Pré não funciona pra nada!? #polemica

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


.omni: lei do play

Eu quero mais é ir pro play!!!

:D

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


O tópico andou mas parece que não chegamos a um consenso, não tem nada haver com lisciel, a questão que me parece clara (depois da lei do play que eu concordo plenamente) é o fato da importância dos prés, sim eles são importantes, pra caramba, acredito que todos aqui saibam disso

Agora o que dizer aquele dono de micro home Studio com mic 200 e fast track que mesmo sendo o melhor técnico produtor do mundo ele não chegara nem perto da qualidade comercial?

É essa a questão desde o começo, o quão importante é um pré e até que nível o bom senso de um dono de home deveria chegar

Vamos ao meu caso, antes de um pré quero uma interface melhor como uma rme ou apogee, quase 3k de investimento, os prés delas são muito melhores do que estas xenyx, octanes, mic200 correto?

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

E eu não morro de amores por prés valvulados. Não gostei de nenhum que ouvi, acho eles meio sem graça.

Sem graça, para cara, ta loko que porcaria de pre tu escutou ai?? meus pre que eu fiz pelo menos aqui da de 10 em qualquer porcaria dessas octane premiado lá na casa do caralho e muito melhor que esses pre de mesa por ai, sem falar que eu não uso 1 valvula por pré.. porque nao vo fica me matando de tanto fazer teste escutando as diferenças querendo isso e aquilo pra depois fazer um equalizador usando transistor pra juntar no meu pre valvulado.. nos meus pres que faço pra mim é tudo valvulado se nao nem faria com com valvulas usaria aqueles transistor Ne555 seilá o que q a neve usa, mas nao é isso q eu quero pro meu pre, "meu pre".

Se eu comprar um pre com resposta bem plana flat, tb nao vou gostar eu quero e aquela "curva" que vai dar a caracteristica no meu pre.

Meus prés são assim: pré pra caixa, pré pro bumbo, entende, não é universal, é tudo definido na hora que ta sendo projetado.

Nas ultimas semanas eu to me surpreendendo com o que fiz, ou melhor com o que escutei..

Ai fiz um teste dei uma modificada na entrada e na saida pra ligar um instrumento, liguei um contrabaixo fender jazz bass, e o resultadso ?? nunca mais gravo baixo sem esse pré.. fico lindo, grave ficou um tesão, tudo que parecia mais "seco", fico mais colorido, os harmonicos deram um banho nos outros pre que eu tinha.

OBS. Não to comparando meu pre valvulado com um avalon.


Não me leva a mal não, acho muito legal você ter feito um pré. Mas é que o Neve é um tipo de pré que usa materiais bem caros e específicos, pra montar um, além de ser difícil você ainda vai gastar uns 2k dólares em peças.


Claro que nao gastei isso, mas pensa se já fiquei louco com o resultado agora imagina se eu uso trafos jensen (to falando jensen pq conheço há anos e nao pq o lisciel disse), se eu comprasse os melhores capacitores carissimos ... ia ficar melhor ainda.


Se eu fosse você eu não compraria algo só porque "os clientes querem". Seu estúdio tem que ser uma referência de SOM, não de equipamento.

Claro que vou comprar pra eles cara, e vou ter muita versatilidade tb na hora de escolher um pré pra gravar.

Eu sempre fiz ótimas gravações e belos trabalhos com 4 canaios usando soundblaster mais quem é que dá valor pra isso quando falava que era soundblaster ou quando alguem vinha aqui e via aqueles pc tudo ali, ai pronto perdi o cliente, agora me diz, adiantou meu som lindo ?? não, perdi cliente pelo equipamento.. mesmo o trabalho sendo ótimo, não ganhei nem um centavo com minha bela referencia de som.

Nunca vou comprar um equipoamento pra fazer exibicionismo, quando compra um neve transistorado, depois compra um par de avalon tb, depois de ter os meus pres tb e junto com os pre da mesa, acho que ai to bem servido pra mim e pro meus clientes, a gente tem q oferecer todas as possibilidades e tb o melhor, meu pensamento é assim.

