Pré não funciona pra nada!? #polemica

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# fev/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu não gosto de criticar ninguém.
Mas...
ele fala mal do Brasil.
Afirma que brasileiro não trabalha, que americano é que faz bem.
Que temos que deixar de ser brasileiros.
Assistam o vídeo dele sobre Seatle.
E o vídeo dele sobre aterramento beira ao ridículo.
Até um técnico que faz um curso por correspondência com pouca experiência faz um aterramento melhor.
Esta sendo desrespeitoso com todo o bom profissional de áudio no Brasil.
E no fórum dele é uma xingação só, todo mundo se xinga como se fosse a coisa mais normal do mundo.
E escrevem muito sobre a tal "Academia", que é um curso.
Não estou aqui para dizer se o curso é bom ou ruim, nem para criticar este curso.
Se o Edson Caetano esta fazendo o curso é um sinal que o curso deve ter os seus méritos.
Academia vem de Akademos (não lembro se exatamente assim que se escreve) um herói Grego, e Platão criou uma escola de filosofia que levava o nome de Academia.
E parece que foi uma das escolas da humanidade que teve mais longevidade.
Depois no mundo surgiram muitas outras Academias baseadas na original, mas sempre com o foco no desenvolvimento humano.

E esta academia que o pessoal só se xinga e usa termos chulos a todo o momento.
Não tenho nada contra palavrões em certas ocasiões e momentos oportunos, mas faça-me o favor como o Lisciel se comporta.
Mas numa Academia não se deve falar ou escrever palavrões.

shoyoninja
Veterano
# fev/13
· votar


Bom, tinha um outro tópico parecido por aqui.

Minha opinião:

Pré funciona, lógico. Tudo funciona. Mic funciona.

A questão principal é manter essas coisas como ferramentas que você USA para fazer algo, e não esperar que elas vão fazer milagre.

Se você detectou que o que você tem não está atendendo por um motivo específico. Bacana, compre um equipamento que vá suprir a necessidade. Agora se o resultado é simplesmente ruim e você quer comprar um pré que vai fazer ficar bom, ou seja, tudo vago e na base da mágica, eu sinto muito, mas o problema é material humano.

Você pode até gastar alguns carros populares para comprar prés, e ainda assim vai continuar ruim. Até o momento a única troca que fiz foi de uma tranqueira de mesa da Behringer, os motivos foram ruídos e total disparidade entre os canais.

Tenho uma mesinha de Yamaha que, pelas condições de monitoração e competência atuais, me atendem totalmente :).

É só ter o pé no chão, e nenhum equipamento será inútil, pode não ser necessário para você no momento, mas inútil não.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Adler3x3
A academia não tem nada haver com os vídeos do Lisciel, o dono lá é o Denis Zasnicoff, outra pessoa, sempre gostei do blog dele audiçãocritica, fiz um ano da Classic muito bacana, agora a seqüência é fazer o Black, o Lisciel entra nessa como Staff mas o trabalho lá dentro é outra pegada, nada haver com o que esta sendo falado aqui, se não certamente estaria fora dessa

Slash_1989
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
tirando o vídeo que ele enfia uma rolha de vinho no rabo e cheira...


#hatersgonna

rock_simpsom
Veterano
# fev/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


Voltando ao assunto dos pre amplificadores.

Pontos importantes que precisam ficar bem claros.

Qual microfone vai usar?

O pre amplificador é suficiente pro trabalho, pra esse microfone?

Um microfone dinâmico, por exemplo, quando você fala aquela onda é captada pela capsula que vai gera uma saída em ( db ), mesmo sem o pre amp. Esse sinal é muito baixo algo em torno de uns 0 - 1.5mv, mas isso depende muito da SPL, da "intensidade" da fonte acústica que vai ser captada.

Em um microfone condensador é diferente, o processo é o mesmo mas o que muda é a saída que será alguns db a mais que no dinâmico.

