Montar home studio com 13 mil reais

    Autor Mensagem
    augustosmith
    Veterano
    # abr/13


    Tenho 13 mil reais para montar um home studio, não tenho absolutamente nada, apenas o local. Da pra fazer algo afudê com esse dinheiro? Que equipamentos razoaveis/bons da pra comprar? Li outros tópicos e todos eram com menos dinheiro e equipamentos meia boca, deem uma ajuda aí!

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith
    Pra começar, você realmente precisa definir qual vai ser a ideia do seu home-studio. 13 mil bem gastos podem te gerar um excelente home!

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    augustosmith

    "afudê" eu não sei nem o que é... rs

    Antes de mais nada, defina exatamente o que você quer. "Home Studio" hoje pode ser desde um laptop com meia dúzia de softwares até um estúdio profissional, só que em casa.

    Tipo: quantos canais para gravar ao mesmo tempo? Bateria vai ser de verdade ou eletrônica? Vai mixar/masterizar ou só gravar/ensaiar? E assim por diante...

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith
    cara, tu tem uma ótima oportunidade com esses 13 barões!!

    Dá pra fazer um ótimo home, se vc estabelecer o tipo de atividade principal que vc vai querer, como disseram...

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Acho que as dicas do JJJ e do Stalingrado são fundamentais. Primeiramente precisa definir o objetivo, o fim, a aplicação na qual vc vai querer que funcione seu home estudio.

    De qualquer forma, seguem alguns vídeos com algumas dicas:





    Tem outros no Youtube, basta dar uma pesquisada boa!

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    qual o tamanho do espaço que voce tem pra isso?

    FBlues_rock
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Opa, acompanhando!
    Vou montar um, mas com menos $$... rs

    augustosmith
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Stalingrado
    bom, a principio seria um local para ensaio e gravar algumas demos, nada de ganhar dinheiro AINDA com isso, mas pretendo torna-lo um estudio profissional daqui um tempo...

    JJJ
    afudê: algo da hora, legal, enfim... é foda ser gaucho, ninguém entende o que tu fala HEUAEHEAUHEAUAE
    acho que uns 8 canais, bateria de verdade (não inclusa nesses 13 mil reais, ela vem mais pra frente, por enquanto será do batera da banda) vou mixar também, farei umas gravações com minha banda.

    renatocaster
    valeu! vou dar uma olhada nos videos!


    kazu keyboard
    cara, minha casa tem uns 200 m², tenho o segundo andar INTEIRO para fazer isso, ele serve como deposito, tem apenas uma parede levantada, posso usar um espaço muito grande.

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    augustosmith

    agora fica mais fácil:

    Para ter 8 canais simultâneos você vai precisar de uma BOA interface, um BOM computador, muitos BONS cabos e alguns BONS microfones.
    Bateria acústica vai te obrigar a preparar muito bem a sala (senão fica uma barulheira dos infernos) e a mais BONS microfones.
    Mixar e masterizar vai te obrigar a ter um BOM par de fones e um BOM par de caixas.
    Fora o óbvio todo que o pessoal vai começar a te indicar.

    Pros que acharam 13 mil muito... sei não... só um BOM par de fones pra mixar (que das coisas que citei é uma das mais baratas) não sai por menos de 300 contos...

    augustosmith
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    bom, eu tenho liquido 13 mil, até o final do ano consigo completar uns 19 aí fica melhor ainda

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith

    é cara... tudo depende do que você quer de resultado final.