Outra coisa nunca vou ter mais de 8 canais de pre top, nao vejo necessidade nisso por enquanto.


Uma coisa que eu aprendi é: o artista sempre tem razão. Se ele quiser gravar com o fone rosa da Hello Kitty, se ele te pedir pra trocar de microfone porque não conhece a marca

Claro se eu nao fizer parte da produção fonografica, tudo bem ele vem aqui e grava assim e vai embora, mas se eu produzir tudo depois pra ele, ai nao gravo nao.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
Falou tão bem de seus prés, que deu Gas hehe não faria um hand made $$ pra mim, isso eu curto muito e já foi até falado, um equipamento impar com um som que só eu tenho... E dentro da minha realidade home

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


Edson Caetano
Vamos ao meu caso, antes de um pré quero uma interface melhor como uma rme ou apogee, quase 3k de investimento, os prés delas são muito melhores do que estas xenyx, octanes, mic200 correto?

Eles são melhores sim, tem consideravelmente mais ganho e são livres de ruído. Mas são transparentes, não tem muita cor, o que pode ser bom ou não.
São bons prés utilitários, mas não tem comparação com prés tipo API, Great River, etc.

rock_simpsom
Sem graça, para cara, ta loko que porcaria de pre tu escutou ai??

...
Eu não gosto da característica "fofa" dos prés valvulados. Prefiro os solid state.

OBS. Não to comparando meu pre valvulado com um avalon.

Eu não gosto do pré do Avalon.
Acho "pau mole", não tem cheiro de nada. Gosto bastante do EQ e o compressor é bom pra segurar um pouco os picos, mas não pra comprimir de verdade as coisas. É legal pra mix (ou seja, sem usar o pré).
Numa gravação de banda inteira o Avalon sempre acaba sobrando pra esteira da caixa ou algo do tipo, dificilmente pra alguma coisa importante.

MauricioBahia
Eu também!

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Quando eu mostro aqui em casa o pessoal fascinado, perguntando porque nao faço isso pra vender, minha guria falando que é isso que eu tenho que fazer e tal, claro que eu quero, mas ainda não ta na hora, eu quero fazer tudo perfeito sabe eu tenho essa mania, então ja to na metade do caminho pra um pre perfeito, aos nossos ouvidos.

Eu podia fazer vários desse aqui pra vender, e com certeza já ia ser bem aceito, mas eles ainda vão ser muito melhor que isso, tenho um amigo que trabalhou mais de 10 anos em uma fabrica de placas pra eletrônicos e ele sempre foi responsável pela parte da produção e montagem em larga escala, ainda tenho que falar muito com ele pra gente poder vender um equipamento no mesmo nível de um equipamento profissional, ele sabe onde comprar os componentes de boa qualidade e com um bom preço, ele que fazia os pedidos conhecia todas essas empresas, essa parte eu ainda não to por dentro, eu to só trabalhando nos projetos, inclusive já marquei com um mestrado em engenharia eletrônica que trabalha fora do brasil há anos pra fazer umas consultorias com ele, então logo vou comercializar esses prés, se quiser esperar eu agradeço.

Não to aqui fazendo propaganda, pois ainda não to vendendo nada, mas posso garantir que logo vai aparecer uma marca nacional, com muitas novidades em pré amplificadores, e com um preço bem em conta, com uma linha bem acessível à um homestudio.

Porque eu passei muito trabalho, nunca tive dinheiro pra comprar bons equipamentos, tudo que tenho fiz na raça no suor, no sangue..

Briguei anos com minha familia, com meu pai principalmente por causa disso, parei de trabalhar a mais de 5 anos, recusei belas propostas de emprego em uma grande empresa de software em SC e desde então a música virou meu trabalho, por que gosto disso e ninguem nem amigos, nem namorada (já se foram varias por isso) nem familia vão me impedir de fazer o que eu gosto.

