Avaliação de projeto para Home Studio

    Autor Mensagem
    Jean Werlang
    Membro
    # abr/13


    Olá pessoal. Eu estou com planos de construir um espaço para montar o meu estudio. Estou começando o projeto do zero, já que as paredes vão ser levantadas. Tenho um rascunho do projeto arquitetonico.
    Gostaria que o pessoal mais experiente e que conhece bem de acústica podessem opnar no meu projeto.
    Não tenho problemas ou dúvidas quanto ao isolamento acústico, como moro em uma área urbana menos densa é um lugar bem tranquilo e silencioso, e nem há vizinhos proximos, acredito que a parede de tijolos deitados, e uma porta e janela acústicas bem construidos e adaptados vão dar conta. Minha maior dúvida é a respeito da acústica interna do ambiente. Como serão os ensaios e gravações dentro dessas salas.

    O tratamento acústico da sala vai ser realizado após a construção, mas imagino que a construção em si tenha influencia sobre a acústica.

    O pé direito dessas salas é de 3 metros. E as proporções estão de acordo com o manual de acústica do Prof. Dr. João Candido
    Fernandes.

    http://img189.imageshack.us/img189/585/estudio4h.jpg

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Jean Werlang

    Honestamente? Estou vendo que você está aplicando uma boa quantia, tem um projeto assinado por um arquiteto. Minha sugestão é botar uma graninha num projeto acústico, existem empresas especializadas nisso e não meros "palpites" que a gente pode dar aqui. Só de olhar o projeto, já dá para ver detalhes que não deveriam ser do jeito projetado, parece que seus arquitetos planejaram meramente o espaço. Antes até de levantar as paredes eu falaria com uma empresa de acústica e estúdios. Você vai ter que resolver muitas coisas aí para ter um som legal e fazendo neste momento, antes de levantar a parede, vai economizar e ter um resultado melhor.

    .omni
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MMI
    Pode crer.

    Jean Werlang
    O projeto me pareceu de uma sala comum, mas e os painéis e difusores? Como é o teto (paralelismo)? Existe a possibilidade de escolher entre madeira ou algum material menos reflexivo em painéis móveis?
    E outra coisa que eu não vi no projeto, onde vão ficar os multicabos e medusas? E a rede elétrica? Você tem que considerar a possibilidade de passar os multicabos por baixo do chão, ou por trás da parede.
    NÃO ECONOMIZE nos multicabos, senão você VAI ter dor de cabeça mais pra frente.

    Jean Werlang
    Membro
    # abr/13
    · votar


    MMI
    Eu tenho intensão de fazer um projeto acústico sim. Se você tiver alguma impresa para me indicar ficaria muito grato. Essas proporções de medidas e volume cubico foram tiradas conforme a orientação do livro de acústica do Prof. João Candido. É importante notar que não é o projeto acústico do estudio e sim o projeto arquitetônico o qual vai ser aplicado o tratamento acústico depois de construido. A minha maior dúvida é se as proporções, medidas e espaços dos ambientes estão adequados para um posterior tratamento acústico com qualidade.

    .omni
    O projeto está em fase inicial. Ainda não passou nas mãos o do engenheiro civil para fazer a parte eletrica. tão pouco passou na mão do eng. acústico. Então esses detalhes não constam no projeto, não significa que não vou levar em consideração.

    Muito obrigado pela informações por enquanto

    Jean Werlang
    Membro
    # abr/13
    · votar


    .ommi
    Interessante você ter comentando sobre a medusa, é um detalhe que eu não havia me lembrando. Você conhece alguma medusa para me indicar? Normalmente a medusa inicia na mesa de som e a segunda parte fica posicionada aonde? no centro da sala de gravação?

    Obrigado por enquanto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de projeto para Home Studio