    Dá pra montar um estudiozinho com muito menos do que isso, mas, tem que ver o seu nível de exigência.

    augustosmith
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    bom, como já falei, a principio é só pra ensaios, demos, algumas mixagens... mas pretendo até o ano que vem tornar algo profissional, então, preciso de umas dicas, de que equipamentos comprar, não quero comprar coisa meia boca agora pra tá gastando mais depois, já quero coisas boas

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith
    mano, da pra ter bastante coisa legal com esse dinheiro, mas tipo voce vai ter equipamentos de qualidade, mas nao vao ser o top dos tops, se voce fosse realmente investir em tops, só com microfone de alta qualidade voce ja estaria gastando um absurdo, e teria que ter mais de um mic, ainda mais querendo gravar batera, se for usar só a interface vai ter que ser uma de no minimo 8 entradas (para uma batera simples), se for trabalhar com summing (que é usar a DAW como player, mas mixar em analogico na mesa) voce teria que investir em uma mesa tbm com no minimo 32 canais, ai ja vai uma paulada (porque tem que ser uma mesa boa), os fones de ouvido sao muitos discutiveis em relaçao a mixar com eles, alguns usam e outros abominam, mas ai vai do gosto, eu uso apenas para monitoraçao da pessoa que ira gravar. Monitores tambem tem que ser de boa qualidade, como yamaha, krk, etc. nessa brincadeira ai ja iria uns 15 mil pra cima, sem falar em cabos, que tambem tem que ser de boa qualidade e os bons sao caros.

    Entao vamos começar assim, vamos começar do ponto basico de partida certo?

    o que é preciso para gravar? microfones!!
    quantos? como voce vai gravar batera tambem, entao vamos pensar na quantidade de mic para a bateria. Um kit basico de mic para bateria vem em torno de 5 a 6 mic, que nao sao tops, mas sao bons, pesquise marcas e preços e tambem microfones legais para captar voz e instrumentos acusticos (sendo que esses mesmo podem tambem ser usado para microfonar bateria)

    cabos neh? sim, existem cabos de todos os tipos, otimos, bons, regular, ruins e pessimos, de preferencia dos cabos bons para cima.

    Alem dos microfones, o que mais preciso para gravar? uma iterface de som!!!
    existem uma gama de variedades de placas caras e baratas, procure placas que vao atender a quantidade possivel de microfones e/ou intrumentos que voce podera gravar ao mesmo tempo.

    É voce quem vai mixar? se for, entao procure um belo par de monitores de marca confiavel, nao precisar se monitores grandes, mas sim que mostre com fidelidade o som e que te agrade principalmente.

    O que vou usar na hora da gravaçao, tocando ou cantando? um fone de ouvido (lógico)!!! para nao haver vasamento de som para o microfone, procure fones que tenham uma isolaçao bacana.

    juntando todos esses fatores voce conseguira montar seu home estudio "afuder" rs... e os gastos em equipamentos "bons" (nao tops) ficara por sua escolha. Quer trabalhar com mic senheiser, shure, akg pode escolhar qualquer um desses que estara dentro do seu orçamento, pois os preços medios ficam entre 1200 reais +/-, placa de som boa de oito canais da tascam, focusrite, presonus vai entrar no orçamento no preço medio de 1800 reais +/-, fones de ouvidos 80 reias ja tem fones bons, monitores de audio variam bastante tbm entre 800 reais até 2000 reais a unidade* (muitos nao sao vendidos em par) e cabos vao ter varios preços, mas os tops custam de 150 a 200 reais

    faça as contas amigo e ainda acredito que sobre dinheiro pra voce investir em mais alguma coisa como présamp, amps, intrumentos e outras coisas.

    PRONTO ESTA AI UM HOME ESTUDIO BASICO, MAS QUE VAI ATENDER VOCE EM QUALQUER NECESSIDADE SUA. SUPER PRATICO, FACIL LIGAÇÕES.

    *O UNICO PROBLEMA, QUE TALVEZ NAO SEJA UM PROBLEMA (PQ NAO CONHECEMOS ONDE VOCE FARA O SEU ESTUDIO), É O LUGAR, PROCURE LUGARES NAO TAO GRANDES, PQ FACILITA O TRATAMENTO ACUSTICO, E ISSO VOCE TERA QUE PESQUISAR E ANALISAR QUE TIPO DE TRATAMENTO TERA QUE SER FEITO NO SEU ESPAÇO....

