Pré não funciona pra nada!? #polemica

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# fev/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


Edson Caetano
Em algum ponto desse tópico eu disse sobre pensar só de uma forma binária, e é isso que aconteceu aqui desde o começo.
O fato de você curtir, aprovar e concordar com a ideia de um cara que o outro sujeito não curte, não aprova e não concorda, significa que você é um burro que não sabe discernir as coisas, não tem experiência própria, e por ai vai.
E logo depois, o que se segue é a "malhação do judas"... Meia duzia de gente vindo aqui pra reduzir o cara. Me pergunto qual a necessidade disso?
Talvez seja medo, insegurança, raiva... Afinal de contas o cara ta ganhando dinheiro dessa forma que ninguém parece concordar... Estranho.
Não sei os caminhos que cada um percorreu para acreditar e defender o que faz hoje em dia, mas sei que todos tem bons motivos para acreditar no seu próprio trabalho, mesmo fazendo diferente um do outro.
Agora, só porque é diferente significa que é ruim, inútil, perda de tempo, etc? São meras opiniões, todo mundo pode estar errado, mas parece ser muito mais fácil apontar o erro no outro. Afinal, se o outro estiver errado, automaticamente eu passo a estar certo. Triste isso, ainda mais se tratando de pessoas com um mesmo interesse em comum: música.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
Desencana, o que importa é estar satisfeito com seu trabalho, você mesmo me disse que a quantidade de informação recebida é gigante que o investimento já foi pago bonito, isso que importa

Opiniões diferentes, as vezes muito diferentes vai sempre existir e aos montes, falando especificamente sobre o sujeito que quer ver os outros "rasgarem a calcinha" Hehe, é assim, é do tipo ame ou odeie, ele é bem agressivo, vulgar, defende pontos polêmicos, impõe seu estilo de fazer, a gente que convive alem dos videos do YouTube talvez o veja de uma forma diferente

Eu simplesmente acho que eu somo sempre, é informação, é técnica diferente, vale a pena, não vale

ALF is back
Veterano
# fev/13
· votar


tenho vergonha de dizer q nao li o topico inteiro, mas o assunto me interessou simplesmente pq eu NAO SABIA EXATAMENTE O Q ERA UM PRE...olha o nivel do cara q vai opinar...sintam-se a vontade pra nem ler o q vou falar pq nao sei do assunto! kkkk
pra mim pre amp era o q tem dentro da minha caixinha vermelha aqui, uma interface de entrada com 2 canais, e tinha q ter o maldito do pre amp nela pq se nao nao ia ficar legal...agora vi pra q serve (com ajuda tbm de algumas outras abas do navegador)

Slash_1989
A pessoa que vai ouvir seu trabalho terá as mesmas condições de avaliação para perceber essa diferença?
nao concordo com isso...se for assim, eu tenho uma pizzaria...vc pede uma pizza e como eu vou entregar na sua casa e vc nao vai ver o q eu fiz nela, posso montar a pizza sem luvas e cutucando o nariz? rs
mas entendo q pra quem realmente tem um home studio, modesto, humilde e q quase sempre nem ganha dinheiro com musica, essa frase cai bem, até pq o orçamento é bem mais limitado...o cara trabalha 8 horas por dia em um emprego x e chega em casa, vai fazer comida, limpar a casa, cuidar de filho e se der tempo, gravar alguma coisa...pra essa galera, esse video é muito significativo....mas sabemos q a qualidade vai além desse teste, o proprio Lisciel fala isso...nao acho q o Lisciel tem culpa nisso, ele orientou bem o video, mas concordo q quem nao tem bom discernimento, pode sair repetindo por ai as frases q mais lhe interessaram, como "pré nao faz diferença nenhuma", por exemplo...
a discussão é legal pra quem nao entende mto do assunto..
eu gosto dos videos do Lisciel, do Anhaia, do Itaboray e etc etc etc, pq qualquer besteira q eles falarem, talvez eu nao saiba separar a besteira da verdade por falta de conhecimento, mas acabo absorvendo um certo conteúdo de home studio, só por estar vendo e ouvindo aquelas informações, aquela atmosfera...em uma simples frase vc aprende algumas coisas "sem querer"...
pra um cara q nem trabalha com musica, esses videos sao um prato cheio...po, quando eu vou poder sair por ai e me voluntariar a fazer um estagio em algum home studio? jamais! o esquema é curso online mesmo, essas besteiras que, pros q entendem do assunto, é besteira, perda de tempo e etc...
a unica coisa q temos q ter cuidado, e isso eu ja aprendi a ter, é q sabemos q a internet, ao mesmo tempo q dá, ela tbm limita conhecimento...um cara q passa 3 anos lendo sobre home studio na internet, quando chega num estudio de verdade, vai aprender uma porrada de coisas só de olhar pro ambiente...coisas q a internet nao fala, pois é apenas uma internet...entao jamais devemos formar opinioes embasadas em outras opinioes...
o Lisciel disse q nao da pra testar um pre tao rapido assim...ok...
mas digo q se ele fizesse um video de 10 partes, com 2h cada, testando um pré, tbm nao daria pra formarmos uma opiniao solida, pois quem testou e estava ao vivo no estudio, que pegou os equipos na mao, foi ele, nao o expectador!

