problema com fast track c600 nova!

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# jan/13 · Editado por: Slash_1989


seguinte... comprei hoje uma fast track c600 com o pro tools MP. instalei conforme o manual manda, tudo OK.
abri um projeto no pro tools e comecei a mixar. sem problemas.
até que de repente do nada o audio "estraga". fica aquele pipocamente típico de quando tem alguma taxa de buffer desregulada. se eu mexo na configuração de buffer do PT o problema para, mesmo que eu nao tenha mudado o buffer size. só de abrir e colocar de 1024 pra 512 e voltar pra 1024 ja eh o bastante pra resolver o problema. só que depois de um tempo ele volta a acontecer. e isso acontece sempre, aparentemente sem nenhum motivo. o projeto sem plugins nenhum, do zero, ja apresentava esse problema.

imagino que nao seja algum problema físico na interface, deve ser alguma coisa de configuração que eu nao consegui resolver muito bem...

bom, aguardo sugestoes!!

p.s.: estou monitorando com fones de ouvido

edit: novas informações:

reinstalei os drivers mais recentes, e tentei outra porta USB

o problema ainda acontece... simplesmente do nada o audio distorce, fica pessimo, e ajustando os buffers pelo pro tools ele volta ao normal.
aconteceu tambem to audio parar de reproduzir, ao inves de distorcer. os faders continuam se mexendo mas o audio nao saia mais.

andre 442
Membro
# jan/13
· votar


processador fraco
memoria ram ou
placa de video on board , ou drivers incompativeis de video
faca um teste :
de play, e minimizeo pt
se parar de clipar ... 'e problema relacionado ao video do pc

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


andre 442
então... isso acontece até fora do pro tools!

tava assistindo um video no youtube pra testar e notei que no começo o audio fica limpo e nitido, mas a medida que o video anda, aparece os pequenos pops, e depois de um tempo vem a distorção... To usando a fast track ligada na fonte, drivers atualizados, etc... E mesmo fora do PT acontece isso. E notei mais um detalhe: a segunda saida de fones de ouvido NÃO esta funcionando.

minhas configurações são:

windows 7 64 bits
I5
4 de ram

Desfragmentei o disco hoje, atualizei os drivers do windows, etc... Realmente to acreditando que pode ser problema fisico na interface... =/

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989

Vc fez teste de DPC latency?

http://www.thesycon.de/deu/latency_check.shtml

Pode ser também aquelas incompatibilidades malucas (e algumas obscuras) entre a interface ( e ou a versão do driver da mesma) com o chipset.

Sobre a segunda saída o que diz o manual? Precisa clicar ou configurar em algo para fazer funcionar?

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
fiz agora... a maior parte do tempo ficou abaixo da linha verde, mas teve uns picos em 2.000us

eu não entendo o problema: começa normal, mas depois de um tempo começa a distorcer. penso que se fosse qualquer tipo de incompatibilidade o problema seria desde o começo. basta fazer alguma mudança nas configurações da interface que para, mas logo depois volta

Sobre a segunda saída o que diz o manual? Precisa clicar ou configurar em algo para fazer funcionar?
no manual só diz que tem duas saidas pra headphones com volume independente. nada mais. e nao acho tambem que precisaria ativa-la de outra forma!

outra pergunta: se for o caso de trocar na loja, eles trocariam apenas o hardware? ja que registrei o ilok e o pro tools no meu nome...

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989
fiz agora... a maior parte do tempo ficou abaixo da linha verde, mas teve uns picos em 2.000us

Aqui no meu fica verde sempre. Os picos não chegam nem no 1000 (e que ainda seria no verde).

eu não entendo o problema: começa normal, mas depois de um tempo começa a distorcer. penso que se fosse qualquer tipo de incompatibilidade o problema seria desde o começo.

Bem, não necessariamente. Tem umas incompatibilidades malucas que ocorrem de maneira intermitente.


Há outras coisas que eventualmente atrapalham o áudio:

1. Bluetooth ligado no computador
2. Algumas vezes mesmo a conexão wireless atrapalha.
3. Alguns sistemas funcionam melhor se vc desabilitar a interface onboard totalmente (inclusive na Bios).

Comigo posso ficar com bluetooth e wireless ligado e a onboard ativada que não dá problema nenhum.


no manual só diz que tem duas saidas pra headphones com volume independente. nada mais. e nao acho tambem que precisaria ativa-la de outra forma!

