Criando uma sala de música [Som da bateria está muito alto]

    Autor Mensagem
    R3NATO
    Membro Novato
    # jul/13


    Oi pessoal,

    Tenho uma sala onde coloco bateria, guitarra e baixo. Porém a sala não é tratada acusticamente e o som da bateria é MUITO alto. Tenho que colocar baixo e guitarra no máximo, o que é muito desagradável.

    Então, estou construindo uma nova sala, com o objetivo de ser uma sala somente para música. Como ainda estou na fase de construçao, essa é a hora de decidir qual piso colocar e o que colocar nas paredes para que o som da bateria diminua.

    tldr: Qual piso eu uso e o que eu coloco nas paredes para diminuir o som da bateria e tornar o ambiente interno mais agradável?

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    R3NATO
    Cara, não é bem assim. Nada que você coloque vai "diminuir" o som da bateria. O que acontece é que em ambientes muito fechados as frequencias todas embolam: vc ouve as reflexões do chimbau vindas de todas as paredes, os graves vão se acumulando, e por aí vai.
    O que você tem que fazer é usar de artifícios para minimizar essas reflexões, mas isso exige um projeto acustico sofisticado. Não é mudando o tipo de piso, ou colocando absorvedores aleatoriamente na parede. Se for construir uma sala do zero, recomendo que vc faça uma sala grande (para que as ondas percorram mais espaço) e com paredes de medidas diferentes.
    O ideal é contratar alguem para fazer o projeto tanto da sala quanto do tratamento.

    makumbator
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    R3NATO

    Assino embaixo ao que o Slash_1989 colocou. Caso você vá mesmo construir, esse é o momento de consultar alguém que entenda da área para te orientar. E isso não é só para fazer um bom tratamento acústico e o isolamento acústico (que são coisas diferentes), mas também fazer com que você gaste apenas o essencial e ataque diretamente os pontos problemáticos.


    Melhor que ir fazendo a louca ou no instinto. Imagino que seja possível conseguir alguém para desenvolver o projeto mesmo que à distância (para o caso da sua cidade não ter ninguém qualificado).

    Murilo_Ratclif
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Melhor que ir fazendo a louca ou no instinto

    Alem do mais, 99% de chances de tu ter um gasto de dinheiro gigantesco com uma coisa sem planejamento profissional. Esse tipo de material costuma ser caro, não da pra dar bobeira.

    R3NATO
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Entendi,

    O meu foco é realmente o som interno do ambiente para torná-lo mais agradável.

    Já comprei abafadores para bateria que ajudam um pouco. Além disso, pretendo comprar fones de ouvido abafadores.

    Que tipo de profissional eu devo procurar para esse tipo de construção?

    andreztec
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    cara, sem falar do tratamento profissional, já pensou em trocar a bateria por uma reduzida ou elétrica? de repente ajuda...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Bateria é assim mesmo, se não gosta de som alto compra uma eletronica.

    R3NATO
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Eu gosto do som da bateria, mas já que estou fazendo uma sala de música, pretendo trabalhar a acústica da sala.

    daniloaurelio
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    R3NATO
    Para melhorar a acústica da sala você pode fazer armadilhas. Pesquise no google armadilhas de grave, bass traps, etc. Você pode fazer em casa com lã de rocha e madeira, o custo não é tão alto.
    Qual o tamanho dessa sua sala?

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    pesquise bastante

    Olha o que esse cara fez
    http://www.youtube.com/watch?v=72UY3NNw93g

    olha esse
    http://www.youtube.com/watch?v=cp56A6TcL1E

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    R3NATO
    O som da bateria é assim mesmo !! Tu nunca vais conseguir diminuí-lo !!
    O que tu podes fazer é:

    - Diminuir a reverberação dela na sala: Fazendo internamente na sala, um tratamento anti reflexivo nas paredes (sonex, ou carpete, ...)

    - Diminuir a propagação do som dela pra fora da sala: Fazendo na hora da construção da sala, um isolamento acústico (paredes pesadas de alvenaria de pedra, ou paredes duplas, ...) Ahh !!! E todas as portas e janelas da sala, duplas também.
    ____________________________________

    Lembre-se !! Estas duas coisas são completamente distintas !!!!
    - O tratamento anti reflexivo acústico não isola !!
    - O isolamento acústico não diminui a reflexão sonora interna !!

    Lord Target
    Membro
    # ago/13
    · votar


    o tipo de profissional que você está procurando é tipo assim:

    Tratamento Acústico

    Tem vários em São Paulo. Achei no google

    *não sei se pode fazer propaganda aqui. podem excluir se não puder

    neto_oliveira
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    E ae galera, tudo tranquilo?

    Atualmente estudo bateria com uns abafadores de eva nos tambores e pratos, mas esta muito ruim estudar por mais de 1h nesses abafadores, não tem rebote algum.

    Minha bateria fica em um quarto no fundo da casa (lado de fora da casa), estou pensando em construir uma sala menor em MDF e a parte interna ser inteira de espuma acustica. Acha que isso deixara o som bem moderado para fora da sala principal?

    O quarto é de 2,60m x 3m (2,60m altura)
    A sala dentro em MDF ficaria com 2,10m x 1,8m (1,84m altura)

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    neto_oliveira
    Esses abafadores são terríveis. Também não gosto.

    MDF isola bem menos do que parede de alvenaria. Se você usá-las como divisória, no intuito de isolar o som, não vai dar certo.

    O MDF pode ajudar se você quiser aumentar o isolamento de um quarto de alvenaria forrando as paredes. De preferência, deixando um pequeno espaço entre a parede de alvenaria e as placas de MDF, como se fosse uma caixa dentro da outra. Pesquise BOX IN BOX.

    neto_oliveira
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: neto_oliveira
    · votar


    entamoeba
    A ideia é construir essa sala de MDF dentro do quarto de alvenaria, mas nas medidas que caibam a bateria, não pretendo isolar 100% o som, mas não quero deixar o som da bateria na cara dos vizinhos.

    Conhece algum link que explica melhor a relação de "densidade do material" x "isolamento acustico"? Eu vi que o MDF tem uma densidade alta, então imaginei que a espuma para tratar essa sala de MDF + o quarto de alvenaria poderiam isolar uma porcentagem legal para não incomodar os vizinhos

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Tem que entender os princípios da acústica para fazer um bom projeto.

    Conheço dois jeitos de isolar. O ideal é combinar os dois. O primeiro é por meio do emprego de materiais realmente pesados (compare a densidade do MDF com o da alvenaria e verá que o MDF não é tão denso assim), o segundo, é intercalando materiais muito densos e pouco densos (ou ar). Em ambos os casos, os ambientes precisam ser bem vedados.

    Além da propagação do som para o ambiente externo, você precisará controlar a reflexão para o ambiente interno (tratamento acústico). Não consigo imaginar isso funcionando em uma sala de 2,1m x 1,8m x 1,84.

    Veja isso:
    http://fabiomazzeu.com/o-que-e-isolamento-acustico/

    neto_oliveira
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Além da propagação do som para o ambiente externo, você precisará controlar a reflexão para o ambiente interno (tratamento acústico). Não consigo imaginar isso funcionando em uma sala de 2,1m x 1,8m x 1,84.

    As espumar irão dentro da sala de MDF, imaginei que a sala com tapete tipo tatame de EVA no chão e as paredes e teto com as espumar fosse tratar a reflexão na parte interna, eu sei que irá vazar som para o quarto mas por ser de alvenaria deixaria passar bem menos som diminuindo o volume que chegaria no vizinho.

    Vlw pelo post

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando uma sala de música [Som da bateria está muito alto]