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


.omni

Eu não gosto da característica "fofa" dos prés valvulados. Prefiro os solid state.

Eu gosto desse SS aqui no baixo (sempre que usei gostei):

http://www.sweetwater.com/store/detail/U5/

É dos mais baratos da marca, mas gosto mais dele no baixo que um dos mais caros da marca que já experimentei na mesma situação (mesmo baixo, inclusive).

Aliás, no contrabaixo elétrico (que é meu primeiro instrumento, juntamente com o acústico de orquestra) tenho a tendência de gostar mais do som de tudo o que é SS do que valvulado (seja amp, pré, drive, etc...)

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


makumbator
Ah, essa DI é muito boa, mas eu nunca usei ela como pré.
Sempre cuspi em mic pra outro pré fazer a amplificação. Essas entradinhas de HiZ que tem na frente de alguns prés às vezes são uma bosta, até em alguns prés top de linha. Ligando a DI antes ela faz o trabalho melhor.
Já o 737 eu acho muito sem personalidade, é mais legal pra mix do que pra gravar.

Mas aí, um negócio que me surpreendeu foi a j48 da Radial. Muito boa mesmo e nem é tão cara, pra quem grava em linha no home studio é uma grande aquisição, o negócio cospe um sinal absurdo.

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Claro, existem pré e "prés", é dose ter que gravar usando um pre bom pra depois ter que ficar equalizando na mesa ou in box, pra mim já tem que vim pronto do pré..

Slash_1989
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
Queria saber construir coisas assim.... deve ser da hora.
Tenho até vontade de estudar melhor isso e construir minhas coisas, mas exatas não eh minha praia.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
Vou aguardar não esquece de mim então, e claro lembra que sou um dos primeiros interessados, preço especial Hehe

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sugiro um compeonato de "prés"/mixagens et al, aqui no FCC... Quem vencer não ganha nada. Que tal?

:D

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
Com certeza se você quer, você consegue é só se dedicar os maiores problemas que eu acho que dificulta muito é domínio do inglês, que hoje pra mim não é mais, não sou muito bom na conversa mas na leitura sou ótimo, isso aprendi muito com inglês técnico desde o curso de técnico em informática

Outro problema é o tempo, quando eu trabalhava, geralmente com software não tinha tempo pra fazer nada fora o trabalho, trabalhava as vezes até aos domingos, essa vida não é pra mim, tinha o dinheiro que queria ai depois saia fim de semana e gastava tudo pra sair do estres to trampo.

E a matemática que agora estou começando a me recuperar de um longo tempo afastado dos cadernos.

Eu queria fazer engenharia eletrônica mas no momento to gastando o dinheiro que tenho com meu laboratório, imagina 1500 pau por mês é muita grana pra pagar um curso agora.

Edson Caetano
Fiquei muito feliz em saber que ficou interessado, pode ter certeza cara vou me lembrar de ti, essa tua vontade também me motiva cada vez mais, pra poder criar bons equipamentos pra nós.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Turminha,


O que acham de abrir um topico para postarmos ( do youtube mesmo, ou outra farrementa qualquer ) exemplos de Mix/Masters de musicos, instrumentistas, bandas conhecidas que gostamos ou que valham alguma menção detalhada?

Exemplo, gosto acho interessante da mix master do CD Dwitza do Ed Mota entre outros.

Se nós postássemos exemplos de mix/masters nesse tópico e comentássemos sobre, acho que seria bacana!! Mas preciso da presença da galera que saca um pouco mais pra agregar info bacana!! Basicamente vcs que estão conversando aqui!! hehehe!

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Quem aqui no tópico é profissional no assunto? Profissional, no sentido que ganha a vida ou estuda pra isso.

Falando sério.

ps. alguém sabe dizer se o Lisciel é profissional?

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
alguém sabe dizer se o Lisciel é profissional?
Nao sei bem oq é profissional, hehehe!!