E na configuração do software? Na FTP Pro a gente pode desligar saídas e entradas no software próprio (da M-audio, e que aparece junto ao relógio).


outra pergunta: se for o caso de trocar na loja, eles trocariam apenas o hardware? ja que registrei o ilok e o pro tools no meu nome...

Aí já não sei...complicado! Talvez vc devesse ter testado antes de registrar, mas sinceramente não sei qual o procedimento padrão nesses casos, se troca apenas o hardware ou se tem que ser tudo (e nesse caso seu pro tools teria que ser "desabilitado" do seu nome e registro).

Slash_1989
Veterano
# jan/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


editado para teses

Slash_1989
Veterano
# jan/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


Aqui no meu fica verde sempre. Os picos não chegam nem no 1000 (e que ainda seria no verde).
isso é sinal do que? deveria mudar alguma configuração?

Há outras coisas que eventualmente atrapalham o áudio:

1. Bluetooth ligado no computador
2. Algumas vezes mesmo a conexão wireless atrapalha.


Desabilitei o bluetooth e o wireless... As saidas analógicas voltaram a funcionar normalmente! Os dois outputs de headphones e as 6 saidas de linha estão OK. Se no meio de uma musica eu ligo o bluetooh, o audio corta e nada funciona. OK, nesse caso problema resolvido.

MAS.... aquele problema inicial ainda nao se resolveu. Depois de alguns minutos, ele começa a distorcer... Continua no ar o problema entao.

3. Alguns sistemas funcionam melhor se vc desabilitar a interface onboard totalmente (inclusive na Bios).
como vc faz isso? nao achei nada parecido aqui na bios

Comigo posso ficar com bluetooth e wireless ligado e a onboard ativada que não dá problema nenhum.
windows ou mac? qual a config do seu pc?

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Slash_1989

Desabilitei o bluetooth e o wireless... As saidas analógicas voltaram a funcionar normalmente! Os dois outputs de headphones e as 6 saidas de linha estão OK. Se no meio de uma musica eu ligo o bluetooh, o audio corta e nada funciona. OK, nesse caso problema resolvido.

Bom! Ao menos vc sabe que há algum incompatibilidade envolvida. O ideal seria testar um de cada vez, para vc saber qual a fonte do problema.

como vc faz isso? nao achei nada parecido aqui na bios

Depende da placa mãe e da versão da bios. Em algumas não é possível fazer isso, já em outras dá. Em geral em notebooks há menos opções de configuração na Bios. O melhor é vc olhar no manual do notebook (ou da placa mãe no caso de desktop "montado").

isso é sinal do que? deveria mudar alguma configuração?

Isso é sinal que seu sistema pode não ser muito estável em se tratando de linearidade do fluxo sonoro e para evitar drop out.

Nem sempre é questão de mudar configuração de software (pode ser incompatibilidade de hardware). Muitas vezes é difícil determinar a fonte do problema, e em alguns casos simplesmente não se resolve...infelizmente.

Uma opção é considerar o update de Bios ( e aqui é preciso atenção e cuidado, pois é lago que não pode dar errado, senão ferra tudo).

Outra opção é usar software como driver genius pro (eu uso com licença original, e portanto ele acha tudo sem problema). Ele analisa todo o seu hardware e drivers e aponta os updates. Aqui no fórum mesmo um usuário resolveu um problema desses após minha indicação do software, através do update de um driver não relacionado ao áudio, mas que atrapalhava o mesmo.


windows ou mac? qual a config do seu pc?

São 2 windows e 1 mac. Em todos não há problema.
o desktop é i7 950 3.06 Ghz, 8 Gigas de ram (windows 7 64 bits)
o notebook é um antigo dual core T2330 1.6 Ghz e 2 de ram (windows 7 32 bits)
O outro é um macbook pro de 2011, com i5 e 2.4 Ghz com 4 gigas de ram (Mac OS X Lion, obviamente 64 bits)

Tenha em mente que esse lance de incompatibilidade não está ligado ao computador ser mais antigo ou mais fraco que outro. O meu notebook de windows é muito mais fraco que o seu computador, mas é extremamente estável.

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989
Você tá gravando/mixando no mesmo HD do sistema?

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
Sim. Mas de qualquer forma, não preciso nem abrir o pro tools pra dar esse problema. basta ver um video no youtube pra começar a distorcer em 5 min...

makumbator
eu vi esse tópico que vc falou... baixei o genius e ele indicou 19 atualizações de drivers, inclusive uma da M-audio, mas ao baixar, descobri que era uma versao anterior ao driver que eu tinha instalado.

o programa deu falha ao tentar baixar esses 2 drivers:

renesas electronics USB 3.0 host controller

realtek ethernet controller

enfim... atualizei tudo que podia, mas nao parece ter dado muito efeito. acho que posso considerar que esse eh um problema de compatibilidade ou há chance de ser algo de errado na interface??

bom... continuo esperando alguma solução misteriosa, talvez!

