Microfonando o violão popular

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jan/13


    Galera como posso melhorar isso:

    http://www.4shared.com/music/zDDnHHhO/GunsnRoses_-__Knockin_on_Heave.h tml

    se der no meu sistema de áudio um volume alto, alguns acordes soam clipados... ah e o chiado se deve a ter de por o mic no talo (um pré-amp será a solução? e esse pré seria uma interface?) com recursos do PC (in de +30db)

    Violão: Vogga VCA 202 BK (LIXO, LIXO MESMO, apenas como foi "burro dado", eu to com ele... Não recomendo mesmo, já fiz de tudo, e ele só trasteja do 12º traste em diante)
    Mic: Fram ??? (custou 32 reais, não preciso mencionar que é bomba)

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    NOTA:

    Música: Guns'n'Roses - Knockin on Heaven's Door --- BEM errada tbm kk tava com preguiça de gravar de novo algo que é só para demonstrar

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    nossa, ta bem ruinzinha mesmo a gravação.

    nao achei nada sobre esse mic, que tipo é? ele é de pc, ou é de cantar (daqueles que pluga na mesa de som)?
    e explica melhor como voce ligou.
    mic na entrada de line in do pc?

    a primeira coisa: se o mic nao for de pc, provavelmente ele vai ficar ruim.
    se voce ligou no line in, o sinal dele vai ser muito baixo, daí voce provavelmente aumentou muito o volume e o chiado subiu junto.

    se voce usasse um mic de pc simples ligado na entrada mic provavelmente já teria um resultado melhor.

    se for pra usar um mic mais "serio", desse que pluga em mesa de som, entao tem que ter uma interface ou algo assim. (interface nao é preamp, interface geralmente tem um preamp embutido. pesquise mais)

    além disso, tem que escolher onde posicionar o mic em relação ao violao.
    nao ponha na boca, lá tem muito grave.
    as posições mais consagradas são em frente à casa 12 e próximo ao cavalete. teste!

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    nao achei nada sobre esse mic, que tipo é?

    Dinâmico, estilo Shure SM58, só que com uma qualidade mil vezes menor rs

    ele é de pc, ou é de cantar?

    O mic "é de cantar", usei o cabo original XLR → P10

    e explica melhor como voce ligou.
    mic na entrada de line in do pc?


    realmente tentei e não deu o sinal era extra baixo, aí optei pela entrada de mic mesmo...

    se o mic nao for de pc, provavelmente ele vai ficar ruim. FATO
    se voce ligou no line in, o sinal dele vai ser muito baixo, nem querendo obtive sinal suficiente para gravar
    daí voce provavelmente aumentou muito o volume e o chiado subiu junto. aumentei o ganho (gain), que dá quase na mesma rs

    se voce usasse um mic de pc simples ligado na entrada mic provavelmente já teria um resultado melhor.

    a ideia é fazer algo um pouco mais profissional rs como é multiuso meu mic (uso ele pra guitarra tbm), o mic de pc é um lance tenso. já tentei comum comunzito, e ficou pior que se eu usasse captador de campo magnético...

    se for pra usar um mic mais "serio" (...), entao tem que ter uma interface ou algo assim.

    Minha dúvida quanto a isso está sanada hehe

    interface nao é preamp, interface geralmente tem um preamp embutido. pesquise mais

    o pré-amp dá um ganho maior a um sinal, já a interface, ao que me consta, "converte" sinal mecânico de áudio, em sinal digital...

    nao ponha na boca, lá tem muito grave.

    Este violão está com cordas 012 ou 014 originais de fábrica, graves é o que tem de sobra seja onde for... o corte do violão parece ser de um folk, mas o timbre assemelha-se a um jumbo. Por ignorância, gravei com ele na boca da butija hehe

    as posições mais consagradas são em frente à casa 12 e próximo ao cavalete. teste!