Isso já muda a escolha de um pre amp de cara, só pela escolha do microfone, calma.. vou tenta explicar.

Ai vocês vão me dizer que tem um pre amplificador que da pra ligar de tudo, claro que dá, mas depende do caso em si:

- Se o estúdio precisa de um pre pra fazer uma gravação especifica.
- Se vai ser usado apenas no palco em show da banda.
- Vai depender dos outros equipamentos envolvidos, interface, mixer etc..

Vamos supor que um político (aquele filha da puta corrupto) precisa fazer um discurso, ele tá lá com um texto manjado escritos por terceiros pra tentar enganar o povo.
O técnico de som vai lá no case e pega um SM57, e quando ele vai ligar no pre amplificador externo da marca X, ele notou que ficou estranho, ficou meio fraquinho, sem muito volume, porque aconteceu isso?
Porque ele não conhecia o equipamento e não leu o manual antes pra saber que o pre amplificador era pra microfone condensador e que aquele pré só dava 40db de ganho.

O politico corrupto falando na frente do SM57 gerava uns 84db spl e isso resultava numa saida (do microfone) de -69dbv, e como o pre amplificador só tinha 40db de ganho o que aconteceu foi que o sinal ficou em -29db..

Na verdade ele precisava do meu pré valvulado, não porque era meu, mas sim porque o meu pré dava 70db de ganho... alem de ter um belo som, ahh ai sim teria ganho de sobra, deixando folgado o sinal em 0dbv, padrão dos sinais de linha.

Ai esse mesmo politico corrupto, vai num estúdio ai, ai lá tem um engenheiro de som, um frangote lá de minas, pra gravar a musiquinha de campanha, ele grava com qualquer pre que tem lá, e como ele tava gravando em 24bits ai ficou tranquilo, da uma amplificadinha basica, depois duplica o canal poe tudo no talo, da umas distorcida com plugins de guitarra, xinga bem o cara, manda o cara pra puta q o pariu.. depois taca um monte de compressor em serie depois mais um limiter pra ficar bom ai deu.. tá pronto..

isso foi só um exemplo.

shoyoninja
Veterano
# fev/13
· votar


Rock eu não entendi o que você tentou dizer... Um cara não sabe como usar o equipo, o outro fez o trabalho, mas não tem ética e maltrata o cliente.

Qual a moral da história? :)

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


a moral da historia é saber o usar o equipamento.. ai então ele saberá se pré amplificador presta pra alguma coisa ou não..

ahh no primeiro exemplo a distância do microfone e do politico era de 3 polegadas.

no segundo exemplo esses detalhes técnicos já nem devem ser tão importante.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
Lelo Mig
MMI

vcs tão um bando de vovós hein? Tive o prazer de conhecer o Lisciel quando veio ministrar um curso aqui em Curitiba e o cara é gente fina pra kct, mas ele é desbocado pq é sem frescura mesmo. Prefiro demais os caras que falam a verdade (ou pelo menos o que acham que é verdade) na cara do que politicamente corretos e falso humildes.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Johnny Favorite: vcs tão um bando de vovós hein?

Eu só dei minha opinião sobre a conduta do assunto nos vídeos. Isso é ser "velho"? Eu não curto palavrões o tempo todo. Acho que deixa o assunto meio chato, massante. Pra quem gosta, ótimo.

Não conheço o Lisciel, como já disse na página anterior. Nada contra a pessoa!

Prefiro demais os caras que falam a verdade (ou pelo menos o que acham que é verdade) na cara do que politicamente corretos e falso humildes.

Concordo.

Flw!

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
ficou meio fraquinho, sem muito volume, porque aconteceu isso?
Porque ele não conhecia o equipamento e não leu o manual antes pra saber que o pre amplificador era pra microfone condensador e que aquele pré só dava 40db de ganho.


