Guia de Mixagem prática: Opiniões dos amigos do FCC de Gravação e Home-Studio!

    Autor Mensagem
    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13


    Boa noite galera do FCC.

    Vou direto ao assunto:

    O PROJETO:

    Estou com um projeto que visa criar um 'guia' de mixagem para iniciantes, desde o zero, desde algumas configurações, timbres, captação, edição, mixagem, máster, etc.. Enfim, um guia prático de como se registrar com um mínimo de qualidade um som próprio, covers para internet ou coisas do gênero.

    O CONTEÚDO SERÁ APOIADO EM QUE?


    O conteúdo se trata de um conhecimento prático, que adquiri nos últimos anos.
    Quero passar isso á diante, não é muito, mas provavelmente pode ajudar a quem tem dúvidas!
    Para conhecer um pouco dos meus resultados, é só dar uma sacada nesse link: http://www.youtube.com/raphaelfsofficial


    QUAL O FORMATO DO MATERIAL?

    Estava pensando seriamente em fazer em vídeos, no formato de episódios dedicado á cada assunto, e separado por 'temporadas' voltadas para estilos musicais em específico.


    COLABORAÇÕES


    Aceito colaborações de todos os tipos, desde conteúdo, á críticas ou então uma música para servir de tema para os vídeos.


    Enfim galera, essa é a idéia.

    Gostaria de saber a opinião de vocês, o que acham, o que pensam sobre, se estão á fim de ver algo do tipo, se gostariam de ajudar, colaborar, o que gostariam de ver no material, etc.

    Aguardo o retorno de todos.

    E á quem interessar entrar em contato para colaborações de conteúdo ou qualquer outro assunto referente, segue o endereço de e-mail:

    mixagempratica.contato@gmail.com

    Grande abraço!

    Brunocprp
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Brunocprp
    · votar


    Muito boa a iniciativa.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Opa, se vc precisar de ajuda com alguma coisa escrita, a gente pode trocar uma idéia.

    Sei que o youtube é uma grande ferramenta, mas o meu processo de aprender só sedimenta as coisas depois de umas boas leituras... To começando a me achar velho.. eehehe

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Brunocprp
    Obrigado Bruno!

    waltercruz
    Obrigado pela disponibilidade Walter!
    Realmente, a forma de aprender é diferente de pessoa pra pessoa!
    Podemos combinar algo, de você passar pra 'escrita' o que eu fizer em vídeos e etc! vamos nos falando!

    Mas antes de qualquer coisa, vamos ver o que o restante da galera axa e diz sobre o projeto!

    Eu não sou profissional nem um expert, mas creio que consigo passar um conteúdo que vá ajudar bastante a galera do Fórum!

    Um abraço!

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Raphael F. Silva

    muito legal a iniciativa brother! concerteza que irei acopanhar! e já sugiro que faça uma serie de videos focadas em metal, rock em geral hehehe.
    Tipo esse video aqui que conheço, só que não entendo a metade que o cara fala(inglês).



    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Arimoxinga
    Fala cara!
    A idéia é bem a desse vídeo mesmo, mas talvez um pouco mais detalhado..
    por exemplo, desde a timbragem do instrumento e etc!

    E quanto áo estilo, pensei em começar com um metal oitentista, por exemplo.

    O que axa?

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Raphael F. Silva

    Fala cara! A idéia é bem a desse vídeo mesmo, mas talvez um pouco mais detalhado..por exemplo, desde a timbragem do instrumento e etc!

    melhor ainda! hehe

    E quanto áo estilo, pensei em começar com um metal oitentista, por exemplo.O que axa?

    estando na area do Rock está excelente o/

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Arimoxinga
    É isso aí então!
    Vamos ver se mais alguém quer se pronunciar sobre o projeto!
    Quero fazer em um canal, exclusivamente pro fórum! :D

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Raphael F. Silva
    Acho muito bacana, mas uma sugestão... Tenta passar o conteúdo mas sem ser muito banal, ou melhor, sem se prender muito ao assunto focado a leigos

    Tem que partir do pressuposto que o cara que esta procurando por mixagem já aprendeu a gravar e tem noção básica de audio, tipo o que é Pan

    Mas certamente eu verei seu material

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Raphael F. Silva
    · votar


    Edson Caetano
    Fala Edson! Obrigado por comentar!

    Meu plano, é fazer o vídeo 'piloto' passando por configurações básicas e algumas noções básicas de plugins, daws e etc.

    Digo isso, porque como eu disse, o conteúdo vai ser voltado aqui pro Fórum! afinal de contas, teóricamente eu não sei muita coisa! aprendi fazer algumas coisas de acordo com o que meu ouvido dizia que estava ficando legal!

    E eu percebi que metade da galera que pesquisa em fóruns, não sabem nem a base da coisa! por isso o vídeo piloto, e talvez até o segundo vídeo vai passar em cima de coisas bem básicas!

    Mas no terceiro em diante o bixo pega!
    Estou elaborando o roteiro desta 'série' aqui e logo posto pra vocês verem!

    Abração!

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Massa. Vai rolar compressão? Compressão ainda é algo um pouco mágico pra mim, por increça que parível.

    .omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar


    waltercruz
    Normal, pra todo mundo.
    Você tem alguma dúvida em específico ou apenas não sabe usar?

    Raphael F. Silva
    Boa sorte!

    .omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar


    duplo.