    Como disse acima, por ignorância gravei ele pela boca, não sabia disso. Agora que sei, é só por em prática.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/298003/

    da uma olhada na gravação que fiz... usei só o mic do note, apontado pra 12° casa
    O segredo é vc conseguir capturar o melhor som que seu instrumento oferece, e isso vai desde o posicionamento do microfone até a pegada do musico!
    depois que ja tiver o som gravado, uma equalização corretiva (e depois jogar num eq mais "simulado") e compressão fazem o resultado final ficar bem mais aceitavel!

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    O segredo é vc conseguir capturar o melhor som que seu instrumento oferece

    Ohhh, obrigado, Sherlock.
    É o que as pessoas tentam fazer há mais de 50 anos. =|

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    pelo visto tem dois pontos fracos aí: a posição do microfone e como voce plugou ele no pc.

    mesmo sendo um mic mais generico, com certeza da pra conseguir um som bem melhor.
    ligar um mic desses na entrada mic do pc nao da certo, infelizmente.
    o ideal é plugar numa interface usb.
    se nao, liga numa mesa de som, e puxa uma saída da mesa pro line do pc.
    assim voce consegue um melhor sinal de entrada, nao vai ficar essa chiadeira do fundo.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    .omni
    cara, vc me parece um ser profundamente frustrado com a sua carreira profissional! seus discursos são recheados de uma sensação de superioridade em relação aos demais membros do forum, mas ao mesmo tempo, demonstram uma incompetencia pessoal que parece te incomodar bastante.
    Fique com o seu trabalho, cara! Se você sabe tanto sobre ele, provavelmente deve ser um profissional competente e não precisa ficar discutindo com os moleques daqui. No mais, as regras do forum dizem "só poste se tiver algo a acrescentar no tópico", e creio que o seu comentario não foi de utilidade nenhuma.
    Acredito que você seja competente, suas postagens aqui tem lá o seu valor e utilidade, então use seu conhecimento para nos ensinar. Ou talvez, caso você não saiba tanto alem da teoria, talvez você possa aprender com os demais membros do forum...

    Sem ressentimentos, cara! Procure colaborar mais do que criticar as ideias dos outros. Abraços.

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Slash_1989

    muito boa gravação, fazes o que muitos deveriam fazer (a começar por mim), "make youself" rs
    -----------------------------------
    concordo de certo modo com o que o .omni disse, mas claro JAMAIS a forma como ele colocou... O que ele disse é fato, como ele disse é falta de educação e ignorância... reserve aos tolos seu silencio Slash_1989

    kiki

    "o ideal é plugar numa interface usb."

    me recomendas qual?! Ouvi muito falar do guitar link.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    me recomendas qual?! Ouvi muito falar do guitar link.
    eu nao conheço muito, da uma olhada se essa guitar link é adequada pra mic tambem, pois ela parece bem voltada pra guitarra.

    as mais populares são as fast track, mas tem outras similares na mesma faixa de preço e recursos.

    Marcos Luz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Testei algumas interfaces, atualmente estou com a audio box 22vsl

    M-audio e Focusrite achei o som meio envelopado demais.

    Abraços

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    Slash_1989
    Hahahahahah
    Na verdade minha carreira profissional vai muito bem! :)
    Na verdade eu só gosto de implicar com você porque você fica putinho e dá respostas malcriadas e isso me diverte.
    Abraço, cara. Feliz ano novo.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    .omni
    Slash_1989

    Não briguem meninas, senão vou inscrever os dois pra Luta na Lama do programa do Gugu. hehehehehehehe



    Ismah

    Pessoal já deu as soluções pro seu problema. Eu começaria tentando melhorar o posicionamento do microfone.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Marcos Luz
    M-audio e Focusrite achei o som meio envelopado demais.

    ahuhuahuahua envelopado é nova pra mim. Já ouvi um monte de adjetivos, mas envelopado é novo. hehehehe

    Depois vou criar um tópico com possíveis "sinônimos" para os adjetivos.

