Dicas rápidas para usuários do REAPER.

Autor Mensagem
salton
Veterano
# ago/13
· votar


ALF is back
É esse o propósito..

kazu keyboard
Veterano
# set/13
· votar


ALF is back
cara é isso mesmo, quando voce clica no icone de automaçao ele abre uma janela com varios quadradinhos, se voce tiver usando um rack com muitos efeitos pode ser que voce se confunda ao procurar essa opçao na lista, mas vamos supor, voce quer fazer automaçao no driver, voce abre a janela de automaçao e procura a opçao que conrresponde ao drive (normalemente ele esta escrito o nome da funçao que é "DRIVE", ai voce clica na caixinha dele (se voce quiser fazer a automaçao em tempo real voce tambem deixa o arm acionado), mas de maneira bem simples voce selecionou o efeito que voce quer, ele vai abrir uma guia ja logo embaixo da sua track, ela vai estar com uma linha atraveçado toda a track do começo ao fim, a altura dessa linha indica em que posiçao esta o botao de drive la no plugin, se o drive estiver virado la to ultimo a linha da automaçao vai estar no topo da guia, se o drive estiver sendo usado só a metade a linha vai estar no meio da guia, e se nao estiver usando nada de drive a linha vai estar bem baixinha.
Quando voce clica com o mouse em algum ponto da linha, voce esta criando um ponto para a automaçao começar a atuar. Para que a automaçao aconteça voce tera que clicar nos pontos em que voce quer que o drive comece a funcionar e onde voce quer que ele termine, depois disso voce vai clicar entre esses dois pontos criando mais um ou dois pontinhos e é ali que voce vai manusear, pois dentro desse intervalo voce consegue fazer a linha da automaçao subir ou descer sem alterar o restante da track, fazendo que ela atue naquele exato momento da musica.
Eu achava dificil tambem mexer com automaçao, mas depois voce ve que é bem mais facil do que voce imagina
obs: se voce usar o botao crtl ou shift junto ao clicar e mexer na linha de automaçao voce vera que eles possuem funçoes diferentes que podem e vao ser muito uteis.
sinto muito em nao ter imagens para exemplificar de forma clara, mas é que estou no serviço e meu tempo esta curto em casa. mas qualquer duvida é só dizer, se eu souber responder :D

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar


Um dica boa de produtividade que tem me ajudado muito é a de criar telas customizadas para cada ação que você vai fazer na DAW: gravação de tracks, edição, mixar...



O vídeo ensina a customizar esses screen sets e associá-los com teclas de atalho. Dá pra criar vários sets diferentes (com janelas diferentes no docker) com vários layouts de tela. Multi-docking é o nome do macete. Espero que seja útil a vocês como tem sido pra mim!

Del-Rei
Veterano
# mar/14
· votar


Upando aqui...
Uma dúvida: Alguém sabe se há a possibilidade (na versão pra Mac) de escolher entrada de áudio pela placa externa e saída pelo som padrão do computer...?

No setup não encontro a opção de Audio In e Audio Out... Só tem Audio Device, que engloba tanto in quanto out.
Valeu!!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/14
· votar


Del-Rei: Uma dúvida: Alguém sabe se há a possibilidade (na versão pra Mac) de escolher entrada de áudio pela placa externa e saída pelo som padrão do computer...?

Cara, no PC dá, tanto que eu faço. Em Audio System tenta outro. Dependendo da opção vc terá diferentes escolher pra "in" ou "out".

Valeu!

Del-Rei
Veterano
# mar/14
· votar


MauricioBahia
Pois é, no PC é normal.

Depois de muito fuçar, descobri que tem um botão "Habilitar diferentes dispositivos de entrada e saída (observar latência)"
Ao habilitar, aparecem as opções de entrada e saída separadas.
:)
Valeu!!!

Um aceno de longe!!!

pauloibba
Veterano
# mar/15
· votar


amigo, por favor, no envelope, temo como alterar o atalho ? para criarmos um ponto temos que apertar o shift+clic, gostaria de saber se tem como alterar, tirar o shift e somente clicar em cima e ele criar o ponto ?

RafaelBernatto
Veterano
# mar/15
· votar


pauloibba

Espia aqui.

Legal você perguntar isso.. Vai servir pra mim também.. rsrs

Timbrado
Veterano
# mar/15
· votar



1) Aqui vai minha "arte" de acesso rápido sobre o que deve ser visualizado/usado na tela principal pra começar: http://imageshack.us/a/img27/4016/telareaper4.gif


Teria como fazer isso com os ícones lá em cima? Eu não entendo pra que servem. Só saquei o metrônomo

Se alguém puder ajudar, agradeço

abraço!

mauriciomira1
Veterano
# ago/15
· votar


Uma dúvida, às vezes eu gravo uma track, e ela está dividia ao meio (suponho que seja L/R), mas ao tocar a gravação, eu ouço ela mono. Eu não queria essa divisão, queria gravar em mono mesmo. Alguém pode esclarecer como funciona essas funções estéreo e mono no Reaper?

