Gravação para Youtube, indicação de equipamentos e dicas

    Autor Mensagem
    VinnyWarlock
    Veterano
    # jan/13


    Olá amigos!

    Antes de mais nada, eu procurei bastante nos tópicos do fórum mas eu queria mais uma orientação de vocês sobre este projeto que estou tentando fazer.

    Eu quero montar um canal pra tocar e cantar alguns covers, seguindo a mesma linha que a banda Boyce Avenue faz. Voz e violão e alguns arranjos de baixo, no máximo. Talvez um Cajón.

    Eu sei que vocês são foda nas dicas e sacam pra cacete pq eu frequentava o fórum ha um tempão atrás, inclusive esse meu nick tá ridículo pq agora eu amadureci e eu não uso mais essa merda kkkkkk

    Voltando ao assunto, eu tenho os seguintes equipamentos que fui pesquisando aqui com vocês mesmo e fui comprando:

    - M-AUDIO Fast Track 2 Li
    - Mic Condensador MXL 440
    - Violão Eagle CH888
    - Headphone Koss Porta Pro (nesse eu vacilei, devia ter pego um com abafador, esse vaza muito pra gravação mas é um ótimo fone, fiquei surpreso com a qualidade do áudio)
    - Monitores eu não tenho, ainda estou pesquisando e já vi que a maioria indica o HS50 da Yamaha. Só que esse será um investimento futuro, agora não dá.
    - Canon T3i Rebel para gravar os vídeos

    Eu também consegui emprestado uma BOSS BR 800 mas não to usando, ela é bem bacana de mexer, tem uma cacetada de efeitos e recursos mas eu prefiro editar no computador ainda.

    Como DAW eu to usando o Pro Tools 10 HD

    Preciso da ajuda de vocês pra me darem toques se eu preciso de mais alguma coisa de equipamento ou se pra começar ta suficiente.

    E também sou totalmente ignorante pra editar o áudio, nesse ponto eu sei que vou ter que estudar pra que fique com um áudio de qualidade. Poderiam me indicar material para estudar equalização, mixagem e masterização? Só a teoria mesmo porque por enquanto vai ser difícil de aplicar na prática.

    O que puderem dar de dicas será muito bem vindo!

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    VinnyWarlock
    Equipamentos legais, já dá pra fazer muita coisa com o que você tem!!
    Na questão de edição, mixagem e master, não tem uma fórmula, é uma arte, tem que aprender na prática, mas se quer uma base legal pra começar a entender como funciona o processo, eu sugiro que você assista os videos do Paulo Anhaia, do Roberto Torao e do Felipe Lisciel no Youtube. Cada um faz as coisas de um jeito, mas é legal pra aprender, você vê que tudo pode ser feito de várias formas, não existe uma regra!!

    VinnyWarlock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Valeu Bruno! Vou procurar sobre os caras que você indicou!
    Certamente eu entendendo que, assim como a música em si, esta parte da edição é uma arte à parte, precisa ter feeling e claro, conhecimento técnico também.

    Obrigado camarada :)

    TheRover
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: TheRover
    · votar


    Não entendi o porquê da dúvida. Você tem bons equipamentos e certamente sabe usa-los. Ou não?

    VinnyWarlock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não entendi o porquê da dúvida. Você tem bons equipamentos e certamente sabe usa-los. Ou não?

    A questão é que eu não sei se isso é suficiente pra fazer o que eu quero, que é deixar tanto o áudio quanto o vídeo com boa qualidade, esse é um fator que eu considero decisivo como espectador pra ver e ouvir um vídeo até o fim. Alguém com mais experiência no assunto, que já tenha um canal, pode apontar algo que esteja faltando que faça diferença no resultado final, por exemplo.

    Como eu sou iniciante nessa arte de edição de música, não adianta ter um equipamento bom se eu não souber tirar proveito, por isso criei o tópico. Gostaria que outros usuários que tiveram ou tenham experiência com esses equipamentos, compartilhassem suas experiências de edição, limitações que eles tenham percebido nos aparelhos, coisas do tipo.

    Pensando bem, não é bem uma dúvida, estou pedindo dicas de todos vocês, já que a maioria tem mais experiência que eu no assunto. Com certeza vão surgir dúvidas conforme for tocando o projeto mas daí será assunto pra outros tópicos

    Abs Rover :)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    VinnyWarlock
    Para you tube está muito bom o que você tem, não gosta do seu som?
    Posta alguma gravaçao sua para tentar ouvir onde estão suas falhas

    VinnyWarlock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fala Edson!

    Eu sinto que terei dificuldades para mixar porque eu não sei como fazer, sou todo atrapalhado usando o Pro Tools, então minha percepção se tá bom ou ruim é muito baseada em achômetro kkkk

    Tenho certeza absoluta que tenho muito pra melhorar nesse sentido, esse link aqui de baixo é de uma demo que eu gravei tocando e cantando a música Yellow do Coldplay. Não reparem na execução por favor (hehe), o violão está mal tocado, cantei lendo a letra, foi só pra testar o equipamento mesmo mas percebam que eu usei esse áudio pra tentar colocar compressor, equalizar e botar reverb mas eu senti que ficou uma mierda, enfim, confiram ae aheuaehuae

    http://www.4shared.com/mp3/U3zTtCxu/Coldplay_Yellow.html?

    Eu quero melhorar nesse aspecto. Já to vendo uns vídeos do Roberto Torao, indicado pelo Bruno, estão esclarecendo bastante, muito mesmo!

    Vi também que o Paulo Anhaia faz uns workshops interessantes como o Mix in the Box, não sei se é o caso de fazer com esse propósito do canal do YT mas me atraiu por ser voltado pra um home studio de baixo custo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação para Youtube, indicação de equipamentos e dicas