Mas o Lisciel vive disso sim, produtor de muitas bandas e ministra cursos na área.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


ogner: Mas o Lisciel vive disso sim, produtor de muitas bandas e ministra cursos na área.

Será que ele fala assim pros seus alunos e clientes?



#polemico

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na boa, eu sinto falta de caras que entendam do assunto realmente e expliquem de forma sucinta/objetiva. Foquem no público alvo deles e não usem marionetes, palavrões em excesso, entrelinhas e outras manhas que não cabem no assunto pois o vídeo acaba se tornando bobo. Tá, "aparecer" dá IBOPE, mas tem que ter "feeling" pra fazer isso sem acabar virando motivo de piada.

Eu suma, pra mim tem algo errado nesse papo todo pois tem um cara que manda você tomar no c* ou se fode*, publicamente, sem motivo algum, pra explicar alguma coisa. Isso é um exemplo de profissional?

Por isso acho que esse assunto acaba (ou acabou) ficando vulgar. O tempo todo meio baixo nível desde o começo.

Fala sério...

ogner
Veterano
# fev/13 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia
Eu suma, pra mim tem algo errado nesse papo todo pois tem um cara que manda você tomar no cú, publicamente, sem motivo algum, pra explicar alguma coisa. Isso é um exemplo de profissional?

Por isso disse oq seria "profissional", hehehe!! É o estilo polemico dele!
e sinceramente, eu nao me importo muito com isso, nos videos de u2b. O jeito dele é Datena estaile! Hehehe
Se o cara, na aula dele, no curso, ou com os seus clientes, age desta forma. Ja não sei!

Edit pra completar pq foi antes. ¬¬

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MauricioBahia

Têm técnicos de som trabalhando a mais de 30 anos no mercado, com formação em engenharia de áudio e se mantendo antenado com todas as tecnologias atuais e de ponta, sem perder o know how adquirido nos velhos valvulados de 50 kg que esquentavam o studio inteiro.

Me surpreende uma classe que cobra tanto que se estude 8 horas por dia, tenha técnica, compre o melhor instrumento, amplificador e efeitos possíveis, achar o "máximo" um sujeito que fala que todo mundo não sabe nada, e manda seus clientes em potencial se foderem o tempo todo e não assistirem seus vídeos se não concordarem com ele.

Lisciel até fala algumas coisas interessantes, mas é muito menos do que se acha.

Enquanto ele faz videos no Youtoba, tem "anônimos" mixando orquestras para trilhas de seriados de TV.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Têm técnicos de som trabalhando a mais de 30 anos no mercado, com formação em engenharia de áudio e se mantendo antenado com todas as tecnologias atuais e de ponta, sem perder o know how adquirido nos velhos valvulados de 50 kg que esquentavam o studio inteiro.

Vou dar um exemplo de profissional renomado. Meu primo, Mayrton Bahia. Não é pq é meu primo, mas basta ver seu currículo. Duvido que ele fale um palavrão ou dirija uma palavra de forma agressiva sem motivo. Isso mancha. É desnecessário e, no meu modo de ver, desagradável.

Quando vejo o Lisciel, no Youtube, dando exemplos em vídeos como o que postei acima, me faz pensar se ele é bom mesmo ou um mero fantoche de si mesmo, que usa a mídia pra se promover.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Preciso dizer algo? Talvez seja um belo exemplo pra falta de maturidade de alguns "youtubers".



Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MauricioBahia

Não é pq é meu primo,

Não é porque é seu primo mesmo...heheh. Claro, conheço o Mayrton (não ele, o trabalho dele)... o cara foi de Elis Á Sandy Jr, de Legião a Cassia Eller... acho que experiência e know how com artistas de sucesso, milhões em vendas e estilos tão diferentes contam um "pouquinho" no curriculun do sujeito, né?

Ele deve entender alguma coisa de studio.....rs. É justamente o que defendi no meu post, experiência prática conta muito. Assim como têm muito músico de quarto hoje em dia, que nunca subiu num palco, tem muito técnico/produtor e "fazedor de review", que nunca entrou num estudio prá valer.