Não existe isso de "pré pra microfone condensador".
O que existem são prés com mais ou menos ganho. Alguns tem um modo "high gain", ou um modo especial pra microfones de fita (que precisa de bastante ganho.

E mesmo assim, a escolha do pré numa gravação em estúdio não tem nada a ver com volume. "Antigamente", quando o estúdio era baseado no console, se plugava tudo na mesa e pronto. Como a maioria dos prés top de linha de hoje são baseados em circuitos de mesas antigas (ou mesmo arrancados das próprias mesas e colocados num rack separado), hoje tem a mais ver com o tipo de qualidade sonora que aquele determinado equipamento tem pra acrescentar no sinal do microfone. Pode ser um tipo de válvula, um tipo de transistor, transformadores, enfim, diferentes circuitos = diferentes timbres. Assim dá pra acrescentar características (cores) diferentes pra cada canal e escolher o que casa bem com o microfone e a aplicação.
Os prés de mesas de PA e etc costumam ser prés sem muita coloração, esses sim tem meio que "só" a ver com o volume.

Eu tenho um colega que faz PA e ele leva um rack com os prés dele pra as coisas mais importantes. Depois alguém sempre diz "nossa, esse microfone é ótimo!" - não é o microfone que é ótimo, é o mesmo 58 de sempre, é o pré.

Mas o que o shoyoninja é a mais pura verdade. Se o resultado não tá bom, a culpa não é do pré.
A galera que grava em casa e tem que pensar tanto na parte musical como na parte técnica não deve se preocupar muito com isso, ainda mais quem faz isso por hobby e trabalha numa outra área.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Johnny Favorite

1- Onde eu digo que o Lisciel "não é gente fina?"

2- O fato dele ser desbocado e sem frescura, não quer dizer que ele fale ou não a verdade, seja ou não seja hipócrita.

3- Assim como o fato dele ser "gente fina" e "sincero", não quer dizer que ele seja bom ou mal profissional.

Acho que em defesa dele, que não vem ao caso, porque ele foi aqui citado pelo vídeo tecnicamente "pobre, sem informações relevantes e tosco" e não por sua pessoa, alguns estão confundindo um pouco as coisas.

Faz parte...

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sobre preamps e etc.

Se você é profissional, o equipamento é a ferramenta de trabalho. Pra fazer o trabalho bem feito você precisa dominá-la. Quando você a domina, certamente saberá até quando e pra que tipo de trabalho ela servirá. É o que o shoyoninja disse.

Se não tem bons operários para tocar a obra, não adianta ferramenta ou tecnologia de ponta. Serão subutilizadas ou até utilizadas de maneira equivocada. Música é uma forma de expressão artística e é impossível mensurar sua beleza por equipamento "x" ou "y". A zilhões de técnicas, assim como na pintura.

No final, quem assina é o artista e quase nunca a obra é aceita por 100% das pessoas pois a subjetividade humana é imensurável.

Já eu, por exemplo, que sou amador, pra mim é uma brincadeira mixar etc. Então, eu só penso em fazer algo que soe bem pros meus ouvidos e torço pra que outros gostem, hehe.

Novamente, o fator humano entra em ação. Profissionais e amadores são duas categorias muito distintas. Acho que o 1º vídeo do Lisciel foi direcionado para amadores pois não dá (pelo menos eu penso assim) pra "julgar" sonoridade de equipos, ainda mais pelo Youtube.

Abs

Johnny Favorite
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Lelo Mig
1- Onde eu digo que o Lisciel "não é gente fina?"

Eu não disse que você disse isso.

2- O fato dele ser desbocado e sem frescura, não quer dizer que ele fale ou não a verdade, seja ou não seja hipócrita.

Essa sua frase não quer dizer nada. Aliás, nada garante que alguém fale a verdade a não ser que esteja falando a verdade.

3- Assim como o fato dele ser "gente fina" e "sincero", não quer dizer que ele seja bom ou mal profissional.

Quer dizer que ele é isso mesmo, gente fina e sincero.