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


.omni

Mas acho que acontece na reprodução mesmo, inclusive fora de qualquer DAW, mesmo vendo um vídeo do youtube.

Segundo o DPC check que ele fez há uns picos altos que podem gerar o drop out.

Engraçado que mesmo no meu PC mais fraco e antigo posso gravar no mesmo HD (de meros 5400 RPM) sem problemas até o limite de minha interface (4 pistas).

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989
o programa deu falha ao tentar baixar esses 2 drivers:

renesas electronics USB 3.0 host controller

realtek ethernet controller


Mas vc está ligando em porta USB 3.0? Não sei a C600, mas a FTP Pro é incompatível com 3.0 e dá muito problema ligando em uma porta assim (tem que ser 2.0). Seu computador tem alguma porta apenas 2.0?

Mas o driver genius pro que vc está usando é original? E lembre-se que se for demo ele não faz o download, apenas indica o que está obsoleto. Precisa ter a licença para baixar.

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
se não me engano, só tenho portas 3.0 nesse note, mas achei isso em alguma descrição da fast track:

Powered via USB 2.0 (compatible with USB 3.0) or the included AC adapte

Mas o driver genius pro que vc está usando é original? E lembre-se que se for demo ele não faz o download, apenas indica o que está obsoleto. Precisa ter a licença para baixar.
entao... eh a versão "torrent", saca? ele conseguiu baixar 17 dos 19 drivers, mas esses dois não.
Consegui baixar o realtek da net, mas quando fui instalar descobri que ja tinha a versao mais recente dele...

Slash_1989
Veterano
# jan/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


não sei se eh uma informação importante, mas até agora o chat do facebook foi o melhor lugar que descobri pra testar se esta com problema ou não.
assistindo videos no youtube demora uns 5 minutos ou mais pra começar a distorcer o som, mas no chat quase sempre quando recebo uma mensagem o audio vem pipocando e distorcido.
o "teste" que resolvi fazer é pedir pra alguem me mandar 5 mensagens seguidas, e contar quantas apresentam erro. normalmente 3 a cada 5 mensagens vem zuadas

outro detalhe...
Naquela música que gravamos, usei a gt10 via USB no mesmo note. funcionou normalmente. tempos depois eu formatei o note, e quando fui usar a gt10 pra gravar, ela apresentava uns pops, mesmo estando numa boa taxa de buffer. substitui agora pra fast track e me aparece isso tambem. Como ainda nao usei a FT pra gravar, da mesma forma que nao usava a gt10 pra monitorar, nao sei dizer onde esta o problema.
nao estou com minha gt10 agora, entao tambem nao posso testar... provavelmente só vou ter ela em maos depois daquele prazo de 7 dias pra devolver o produto na loja sem precisar acionar a garantia...

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989

se não me engano, só tenho portas 3.0 nesse note, mas achei isso em alguma descrição da fast track:

Powered via USB 2.0 (compatible with USB 3.0) or the included AC adapte


Bem, se dizem que é compatível então deve ser né? Hehehe! É que a FTP Pro realmente não é.

entao... eh a versão "torrent", saca? ele conseguiu baixar 17 dos 19 drivers, mas esses dois não.
Consegui baixar o realtek da net, mas quando fui instalar descobri que ja tinha a versao mais recente dele..


É, os genéricos não conseguem baixar todos e também tem a base de informações de drivers desatualizada. O original baixa tudo e sempre mais recente. Custa 30 dólares e é válido por um ano mesmo que tenha uma nova versão nesse período, e nesse caso só na versão subsequente é que precisa comprar outra licença (com desconto).

Vc testou desabilitar a onboard no gerenciador de dispositvos? Não é tão bom quanto na bios, mas já é alguma coisa.

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
dei um edit na mensagem de cima... esse lance do chat do face esta me incomodando demais, porque basta umas 2 ou 3 mensagens seguidas pra acontecer o bug. sempre.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Slash_1989

É, eu vi o edit, e editei minha última também, perguntando pela sua onboard.

andre 442
Membro
# jan/13
· votar


so sei de uma coisa
Nunca mais compro coisada m-audio
NUNCA mais!!!
comprei um controlador midi esses dias, conclusao, do baixando o cd do xp 32 sp3, formatando um hd e fazendo backup do sonar e todos meus plugins pq os bonitos da m-audio fizeram um driver bichado pro windows 7 e nao fizeram pro xp 64 que sao os dois windows que eu tenho.
pra vc ter ideia o driver do control panel da delta 1010 tem gente dez de 2009 reclamando no forum da m-audio , os caras ate hoje nao fizeram o driver.