Uma coisa é gravar minha própria música, ou dos amiguinhos que sabem menos do que eu. Outra uma banda de técno forró brega que a gravadora "tá pagando", ou uma orquestra sinfônica para o comercial X... e fazer bem feito!

Obs: Teu link não tá carregando aqui, minha Net tá ruim hj....depois vou ler a entrevista.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig

O Youtube é um cenário perfeito pra enganações! Não estou falando especificamente do Lisciel, até pq não o conheço. Seria leviano da minha parte falar de sua capacidade como produtor, até pq não entendo nada do assunto e nem o conheço pessoalmente.

Só acho que muita gente adora esse estilo "hater", que insulta de graça pra dizer algo e acreditam nesse "mimi" só por causa da atitude radical, usando palavas que não condizem com um profissional. Pra mim, seria muito mais didático e educado, dizer as mesmas coisas, encurtando o diálogo inclusive, sem usar essa linguagem chula sem nexo, que eu não aprovo de forma alguma. Respeito é algo que vai além de qq produção artística.

Abs

ps. eu ia ficar calado sobre o assunto, mas acho relevante comentar, mesmo que eu esteja errado.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


MauricioBahia

Eu acho que é importante essa discussão, quando falamos, principalmente em profissionalismo.

Imagine uma banda nova, que juntou uma grana "suada" para gravar/equalizar seu CD, e espera um nível profissa, para ter um trabalho de apresentação com qualidade?

Por mais "descolado" que o técnico/produtor seja, é necessário credencial, e já começa pelo jeito que ele se apresenta e fala.

Alguns podem achar "caretisse", mas eu acho que um músico que busca profissionalismo, tem que começar por escolher profissionais.

Quero ver o dia que o cara for ao dentista e o cara falar:

"Tá doendo? Guenta aí e larga a mão de ser frouxo seu maricão!

Se fulano vai achar esse jeito "Pânico" de tratar engraçado.

Slash_1989
Veterano
# fev/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


e de novo o assunto volta pro lisciel...

não contente em ver o video e tirar alguma conclusão pessoal, o cara faz questão de expor o ódio aqui.

Com todo o respeito, mas ficar discutindo "lisciel" em fórum de música é muita meninice...

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Isso pode ser porque ele foi muito criticado e debochado por produtores conhecidos que viram as merda que ele fala e não aguentaram tanta teoria furada, ou porque ele tem medo dos outros produtores e ataca todo mundo assim, pra parecer grande e melhor que os outros pra se defender.

Ele deve ter tirado muito video do youtube, mas se vcs pesquisarem vao notar que ele falava muita merda nos primeiros videos, coisa tosca, pra uma pessoa que é normal e humilde, tudo bem ninguem vai critica-lo por isso, mas não é o caso, já que muitos o chamam de mestre e o pai do audio no brasil...

pai só se for paiaço..

eu entrei agora lá no formspring dele, e olha o que eu lí lá.. pra vcs terem uma noção do ponto que ta chegando a coisa, de como tem gente que inocente...

o cara fala:
"HJ LENDO UM TEXTE Q VC PUBLICOU TEM UMA frases tipo "existe o audio no brasil Antes e Depois do Lisciel" CONCORDO PLENAMENTE! ....."


puta merda essa ai foi pra mata...

qual foi mudança que ele fez? o que foi que mudou a historia do audio no brasil?? quem é esse cara que é o cara que mudou tudo??

ahh deve ser pq ele usou uma compressão em paralelo e girou os botoezinhos do pluguin no "talo", ou pq ele usou um plugin de distorção GTR, simulador de amp nos over de bateria, ou pq um cara ensinou pra ele que era legal alinhar a fase das tracks pela caixa.. ou pq quando ele usou em um video de mixagem, um plugin "LA-2A da Waves" que ele dizia: "nem sei de quem que é essa porra mas que é legal é"...

derrepente foi pq ele "suposto engenheiro" ensinou como fazer um aterramento enfiando "uma" barrinha "banhada a cobre" no chão.

