Passos para iniciação na Masterização.

    Autor Mensagem
    Jampa025
    Membro
    # jan/13


    Pessoal, estou começando a estudar sobre a masterização de faixas.
    Ando pesquesquisando muito na internet sobre isso..
    Encontrei uma boa qualificação quanto ao programa T-RacKS(vcs recomendam)
    Eu uso o REAPER para fazer minha gravações, tem algum vst que vcs possan indicar?
    E outra duvida é com deve proceder a masterização?
    como equalizar uma voz(tenho mic condensador)
    como equalizar bateria?
    como dar pontencia ao baixo?
    como deve ser o mix ideal de faixas?

    Sei que são muitas perguntas mas se não quiserem responder tudo..
    renpondam pelomenos o que sabem de melhor
    que pra mim já esta de bom tamanho.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Esse tipo de coisa não dá pra se passar por escrito. Você pode ver alguns videos do youtube, algumas video aulas e coisas do tipo ou pode tentar fazer um curso num estúdio bem falado que realmente te ensine alguma coisa.

    Se nada disso funcionar, vá na raça e no ouvido, testando de tudo pra ver como soa até descobrir o melhor jeito de se fazer as coisas.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jampa025
    Não existe uma fórmula que você possa aplicar e chegar em uma mix e master de qualidade absurda. Isso é uma arte, você tem que ir fazendo e aprendendo, testando, vendo o que soa mais legal e mais bonito!!
    Seria bom se você pudesse passar algum tempo com um cara que faz isso, dentro de um estúdio, pra ir entendendo como funcionam as coisas. Se não tiver ninguém, procure por videos de produtores no Youtube, tem muito cara que dá dicas e ensina a mexer nesses plugins!!

    Andrei Lucas
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Como disseram, não existe uma receita de bolo.

    Existem alguns pontos de onde você pode começar, mas é um assunto bem abrangente.

    No YouTube você encontra algumas vídeo aulas, e no Google alguns pdfs.

    Procure "A Arte da Mixagem", é um livro que te dará um bom rumo no começo. =)

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jampa025
    Rapaz, pelas tuas perguntas, parece que vc está com mais dúvidas em relação a mixagem do que a masterização.

    Tem um livro, mixing secrets for small studios, do Mike Senior (Sound on Sound) que é um bom começo e relativamente fácil de achar nos torrents da vida.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Primimeiro tem que saber o que precisa fazer na masterização isso depende só da mix que é feita antes..

    Depende da muscia depende de muita coisa, como foi gravada, como foi mixada, como foi equalizada, depende da compressão, depende se for pra mixar em um rolo ou se vai fazer isso só no t-racks. To usando o t-racks mt bom, antes usava o L3 da waves.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passos para iniciação na Masterização.