Problema bizarro na gravação (CUBASE + Audiobox Presonus)

    Autor Mensagem
    Erick.OUEdM
    Membro Novato
    # set/13


    Boa tarde galera, essa é a primeira vez que crio um tópico. Sempre usei as buscas como recomendado, mas dessa vez meu problema é bem específico e nem sabia como procurar.

    Eu costumo gravar minhas músicas no Cubase 5 usando meu mic AKG C3000 e minha Audiobox USB Presonus.
    Tudo sempre funcionou bem no meu PC HP Pavillion g6, processador A6, 8GB de Ram DDR3. Até que ontem comecei a ter um problema.

    Depois de alguns segundos gravando uma faixa, comecei a ter um problema: A onda formada pela gravação na Track, parava de aparecer depois de certo ponto e ao dar stop na gravação, boa parte da track simplesmente sumia, como se eu tivesse parado de gravar bem antes.
    Além disso, ao escutar as faixas gravadas, havia sempre um tipo de chiado inconstante que mais parecia algum erro na música. Esse barulho aparece em momentos diferentes da track, cada vez que eu a escuto.

    Testei outro microfone e o erro continuou
    Testei outros cabos e o erro continuou
    Aumentei o Buffer de 128 para 256 (Sempre gravei com 128 para diminuir a latência e sempre funcionou bem), mas o erro continuou
    Testei com a guitarra direto na Audiobox e continuou o erro.
    Testei outros fones e idem.

    Agora, o mais bizarro, foi que quando exportei a faixa para .WAV , a qualidade estava perfeita, sem nenhum chiado ou erro.

    Quando deixo o botão Mixer da Audiobox todo voltado para o Input, não ouço erro hora nenhuma. Quando jogo só um pouquinho para output para ouvir os efeitos usados no Guitar RIG por exemplo ou escutar o metrônomo na gravação, o chiado reaparece, mesmo se tiver só o contador no metrônomo tocando, tenho esse barulho esquisito. Fora o fato da faixa parar de gravar em certo ponto.

    Alguém tem algum palpite do que possa ser?
    Até anteontem eu não tinha esse problema, e nenhum dos meus equipamentos tem mais de 5 meses, nem sofreu nenhuma queda ou impacto.

    Estou no meio de um projeto e isso está me atrasando muito. Por favor me ajudem!

    Desde já, agradeço!

    Erick.OUEdM
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Up

    Ajuda ae galera!

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Depois de alguns segundos gravando uma faixa, comecei a ter um problema: A onda formada pela gravação na Track, parava de aparecer depois de certo ponto e ao dar stop na gravação, boa parte da track simplesmente sumia, como se eu tivesse parado de gravar bem antes.
    Além disso, ao escutar as faixas gravadas, havia sempre um tipo de chiado inconstante que mais parecia algum erro na música. Esse barulho aparece em momentos diferentes da track, cada vez que eu a escuto.

    Alguém tem algum palpite do que possa ser?

    Esse pedaço do seu relato me pareceu algum software tipo "trial" ou "demo" que expirou o prazo de teste e agora começou a bipar ou gravar só um tempo curto...

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Erick.OUEdM

    Você não informou a versão do sistema operacional e a versão exata do Cubase (é 5 ponto o que? É pirata?)

    Uma tentativa seria checar se há um novo driver da interface para seu sistema operacional. Mesmo que seja o mesmo já instalado, vale a pena reinstalar para testar. Ou mesmo desinstalar e instalar novamente (o que é diferente de instalar por cima).

    Outro procedimento é instalar outro programa de gravação e ver se o mesmo ocorre (pode-se testar o Reaper e checar se o erro também está presente ali).

    Adler3x3
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Erick.OUEdM

    Pela descrição a origem do problema parece ser o que o "JJJ" alertou.
    E não tem nada de bizarro.
    Parece ser um VST, ou um plugin cujo prazo de validade venceu.
    E na reinstalação não foi devidamente registrado e revalidado.
    E quando isto acontece o software fica na forma de demo, e a medida que se ativa o aplicativo, dentro de alguns segundos começa a apitar. (funciona 1 minuto ou trinta segundos, e daí vem as interrupções, que tanto podem ser períodos de silêncio como períodos de ruídos).
    Pela sua descrição pode ser o Guitar Rig.
    Experimente repetir o processo sem o uso deste software.
    E o mesmo procedimento é válido para qualquer outro software que se esteja usando.

    Erick.OUEdM
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Po galera, valeu pela resposta, mas agora to mais confuso.
    Eu sempre usei esses equipamentos e softwares numa boa aqui em casa e esse erro foi acontecer quando pela primeira vez tentei gravar na casa de um amigo.
    Agora fui tentar testar tudo de novo aqui em casa e tudo simplesmente funcionou perfeitamente.
    Com guita Rig, com vários VSTs, com várias vozes. Nenhuma falha no áudio e nada da gravação parar do nada. Sinceramente não sei o que houve. Será que alguma coisa na casa dele estava dando interferência na minha interface ou algo do tipo? Agora vou pesquisar mais sobre isso pra evitar que isso se repita, caso eu precise gravar em outro lugar...

    Valeu pela atenção galera

    Jabijirous
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Erick.OUEdM

    Pode ser sujeira na rede elétrica. Tem que usar um condicionador de energia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema bizarro na gravação (CUBASE + Audiobox Presonus)