    BOM ESSAS SAO MINHAS DICAS AMIGO...NAO SOU NENHUM EXPERT, MAIS É UMA BOA PARTE QUE APRENDI PESQUISANDO E FUÇANDO NA NET RS.....
    abraçao by kazu

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Se fosse eu (com 13 mil reais, e querendo montar um estúdio para gravações e ensaios) eu compraria por exemplo ...

    PARA GRAVAÇÃO:
    - 1 interface Focusrite Scarlett 18i20 (vem com oito prés) - R$ 1.600
    - 1 kit de microfones para bateria Shure - R$ 1360
    - 1 microfone condenser profissional Rode NT1A (para gravar voz e instrumentos) - R$ 1.000
    - 1 Notebook HP Core i7 2630QM - R$ 2.200
    - 1 par de monitores KRK RP5 G2 - R$ 1.030
    - 1 Headphones Beyerdynamics DT440 - R$ 450
    - 1 cubo Laney valvulado LV100 - R$ 1.350
    - Diversos cabos e acessórios - R$ 360

    PARA ENSAIO:
    - 1 Mesinha Behringer UB 1204 FX-PRO - R$ 750
    - 1 potência Behringer Europower EP4000 - R$ 1.300
    - 1 par de caixas passivas 3 vias de 1000 W RMS - R$ 1.600

    * No ensaio a bateria fica sem microfonação, a guitarra vai no cubo Laney e o resto vai tudo ligado na mesa. Para os vocais no ensaio usa um dos microfones do kit de bateria mesmo.
    ** Importante. Esta mesinha é só para ensaios e talvez uma gravação teste de algum ensaio. Não use ela para fazer gravações profissionais.

    TOTAL: R$ 13.000

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    kazu keyboard
    os fones de ouvido sao muitos discutiveis em relaçao a mixar com eles, alguns usam e outros abominam, mas ai vai do gosto, eu uso apenas para monitoraçao da pessoa que ira gravar

    É... eu citei ambos: fones e monitores (na minha opinião, pra mixar legal, precisa dos dois, pois tem certos detalhes que são difíceis de sacar nos monitores).

    fones de ouvidos 80 reias já tem fones bons,

    Se for usar só para monitoração, como você prefere, até dá pra achar alguma coisa mais barata, mas se quiser um bom fone de referência (flat) para auxílio na mixagem/masterização, aí é bem mais caro.

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith

    mas pretendo até o ano que vem tornar algo profissional, então, preciso de umas dicas, de que equipamentos comprar, não quero comprar coisa meia boca agora pra tá gastando mais depois, já quero coisas boas

    Para algo realmente profissional essa grana costuma ser só para o comecinho... Só para dar uma ideia, o computador que se vê nos bons estúdios profissionais já custa quase isto. Se sua intenção é levar para um lado profissional, eu diria que a primeira coisa a se fazer é um cursinho de áudio, mesmo os mais simples pela net mesmo. Já vai ser um passo bem válido.

    Eu sugiro que depois de se informar mais, que o primeiro passo fosse se preocupar com o tratamento acústico - outro fator que só nisso essa grana seria pouca para algo não muito profissional. Mas dá para fazer coisa satisfatória, dependendo dos preços da sua região. Só para você ter uma ideia, o estúdio profissional que há bem pouco tempo eu ia entrar na sociedade tinha 4 salas de gravação + 2 de controle onde haviam gastado 1 milhão em acústica, isolamento, multi-cabos e móveis.

    Depois aos poucos você vai adquirindo os equipamentos, não adianta um monte de gente ficar aqui dizendo que "se fosse eu" compraria tais itens. Tem que ver prós e contras, ver o que se adequa para seu projeto. Mas precisa de bastante conhecimento de causa para não ir na onda e comprar coisas erradas.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    El_Cabong
    Cabong e suas Focusrite...rsrsrs

    - 1 cubo Laney valvulado LV100 - R$ 1.350
    Não é por nada cara, mas o LV100 não é valvulado não...rsrsrs
    Na verdade, acho que nem pré valvulado ele tem; é SS se não me engano...

