de boa qualidade?
    sempre
    Falante do amp é bom? celestion ou um eminence? ou pelo menos um falante com uma boa resposta de médios?
    celestion greenbacks
    Guitarra ajustada com ajuste de oitavas, tensão, revisão da parte elétrica?
    sim

    Sobre gravar em linha, então vai simular a guitarra?
    simulando os amps e pedais.

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Qual interface vc usa? Eu tinha uma fast track e nunca tive problemas com o ganho do pré.

    Troquei a fast track por uma profire (que tem os prés da octane) e realmente, é exageradamente outra coisa em relação aos prés (e conversores).

    Então, a ligação será:

    Mic --> Pré --> Entrada de linha da interface

    Dependendo da sua interface, o pré é bypassed pela entrada de linha, ou vc pode configurar isso. Se for o caso, melhor. Se não for possível, não vai queimar nada (só tenha cuidado com os ganhos), mas vai misturar as colorações dos prés. Tente amenizar isso o máximo possível regulando o ganho do pré da interface até você encontrar o melhor resultado.

    Abraços.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Muito estranho ser tão ruim assim como voce fala, realmente parece que tem alguma coisa errada aí. Como o Hendrix Gallagher Straits falou, grava com um mic só, ou "sola" o shure pra ver como fica, pode ser realmente que os mics estão se cancelando por estar com polaridade invertida, dá uma olhada nesse tutorial. Se não entender nada de ingles, pula pra 4:45 e assiste até o fim.



    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    gbmeioponto

    mas vai misturar as colorações dos prés.

    Colorações dos prés?? esses pre não tem coloração... só se um é vermelho e o outro é azul... podem ter uma melhora na relação sinal ruído..

    rhoadsvsvai

    Com tudo isso q vc falou q tem na mão já é possível fazer uma boa gravação sem ter q simular nada... vc tem celestion greenbacks e quer simular?????????????????

    Quem sabe o q falta é um boost na entrada do amp pra empurrar o sinal..
    Tipo se vc toca um blues eu indicaria um blues driver e um compressor.. da boos, mt bons ou pra um som mais heavy mesmo um tebe sreammer, ou se quiser preservar todas as frequências da sua guitarra um gain boost sem mt coloração (curva muito diferente do som original), acho que é por ai...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Iversonfr

    Cancelamento é um saco ainda mais quando se usa dois ou mais mics, sempre acaba cancelando alguma coisa.

    Ambiencia tb as vezes estraga o som da guitarra dependendo da sala do mic, as vezes um pedal de reverb ou um plugin bem aplicado.

    A pega duas tracks, os primeiros dois picos ficam em fase e o resto tudo cancelando.. mas guitarra tem q escutar bem.. ouvido manda muito.

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Não entendi oq você quis dizer com vermelho e azul, mas discordo do que você falou.

    Na verdade quando vc mistura dois prés acontece o contrário do que você citou, a relação sinal ruído diminui.

    Outro ponto é quanto optar por simular tendo um amplificador com falantes bons. As vezes deseja-se simplesmente diferente do que o amp fornece, que é perfeitamente cabível buscá-lo em simuladores. São duas coisas distintas.

    Abraços.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    gbmeioponto

    Não entendo que coloração vc fala?

    e realmente, é exageradamente outra coisa em relação aos prés

    Assim passa a idéia que um pré neve vai mudar tudo se esse octane já é tudo isso q vc disse, imagina um neve e um universal áudio.. pronto todos problemas resolvidos.. na verdade não é assim.

    Pelo q tenho visto por ai essas interfaces são prés amplificadores simples com resposta bem plana que são praticamente padrão na maioria desses equipamentos de áudio que saem "castrados" de fabrica, como as mesas de som pro exemplo.

    Não posso acreditar q esses preamp das interfaces tem algum tipo de curva especial, que no caso q vc disse ao ligar em serie teria uma mistura de colorações, acredito q teria mais uma mistura de ruídos nesse caso.

    Entenderia se estivéssemos falando de equipamentos como Prés Neve com trafos do Rupert neve ou Universal áudio que mesmo assim não tem lá grandes "colorações", que dentro de um laboratório se torna mais fácil a compreensão e envolve muito mais q uma curva de resposta.

    abs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    gbmeioponto
    presonus 1818vsl

    Iversonfr
    mesmo solado o microfone o som não me agrada , soa magro sabe , não tem nada de errado com o som que sai do amplificador , e sim em como esse som aparece quando é gravado pelo microfone , soa sem força sabe, aqui um exemplo de um dos muitos videos que eu gravei , que o som tava animal , mas depois de microfonado nao ficou tão especial assim



    Iversonfr
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara, sei que voce entende das coisas, mas msm assim vou falar 1 coisa básica mas não tão óbvia...

