Masterização Assassina (loudness war)

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3


    Sou fã do Paul MacCartney desde o tempos do Beatles.
    Acompanhei a carreira dele, mas nos últimos tempos fiquei meio desligado.

    Hoje com saudades visitei o site oficial para relembrar bons momentos.
    Fiquei surpreso com a nova masterização que fizeram da obra dele.
    Destruiram a maioria das músicas com esta pseudo masterização da guerra de loudeness.
    Até o Paul estrou nesta fria.
    Aqui no fórum discutimos um pouco de masterização e o consenso é de que é uma arte para poucos..
    Mas o que fizeram com a obra do Paul é brincadeira:

    http://www.paulmccartney.com/albums/10419-ram

    Escutem por exemplo Uncle Albert do Album Ram
    O jeito para poder continuar escutando as boas músicas de Paulo vai ser nas gravações caseiras de transformação de Lp para mp3 mesmo, pois do site oficial vai difícil aguentar o som ruim.
    Que saudades do vinil.

    Escutem e opinem.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Ah, eu sempre que possível fujo de remasters, principalmente se forem do ano 2000 para cá, pois a tendência é a compressão extrema e achatamento sonoro intenso. A música não respira, não sai do vermelho nunca.

    Na época de lançamento do CD Death Magnetic, do Metallica, eu fiz um tópico abordando o mesmo assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/194881/

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Poxa,eu ouvi aqui os trechos mas não achei assassino esse remaster não! Será que meus ouvidos passaram o prazo de validade?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    waltercruz
    Acho que não.
    É que você não escutou a música como era na década de 70, pois não tinha ainda nem nascido.
    Do jeito que ficou agora vai soar ruim até num radinho de pilha.
    A maioria dos fãs daquela época devem estar irritados com esta pseudo masterização.
    E observe que hoje em dia tem muitos mais recursos, mas só isto não adianta, o ouvido do master atual tá corrompido com certeza, conseguiu só piorar.
    Qualquer um que ripa lps de vinil para mp3 com certa frequência faz um trabalho melhor.
    Agora este master assassinou sim, acabou com a dinâmica das músicas, mesmo tendo acesso as gravações originais e toda a parafernália moderna de hardware e software.
    Só tecnologia não adianta, tem que ter acima de tudo bom senso e bom gosto também.

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Masterização serve pra estragar mixes.
    O bom engenheiro de masterização é aquele cara que concorda com isso.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    não concordo com o .omni .. ehehhe Existem excelentes engenheiros de masterização :)

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Também não concordo. Uma masterização RUIM é que estraga uma mix.

    Uma masterização BEM FEITA (e, sim, elas existem...) dá vida a uma mix.

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    waltercruz
    JJJ

    Talvez eu tenha me expressado mal.
    Masterização é um processo extremamente necessário numa produção musical.
    Mas a mixagem em teoria é o produto final que fecha uma música como unidade sonora, ela é o resultado sonoro mais fiel ao resultado final esperado pelo produtor musical e o artista.
    A masterização é um processo A MAIS pra garantir uma unidade num álbum além de, se necessario, alguma colorida a mais de acordo com o estilo musical. Mas o mais difícil é garantir que esses elementos sejam adicionados, o tipo de "cor", e etc com a maior transparência e claridade possível.
    Note que transparência não significa não mexer em compressão ou EQ, significa fazer isso em um nível muito diferente de critérios por se tratar em alterar um arquivo de áudio já fechado, a nível de samples.

    O engenheiro de masterização sabe que uma boa mixagem (considerando que não se "conserte" nada na master) é o produto intencional e se ele não conseguir preservar isso ele estará estragando a mix.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    .omni

    É que muitas masters atuais tem a pretensão de consertar problemas dos estágios de gravação ou mixagem. No fim das contas pode-se alterar demais a sonoridade final, o que não é necessariamente ruim, mas também pode ser muito prejudicial.

    Posso estar enganado, mas me parece que o costume atual de enviar steams separados para a masterização é justamente para propiciar mais e mais alterações, e com isso ela acaba se tornando uma segunda mix (ou uma sub mix).