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    strinbergshredder
    Não é por nada cara, mas o LV100 não é valvulado não...rsrsrs

    Hum. Interessante. Eu nunca testei um desses, mas sempre ouvi falar muito bem dos cubos de guitarra Laney LV100 com alto-falante Celestion de 12". Estava lendo sobre ele ... Ele faz na verdade uma emulação do som de pré valvulado.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    El_Cabong

    Pois é cara; eu já testei um em uma loja; realmente o amp arrebenta....
    Muito por causa do falante também, mas esse cubo é uma sonzera danada...

    Se eu não tivesse achado o meu Crate, que é só de 15W e falante de 12", e que pra mim é suficiente pra usar em casa, eu com certeza cresceria o olho pra cima desse Laney...

    O circuito dele tem uma tecnologia chamada Tube Fusion, que isso aí que vc disse, Ele faz na verdade uma emulação do som de pré valvulado....

    edalko
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Olha, acho que é muita dor de cabeça para pouco dinheiro.

    Primeiro, vc terá que adaptar o lugar para ser um estudio. banheiro, aquário de gravação, acústica e isolamento, porta de frigorífico, instalação elétrica e aterramento...
    Depois, vem a aquisição de equipos: 2 caixas para guitarra, uma caixa para baixo, uns 6 microfones, pedestais, bateria, pratos, mesa de som, computador, potências, caixas acústicas, monitores...
    Aí vem a pior parte: acho muito difícil alguem pagar mais de 30,00 a hora e vc conseguir preencher 8 horas diárias com clientes é muito, mas muito difícil.
    Sendo um exímio empreendedor e marketeiro, digamos que vc tenha 8 horas preenchidas, teria um ganho de 240,00. Em 20 dias úteis, teria 4800,00.
    Mas não esqueça que vc talvez tenha que ter um funcionário, terá custos com energia, manutenção de equipos, etc.
    Lembre ainda, que vc tem que recuperar toda a grana gasta para construção do lugar.

    augustosmith
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    El_Cabong
    Laney não me serve, to atrás de um mesa boogie ou um peavey, lá se vão 3 mil...

    MMI
    opa, bom saber! então, vai ficar por uns 2 anos (ou mais) servindo como local para ensaios e gravações podronas pra mim, nada profissional.


    edalko
    pois é, tem isso também, mas com essa parte talvez eu gaste apenas com os móveis. Como falei agora, por uns 2 anos vou usar só para ensaio e gravações podronas, nada profissional, pois terei que juntar mais grana pra isso. Por tanto, um cubo me basta, o resto dos equipamentos (cubo de guita, baixo e até a bateria) via ser do pessoal da banda. Microfones, pedestais, computador, potências, monitores... tudo isso será meu, aí sim é que vai grana. E quanto ao funcionario... quando tornar profissional, não pretendo ter funcionario não, pretendo cuidar de tudo sozinho EAUEHUAEHUA

    maidenman
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    edalko
    POUCO DINHEIRO? '-' eu com 1000 reais já taria feliz com um condenser baratinho, um kitzinho de microfones, uma Behringer Xenyx 802 e uma interface da Behringer tb.

    Ah, mas eu quase me esqueci... pra você 13.000 é nada. Pro cara que tem umas 6 guitarras (Fender, Gibson, Ibanez), um Mesa Mark V e trocentos pedais diferentes, sem falar de um equipo de gravação que deve passar dos 10.000. Desculpae Eike Batista.

    Respondendo ao tópico, cara. 13.000 dá pra fazer um hs bacana sim. Nem precisa gastar fortunas em um microfone ou numa mesa de som. Use pelo menos 4.000 pra comprar um all tube.

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    maidenman

    Acho que você não entendeu a proposta inicial do tópico e já saiu distribuindo... Esses 13 mil é bastante sim, conheço suficientemente o edalko e mesmo para mim que tenho até mais coisas que ele. Pode ser mais ou menos difícil para cada um aqui receber isso, não tem nenhum Eike Batista aqui, mas o problema é que precisa pagar as contas, dar os proventos para a família e fazer sobrar 13 mil para gastar nisso, o que passa a ser muita grana, mas muita mesmo.