    Voce já colocou a cara na frente do ampli pra ver o som que está saindo realmente? digo se agachar no nível do falante do ampli ou inclinar ele pra direção do seu rosto. Tocar de pé acaba tendo uma ideia de som completamente diferente do que realmente sai do ampli, voce acha que está muito mais grave do que realmente está. Inclusive tem muita banda que eu vou ver que o guitarrista faz besteira nessa parte e joga o ampli na direção da galera e fica puta caixa de abelha aguda e irritante pra todo mundo, mas pra ele o som é excelente. Tenta equalizar o ampli com ele na sua cara, vai ver que vai equalizar completamente diferente.

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Vou recomendar este artigo sobre prés. É interessante para se pensar.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Recomendo esse video. Apesar da galera não curtir, pois não tem teorizações filosóficas sobre o uso de um pré, acho bem valido ver na prática essa "diferença". Enfim, minha opinião é que existem formas melhores de ajeitar teu timbre



    gbmeioponto
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Me refiro a coloração como as características que o pré imprime no sinal. Qualquer circuito analógico imprime uma coloração no sinal, por mais transparente que ele seja. Quanto mais você botar na cadeia, mais o sinal sofrerá mudanças.

    Se você tiver um pré da neve ou da UA como você citou, já está com um bom caminho andado. Claro que não é só isso que vai contar. Não faz sentido usar um pré desses com cabeamento ruim ou com um conversor ralé.

    Na minha opinião, comparando dois prés (dependendo deles, é claro), você percebe nitidamente a mudança, como ocorreu comigo quando comparei as duas interfaces. E como eu disse, tem muita coisa nesse intermédio.

    Abraços.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara...tua sala não tem tratamento nenhum, certo? Você já experimentou tocar, no seu amp com o seu equipo, em uma sala bem tratadinha...ou pelo menos menos reflexiva? Acontece muito, a galera vai timbrar em um ambiente que é super reflexivo...tudo sobrando pra todo lado, médio agudos principalmente, aí você compensa no Eq do Amplificador tirando um pouco de agudos ou qualquer outra coisa...enfim...

    Nunca aconteceu de você timbrar seu equipo na sua casa e quando chega pra tocar ao vivo em algum lugar alheio e ela soa abafada demais, aguda demais, grave demais, sem corpo?

    Acho que o problema é na fonte sonora da coisa toda...um microfone NUNCA irá reproduzir o que nossos ouvidos ouvem.

    Experimenta microfonar seu amplificador em outro ambiente que você NÃO esteja...por exemplo, fique no seu quarto, com seu fone e coloque o amplificador no corredor da sua casa e microfone. Feche a porta e pelo que você escuta no fone você vai timbrando aos poucos o amplificador.

    Abraço.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Homem Cueca
    cara , engraçado que todo mundo aqui fala de excesso de agudos ,mas oque eu ouço é justamente ao contrario , o timbre abafado demais ,da uma sacada lla no video que eu postei q vc vai entender , tanto que os soms limpos por serem agudos de natureza consigo coisas muito bonitas , mas qualquer som de overdrive sai medonhamente fraco ....

    e uma coisa que reparei , a camera do celular o som sai melhor que o som vindo do microfone , nao importa que microfone eu use , parece absurdo ,mas na pratica é oque percebo.

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Em sala ruim o problema está nos graves. Os agudos dão mais problema gravando em linha. Eventualmente os dinâmicos também incomodam com agudos a mais, eles realçam uma faixa, dando um brilho e alguns chamam de "som de radinho".

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMI
    quanto eu teria que investir mais ou menos pra fazer um tratamento acustico na minha sala?

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    colocar sofás, móveis, estante de livros, cortina e tapetes, se não quiser fazer algo mais profissa!

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Como em muitas coisas... Pode não gastar nada fazendo algo meio "mambembe" até gastar milhões fazendo algo altamente profissional. Dá uma lida na net para ter mais embasamento, pode começar aqui, indo nos links que colocaram, o de acústica é interessante. Daí depende do que você pode gastar, mas se quer algo mais legal, procure um profissional da área, as empresas de acústica costumam fazer esses trabalhos num orçamento apertado também.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMI
    Em sala ruim o problema está nos graves. Os agudos dão mais problema gravando em linha. Eventualmente os dinâmicos também incomodam com agudos a mais, eles realçam uma faixa, dando um brilho e alguns chamam de "som de radinho".