Acho que em defesa dele, que não vem ao caso, porque ele foi aqui citado pelo vídeo tecnicamente "pobre, sem informações relevantes e tosco" e não por sua pessoa, alguns estão confundindo um pouco as coisas


O caso é que cara foi julgado aqui por um video que é um desabafo sincero e bem humorado.

Quanto ao profissionalismo do cara é só pegar o porfolio dele (mais de mil bandas, literalmente) e comparar quantos profissionais conseguem por aqui reunir tanta competência.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
Eu só dei minha opinião sobre a conduta do assunto nos vídeos. Isso é ser "velho"? Eu não curto palavrões o tempo todo. Acho que deixa o assunto meio chato, massante. Pra quem gosta, ótimo.

Não quis dizer velho cara, com "vovó" quis dizer antiquado. Quero dizer que hoje, com a facilidade e a informalidade de vídeos na internet não cabe julgar o profissionalismo de "alguém do ramo do áudio" no quesito linguajar. O vídeo dele é direto e é a respeito de uma ilusão de adolescente de que sua banda vai dar certo pq você consegue tocar algo mais complicado que uma musica do restart ou que não há "negócios" envolvido na música. Comentar se o cara fala palavrão ou não é é ser superficial, não importa na verdade, é um detalhe usado para desclassificar todo o conteúdo do vídeo, assim como as pessoas usam da polidez e do formalismo para afastar o mais importante, a pura verdade dos fatos, crua e nua.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Johnny Favorite

Eu conheço o trabalho dele. Tem no Soundloud seus portfólios e ouvi muitas coisas ótimas. Nada contra, com já disse. Eu falei dele, mas no geral do modo de expressão "hater" que rola pela internet em muuuitos vídeos no Youtube. Acho que isso atrapalha na didática do assunto pois acaba, como disse, ficando chato pra mim. Fora a repetição... É tipo quando o cara, toda hora numa explicação usa "daí", "bicho", "né", como se fossem vírgula, sacou? Mas, no final das contas, o importante meeeesmo é que há um interesse claro dele em ajudar, publicando seus vídeos, mesmo que alguns reprovem o formato de apresentação/dialética.

Enfim, é um papo sobre "comunicação" que nem tem relação direta com o tema "preamps", apesar de ser relevante, no meu entender. Bem, vou parar de falar disso por aqui pois já desvirtuei muito! :(

Valeu!!!

ps. só pra frisar, acho eu a forma de expressão pode ser prejudicial para a imagem de um profissional. Assim como pode dar "IBOPE". Ser polêmico pode ser um marketing bem eficaz mas você corre o risco de ser mal interpretado.

ps2. desculpe Slash_1989 pelas desvirtuadas. Parei.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/13 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


MauricioBahia
acho eu a forma de expressão pode ser prejudicial para a imagem de um profissional

também acho isso, porém a gente tem que levar em consideração que o cara não pretende ser CEO da Apple né? Mas de modo geral concordo com você sim.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Johnny Favorite
porém a gente tem que levar em consideração que o cara não pretende ser CEO da Apple né?

Bem, pode me chamar de antiquado, mas para mim ter um mínimo de educação não tem nenhuma relação com querer ser CEO da Apple, da Microsoft ou ser apenas CEO de uma barraca de frutas....

rock_simpsom
Veterano
# fev/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


omni.

Não existe isso de "pré pra microfone condensador".

O que eu quis dizer é que o técnico não entendeu que aqueles 40db de ganho não era suficiente pra um dinamico, por isso falei em pre pra condensador.

Então pensando assim é meio obvio se tem pre só com 40db de ganho, são pré pra condenssador, a não ser que tenha um mic dinamico com saida quente suficiente pra supri a falta de ganho do pré..
Porque 40db 50db pra um condenssador acho que já resolve bem então esse seria um pré "pra" condensador.