Olha galera eu nao sou de ficar falando dos outros, mas depois de tentar conversar com ele na humildade, e acabar por ser humilhado, ofendido, criticado por eu escrever errado alguma palavra em portugues, e depois de tantas outras coisas que ele me falou eu nem vo fala aqui, eu falo mesmo... pq nao da pra aguenta isso ai... é muita palhaçada.

com tanta gente boa no que faz aqui que se esforça pra ser um bom profissional, gente do forum, que como eu, na humildade conversamos aqui pra poder evoluir e aprender mais temos que nos deprar com essas palhaçadas ai. é dose.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Aprendi uma nova frase, vou usar daqui a pouco ela, acho que certamente vai funcionar quando a anestesia estiver passando, ou melhor com uma frase destas é capaz de nem precisar deste artefício superficial Hehe (eu sou dentista Hehe)

rock_simpsom
Tem puxa sacos em todo o lugar, o Lisciel na maioria dos videos fala que não foi ele que inventou nada, mas uma pena que você foi exposto desta maneira, realmente não concordo com isso, também ficaria indignado

Mas os seguidores xiitas dele não incomodam ninguém, eu assisti aos videos, na academia tem muito material bacana, muito mesmo, vi uma forma de pensar e boa, que se "foda" aquele "cuzão", pronto assim já deu para ver tranquilo o vídeo hehehe basta entrar no nível dele um rapport básico e boa

Mas eu, como profissional e nem como hobbysta, nunca usaria este tipo de linguagem informal, de baixo calão, da mesma forma que pode se deparar com quem não dá bola como eu, tem os que se incomodam e muito e tem os que sao atingidos involuntariamente, isso sim é chato

Talvez seu publico fosse muito maior com outra atitude, talvez só o tenha por agir assim, sei lá, o sensato a fazer é, não gostou passe longe, não é?

....

Mas o pior mesmo esta sendo a nossa falta de respeito nesta página com oSlash_1989, atropelamos o tópico dele, desvirtuamos bonito o assunto, o assunto é PRÉ e não Lisciel.... Pronto falei Hehe

Abraçao a todos

rock_simpsom
Peguei um projetinho de pré na net vou acabar fazendo enquanto espero suas novidades...

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
Lelo Mig

Meus amigos, a própria sabedoria traz um equilíbrio para quem a possui que dispensa essas "apelações" desrespeitosas.

Para ficar nos brasileiros, conheço o trabalho do Mayrton Bahia, mas nunca o vi na minha frente. Já vi (apenas vi) o Liminha, já tive o privilégio de passar uma tarde tocando e batendo papo com o Torquato Mariano... Não tão gigante como esses, mas ainda um monstro, conheço e até poderia ter uma sala no estúdio com o Sandro Haick, isso para falar de alguns. Tenho certeza que nenhum desses caras se apresentariam mandando tomar no c*, muito pelo contrário, os caras querem te ouvir, saber o que os outros pensam, com absoluta serenidade. Mas os caras tem tanto conteúdo que 1 hora sentado ao lado deles se absorve tanto que chega a ser vertiginoso.

rock_simpsom

"existe o audio no brasil Antes e Depois do Lisciel"

Então tá, né?

Vou fazer o que... Cada um acredita, venera, idolatra quem quiser. Como dizem, gosto não se discute, mas se lamenta. hehehehe

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Blz cara, monta ai sim, vai se surpreender..

MMI
Quando vou pra minha casa na cidade, com internet muito boa, fico uma semana pesquisando videos, livros, e olha cara tem muita coisa boa na net, videos de informações privilegiadas com 3 views...

Impressioanante como tem gente que realmente quer ajudar, nao ganha nada com isso e pouca gente vê e dá o devido valor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré não funciona pra nada!? #polemica