    Não falei pra gravação e nem mix...eu falei em tocar guitarra mesmo. Experimenta tocar em uma sala sem tratamento, timbra o amplificador e depois, com a mesma regulagem, leve em uma sala bem tratada. As chances de soar abafadão são grandes. Não sei exatamente o que acontece, talvez um comb filter bizarro com o timbre...

    Eu acho que o problema do rhoadsvsvai é exatamente esse. Vi o vídeo que ele postou...se o timbre estava do caralho quando estava tocando no quarto e na gravação saiu abafado...significa que a sala soa aguda. Se ele já tentou um monte de posições diferentes e nenhuma delas o resultado foi satisfatório, o timbre sempre saiu abafadão, a sala deve soar muito aguda.

    Ele tem um bom microfone e usa o pré da interface, que na pior das hipóteses seja uma da Behringer com um pré Xenyx, não é pra ficar ruim e soar tão diferente do resultado de timbre do amplificador...

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara , engraçado que todo mundo aqui fala de excesso de agudos ,mas oque eu ouço é justamente ao contrario , o timbre abafado demais ,da uma sacada lla no video que eu postei q vc vai entender , tanto que os soms limpos por serem agudos de natureza consigo coisas muito bonitas , mas qualquer som de overdrive sai medonhamente fraco ....

    e uma coisa que reparei , a camera do celular o som sai melhor que o som vindo do microfone , nao importa que microfone eu use , parece absurdo ,mas na pratica é oque percebo.


    Cara, o seu timbre na gravação sai abafado e quando grava com a camera soa bom...a sala deve ser aguda. Experimenta aquilo que eu disse...coloca o amp em outra sala e vai timbrando o amplificador pelo som que sai do microfone, pelos fones. Quando chegar no resultado, coloca o amp no seu quarto e toca, eu aposto que você vai achar o timbre da sua guitarra MEGA agudo.

    EDIT: Pode ser que um comb filter esteja acontecendo, quando for gravar, coloca o amp em cima de uma cadeira com o encosto vazado , longe de estar encostado na parede e depois microfona. Assim você evita que o microfone capte reflexões fora de fase do chão e da parede...pelo menos a quantidade dessas reflexões diminiu consideravelmente em relação ao sinal original do amplificador.

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Homem Cueca

    Eu entendi a sua colocação antes, eu sei que isso acontece. Eu não queria me meter muito nisso, mas vamos lá então... rs

    Honestamente, eu ainda não acho que a sala soa aguda, não me convenci disso. O que eu acho (e esse "acho" é proposital e que fique bem frisado) é que pode ter uma série de problemas. Os agudos são bem direcionais, talvez ele esteja timbrando e deixando o som "do caraleo" mas sem tirar o amp do chão e sem se posicionar alinhado com o alto-falante. Isso posso estar enganado, mas vou mais adiante... Talvez o quarto reverbere muito os graves e ele automaticamente tira graves para deixar o som redondo. Ou ao contrário, menos provável, a sala mate uns graves. Mais ainda, a monitorização neste caso não é confiável, o que soa bem não está bom, o que está bom não vai soar bem. O grande problema é que o que ele ouve não é confiável quando grava, quando mixa, toda equalização está interagindo com uma sala que altera o timbre.

    Há vários anos atrás (uns 15 já... rs) sofri muito com isso na primeira vez que mexi em mixagem num CD comercial em casa. O trouxa aqui ainda tinha um subwoofer que me ferrava mais ainda. A salinha tinha uns 2,15 de altura, bem baixa, piso de azulejo, praticamente vazia, só uma estante numa das paredes. Impossível de se acertar os graves lá! isso é o que parece que está acontecendo com ele, no vídeo dá para ver pouco, mas as paredes estão lisas, sem nenhum difusor algo que absorva, então os graves bagunçam tudo. Talvez a monitorização esteja dando problema de fase, mas o fato é que ao que tudo indica, o som que ele timbra não é confiável, talvez o posicionamento do mic não seja o melhor, o som que ele monitora não é confiável... Para acertar um timbre só com muita sorte.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMI
    Eu entendi a sua colocação antes, eu sei que isso acontece. Eu não queria me meter muito nisso, mas vamos lá então... rs

    Honestamente, eu ainda não acho que a sala soa aguda, não me convenci disso. O que eu acho (e esse "acho" é proposital e que fique bem frisado) é que pode ter uma série de problemas. Os agudos são bem direcionais, talvez ele esteja timbrando e deixando o som "do caraleo" mas sem tirar o amp do chão e sem se posicionar alinhado com o alto-falante. Isso posso estar enganado, mas vou mais adiante... Talvez o quarto reverbere muito os graves e ele automaticamente tira graves para deixar o som redondo. Ou ao contrário, menos provável, a sala mate uns graves. Mais ainda, a monitorização neste caso não é confiável, o que soa bem não está bom, o que está bom não vai soar bem. O grande problema é que o que ele ouve não é confiável quando grava, quando mixa, toda equalização está interagindo com uma sala que altera o timbre.

