Comprei a interface Focusrite Scarlett 2i2, mas não me informei antes e agora ?

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# set/15
· votar


Opa, vou me intrometer aqui pra tirar uma dúvida que foge um pouco do cerne da discurssão, mas acho que tem a ver:

Tenho gravado com a POD HD 500 como interface. Fico pensando se seria interessante comprar uma Focusrite 2i4, uma vez que não sei as specs da interface da POD, e não tenho ficado mto satisfeito com a captação de voz. Alguém aí sabe é válido ou to procurando sarna pra me coçar e gastar a tôa?

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


ok.. já deu pra perceber a preferência pela Focusrite.. agora, qual seria melhor a 2i4 ou a 2i2? quais as diferenças?

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


gaitistaSP
A 2i4 tem 2 saídas a mais, entrada/saída MIDI, atenuação de entrada (PAD), mais opções/configurações de monitoração.

Se a diferença de preço não for muuuuito grande, vale à pena pegar a 2i4.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


vcs comprariam no mercado livre?:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704763903-focusrite-scarlett-2i 4-interface-de-audio-e-midi-usb-pre-_JM

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Wade
Qual a grande vantagem?
headroom é a quantidade de volume disponível antes que o som distorça. É isso?

Na prática, a maior vantagem que vejo em usar 24 ao invés de 16 é que o ruído fica mais distante do sinal, ou seja, se você precisar erguer muito o volume de algo que gravou de forma mais amena, no 24 você consegue fazer isso de maneira limpa, enquanto usando 16 o ruído pode começar a aparecer junto.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Iversonfr
Saquei. Realmente é uma bela vantagem. Mas a diferença na prática, lá na mixagem, com a mão na massa é muito grande, perceptível mesmo ou é como de 44 pra 48 que é praticamente humanamente imperceptível?

makumbator
Moderador
# set/15
· votar


Wade

Acho a diferença em termos de percepção de 16 bits para 24 bits maior que a de 44.1 Khz para 48Khz (ou mesmo 88.2Khz, ou 96Khz por exemplo). Mas não é uma diferença de dia pra noite.

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Sample rate é uma baita polêmica rs. Minha opinião é a mesma do makumbator. Cabe ressaltar que usar 24 ao invés de 16 não afeta o tamanho do arquivo, e como pode ajudar no headroom, acaba valendo a pena usar. Porém se comparar 44.1 com 96khz, haja HD pra guardar tudo pois o arquivo mais que triplica de tamanho, sendo que a melhora na qualidade é imperceptível. Por isso que muita gente usa 24/44.1 pra mix. Tem um video muito legal sobre isso que não estou achando, amanhã procuro e posto aqui pra vc ver.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


makumbator
Iversonfr
Valeu, caras! Sempre fiz tudo na marra, mas agora depois de anos tomei vergonha pra tentar entender e aprender os processos por trás do som. E conversar com quem já manja do assunto é ótimo.

Calime
Veterano
# set/15
· votar


Obrigado galera, quem puder ajudar por favor opinar no tópico que abrirei sobre o assunto amanhã, valeu!

Iversonfr
Veterano
# set/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


Wade

Achei o video, é ESSE AQUI. Se por acaso não entender inglês, pule para 4:40. Ele começa com um arquivo de 32 float, e vai convertendo para 4, 8, 16 bits. É legal porque você vê o ruído indo embora ao aumentar os bits. Mixar em 24 é legal por causa disso. Abs!

E conversar com quem já manja do assunto é ótimo.

Coitado de mim, as vezes eu acho que sou louco de me enfiar no meio de uns gurus aqui do fórum pra dar meu pitaco. Não manjo nada, nada...

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Iversonfr
Vídeo muito bom. Muito explicativo. Tudo que foi dito faz o maior sentido se as premissas forem verdadeiras. Elas são?

Então é uma puta de uma 'frescura' fazer questão de trabalhar com 24, 96...

Claro que é sempre melhor ter e não precisar que precisar e não ter. Mas muitas vezes as pessoas se matam e perdem boas oportunidades simplesmente pelo fato de fazer questão de um equipamento que trabalhe a 24, 96... sendo que não fazem nem ideia do que isso significa.

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Wade

É meio complicado afirmar isso pois cada um é cada um, mas eu tb acho frescura rs. Pelo jeito vc entende bem inglês, então assiste ESSE VIDEO pra fechar com chave de ouro o assunto, esse canal é espetacular.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


makumbator

Man me tira um dúvida, o que diferencia o 32bits estático do flutuante?

E existe um vídeo do Lisciel Franco, que ele fala que não temos no mercado () interfaces que gravem a 32bits, todas fazem 24bits, e convertem para 32bits.

Iversonfr
Pelo jeito vc entende bem inglês

Com uma dicção dessas boa dessas, até quem tá no cursinho consegue captar.

Wade

Sobre headroom... Falo sobre analógico, mas é o mesmo conceito.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/322368/#9108350

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Iversonfr
Entendo sim. Assisti mais alguns ontem sobre o assunto, mas não vi esse que recomendou. Vou dar uma olhada. Valeu pelo conteúdo o/

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
Valeu!

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


A 2i4 tem 2 saídas a mais, entrada/saída MIDI, atenuação de entrada (PAD), mais opções/configurações de monitoração.