T-Rodman
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
Leia as reportagens sobre gravação de discos na Sound on Sound que você aprende mais. Tem gente que grava lá discos inteiros usando home-studios, enquanto tem também discos gravados 'full analogic vintage'.
Tem sempre as duas pontas do iceberg que viram hits por lá. O importante no caso é ser aceitável para o mercado. E se virar mega-hit, melhor ainda.
Mas dificilmente esse som de home-studio sai de microfone e preamp Berhinger. Pode até vir de MIDI + Miroslav Philharmonik. Pode vir de Yamaha HS50M. Pode sair de macbook e interface de 2 canais - daquela marca que o .omni usa na casa dele (esqueci o nome, mas lembro que o .omni já indicou ele por aqui), e assim por diante.
Isso tem um custo mais do que 1kg de balinha. Certeza. Mas tem um mínimo que não é fast track pro e pré berhinger e imitação de SM58.
BTW, até SM58 já foi escolhido para gravação de voz frente a vários testes, como nas passagens de gravação do Mellon Collie & Infinite Sadness do Smashing Pumpkins, o SM58 que é o microfone principal, que casou com o Billy Corgan e o Butch Vig (info do mesmo tipo de reportagem que você lê na SoS).
É mais ou menos isso que acredito, já que eu tenho prés baratos, já vi como funciona um Neumann e um Avalon e também já tive a maioria dos microfones de entrada. To meio parado nas gravações, mas em tese eu sei onde é que estou limitado hoje - no tempo de se fazer mais experiências e de achar uma assinatura minha. Mas pra isso, acho que preciso aumentar um pouco mais o investimento no home.
Quer ouvir um disco gravado inteiro em home-studio: escute o disco do Munford & Sons que foi gravado em um home - e foi um hit.
Quer um disco gravado em home studio com MIDI e Miroslav Philharmonik: ouça o disco Born do Die da Lana Del Rey.

E assim vai. Uma coisinha ou outra dá pra captar quando se lê uma reportagem sobre um album e depois você consegue ouvir na prática escutando o CD.

amplexos

T.

Slash_1989
Veterano
# fev/13
· votar


ALF is back
hehe cara... olha o nivel das comparações que surgiram nesse tópico:

arquiteto
carros
pizzaria
e até marca de cuecas!

relaxa e tente absorver a informação! E quando alguem falar alguma coisa como "prés não servem pra nada", tenha certeza que você entendeu exatamente o que ela quis dizer com essa frase, mesmo porque através de fóruns e videos na internet, fica muito dificil você saber exatamente o que o outro pensa sobre o assunto.

T-Rodman
John Frusciante eh o mestre e home studios!
Mas a discussão do que faz a qualidade é algo que não vai ter fim mesmo. Tem profissional que acha que pré faz mais diferença, outros dizem que microfones são mais importantes, outros falam de conversores, e aí vai. O importante é não ficar preso nesses detalhes e seguir com a música!
Como o Edson Caetano disse, o importante é FAZER. Regrinhas ajudam a nortear, mas não devem ser seguidas a risca. As vezes o que funcionou para o cara que fez as regras não vai dar certo pra você. Ai não adianta ficar quebrando a cabeça em cima disso, é preferível ousar e quebrar a regra.

