Alterar padrão de velocity do meu controlador

    Autor Mensagem
    tito lemos
    Veterano
    # mar/13


    Pessoal, tenho um teclado Yamaha PSR E-403, que uso como controlador (ele tem MIDI USB). Acontece que, quando ele não está com o Touch Response ativado (sem dinâmica), todas as notas que eu toco aparecem na minha DAW com velocity 80. Sinto que, até com dinâmica, é meio difícil passar de 100, é preciso imprimir muita força pra que ele alcance um velocity superior a 100. Já tentei alterar esse padrão e não consegui. Sou forçado a aumentar os velocities manualmente. Uso o Reaper como DAW, e o próprio Virtual MIDI Keyboard dele tem velocity fixo em 100, eu queria ao menos esse padrão.

    Se puderem me ajudar... Já catuquei até perder a paciência...

    Grato desde já!

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    [b]tito lemos[/b

    Não tenho este teclado.
    E alteração tem que ser feita no teclado e não no software.
    Mas deve existir um botão de função que altere a velocidade, o padrão deve ser 80.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    tito lemos
    Adler3x3

    No Cubase eu posso definir qual o valor de entrada da velocity (seja a nota inserida por qualquer meio, seja por instrumento controlador, mouse, teclado do computador, etc...). Posso por exemplo entrar com elas sempre em 120, mas tocar muito levemente em um teclado controlador, pois o Cubase vai desconsiderar a velocity recebida, sobrepondo a que ordenei como padrão naquele momento.

    Claro que é possível deixar o instrumento midi definir as velocities naturalmente pelo toque, mas a questão é que o usuário definie isso (pelo menos no Cubase é assim).

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    titolemos

    O ideal seria tocar usando a sensibilidade das velocidades, fica mais humanizado, dependendo é claro da qualidade da execução.
    E no software (DAW) aumentar as velocidades em termos percentuais, e desta forma manteria a humanização da execução no teclado.
    No manual do teclado deve existir alguma referência a configuração midi.
    Eu tive um teclado antigo da Yamaha, que mesmo com poucos recursos (inferior a ao Psr E-403) tinha esta configuração.

    Este recurso que o Makumbator escreveu do Cubase, deve ter também no Reaper, mas não sei dizer em que aba de configuração fica isto, assim como o aumento em termos percentuais das velocidades.

    tito lemos
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3
    Foi uma das primeiras coisas que fucei aqui, rodei as funções do teclado todas, não há nenhuma com padrão em 80. Percorri todas as funções de volume (master, volume de voice, volume de style), aumentava p ver se o velocity respondia, nada. Mexi nos parametros do Touch Response, nada. Li o manual do teclado inteiro, acho que esgotei as possibilidades com relação ao teclado. Mesmo assim, fuçarei novamente...

    Quanto a tocar com sensibilidade, eu prefiro, mas mesmo com o touch response ativado, os velocities ficam meio amarrados, difícil passar de 100 por exemplo. E alguns sons eu prefiro deixar fixo, synths por exemplo.

    makumbator
    Cara, também já fucei bastante o Reaper atrás de uma função assim, um padrão de entrada da velocity... Vou procurar com mais calma quando a paciência voltar...

    Obg brothers!

    Continuarei fuçando, mas a dúvida persiste. Se alguém souber exatamente onde no teclado ou no Reaper eu consigo alterar o padrão de velocity, terá minha eterna gratidão hehe.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    tito lemos

    Mas porque vc não escreve do jeito que ele vem mesmo e depois seleciona todas as notas que deseja mudar (ou mesmo toda a pista, se forem todas daquele instrumento) e altera para o valor de sua escolha? Ou você também não sabe como fazer isso no Reaper?

    tito lemos
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    Sim brother, eu faço isso. Mas eu queria sentir o peso do som em um velocity mais alto já na execução. As vezes eu preciso aumentar bastante o volume da trilha por conta disso. No teclado virtual nativo do Reaper, que pode ser tocado com o teclado do computador, o velocity é fixo em 100, eu queria deixar o meu teclado da mesma forma! Comparando o som do mesmo VSTi tocado no teclado virtual e através do meu teclado, o som do último é bem mais "aguado", só ficando legal depois de mudar manualmente os valores de velocity.