Se o cara não trabalha com áudio e comprou um mic condenssador e em imagina nem passa pela sua cabeça comprar mic dinamicos, então se ele vai investir em um pré, não tem a {[("necessidade")]} de comprar um pré com 80db..

E seu o cara quer futuramente comprar outros microfones pensando em um homestudio, ai compra um pre de 40db e tá legal com condensador, mas quando liga um sm57, no meu caso, acharia mt pouco esses 40db..


É uma coisa simples mas tem gente que nao sabe...

É que nem pegar um captador passivo fraquinho, e querer comparar com um EMG81 ativo... ou dois emg em serie 81 e 85, ai depois nao entende porque a mudança é tão grande..

Tem gente que compra pra 'tocar metal' mas nem sabe detalhes sobre a sua saída.

Slash_1989
Veterano
# mai/13
· votar


Vamu pru segundo round!




lisciel
Veterano
# out/13
· votar


Olá pessoas!

Concordo com o Mauricio Bahia em minha péssima postura no youtube.
mas
e em relação a "audio antes e depois do Lisciel" também concordo diante da massa de nego que chegou a resultados muito mais rapidos com as dicas do youtube, facebook etc. isso infelizmente quem não gosta de mim deve entender.

a minha postura tem 2 motivos:

1 - 90% dos veteranos do audio tem o EGO mais inflado que as bandas, e os que estão começando ficam se sentindo inferiorizados. Com as agressões dos meus videos, eles se sentiram mais confiantes porque eu critico a atitude exatamente como esses profissionais adotam, muitas palavras técnicas pra pouco resultado.

2 - acho que algumas coisas pra mim são muito valiosas pra falar no youtube de graça, tipo "a revolta dos médios no t-racks" daí eu façø usando um boneco de pano pra realmente afastar os caras que não gostam dessa postura. eles perdem a informação em função da raiva,da intolerância.

o negócio é o seguinte: muita gente muita gente aprendeu muito, e conseguiu melhorar muito só seguindo os videos do youtube. e isso é importante pra mim

eu aviso no video que é impróprio, ou seja, já tem a chance de não assistir.

cada dia mais eu consigo entender a dificuldade da galera e buscar soluções pra eles e cada dia mais eles conseguem resolver os problemas.

e tem dado certo.

AHN e o pré funciona sim, ele aumenta o volume. infelizmente muita gente acha que ele traz timbre, mas isso é irrisório.

lisciel
Veterano
# out/13
· votar


na verdade a polêmica é da cobrança do coitado do pré.

ele não foi feito pra dar timbre. ele é feito pra te dar respostas lineares, minimo de THD, minimo de ruido, maximo ganho etc etc etc. isso tudo que eu citei é justamente contra o tal do timbre.

timbre vem com respostas não lineares, digo, alteração de grave medio e agudo, timbre vem com harmônicos (THD) as vezes harmônicos de saturação mesmo, e infelizmente isso tudo te traz muito ruido. não tem como evitar, se vc evita ruido, perde timbre.

tento mostrar isso nos videos, infelizmente quem compra um NEVE pensando no timbre dele, nunca vai concordar comigo, por mais que eu prove comparando volumes em RMS (porque 1dB te confunde).

Desculpem-me pela intromissão da conversa. é um assunto muito legal.

lisciel
Veterano
# out/13
· votar


Qual o problema no video de aterramento?

uma haste cobre a area de raio do tamanho dela mesma, dai enfiei uma haste proximo a técnica. isso é aterramento industrial, infelizmente o estudio já está pronto, então não tem como cobrir a area toda e fazer a malha entre as hastes. conforme foi dito no video.

o maior problema é a intolerância com a minha forma de fazer o video, gera uma raiva em tal nivel que o cara me abomina completamente,, hehehehe isso prova minha teoria e afasta os que eu não gostaria de trabalhar.

aposto que quem me criticou aqui nunca quis trabalhar comigo. tô certo? acho ótimo.