A opinião de produtores profissionais, em geral, é você desencanar dessas coisinhas e fazer música. Sabendo o que esta fazendo, e como, você vai sentir a hora de dar um passo a frente!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


T-Rodman
A interface que esqueceu é uma RME Fireface

Mas voltando, não reparei em nenhum momento que Slash_1989 estava defendendo que prés não fazem diferença alguma, e muito menos que gravaremos hits com behringers Hehe, acredito que todos que comentaram aqui sabem os muitos níveis existentes em equipamentos de audio

Mas sabe a receita de sucesso para alavancar uma banda e uma única musica?
Simples, pagar um beló Jabá, investir forte na divulgação, com quanto $$ precisamos investir ? Um milhão, alguns milhões? Menos, uma coisa eu sei que uma fórmula de sucesso é injetar grana na equação, aí pode ser qualquer pré mesmo Hehe

T-Rodman
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
sobre essa do jabá, infelizmente aqui no Brasil é assim que funciona, pois, já era tempo de melhorar a qualidade do 'pop' produzido por aqui, não?
veja por exemplo o country e a black music americana. antigamente era ruim o country, e hoje em dia é exemplo de produção musical. A black music nos anos 70/80, vamos assim dizer começou no funk e rap. E eram de péssima produção e hoje em dia também estão na ponta.
Agora por aqui nada melhorou muito passado algumas décadas no sertanejo, no funk, no pop em geral. Só houve a massificação do produto. Mas em relação às melhoras, quase nenhuma.
Triste isso. Principalmente em se tratando de música popular brasileira, genericamente falando, já que com melhor produção/qualidade, talvez até isso que toca na rádio hoje poderia ter qualidade melhor em todos os sentidos.

Ou tenha um amigo futeboleiro famoso que fique cantando no globosport 'eu quero tchu, eu quero tcha'... rs

BTW, querem um mercado a ser explorado igualmente que está meio órfão por aqui? produção musical para crianças. Vide a 'galinha pintadinha' hoje em dia (sim, eu virei tio ano passado e escuto isso quase o dia inteiro hoje em dia)

amplexos

T.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edson Caetano
· votar


T-Rodman
Um videozinho sobre o jabá feito pelo Lisciel... Vai ver nos primeiros segundos que o cara gosta de provocar... Mas taí Hehe



Edit... Que fique claro que o video não faz parte da minha opinião inseri o link só por causa do autor do video e deixar claro porque ele é do tipo ame ou odeie Hehe mas falem de mim

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Mas sabe a receita de sucesso para alavancar uma banda e uma única musica?
Simples, pagar um beló Jabá, investir forte na divulgação, com quanto $$ precisamos investir ? Um milhão, alguns milhões? Menos, uma coisa eu sei que uma fórmula de sucesso é injetar grana na equação, aí pode ser qualquer pré mesmo Hehe


Xiiii...

Aí é outro assunto complicado. Eu poderia falar um monte aqui sobre esse papo de jabá, de grana etc. Vão falar que eu sou do contra, que só meto o pau nesses vídeos do cara, mas mais uma vez acho que foi superficial e que não é bem isso. Mas vou poupar vocês disso e não vou me alongar.

Só o seguinte... É lógico que é preciso injetar grana, óbvio. Esses 3 milhões estão um pouco exagerados, um lançamento nacional não sai isso não. Tem caminhos de injetar mais ou menos grana (menos que esse valor), existem contratos em rádios diferentes, por exemplo. E conheço que tem muito mais que esses 3M, injetou daí para mais e não saiu do lugar. Ou seja, a coisa não é bem assim...