    .omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar


    culpa do sam

    .omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar


    monster kill

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    waltercruz
    Ahahhaah! Vai rolar lances sobre compressão sim!
    Mas como o .omni disse, é quase um mistério para todos nós!


    .omni
    Obrigado brother por desejar sorte :D
    É um projeto ambicioso, visto a minha insignificante experiência com esse tipo de coisa, mas acredito que já serve, pelo menos pra dar um start pra galera!

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bom.. a teoria eu até tenho. Mas falta um pouco de prática pra sedimentar tudo.

    Compressão nas pistas eu levo mais ou menos de boa. Compressão no bus e compressão no master eu me embanano um pouco. A última que eu tentei comprimir a master eu criei tipo uma flutuação de volume na música, deixando tudo inconsistente.

    E tem a questão dos compressores que adicionam alguma 'cor' ao som.. tipo 1176, LA2A.. Alias, o o 2A eu to fazendo as pazes com ele.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mas queria mesmo entender o que é o tal som de ssl que muita gente gosta nos bus/master. DIgo.. saber ouvi-lo e detectá-lo.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Aliás, eu tenho esse guia aqui traduzido:

    http://tarekith.com/assets/dynamics.html

    Preciso publicá-lo :)

    .omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar


    waltercruz
    O LA2A é um excelente compressor.
    De plugin, os melhores compressores da Waves pra mim são: Sta-Level, LA2A, 3A, 1176 e o Rvox.
    Mas no geral eu gosto de coisa colorida, ainda mais mixando ITB.
    Aqueles FET eu já usei pra uma compressão paralela, mas sempre acabo voltando pra esses, quando se trata de compressão de insert.
    Pra buses e tal eu uso uns mais limpos, geralmente.

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    .omni
    Axo que você tem bastante conteúdo pra compartilhar cara! ahah
    Tá a fim de colaborar com o projeto e ajudar a enriquecer?

    Ficaria muito grato!

    .omni
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Raphael F. Silva
    Posso ajudar como eu puder sim. :)

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Raphael F. Silva

    Torço por você e para que o pessoal consiga aprender e entender muita coisa.

    Abs

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gostaria de trazer um Feedback sobre o projeto!
    Infelizmente, não recebi o retorno esperado em relação ás colaborações para com o projeto, e por um tempo ficou engavetado!

    Porém, desde o mês passado, venho criando o material sozinho, e acredito que ficará pronto até Julho.

    Um grande abraço :D

    waltercruz
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Raphael F. Silva
    a izotope lançou um guia de mixagem bacana, que apesar de ser um pouco focado nos produtos dela, é bem geral. Já deu uma olhada nele?

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Raphael F. Silva

    O jeito é por a mão na massa mesmo e fazer.
    No fórum até existe um bom material mas esta bem esparso com pequenas dicas aqui e ali, mas nada de muito profundo.
    Assim como você produziu as suas músicas e vídeos que estão numa boa qualidade, assim você deve fazer no guia.
    Basta tentar reproduzir a sequência que você já fez acontecer.

    Entretanto para o guia ser mais completo deve tratar de outros instrumentos, como os violões e teclados.
    Além da voz.
    O mais difícil ao meu ver é a parte da bateria considerando a limitação dos softwares.
    E também quanto ao uso dos plugins de efeitos é muito relativo pois depende da DAW e do arsenal de cada um, softwares pagos e free.
    Assim os exemplos tem que ser focados nos pontos onde se pode universalizar o seu uso básico em diferentes plugins.
    E para ser mais completo e prático o manual deve conter exemplos de áudio para download para o usuário poder praticar.

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    waltercruz
    Não tinha visto ainda cara! Fui olhar e dei uma batida de olhos rápida, por cima, e parece muito bom!

    Adler3x3
    E aí cara! obrigado pelas dicas!
    Eu estou realmente fazendo dessa forma, gravei uma música, que contém bateria, baixo, guitarras high gain e voz.

    Vou passar por uns exemplos de violão e piano, mas com certeza vai ser algo á parte.

    A bateria , vai ser a parte mais legal ( e inclusive já está pronta ), onde mostro como humanizar o midi, escolher as peças pra montar o kit, e em seguida, mixar em canais separados!

    Tenho algumas baterias reais gravadas também, e estou pensando se vou preparar algo sobre bateria real, visto que a maior parte da galera do fórum trabalha á nível de home-studio.

    A DAW será o Reaper, e os plugins serão o seguinte:

    Supperior e EZ Drummer - Bateria
    Waves - Toda a mixagem e masterização

    Eventualmente usarei alguns plugins free, e indicarei o link de download.

    Enfim, to metendo a mão na massa conforme sobra tempo, e espero terminar até Julho.

    Como sou guitarrista, vai ter uma espécie de módulo á parte, apenas sobre timbragem de guitarra. Espero poder ajudar! =)

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Raphael F. Silva
    parabens pela iniciativa, qualquer coisa que precisar, apoio, ajuda, ideias, sugestoes, duvidas, etc. estarei aqui pra ajudar.

    meu canal é
    https://www.youtube.com/wesleykazuak

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    kazu keyboard
    Valeu Kazu! =)

    Galera, enquanto o meu não fica pronto, o da Izotope é realmente muito bom!

    http://downloads.izotope.com/guides/iZotope-Mixing-Guide-Principles-Ti ps-Techniques.pdf

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia de Mixagem prática: Opiniões dos amigos do FCC de Gravação e Home-Studio!