Se eu quiser intercalar um instrumento gravado entre o L e R, como faço?

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


mauriciomira1

Uma dúvida, às vezes eu gravo uma track, e ela está dividia ao meio (suponho que seja L/R), mas ao tocar a gravação, eu ouço ela mono. Eu não queria essa divisão, queria gravar em mono mesmo. Alguém pode esclarecer como funciona essas funções estéreo e mono no Reaper?

<Aqui>

Se eu quiser intercalar um instrumento gravado entre o L e R, como faço?

Não entendi..
Você quer mudar o pan do instrumento no decorrer da música?

mauriciomira1
Veterano
# ago/15
· votar


RafaelBernatto

Não entendi..
Você quer mudar o pan do instrumento no decorrer da música?



Sim, se eu quiser, por exemplo uma guitarra 50%L e 50%R apenas na hora do solo, nas outras partes da música quero ela só no R por exemplo.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Sim, se eu quiser, por exemplo uma guitarra 50%L e 50%R apenas na hora do solo, nas outras partes da música quero ela só no R por exemplo.

Eu faço isso dobrando a track da guitarra e colocando cada uma pra um lado. Na hora do solo, vai na track que está para L, corta a parte que não quer que soe e deleta essa parte.

mauriciomira1
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Suponho que esse método use mais memória devido à adição de tracks. Suponho que o programa faça isso, eu sei fazer isso no Sony Vegas, que uso pra edição de vídeos, mas queria no Reaper.

No Vegas ele cria uma linha horizontal encima da track, aí eu vou criando pontos na linha e colocando ela pra cima ou pra baixo, e isso faz o L/R, quando coloco no meio, fica distribuído igualmente.

Queria saber se o Reaper faz o mesmo, pois acho que sim, mas não encontrei.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


mauriciomira1
Faz. Isso se chama linha de automação.

Ali é apenas como eu faço, pois não tenho problema de processamento e acho um saco mexer com automação. Cada um faz de uma forma, desde que se chegue ao mesmo resultado.

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


mauriciomira1

Na track tem um botão chamado "TRIM" que disponibiliza as automações... Habilite a "Pan".. E faça da mesma forma que no Sony Vegas...

mauriciomira1
Veterano
# ago/15
· votar


Obrigado Wade e RafaelBernatto

Consegui resolver aqui.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


Quem aí pode me ajudar?
Mexendo aqui no Reaper 4, na parte onde dentro da faixa vc seleciona o FX, e aparece a lista de todos os plugins, daí cliquei em "option" e depois em "auto-float new FX windows". Daí agora, sempre que tento adicionar algum plugin do FX, a lista não abre individualmente numa aba da própria faixa, mostrando os plugins, mas sim lá embaixo, tomando metade da tela e já mostrando todos os plugins FX que tenho. Já achei algo sobre isso AQUI, mas mesmo fazendo esses procedimentos, o Reaper não retomou sua condição anterior...se alguem puder me ajudar ae...já fuçei mta coisa...meio puto já...

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


A princípio teria de ver, não sei dizer de cabeço. Mas volto aqui ainda!

meio puto já...

Cuidado, vai tomar gosto pela coisa rs

Ningen
Veterano
# out/16
· votar


Calime

Acho que você acabou fazendo outra coisa... Será que você não clicou em "FX > Dock FX windows in Docker" ??

De qualquer forma tente clicar com o botão direito ali perto da lista de efeitos (mas não em cima) e desmarque a opção...

viniciusjau
Veterano
# fev/17
· votar


Galera que usa o REAPER alguém já descobriu como reconhecer plugins 32x no reaper 64?

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


viniciusjau
Que eu saiba ele reconhece normal, devem ficar salvos em pastas diferentes apenas.

strinbergshredder
Veterano
# fev/17
· votar


viniciusjau
Reconhece normalmente sim. A única diferença é que na lista de plugins, os plugins que são 32 ficam identificados com um "(x86)" no final do nome.

viniciusjau
Veterano
# fev/17
· votar


O meu não está reconhecendo...

E quando eu abro um projeto antigo (que tinha esses plugins) quando meu Windows era 32 e o Reaper tbm ele dá uma mensagem assim:

The following effects were in the project file and are not available. REAPER will keep their configurations, but things may not sound as desired

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/17 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


viniciusjau
tenta colocar a dll na pasta fx que fica dentro da pasta plugins.
por alguma razão as vezes os plugins da pasta plugins não são reconhecidos.
me diz se funcionou

Ningen
Veterano
# fev/17 · Editado por: Ningen
· votar


viniciusjau

É importante que a gente sempre lembre onde instalamos os plugins... Pra que se adicione essa pasta nas configurações do programa.

O que em boa parte das vezes é desnecessário pois eles costumam ir pro mesmo lugar...

Porém, nas outras acaba acontecendo isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas rápidas para usuários do REAPER.