    Mesmo aumentando o volume da trilha, sinto que em alguns VSTis, o velocity não afeta apenas o volume, mas também o "corpo" do som. Queria esse "corpo" já na execução...

    Lembrando que, mesmo com a sensibilidade das teclas ativada, sinto que os velocities ficam num nível mais baixo. Preciso dar um tiro na tecla pra que o velocity chegue em 127 (hipérbole!!!).

    Eh isso, cara.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    titolemos

    Independente da configuração do teclado e dos softwares, que sei que não tá fácil encontrar a solução.
    As vezes esta na nossa cara, mas não exergamos.
    rsss..
    Tem que ter solução sim.

    O uso de um valor muito alto nas velocidade indica outros problemas, que podem estar na qualidade ou configuração dos Vstis.
    E diferentes Vstis respondem de forma diferente ao nível de velocidade, cada instrumento é um instrumento a parte.
    Velocidades acima de 100 não são normais para a maioria dos instrumentos.
    Valores muito altos acabam com a dinâmica da música, e deixa de existir variações.
    O limite é 127 e valores extremos nunca são a solução, exceto quando realmente se deseja isto em algumas partes da música.
    Usar valores muito altos não me parece a melhor solução para se obter um som melhor, com mais volume ou mais encorpado.
    Outro ponto que tem que ser analisado é o envelope do synth.(ADSR - Atack, Decay, Sustain e Release), além do próprio volume.
    Por exemplo, de nada adianta uma velocidade alta se o nível de atack do instrumento esta baixo, em notas curtas simplesmente o synth não vai responder bem.
    E existem Vstis e Vstis, muitos bancos de instrumentos de muitos Vsts na verdade estão desequilibrados na questão dos envelopes, e resposta ao níveis de velocidade, um problema que caracteriza muitos produtos, que em resumo estão mal feitos.
    Um bom Vst tem que responder bem já com a velocidade de 80 e até bem menos, até com 20 ou 30 tem que funcionar bem.
    Um bom Vst tem que trabalhar com baixas velocidades desde o pianíssimo até o fortissimo (altas velocidades)
    E se o instrumento VST foi mal projetado,não tem velocidade que dê jeito.
    E o Reaper neste ponto de configurar midi, não é tão fácil (dei uma olhada), tem muitos recursos, mas estão espalhados pelo menu, e é bem provável que exista uma solução.

    tito lemos
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3
    Pois é brother, tbm creio q a solução esteja na minha frente, e eu não estou vendo! rrsrs. Depois que eu conseguir, falarei aqui o quão na cara estava hehee.

    Sobre essa questão de níveis de velocity, percebo realmente um desequilíbrio nos bancos de instrumentos de alguns VSTis que possuo. Alguns soam bem em 80 por exemplo, outros são quase inaudíveis nesse ponto.

    Valew brother, se não estou conseguindo resolver o problema específico, mesmo assim estou aprendendo mais aqui com os mestres!

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    tito lemos

    Sim brother, eu faço isso. Mas eu queria sentir o peso do som em um velocity mais alto já na execução.

    Saquei!

    Você já procurou no manual do Reaper se tem algo sobre isso?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    titolemos

    Sobre essa questão de níveis de velocity, percebo realmente um desequilíbrio nos bancos de instrumentos de alguns VSTis que possuo. Alguns soam bem em 80 por exemplo, outros são quase inaudíveis nesse ponto.


    E por isto que na maioria das vezes não conseguirmos fazer uma boa mixagem e masterização em muitas músicas.
    Na parte musical tá tudo certinho, mas os Vstis teimam em ficar com o som muito baixo.
    Por mais que você tente não consegue chegar num resultado satisfatório.
    E aí você começa a apelar para compressores, equalização, limiters , maximizers e detona a música.
    Não porque sejamos incompetentes para isto, mas sim porque o Vst é ruim mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alterar padrão de velocity do meu controlador