Abç

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Até tentei ver todo o vídeo acima mas é tão esculachado que parei no meio... Esse estilo "hater" me cansa.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Acredito realmente a coisa não seja só isso, mas ajuda, o problema é que o investidor quer retorno, não vai apostar se não tiver a certeza que vai virar, aí sim a trama deve complicar

Mas como o MauricioBahia comentou, alem do assunto ser complicado o cara esculacha Hehe aí quebra a banca, muita gente desiste no inicio nem espera começar a falar

Mas talvez seja esta a fórmula do sucesso dele, sei lá né, sei que pretendo abrir um canalzinho também e começar a divulgar minhas perólas Hehe, vamos ver o piloto usando meu super pré Mic200 Hehe

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Acredito realmente a coisa não seja só isso, mas ajuda, o problema é que o investidor quer retorno, não vai apostar se não tiver a certeza que vai virar, aí sim a trama deve complicar

Ajuda não, só é viável assim. Assistiu 2 Filhos de Franscisco? Esquece aquilo, não existe mais há muito tempo. kkkkkkkk

Obs.: o investidor normalmente são os próprios músicos, então esses que não tem certeza que vai virar mesmo. :)

janick
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
Moral do topico? Vejo gente que fala fala de equipo, nete o pau adoidado, mas NUNCA em todo este tempo de forum vi uma produção destes compatível com seus "altos pedigrees". Pelo contrario - ja vi muitos de fast track e sm57 darem banho.

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


janick
mas NUNCA em todo este tempo de forum vi uma produção destes compatível com seus "altos pedigrees"

...nesse fórum.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
tá participando da academia black?

Slash_1989
Veterano
# fev/13
· votar


.omni
é verdade... queria ver algumas produções suas! Mas na boa mesmo, sem essa de avaliar, criticar, julgar. Mesmo porque não sou nem um pouco capacitado para isso.
Apesar de não concordar com algumas de suas opiniões, acredito que você deva ser um bom profissional, e é sempre legal ouvir o trabalho dos outros!
Tem soundcloud ou coisa parecida?

Johnny Favorite
sim!

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Slash_1989
Eu não tenho feito nenhum projeto pessoal, então não tenho soundcloud.
Nem lembro a última vez que postei alguma coisa aqui, ou o que eu postei...

Casper
Veterano
# fev/13
· votar


Pré não funciona pra nada!?

Na minha opinião pré funciona sim, mas vou dar alguns exemplos:

No meu estúdio caseiro precário, não adianta ter
um, por exemplo, Avalon AD2022, porque meu microfone,
a sala e o operador não vão se transformar milagrosamente.

Mas um ART Tube MP Studio (que é baratinho) pode expandir
as possibilidades sonoras. Mas também não faz milagre.

Um mini channel strip, como o Joemeek threeQ é muito mais
útil, na minha opinião.

No final das contas, o pior elo da cadeia que vai ditar a
qualidade do todo. No meu caso, eu mesmo...

MMI
Veterano
# fev/13 · Editado por: MMI
· votar


De minha parte eu nunca postei algo de verdade que tenha feito aqui, só testes, demos e ideias. Já falei disso em vários tópicos, por isso nem pretendo por nada. Fica que cada produção é uma página virada, a vida que segue, um prazer que ficou para trás. Não vivo disso.

Acho que umas 2 ou 3 pessoas daqui já conheceram CDs que participei.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
E logo mais todos vão conhecer um pouquinho do seu trabalho no cd de guitarras que está entrando na reta final né

Alias eu quero terminar minha faixa e já madar para o Mauricio Producer queimar a cuca hehe, já está no ponto acho

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


A Sound on Sound de uns 2, 3 meses atrás fez uns testes com prés, deixa eu achar ela aqui.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Aqui um teaser da edição:

http://www.soundonsound.com.br/sera-que-pre-amplificadores-de-microfon e-fazem-diferenca.php

Como tudo na soundonsound, as coisas funcionam bem melhor se a gente baixa os arquivos de áudio.

Aqui estão as demos:

http://www.soundonsound.com/sos/oct12/articles/preampsmedia.htm

E ae, o pessoal consegue distinguir os pre-amps?

Os prés nos testes são esses:

API 3124+; ART Pro MPA II; GP Electronics PML 200E; os pré amps da mesa Mackie 1402VLZ Pro MkII mixer,gravados pelos insert points; Maselec MMA-4XR; AMS Neve 1073LB; Prism Sound Orpheus; and SSL Xlogic VHD Pre.

Todos os prés foram testados com 3 microfones:

The microphones used were a pair of Brauner valve large-diaphragm capacitor mics in cardioid mode, a pair of Sennheiser MKH20 small-diaphragm omni capacitor mics, and a single Royer SF12 stereo ribbon microphone.