    Som quente
    Som frio
    Som aveludado
    Som raspado
    Som ríspido
    Som duro
    Som xoxo
    Som escuro
    Som claro
    Som aéreo
    Som molhado
    Som seco
    Som gordo
    Som magro

    etc
    etc
    etc

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    da uma olhada se essa guitar link é adequada pra mic tambem

    Ser não é, mas um amigo meu usa para teclado, acho que deve dar sim então.

    Marcos Luz

    Testei algumas interfaces, atualmente estou com a audio box 22vsl

    M-audio e Focusrite achei o som meio envelopado demais.


    Valeu as dicas, gostei dos preços, pq as que eu conhecia, eram BEM mais caras...

    Homem Cueca

    Eu começaria tentando melhorar o posicionamento do microfone.

    Tem muita coisa para melhorar, esse é o começo. Espero que em alguns meses possa vir aqui e mostrar como me ajudaram ^^

    Já ouvi um monte de adjetivos, mas envelopado é novo.

    Eu já ouvi '-'
    Seria um som "fechado/abafado"... Similar ao que se obtem nos teclados de baixa qualidade...

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    Comprar a Guitar Link pra usar com microfone é jogar dinheiro no lixo. Por ser uma interface específica pra guitarra ela não tem pré-amp. O som vai ficar baixíssimo do mesmo jeito, só ajudando um pouquinho no ruído.

    Se quer um mínimo de profissionalismo, guarde dinheiro pra uma interface. Diversas marcas possuem boa qualidade, eu destaco a Tascam, a Focusrite, a Audiobox, a Roland e a Steinberg. Vai de quanto você pode gastar.

    Você também precisaria de um microfone decente, dinâmico ou condensador. De baixo custo já usei os Behringer e os Samson. Se tiver algum dinheiro, um Shure SM58 é uma opção melhor.

    Se não quiser gastar nada, arrume um violão que tenha um sistema de captação piezo e plugue em linha no computador. Dá pra tirar um som legal se souber equalizar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jonas F. L.

    O som vai ficar baixíssimo do mesmo jeito, só ajudando um pouquinho no ruído.

    Valeu pela informação.

    Você também precisaria de um microfone decente

    Bom fiz com que eu tenho rs

    Se não quiser gastar nada, arrume um violão que tenha um sistema de captação piezo e plugue em linha no computador. Dá pra tirar um som legal se souber equalizar.

    Se tudo der certo meus 25 captadores piezo chegam antes do dia 15. Aí vai dar pra fazer isso. Mas eu queria mesmo era microfonar... Acho que fica mais próximo do real, até pq tenho uns surtos de loucura e gravo alguma coisa de som biauricular

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ismah

    Na verdade, se você quer microfonar seu violão, evite os dinâmicos, o SM58 sugerido não é uma boa ideia. Vai de condensador, talvez um par, os de diafragma pequeno são uma boa opção.

    Porém... Dê preferência para gravar em linha, tente se resolver com o piezo. Se não tiver jeito, invista então num pedal Fishman Aura ou até Boss AD-8 ao invés dos mics. Dificilmente você vai conseguir som melhor em casa, com mic, pré, interface, acústica, ruído, tudo meia boca você não vai mais longe do que um pedal desses. Garanto. (mas uma interface mais ou menos vai bem para você...)

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    da uma olhada se essa guitar link é adequada pra mic tambem

    Ser não é, mas um amigo meu usa para teclado, acho que deve dar sim então.

    errado. uma coisa não tem nada a ver com a outra.
    saída de teclado é nível de linha (line), é bem mais alto que saída de mic.
    voce precisa estudar muito mais sobre audio pra não fazer besteira. pesquise mais, comprar um equip que não te serve pode ser um grande desperdicio de dinheiro.

    Jonas F. L.
    Comprar a Guitar Link pra usar com microfone é jogar dinheiro no lixo. Por ser uma interface específica pra guitarra ela não tem pré-amp. O som vai ficar baixíssimo do mesmo jeito, só ajudando um pouquinho no ruído.
    iss oque eu imaginei

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Um condensador daria um som muito melhor realmente, mas só vale a pena se ele tiver preparado pra investir numa interface, já que vai precisar de Phantom Power.