    Apesar que quem perguntou entendeu, vale a explicação então... Esses 13 mil pode ser muito, pode ser o suficiente e pode ser ridículo, depende da proposta. Como o colega tem intenções profissionais, o primeiro passo seria aplicar a grana em informação, antes de botar grana em qualquer coisa, faz ao menos um curso online. Mas adiantei, a principal dificuldade em home studio é acústica, então o primeiro passo é preparar a acústica para poder ouvir bem e confiar no que chega aos ouvidos. Os preços variam pelas regiões afora, mas essa grana não seria suficiente aqui em São Paulo para um projeto acústico e reforma para ficar mais ou menos.

    Só para falar do abismo, os estúdios profissionais de gravação e masterização que eu vou começaram por 3 milhões sem contar o imóvel. Só para começar um mac pro básico, o mínimo que se vê em cada sala, já sai 10 mil. Um Pro Tools, básico e essencial para projetos profissionais (nem adianta outro), sai 2 mil a versão 10, que até serve, não adianta pensar em versão pirata porque vai deixar na mão. Um microfone comum nos estúdios profissionais chega a beirar 10 mil, mas em áudio as coisas costumam funcionar aos pares, então precisa no mínimo de 2. O que o edalko se referiu é que um estúdio profissional com muito mais que isso que citei custa 100 reais a hora... POr isso que eu concordo plenamente com o que ele disse, estúdio profissional não costuma ser um bom negócio, vai mais para um lado passional.

    Por outro lado, se a intenção é não profissional, na base de tirar leite de pedra, então dá para começar a pensar alguma coisa. Mas ainda assim, o ideal é tentar aprender o máximo para comprar certo. Antes até de um bom equipamento, a premissa básica é saber o que faz, então tem que estudar muito para fazer bem feito e usar bem o equipamento disponível, além de ser importante na hora de gastar nosso rico dinheirinho.

    augustosmith
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MMI

    minha proposta inicial era começar com algo basico e daqui um ano tornar profissional, mas mudei de ideia por causa do que muitos falaram aqui, vou precisar de mais grana pra isso, então deixa isso pra mais além... não vai ter essa de varias salas e tal, terá uma sala para ensaio e ali já faço gravação também.

    Talmet_Br
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Acredito que o principal problema para um estudio profissional seja mesmo o tratamento acustico...

    Agora, se vc pensa em algo menos profissional (aqui ja estou me referindo a ser caseiro mesmo), uma boa ideia talvez seja comprar uma bateria eletronica, uma mesa que seja multipista (que grave simultaneamente num computador umas 8 a 16 pistas), e algumas pedaleiras para guitarra e baixo que sejam simuladoras de ampli. Assim, vc ligaria o batera diretamente no pc e controlaria algum vst de bateria (ezdrummer, ou adictive drummer), e os demais instrumentos e vocais todos ligados na mesa mandando faixas individuais para o pc. O som poderia ser mandado para um amplificador de fones com varias saidas.... E todo mundo da banda acompanharia o som em fones de ouvido o que nao causaria vasamento de som para os mic dos vocalistas....

    No computador, usando algum programa como o cubase, por exemplo, vc poderia dar os devidos tratos em cada faixa de audio... Com, por exemplo equalizar, criar ambientacao, e etc.... E isto ja pode ir processado para os retornos no fone se o computador tiver bom processamento.


    Fica ai a dica, mas, repito, isto eh algo bastante caseiro, acredito que sirva para uso proprio.... Apenas isto.

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    O que o MMI falou é um fato... Conhecimento de causa. Infelizmente, a gente só vai tendo real noção de certas coisas com o passar do tempo e com as experiências. Hoje, vejo que o meu maior erro foi não ter investido uma boa grana no tratamento acústico (isolamento, nem tanto, moro afastado da cidade e não tenho grandes problemas com isso). Portanto, se você pretende usar o estudio para gravações profissionais no futuro, saiba que a acústica da sua sala vai interferir de forma significativa na sonoridade do seu trabalho! Tanto na hora de gravar, como na hora de mixar e ouvir.