Que tal? :)

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Casper

Mesmo para um estúdio eu diria para pensar bem antes de investir nesse Avalon. Nem pensar para alguém gravar em casa.
O Joemeek eu acho que tem muito pré bacana dessa marca. Só que para alguém usar em casa, não sei não... O tal do Meequalizer não é um equalizador preciso, junta isso ao compressor óptico (bom!), diria que tem altas chances de sair coisa errada na captação.
Se um cara mais iniciante vai meter a mão no bolso e comprar um pré de verdade, eu diria para ir de Universal Audio 710 Twin-Finity, o ISA one da Focusrite ou um lunchbox. Eu mesmo acabei optando por um Millennia TD-1 porque para guitarra e baixo serve muito bem, tem várias funções para isso, tem um bom equalizador e resolve meus problemas nesse sentido, com folgas.

Edson Caetano

Sim, mas é ainda algo caseiro e feito bem em conjunto. ;-)

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só sei que estes testes comparativos são essencialmente duvidosos pois as percepções (e são muitas) das pessoas, variam.

Um certo profissional vai dizer "x", um certo amador "y", o ouvinte "comum", que é o público, é um cara qualquer e nem sabe que existem pré-amps. Pra que saber isso? Eles querem é ouvir música.

Sinceramente, eu não sei até que ponto essa discussão, no final das contas, tem algum sentido pois a "ignorância" faz parte do pacote geral.

Pronto, falei! hehe

janick
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Po, maneiro cara. Posta faixas desses Cds que você gravou - muito provavelmente com estes excelentes microfones e pres - para poder engrandecer a nossa discussão!

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Pelo amor de deus galera, enquanto muitos defenssores do lisciel ficam por ai babando no seu ovo, eu fico aqui lendo meus velhos livros.

Mas tem gente que prefere humilhado por ele pra tentar sugar uma informaçãozinha sem credibilidade nenhuma.

Cara eu fiz umas perguntas pra aquele animal, e eram perguntas simples assim de duvidas basicas e fui humilhado e criticado, meu portugues foi colocado em jogo, e ainda pior, tinha varios comentarios dos seguidores dele dando risada e me criticando igual a ele, pra mim um bando de ignorantes.

Ele quer ganhar dinheiro, ele não é justiceiro nem um defensor da causa, muito menos ajudar quem esta começando com homestudio, ele vai tirar toda a sua empolgação, só pg vc nao vai comprar aquela interface de 3500 reias... nem aquele microfone de 1000 reais...

É nos livros que está a verdade. Nao nos videos do lisciel.

E pra quem não gostou do que falei, vai lá lambe o saco dele então se isso te satisfaz!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


janick

Como eu disse acima, eu não coloco aqui ou pelo menos evito por trabalhos mais sérios. Não é nada contra o pessoal do fórum, muito pelo contrário. Mas violão bem gravado está cheio por aí, pega uns do Dave Matthews Band que costuma ter bons sons de violão, gravados com bons microfones e prés. E assim vai, Duofel, Toquinho, tem vários violões bem gravados mesmo aqui no Brasil.

Por princípio, eu não sou músico, não sou produtor, não trabalho com música, não ganho com isso. Com o tempo eu resolvi que me recuso a ganhar dinheiro com música, para mim é tudo diversão. Meu trabalho é outro, ganho a vida relativamente bem no meu ramo profissional, o suficiente para viver feliz e não precisar ganhar com música. Dito isso, eu fui a estúdios, conheci muita gente, fiz gravações, participei de CDs e sempre pedi que não me incluísem nos créditos, não quero ter meu nome asociado a isso, não quero concorrer com profissionais ou aspirantes, nada disso. Por isso que cada projeto que acaba é uma página virada, parte de um passado que nem posso falar como meu trabalho pois meu nome nem consta ali. E atualmente se um amigo quer algo de mim que possa ajudar neste ramo, só coloco 2 condições: que seja de graça e que não coloque meu nome. Portanto, nem tenho direito de usar o material. Desculpe, mas prefiro assim.

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Como eu disse acima, eu não coloco aqui ou pelo menos evito por trabalhos mais sérios.