Se a diferença de preço não for muuuuito grande, vale à pena pegar a 2i4.


marcelosz

em linguagem leiga, qual é a vantagem da 2i4 prá 2i2? quais as funcionalidades dessas características que vc deu da 2i4, na prática?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


gaitistaSP

Entrada/saída midi: possibilita conectar um controlador midi dentro de várias outras coisas, aí vc consegue gravar um instrumento virtual pelo controlador, como bateria, teclado e qquer coisa. Midi é muiiito legal ter se a ideia for criar musicas. Diria até ser indispensável pra essa função hoje em dia.
Pad: usado para atenuar instrumentos que tem saída muito forte para nao clipar o canal, não sei como explicar de maneira mais simples.
Saídas: ter várias saídas é legal para poder por exemplo, monitorar o som sendo gravado nos monitores e mandar um sinal completamente diferente para um amplificador de fones para o vocalista usar de referência para gravar, ou seja, você pode mandar 3 sinais independentes para 3 lugares diferentes.

gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

ok, Iversonfr.. obrigada pela resposta.. entendi mais ou menos.. pelo jeito se a diferença de preço não estiver grande vale à pena, então a 2i4

El_Cabong
Veterano
# out/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


A 2i4 está mais de R$300 mais cara que a 2i2 !!!!
Acho que assim não vale a pena.

Entrada e saida MIDI: Hoje em dia os controladores vem todos com MIDI via USB, que é uma porta muitíssimo mais rápida que estas MIDI in e MIDI out. Elas só são uteis quando se usa teclados ou controladores Midi antigos, que não tinham USB.

Pad: Quem usa Windows pode fazer esta atenuação da seguinte maneira: clique com o botão direito do mouse no controle de volume do windows. Clique em [dispositivos de gravação]. Clique no dispositivo padrão [Focusrite Scarlett]. Clique em [Propriedades]. Clique na aba [níveis]. E regule ali no controle deslizante a atenuação que você quiser.
*Geralmente as guitarras é que precisam de atenuação. Quando eu vou gravar uma guitarra, eu baixo este [Nível] de 100% para 60% e fica perfeito.

4 saídas: Não vejo muita utilidade nas 4 saídas, pois a 2i2 já tem as duas saídas P10 para monitores, e mais a saída P10 stereo para headphones. Nunca senti falta de mais 2 saídas na minha Focusrite Scarlett 2i2.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


El_Cabong
Pad: Quem usa Windows pode fazer esta atenuação da seguinte maneira: clique com o botão direito do mouse no controle de volume do windows.

SÓ QUE NÃO! Se vc gravar um mic que clipa no input do conversor A/D não tem o que fazer... E isso é super fácil, um condensador gravando um amp de guitarra distorcida, colado no falante... Gerar níveis de 140dB é dois palitos...

Ela já relatou problema parecido com um mic ZN...

Nunca senti falta de mais 2 saídas na minha Focusrite Scarlett 2i2.

Gravação em dupla, ou mesmo em sala paralela...

El_Cabong
Veterano
# out/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Ismah
Mas colocar um mic condenser numa captação de 140dB, é um caso em que o microfone trabalhará perto do limite do dano. A pessoa pode perder o microfone. Neste caso acho que é melhor usar um mic dinâmico.
E também!! Um amplificador de guitarra tem controle de volume né?? Pra quê botar no talo??

Eu nunca senti falta de mais duas saídas porque eu nunca fiz gravações em dupla, sempre faço instrumento por instrumento, e vocal por vocal. É bem melhor na minha opinião, se focar somente numa gravina por vez!!

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


El_Cabong

Vc está certo, mas um condensador (não todos) resiste a bem mais que 140dB.
Ainda do controle de volume, isso não funciona como o esperado sempre. Por exemplo, mesmo com controle de volume, não consigo o som desejado com volume baixo, para um conjunto de 8x12 com 150W empurrando.

É bem melhor na minha opinião, se focar somente numa gravina por vez!

Sim, eu também acho. Mas se for postar um vídeo com convidado, fica difícil gravar um por vez. Isso tudo é relativo a condição.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


É claro que a interface mais completa é melhor que a mais simples.

A parada aqui é custo x benefício em relação à pretensão atual do individuo.

Se a pessoa não vai precisar da atenuação diretamente na interface e não vai fazer gravação dupla, não faz o menor sentido pagar 300 reais a mais pela mais completa.

Se um dia essa mesma pessoa for montar um estúdio profissional, acredito que vá precisar de uma interface REALMENTE superior à 2i2, não a 2i4.

El_Cabong
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Mas se for postar um vídeo com convidado, fica difícil gravar um por vez. Isso tudo é relativo a condição.

Sim com certeza. Eu não disse que estas duas saídas à mais na 2i4 são inúteis, eu só disse que no meu caso eu ainda não senti falta delas, e eu acho que por enquanto o gaitista não vai sentir também.
Talvez mais tarde.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Wade

Por 300 mangos eu acho que valem esses recursos :)

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Ismah
SE for precisar, claro que vale. SE não for, não vale.

gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


nossa, a discussão aqui tá boa...

Ismah

Ela já relatou problema parecido com um mic ZN...

pois é.. meu zalman distorceu.. é isso que vc quis dizer..? em outras palavras, se eu comprar a interface 2i4 isso não vai acontecer..?

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


gaitistaSP
meu zalman distorceu
se eu comprar a interface 2i4 isso não vai acontecer..?

Depende, como sempre...

Quem distorceu, foi o mic ou o pré? O mesmo vale para a 2i2 e 2i4... Talvez o PAD da 2i4 vai resolver caso isso aconteça, mas não tem muito como saber sem testar rsrsrs

edilsonaragaojr
Veterano
# out/15
· votar


Pessoal, uma dúvida simples, na scarlett 2i2, para monitorar o áudio existem duas opções:
1) via monitores de referência (através daquelas saídas traseiras p10)
2) via headphone (saída p10, que pode ser p2, se usar adaptador p10/p2)

A minha dúvida é simples...Teria como eu monitorar o áudio usando as caixinhas do pc mesmo? Eu tentei configurar o output para as caixinhas do pc, mas não consegui...alguém consegue?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei a interface Focusrite Scarlett 2i2, mas não me informei antes e agora ?