depois de postar os videos, nunca mais tive clientes chatos, todos correm de mim hoje.

disse no video o que o Tom Jobin disse "Brasileiro é educado a perder" e estou tentando fazer com que nós crescamos disputando resultados, não disputando pra provar quem está errado.

muita gente aqui e em muitos lugares ficam preocupadíssimos em provar que eu estou errado,

amo o Brasil, mas tenho certeza, cada dia mais, que quanto mais tentarmos provar que o outro está errado, mais pra trás vamos.

mais uma vez desculpem pela intromissão na conversa. só gosto de tentar esclarecer as coisas. mania minha.

Homem Cueca
Veterano
# out/13
· votar


Carai, que fight gigante.

hahahahaha

lisciel
AHN e o pré funciona sim, ele aumenta o volume. infelizmente muita gente acha que ele traz timbre, mas isso é irrisório.


Ah, a intenção sempre foi essa. Apenas aumentar o volume, mas infelizmente (ou felizmente) não vem apenas o timbre do instrumento. Você sabe disso.

Mas sabe também que não é isso, nem de longe, que vai determinar o resultado final de um trabalho.

Um violino não vai ficar com som de bosta porque usou pré X ou Y. Em boas mãos, o violino vai soar bem no resultado final.


Hoje entendo a sua forma de gravar os vídeos. Já torci o nariz algumas vezes, claro. Mas hoje entendo e respeito o que tu faz.

Única ressalva, odeio formulas prontas. Ajudam a curto prazo mas a longo prazo, a galera fica toda quadrada.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lisciel: mais uma vez desculpem pela intromissão na conversa. só gosto de tentar esclarecer as coisas. mania minha.

Legal você ter vindo aqui e posicionar-se. :) O fórum é, fundamentalmente, para debates.

Bom trabalho e desculpe se algum momento fui rude em minha opinião sobre alguns vídeos.

Abs!

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Caro lisciel:

Uma celebridade entre nós! Daqui a pouco o Bob Katz,
Eric "Mixerman" Sarafin e o Rick Rubin estarão respondendo
nossas questâns. É nóis.

Contrariando as massas, confesso que aprecio seus vídeos.
Menas os com bonequinhos, que são um pé no saco.

Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


Lisciel
depois de postar os videos, nunca mais tive clientes chatos, todos correm de mim hoje.

Esta eu não entendi.

Você insiste em não dar o braço a torcer no caso do vídeo de Seatle.
Mas pelo menos desta vez parece mais educado.
Seja bem vindo ao fórum e participe mais.

gbmeioponto
Veterano
# out/13
· votar


Lisciel eu te amo!

Assina minha cueca??

Slash_1989
Veterano
# out/13
· votar


Que honra ter o lisciel no meu tópico! haha

kazu keyboard
Veterano
# out/13
· votar


eu acho legal da parte do lisciel é que ele da a receita e nao o bolo pronto.
Discordo de muitas coisas que vejo, mas opinião pessoal é um direito de todos.
O video deles foi uma das primeiras fontes que tive ao entrar nesse negocio de gravaçao, e até hoje assisto, porque conforme se passa o tempo e voce volta no material passado voce percebe e compreende muitas coisas que nao entendia ao ver a primeira vez.
Mas é isso ae, assim como Rafinha Bastos esta para o humor, lisciel esta para as produçoes, cada um com seu jeito irreverente de ser. (vou ser apedrejado mas fod...-se rs).

E os pré é isso mesmo, quando voce nao usa nadinha de nada no que ele tem a oferecer alem do ganho eles vao soar iguais. Ai depois disso um tem um botao a mais que o outro que faz isso e faz aquilo, e ai vem as diferenças de preço.

leandroantonioli
Veterano
# out/13
· votar


Acho que tem muita gente pra criticar, e pouca pra ajudar.

Discursos com muitos "mimimi", tem aos montes. Fato!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré não funciona pra nada!? #polemica