É por isso que eu nunca citei nenhum nome de artista ou disco que eu tenha trabalhado, anonimidade na internet está se tornando uma coisa bem difícil. Eu já odeio facebook, esse negócio de ficar postando fotos e e expondo sua vida pessoal inteira pra quem quiser olhar é uma coisa que me assusta um pouco.

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Se o cara não tem bons preamps no seu estudio ou homestudio, de cara já vai perder muitos clientes, isso é fato, mesmo quem não é um conhecedor área, o cliente acha que um neve vai dar conta e um mic200 não..

Vai tentar explicar pra ele mostrar diferenças, não adinta ele já leu no forum que o neve é melhor, e já leu o lisciel detonando os equipamentos de baixo custo, ai então digo pro cliente, mas eu tenho um pre valvulado q eu fiz e ficou lindo escuta essa gravação aqui cara, ai sim que o cara vai sair correndo.

Como a gente vai lidar com essa gente ignorante?

Eu to prestes a investir pesado em preamps, mas e ai não é só som o som que faz diferença, eu falei com um cara esses dias e na conversa quando falei que ia comprar pelo menos dois neve o cara ja se encantou e brilhou os olhos.. e quando eu falei que tinha feito um pre valvulado bacana o cara nem tava prestando atenção..

infelizmente é assim... o cliente ignorante é quem te paga, então tem que dar opções pra ele nem que seje só pra ele tirar uma foto do lado do preamp e por no facebook...

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
Olha, vou te falar uma coisa que abriu meus olhos pra um monte de coisas nessa área de engenharia de som que é a imutável, inexorável e dogmática lei do play.
Se você der play e estiver um puta som, não importa como você gravou, com quem, aonde, com qual pré, microfone, cabo, conversor.
Se estiver aquela mix pequena, sem cor, sem profundidade, também não importa o equipamento que você usou, quanto tempo levou pra fazer, se você teve pouco tempo pra mixar e por isso ficou ruim, nada disso importa.
A única coisa que importa é você dar play e estar bom.

Agora, dito isso, infelizmente a lei do play não muda o fato de que certos equipamentos tem um certo tipo de qualidade sonora que você não vai conseguir ITB (48 canais abertos num console full analog, por exemplo).
Então cada um corre atrás do tipo de cor que gosta mais pra chegar ao melhor resultado possível.

Sobre os seus prés, vou te dar uma dica: se você grava muitos canais simultâneos, existem várias opções mais baratas do que os Neve na mesma onda british porém bem mais baratos.
Se você não vai passar de dois canais, aí sim, compre um par de 1073. Se você gosta desse tipo de som, você nunca mais vai querer outra coisa.

quando falei que ia comprar pelo menos dois neve o cara ja se encantou e brilhou os olhos.. e quando eu falei que tinha feito um pre valvulado bacana o cara nem tava prestando atenção..

Não me leva a mal não, acho muito legal você ter feito um pré. Mas é que o Neve é um tipo de pré que usa materiais bem caros e específicos, pra montar um, além de ser difícil você ainda vai gastar uns 2k dólares em peças.
E eu não morro de amores por prés valvulados. Não gostei de nenhum que ouvi, acho eles meio sem graça. Já os compressores....
Talvez seja por isso que o cara torceu o nariz. Se eu fosse num estúdio eu provavelmente não daria muita bola pra os prés valvulados.
Mas é o que eu disse, lei do play. Se o cara tirar um puta som, ele pode usar até um microfone da Radioshack.

Se eu fosse você eu não compraria algo só porque "os clientes querem". Seu estúdio tem que ser uma referência de SOM, não de equipamento.
Ninguém quer gravar em determinado estúdio porque "eles tem um par de Neve", as pessoas querem gravar lá porque ouviram coisas boas gravadas lá.
Uma coisa que eu aprendi é: o artista sempre tem razão. Se ele quiser gravar com o fone rosa da Hello Kitty, se ele te pedir pra trocar de microfone porque não conhece a marca (apesar de ser um microfone alemão valvulado de 6 mil dólares) ou preferir usar o reverb da pedaleira digital dele no lugar da sua plate de verdade, deixe ele usar.
Se ele estiver confortável pra tocar, sua gravação vai ficar melhor, assim todo mundo ganha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré não funciona pra nada!? #polemica