    Rabbit
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    augustosmith

    A depender, realmente 13 mil não é muito.

    Mas como é Home Studio, se parte diretamente pra suposição de que será algo amador. Então pra algo amador talvez dê pra montar algo legal.

    Primeiro seria o computador. Eu não compraria Lap Top, pois você estará pagando pela portabilidade quando o PC vai ficar fixo. Acho que você pode comprar um desktop mais potente com a mesma grana que eu lap top.

    Algum tipo de interface. Qualquer uma serve, não precisa ser a mais cara. Olha a média de preços e vai em uma pelo meio.

    Um DAW. Existem várias opções. Cubase, Pro Tools, Nuendo, etc... Cada um desses sempre tem uma versão mais fraca que sai mais barata e provavelmente não te fará falta as opções da versão full. E você pode dar um upgrade depois.

    Tratamento acúsitco. O ideal seria dar um tratamento completo na sala. Isso faz muita diferença na sua mix. Mas se o quarto já estiver contruido dá pra tratar ainda. É bom colocar nem que seja alguma placas na parede, nem que seja algumas atrás dos monitores e algumas pras reflexóes primárias. Cobrir as pareder com tecidos já ajuda também. O teto, ou o piso precisam ser cobertos.

    Monitores. Aqui também não precisa comprar o mais caro. Algo na média já vai te satisfazer bem. Você pode também comprar uns fones de ouvido profissionais pra ajudar na mixagem.

    Plugins. Se o seu DAW não vier com plugins, o que eu acho difícil, a maioria dos DAW's já vem com plugins. Seria bacana procurar alguns plugin. Você pode achar até alguns de graça na internet que pode lhe servir bem.

    Microfones. uns três SM57 já seriam o suficiente. Eles podem ser usados em tudo. Se quiser pode pegar um condeser sói pra te dar mais opções.

    Bom, acho que o resto são acessórios. Cabos, stands, etc...

    edalko
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    maidenman
    edalko
    POUCO DINHEIRO? '-' eu com 1000 reais já taria feliz com um condenser baratinho, um kitzinho de microfones, uma Behringer Xenyx 802 e uma interface da Behringer tb.

    Ah, mas eu quase me esqueci... pra você 13.000 é nada. Pro cara que tem umas 6 guitarras (Fender, Gibson, Ibanez), um Mesa Mark V e trocentos pedais diferentes, sem falar de um equipo de gravação que deve passar dos 10.000. Desculpae Eike Batista.


    Rapaz... não vou entrar em polêmica, só peço uma coisa:
    Leia novamente minha postagem!

    Eu falei que é muito trabalho para pouco dinheiro, no sentido de RETORNO FINANCEIRO. E não de que 13.000,00 não é nada.

    Aliás, se vasculhar minhas postagens verá que me ferrei um monte para conseguir ter esse equipamento, e por tê-lo, já me dá grandes conflitos interiores, pelo fato de ser pai de duas crianças, e ter vários assuntos financeiros para cumprir, todos os meses.

    Então antes de falar uma inverdade, tenha certeza do que está falando.

    Abraços

    maidenman
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Continuo achando que 13.000 é uma quantia ridícula.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    maidenman
    O que você não entendeu, e já tentaram te explicar é que isso depende totalmente do referencial. 13 mil pra comprar uma guitarra é muito, para um carro é pouco e para um apartamento ou casa não dá nem pra palitar o dente.

    Você inclusive recomendou para o augustosmith gastar 4 mil num all-tube. Tem certeza que você não confundiu esse fórum com o de guitarra?

    Se ele quiser fazer algo relacionado a tratamento sonoro profissional, ou ainda construção de uma sala do zero, os 13 mil que você achava uma quantia absurda não vão ser suficientes pro projeto mais os equipamentos.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar home studio com 13 mil reais