Será que o seu programa de gravação está gravando em 24 bits mesmo?

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: El_Cabong


    Eu fiz umas gravações em 2011 com uma interface que eu tinha na época, e pensava eu que elas tinham sido gravadas em 24bits, pois eu simplesmente abri o programa de gravação Sound Forge 8.0, selecionei o formato (24bits/mono/44,1kHz) e gravei. Logo depois da gravação eu salvei-as no formato (WAV - 24bits/mono/44,1kHz)
    Estes dias eu abri estas gravações no Sound Forge 8.0, e no ponto mais silencioso da gravação, apliquei um zoom na horizontal (extensão) e depois apliquei um zoom na vertical (imagem)
    E vi que no zoom vertical (a partir do ponto -96dB para baixo) haviam zigue-zagues entre o -96dB e o infinito, ou seja, nenhum ponto abaixo de -96dB havia sido registrado, a não ser os de valor infinito.

    Caramba !! A interface que eu tinha fazia gravações em 24bits !!! Eu mandei o programa gravar em 24bits, e ele gravou em 16 bits !!
    (16 bits --> sabemos que o valor mínimo é -96dB) (24 bits --> sabemos que o valor mínimo é -144dB)
    Não sei se eu não configurei direito a interface ... Só sei que eu mandei ela fazer uma coisa, e ela fez outra.

    Fiz este teste também com umas gravações mais recentes minhas, e estas sim estão corretas (apresentam pontos de -100dB, -104dB, -110dB, ...).
    Fica então aqui um alerta !! Aplique um zoom na imagem da onda, e veja se a sua gravação registrou pontos abaixo do -96dB. Se eles não existem a tua gravação está sendo feita em 16bits.

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pode ter sido o software apenas e nao a interface.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Que engraçado.
    Verificando estes arquivos antigos e novos, notei que eu solucionei sem querer um problema que eu nem sabia que tinha !! He He !!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Acredito que o problema esta na configuração dos softwares.
    Mas muitas interfaces tem a opção de seleção do sample rate.
    Eu deixo sempre configurado 48 Khz 24 bit.
    Mas já aconteceu comigo também, de pensar que estava gravando em 24 bits e na verdade gravava em 16.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que o seu programa de gravação está gravando em 24 bits mesmo?