    Há vários anos atrás (uns 15 já... rs) sofri muito com isso na primeira vez que mexi em mixagem num CD comercial em casa. O trouxa aqui ainda tinha um subwoofer que me ferrava mais ainda. A salinha tinha uns 2,15 de altura, bem baixa, piso de azulejo, praticamente vazia, só uma estante numa das paredes. Impossível de se acertar os graves lá! isso é o que parece que está acontecendo com ele, no vídeo dá para ver pouco, mas as paredes estão lisas, sem nenhum difusor algo que absorva, então os graves bagunçam tudo. Talvez a monitorização esteja dando problema de fase, mas o fato é que ao que tudo indica, o som que ele timbra não é confiável, talvez o posicionamento do mic não seja o melhor, o som que ele monitora não é confiável... Para acertar um timbre só com muita sorte.


    O problema de monitoramento é certeiro. hehehe Em ambiente de home-studio, as vezes investir em dois diferentes bons fones pode resolver as coisas muito bem.

    O legal é que chegamos num consenso, o que ele está ouvindo do timbre do amplificador dele, na sala em que ele grava e do jeito que ele timbra, não é o que está sendo reproduzido pelo microfone.

    Nesse caso, acho muito mais confiável o microfone do que a referência da sala...o mic está bem perto da fonte sonora, sala quase não influi, os fatores que estão mudando, e muito, o timbre são as reflexões da sala em que ele ouve o amplificador. Quando vai ouvir o que gravou, aquele timbre não tinha nada a ver um com o outro.

    Continuemos...hehehe

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMI
    Homem Cueca
    minha casa tem um pequeno corredor ,que leva ao quarto , se o problema for a sala , em um ambiente menor como um corredor fechado meu timbre vai dar uma passe de magica ?

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    O corredor com certeza vai reverberar muito mais, deve ser muito mais reflexivo. E claro, a equalização vai continuar a ser um problema. Mas eventualmente o reverb natural pode ficar legal.

    O problema é você ouvir um som diferente do microfone e na mix também ouvir um som diferente do que está acontecendo. Você tinha que começar dando um trato na acústica desse seu quarto.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/13
    · votar


    acabei de testar , realmente o punch aumentou limpo ta até muito bonito ,mais reverbera demais pra som distorcido

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    São truques legais, a posição do amp e o local mudam muita coisa. Então dependendo da situação é legal botar no corredor e em outros locais.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    rhoadsvsvai
    acabei de testar , realmente o punch aumentou limpo ta até muito bonito ,mais reverbera demais pra som distorcido


    O quão perto está o microfone da boca do falante do amp? Deixa Close Mic e abuse de volume. Não deixe o amp encostado na parede...

    To achando estranho esse reverb exagerado junto com o timbre. Num 57, que é duro, a relação S/N em close mic é grande, ainda mais em bom volume do amp.

    Timbra o seu amp pela referência que você escutar nos fones e não pela referência do que você escuta do amplificador...

    Em ambiente de estúdio, o guitarrista sempre fica na técnica e o amp no aquário e vai timbrando pelo que sai dos microfones e não pelo que sai do amp. Fazer o contrário, timbrar a gravação pela referência que você escuta do amplificador é bem mais trabalhoso...chegar com os microfones no som que você escuta do amplificador. Isso envolve uma sala muito bem tratada em primeiro lugar...


    EDIT: Gravei esse vídeo faz tempo...mas dá pra ter uma referência do que estou falando em referência do que você ouve e do que o microfone ouve.

    Repare que o timbre da guitarra, logo após que eu falo, está diferente do que está na gravação na segunda parte do vídeo.

    Na primeira parte eu usei um Zoom H2 HandyRecorder pra gravar minha voz, está posicionado logo abaixo de mim e dá pra escutar como a sala era reverberante. Note o timbre da guitarra.

    Na segunda parte eu microfonei o amp com um 57 clone (um GPA570), não alterei o timbre pra gravar, só posicionei de um jeito que ficasse do meu grado. Na mix eu só coloquei um compressor de leve e um reverb de leve também...

    Não tinha um ambiente tratado e nem um microfone bom. Só o bom senso de que as coisas realmente soam diferentes uma das outras e saber usar os recursos que tinha...

    http://www.youtube.com/watch?v=snCE8_T8sz4



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ja decidi , vou comprar um pré amp, mas tenho algumas duvidas ainda.