    Claro que a prática de remasters de álbuns antigos já é outra história, pois nesse campo ou se quer recuperar material muito antigo e ou degradado (como gravações importantes dos anos 20 ou 30, por exemplo) ou ainda atualizar para uma nova tecnologia ou novo suporte uma obra de outra era (como passar uma gravação em mono de uma big band antiga que foi lançado originalmente em vinil para o CD em "pseudo" estéreo).

    Mas muito dessa prática de remaster é meramente comercial. Por exemplo, qual o sentido de se remasterizar hoje um álbum de excelente sonoridade lançado em CD no meio dos anos 90? Para mim é só questão de relançar buscando alguns novos apreciadores, mas principalmente para tentar fazer com que o máximo das mesmas pessoas comprem novamente a mesma obra.

    E funciona, pois é comum fãs xiitas terem 385 versões do mesmo álbum... por exemplo um original dos anos 80, remaster dos anos 2000, uma remaster de 2010, várias versões diferentes com bônus x ou y, versão lançada na austrália com uma capa diferente...e por aí vai....hsahsahas!

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    makumbator
    Ah, mas stems são pra dar 1dB de voz e etc se necessário, eu também acho que mandar em stems pra "depois a gente ver" é um péssimo erro de produção musical.

    "pseudo" estéreo

    Ugh!

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    O lance de stem mastering parece ser bacana. Mas realmente, não tem como consertar uma bad mix.

    .omni: agora a sua segunda postagem ficou bem mais de acordo com o que ue penso :)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mas Adler, mudando o rumo um pouco, considero o Paul um musico fantástico, porque ele deixaria algo que potencialmente poderia diminuir a qualidade de sua obra passar batido? Isso porque ele é mega multi milhionário, famoso até onde o gato perdeu as botas...

    Não é possível ele ouvir e não ter gostado do resultado, e pior, será que este não está sendo o rumo tomado pela industria? Até mesmo grandes nomes entraram nessa "fria"

    Escutei e gostei, não tenho o ouvido dos anos 60, 70, meu começo musical foi em FM e Cassetes, aí a gente entra em uma era de musica comprimida para rodar em celular de gaiato, to lascado...

    Amanhã vai ter que ser dia de saudade musical, pegar material antigo original e escutar hehe

    makumbator
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    .omni
    "depois a gente ver" é um péssimo erro de produção musical.

    É a ideia de sempre que possível protelar e empurrar com a barriga os problemas (principalmente se a próxima etapa será feita por outra pessoa).

    É aquele lance, se gravou e soa ruim a gente conserta na mix, se mixou e soa ruim a gente conserta na master, se masterizou e soa ruim a gente conserta na remaster...hashsah!

    Voltando ao assunto na loudness war, um efeito interessante dela é que hoje muita gente precisa e já se acostumou com toda e qualquer música sempre grudada no talo do medidor.

    Tenho um amigo que sempre reclamava que nossas demos (simples, apenas para registrar ideias) não cuspiam som, e eu explicava que não era preciso colocar um mega limiter e compressão em uma simples demo, e que o importante era registrar as idéias e checar como soam.

    Mas ele só sossegava depois que eu aplicava um maximizador na parada, e mesmo assim sempre achava que tinha que ter colocado mais e mais... ele não consegue ouvir música se não for mega comprimida, mesmo uma demo...

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    makumbator
    Mas ele só sossegava depois que eu aplicava um maximizador na parada, e mesmo assim sempre achava que tinha que ter colocado mais e mais...

    Eu tenho uma resposta pra quem diz isso: se tá achando baixo, aumenta o volume do monitor!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    No texto que consta lá no site existe um comentário que o próprio Paul participou dos trabalhos.
    Você tem razão é uma tendência da indústria comercial.
    É a música para ouvir em celulares, mp3, mp4 etc...
    Tudo com qualidade inferior.
    Você já notou como os aparelhos de som fabricados nestes últimos anos estão com uma qualidade duvidosa.
    Um aparelho pior que o outro.
    Os chipsets que integram os aparelhos estão muito ruins, tá soando tudo igual, uma padronização de fabricantes asiáticos.
    E a Samsung é a líder na fabricação deste chips.
    Uma porcaria.
    O som alto que começou nos intervalos das transmissões de rádio e de Tv.
    Quando na TV passa algum comercial, pode reparar que o volume da transmissão aumenta, só para chamar a atenção.
    Mas esta masterizada do site do Paul tá muito ruim mesmo, no meu monitor de áudio tem que deixar o volume bem baixinho., pois a compressão tá lá no alto.
    O Paradoxo disto tudo é que o Paulo junto com os Beatles foram inovadores na questão de gravação sobre a batuta de George Martin um grande produtor e músico, considerado por muitos como o quinto Beatle.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3

