É burrice comprar um condensador para voz sem isolamento e tratamento acústico?

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13


    Bom galera, to na dúvida entre pegar o shure sm57, que pelo que eu vi é o mais aconselhado para amadores, ou já investir em um condensador legalzinho, porém, a grana é curta e a vontade de gravar,compor e estudar a voz é grande.

    Minha vontade é só de gravar a voz por enquanto, mas não tenho um ambiente preparado, e nem vou ter em tão pouco tempo, queria saber qual é o melhor investimento? E se mesmo não tendo uma sala de gravação muito boa, ainda sim é possível obter uma gravação de boa qualidade com um condensador?

    Obrigado!

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Cara, olha esse meu vídeo:

    Foi utilizado apenas um condensador de 500 reais sem tratamento acústico nenhum. Vazou nele um pouco o som dos meus pássaros aqui de casa, mas não comprometeu muito, concorda? O tratamento apesar vai evitar esses vazamentos, porém a qualidade é dada pela qualidade do microfone, que no caso de condensadores é normalmente maior. Talvez não valha a pena caso você more em um lugar extremamente movimentado.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gui Tsuu

    Se o ambiente for "relativamente" silencioso, e o microfone condenser for com captação cardioide, acho que é possível usá-lo sem estar num ambiente isolado.
    _________________________________________

    ... mas não tenho um ambiente preparado, e nem vou ter em tão pouco tempo ...

    Na minha antiga casa eu fiz (num canto da minha sala de gravação) uma cabine de 100 x 150cm, com paredes e porta dupladas de eucatex com isopor no meio, com uma janela pequena de vidro duplo, e a cabine toda forrada internamente com carpete, e ela resolveu plenamente o meu problema de ruído externo e reverberações (conseguia dentro dela um silêncio de até -75dB). E não gastei muito $$$$ não !!!!

    Rick Rock
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ViniciusBorges

    Poderia dizer o modelo do microfone?

    Abraço

    Valeu

    PS: Seu vídeo ficou show.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rick Rock
    Obrigado, é um CAD GXL3000.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ViniciusBorges
    Cara realmente a gravação ficou muitoo boa, vc usou algum tipo de filtro depois?

    PS: Seu vídeo ficou show.[2]

    El_Cabong
    E não gastei muito $$$$ não !!!!
    Quando vc diz que não gastou muito não, de quanto estamos falando?? XD To pensando em construir uma, eu consigo fazer sozinho ou preciso de algum técnico?

    Vlw galera!

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Minha vontade é só de gravar a voz por enquanto, mas não tenho um ambiente preparado, e nem vou ter em tão pouco tempo, queria saber qual é o melhor investimento? E se mesmo não tendo uma sala de gravação muito boa, ainda sim é possível obter uma gravação de boa qualidade com um condensador?

    Seja com um SM57 ou com um super condensador, seu ambiente vai continuar não sendo preparado. Ambos vão captar reverberações e ruídos.

    Procure se atentar muito mais à curva de frequências, padrão polar e eventualmente a resistência a pancadas, dependendo do uso que você dará. Muita gente prefere, e não tem nada errado com isso, um microfone condensador principalmente para voz masculina. Nada impede!

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MMI
    Seja com um SM57 ou com um super condensador, seu ambiente vai continuar não sendo preparado. Ambos vão captar reverberações e ruídos.

    Então vale mais a pena investir já em um bom condensador do que em um direcional?

    Meu medo é comprar e deixar ele guardado por não conseguir fazer boas gravações com ele...

    fiquei interessado nessa história de montar uma cabine acústica, mas pelo fórum o pessoal não fala muito em valores, alguém tem ideia de quanto vou gastar com uma cabine simples?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gui Tsuu
    "shure sm57, que pelo que eu vi é o mais aconselhado para amadores"

    Primeiro, não querendo dar uma de "pentelho", essa não é uma informação correta. o SM57/58 são microfones profissionais e os mais utilizados, inclusive pela maioria dos cantores famosos "ao vivo".

    A questão não é "amador x profissional" e sim a diferença de aplicação e função de cada um.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296905/


    Escrevi uma série de tópicos sobre sonorização de grandes ambientes, e nesse tópico (o vol. 5) explico superficialmente a função aplicação de cada tipo de microfone e seu uso mais comum, incluindo tabela de aplicação.

    Com relação a gravação caseira, o que tanto o MMI como o ViniciusBorges colocaram esta correto.

    A única ressalva que faço, é que acho que se um local não possui condições de gravação razoáveis, o custo de um bom condensador muitas vezes não compensa, porque você não irá extrair o que ele tem de melhor. Nestes casos, o uso de um SM 57 ou SM 58, acaba sendo interessante, porque são mais baratos e atendem ao objetivo proposto.