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


Vc testou desabilitar a onboard no gerenciador de dispositvos? Não é tão bom quanto na bios, mas já é alguma coisa.

Sim! desabilitei, desinstalei o asio4all, o driver da gt10, etc... não sei mais o que fazer! agora pouco voltei a mixar um projeto, na esperança que nao acontecesse mais o bug... fiquei por volta de 10 minutos sem encontrar nenhuma problmea, até que "aparentemente do nada" começou a distorção horrivel!! eu estava abaixando o botao de volume quando isso aconteceu, mas nao sei se tem relação, aparece meio que aleatório, as vezes sem encostar em nada mesmo...

talvez seja mesmo um problema físico na fast track, que não aguenta durante muito tempo reproduziu um audio (apesar de que nao faria sentido pro causa das mensagens do facebook).

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


andre 442

Vc pode tentar os drivers beta, que não são disponibilizados livremente ao público. Vc precisa criar uma conta no programa beta e ter acesso ao driver (que obviamente deve ser usado por sua conta e risco).

Já testei um beta do FT Pro, e tinha latência mais baixa que o atual oficial, mas era um tanto instável, aí voltei para o normal.


Tenha em mente que a M-audio agora é outra empresa diferente da M-audio anterior (da era Avid). Apenas a linha da Fast Track ficou com a Avid, o restante foi vendido (provavelmente o seu controlador agora é responsabilidade da "nova" M-audio), para reduzir o rejuízo monstruoso da Avid nos últimos anos.

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/299840/p1#8604763

http://d22zlbw5ff7yk5.cloudfront.net/images/cm-21462-150526c45f3346.jp eg


:x
Boa sorte.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


.omni

Hashsah! Maldade sua!

:)

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
o problema não tem a ver com o pro tools...

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989
http://tinyurl.com/6nk5sft

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Slash_1989

Ele tá brincando dizendo que te avisou que essa interface não era tão legal...heheh! Acho que te rogaram uma praga! :)

Mas falando sério, é claro que essas incompatibilidades são muitas vezes obscuras e podem ocorrer em vários níveis de equipamentos.

Você consegue testar essa interface em outro computador e outra interface nesse computador?

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


Você consegue testar essa interface em outro computador e outra interface nesse computador?

só daqui umas duas semanas... eu lembro que a gt10 dava uns pops nas gravações depois que formatei, assim que puder, vou tentar com ela pra ver o que acontece.
se o problema persistir, imagino que deva ter sido algum driver que ficou pra trás na hora da reinstalação que afeta qualquer conectividade USB

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


Fui na loja conversar com o vendedor... Ele de imediato ja fez aquela cara de "defeito tecnico". Disse que trocaria sem problema nenhum, seja por outra c600, ou qualquer outra interface do mesmo valor. Acontece que nenhuma rede da loja tem mais a c600, e no caso, eles teriam que pedir na Quanta, levando uns 15 dias pra chegar.
Eles consideraram problema de incompatibilidade, mas nem me incentivaram a tentar resolver, já garantiram a troca de imediato. Aparentemente eles estão apostando em defeito tecnico mesmo.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Slash_1989

Tomara que dê certo e seja defeito da sua unidade em questão, pois se for incompatibilidade aí vc vai ter que ir para outra interface.

Eles ficaram com o produto ou ainda está contigo? Como ficou a questão do software?

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
ainda ta comigo... vou ligar para a assistencia tecnica do notebook antes de devolver a placa

Como ficou a questão do software?
foram bem legais: eles trocam só o hardware, podendo inclusive trocar por outra interface do mesmo valor, o pro tools fica comigo normalmente. a menos que eu opte por receber meu dinheiro de volta, ai devolvo tudo mesmo.

pois se for incompatibilidade aí vc vai ter que ir para outra interface.
preciso testar com a minha GT10 tambem, depois que formatei o note ela começou a apresentar uns problemas, se for isso, deve ser algum driver que ficou pra tras na hora de reinstalação!

Tomara que dê certo
yeah! tamu ai na torcida!! haha vlw!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a problema com fast track c600 nova!