    Quando na TV passa algum comercial, pode reparar que o volume da transmissão aumenta, só para chamar a atenção.

    Isso chega até a incomodar, de repente a TV está gritando. Na radio eles nivelam um pouco, mas ainda assim o som aumenta ou some. Impressiona bastante esse fato ouvindo uma coleção de MP3 no aleatório, muito som das antigas, tipo aquelas viagens do Pink Floyd, o som some de vez em relação às faixas modernas. E infelizmente Sir Paul se rendeu e não quis deixar seu som sumir... :-(

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3
    Quando na TV passa algum comercial, pode reparar que o volume da transmissão aumenta, só para chamar a atenção.

    Pra mim, funciona ao contrário... eu corto o som ou mudo de canal! hehe

    Ismah
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ressucitando... Gente achei que era só eu que dispensava compressores... Mas pra publicar uma música sempre dou uma apeladinha pra um compressor, porque surgiram diversas reclamações de volume baixo e blá blá blá

    se observarmos uma música dos anos 80 para trás, em spectro (acho que esse é o nome que se dá a imagem vista quando se abre o arquivo de áudio no Sound Forge e demais) vemos os altos e baixos... músicas depois desse período, geram blocos retangulares... Tempos Modernos...

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Quando na TV passa algum comercial, pode reparar que o volume da transmissão aumenta, só para chamar a atenção.

    Existe um padrão pra isso e parece que finalmente o Brasil vai adotar.

    Ismah
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    o Brasil vai adotar.

    Ata... seria mais algo para se por aos pés da Fifa?

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Ismah
    Ata... seria mais algo para se por aos pés da Fifa?

    Não tem nenhuma relação com Fifa, ou mesmo futebol...hehehe!

    http://tech.ebu.ch/loudness

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/sancio nada-lei-que-altera-regra-para-loudness.html

    Ismah
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    makumbator

    Hum... a probabilidade de ter relação é enorme... desde que ficou decidido que seríamos cede da Copa e das Olimpíadas e tal, muita coisa vem entrando no padrão... ficou proibida a venda de cervejas fora a patrocinadora oficial (acho que é a Heineken, me corrijam se estiver errado), acarajé e tal... se proíbem algum sertanejinho pop de cantar eu apoio, mas isso é ridículo...

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Hum... a probabilidade de ter relação é enorme...

    Não tem nenhuma relação (pelo menos até onde eu sei). A ideia de se fazer um padrão para isso veio antes mesmo de decidirem que iria ter copa por aqui ( o problema é que as coisas se arrastam no congresso por anos). É uma reclamação antiga. Até pelo fato de que o sinal internacional da copa poderia seguir o padrão europeu(por exemplo) e o nacional ficar como estamos acostumados mesmo (com diferenças absurdas de loudness entre programas e comerciais).

    Inclusive, o analógico vai ficar como é até o fechamento dele (que a princípio será em 2018)

    Além disso, o padrão busca equilibrar também o som entre os canais, uma vez que há alguns com som bem leve, e outros atochados de compressão e limiter.

    Mas mesmo que fosse uma imposição da Fifa, eu continuaria achando ótimo!

    Ismah
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Mas mesmo que fosse uma imposição da Fifa, eu continuaria achando ótimo!²

    Meu comentário foi sarcástico, e acabou virando sério... realmente, não tem relação comprovada, mas o braZil se dobrou a tanta coisa, que isso não me surpreenderia em nada... De qualquer forma, minha TV tem um compressor pra evitar esses altos e baixos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Masterização Assassina (loudness war)