    Não se iluda que irá gravar "melhor" com um condensador num ambiente ruim. Um microfone bom "capta" o que houver de bom e o que houver de ruim no ambiente.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Obrigado, não usei nenhum tipo de efeito na pós-produção, o som está puro. Atualmente eu uso alguns simuladores de fita, compressores e um stereoizer para dar um charme a mais, porém o som do microfone neste vídeo é assim mesmo.
    Lelo Mig
    Um microfone bom "capta" o que houver de bom e o que houver de ruim no ambiente
    Muito bem colocado. A sensibilidade dos condensador pode ser até mesmo uma desvantagem dependendo do tipo de ambiente no qual ele vai ser usado.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gui Tsuu
    Quando vc diz que não gastou muito não, de quanto estamos falando?? XD To pensando em construir uma, eu consigo fazer sozinho ou preciso de algum técnico?

    Acho que eu gastei na época uns R$500. (eucatex; isopor; ripas de 5 x 7; sarrafos de 2,5 x 5; filetes mata junta de 2 x 1; vidros, trinque da porta; pregos; arestas; parafusos; dobradiças; carpete; cola; ...)
    Como eu fiz ela num canto de uma peça grande de alvenaria, só precisei fazer duas paredes de divisórias de eucatex para fechar o cubículo de 100 x 150cm.
    Não é preciso um técnico, mas tu tem que entender um pouco de carpintaria !!

    Ficou muito bom !! Gravamos um CD em 2008 com os vocais nesta cabine (usando um mic condensador Behringer C2).
    Duas músicas deste CD estão no nosso: palcomp3.com/adotados
    _________________________________________
    Hoje eu moro em outra casa, e nessa nova casa eu fiz um peça de gravação em alvenaria.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong
    Na minha antiga casa eu fiz (num canto da minha sala de gravação) uma cabine de 100 x 150cm, com paredes e porta dupladas de eucatex com isopor no meio, com uma janela pequena de vidro duplo, e a cabine toda forrada internamente com carpete, e ela resolveu plenamente o meu problema de ruído externo e reverberações (conseguia dentro dela um silêncio de até -75dB). E não gastei muito $$$$ não !!!!


    Isso merece um tutorial hein!!

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Gui Tsuu
    · votar


    Lelo Mig
    Eh Lelo, acho que eu coloquei mau as palavras, primeiro também que revendo os tópicos, o mais aconselhado para gravação de voz é o sm58 certo?

    Exatamente essa é minha dúvida, to juntando uma grana pra montar uma sala isolada e etc, mas vai demorar ainda, então não queria gastar muita grana em algo que não vou usar agora

    El_Cabong
    Cara to pensando em construir uma mine cabine, só pro mic, vc acha que é uma boa? eu vi uma foto no google:

    http://voiceoveressentials.com/images/PortaBoothPlusTable02_375x267.jp g

    acho que pra montar uma dessas não vou gastar nem R$ 100,00 , mas não sei se é muito útil

    EDIT: Só pra constar, não quero algo tão gay e com alcinhas que nem dessa imagem xD , acho que envolta vou colocar um compensado e tentar construir algum suporte para não precisar de uma bancada para apoiar a cabine

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Cara to pensando em construir uma mine cabine, só pro mic, vc acha que é uma boa?

    Humm !!! Interessante !! Nunca tinha visto estas cabines só para microfones.
    Ela deve ser excelente para eliminar reverberações, pois o microfone fica alí dentro e não recebe nenhum reflexo do som do ambiente.
    Agora para isolamento acústico acho que não funcionaria bem, pois ela é aberta na frente (não está isolada do ambiente maior) e se o microfone é cardióide, a posicão do gráfico polar dele de maior captação, está justamente voltada para o lado aberto da caixa.

    Agora, se a tua peça é silenciosa vai em frente !!!!
    Acho que neste caso isso seria uma ótima solução !!

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong
    Agora para isolamento acústico acho que não funcionaria bem, pois ela é aberta na frente (não está isolada do ambiente maior)

    Cara pensei exatamente nisso, mas acho que vai servir de "quebra-galho" , a verdade que a grande poluição sonora do ambiente vem pelo barulho produzido pela minha família e talvez alguns carros na rua, talvez para gravações noturnas ela seja uma ótima opção, acho que pelo custo que vou ter pra montar uma dessa vale a pena correr o risco XD...

    Senão der certo, vou continuar com a sua ideia de montar uma cabine de verdade xD

    vlw o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É burrice comprar um condensador para voz sem isolamento e tratamento acústico?