    Tenho uma dúvida, vê se você pode me ajudar: Aqui quando eu gravo com a minha interface e o meu Samson Q7 dinâmico eu tento aumentar o ganho pra pegar um pouco mais de volume e não ter que aumentar na DAW, mas acaba captando ambiência demais.

    O volume é algo que eu deva resolver na masterização? Minha interface com ganho médio-baixo já dá um volume legal, mas quando eu gravo guitarras com VST por exemplo, fica MUITO mais alto que o resto.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jonas F. L.

    Grave baixo, tente gravar na frente do guarda-roupas, quem sabe abafe um pouco a reverberação. Talvez fazer uma "barraquinha" de cobertor, o que precisa é baixar essa ambiência, ambiente não tratado é difícil mesmo, por isso que disse que em linha é um melhor caminho em casa. Não dá para comparar com guitarra e VST, ali o som fica comprimido, talvez você esteja até clipando um pouco sem perceber, dá para gravar bem mais alto mesmo.

    Tente gravar com o menos de reverberação possível, e baixo mesmo se isso ajudar no som. Se for o caso, levanta o volume depois - não chama de masterização que tem gente aqui que se incomoda... hehehehe

    Eu escrevi isso aqui para orientar o pessoal um tempo atrás (é uma parte):

    Quando for gravar em casa, evite gravar com níveis altos, a "luzinha" do seu DAW não pode bater em 0 ou acender o clip em hipótese nenhuma para uma boa gravação. Clipping digital (distorção) é horrível. Na sua interface, tem um parâmetro de sample rate, seria quantas "fotos" seu computador tira da onda sonora por segundo. O sample rate de 44.1 kHz está de bom tamanho, são poucos aparelhos (DVD ou Blu- Ray) que suportam mais que isso, mas o ouvido humano, teoricamente, consegue perceber no máximo algo menor que a metade disso. Gravar com maior taxa para depois reduzir não é uma boa ideia, pode estragar seu som, além de ocupar mais espaço de memória e mais processamento de seu computador. A quantidade de bits já faz diferença, isso dá a margem de quantos passos de volumes diferentes seu DAW vai gravar, por isso é legal que se grave com um parâmetro alto aqui, se der, vai de 24 bits. Isso significa que terão 224 volumes diferentes, uma dinâmica bem alta (mais de 16 milhões de níveis de volume). Lembrem que um CD tem 16 bits de "dynamic range". Com o parâmetro acertado em 24 bits, dá para gravar com o VU (a "luzinha") batendo em -12 dB que ainda teremos 22 bits sobrando para faixa dinâmica, ou seja, 4.194.304 volumes diferentes, que já está muito bom e bem longe da possibilidade de clipar. Depois de gravado sem nenhum clip, você pode juntar suas faixas, mixar, botar um compressor e um limiter fazendo até bater no 0 dB do seu "VU meter" sem problemas se quiser, aproveitando toda faixa dinâmica. Não haverá problemas em passar para um CD ou MP3 com faixa dinâmica menor. E sempre fuja de clipar seu som, preste atenção ao adicionar plugins de efeitos, sempre podem dar um aumento no volume e clipar, até mesmo jogar para um dos lados do pan.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    Bom, os amigos acima já disseram a lógica, e pela prática é exatamente isso: Eu tenho um guitar link, e ele não funciona com microfone. O sinal(impiedância) da guitarra é muito alto, sendo o periférico adaptado para isto, logo quando você bota um 'instrumento' com sinal baixo, ele não irá funcionar direito, tendo o seu problema de ter que aumentar o ganho e consequentemente o ruído. Inclusive eu meio que quebrei a cara, porque comprei o microfone sem saber disso, então ele ficou guardado até eu comprar um mesa de som. Quanto aos microfones, a partir do momento em que você tiver uma interface ou uma mesa e quiser melhorar seu som, um condensador é um boa pedida. Para exemplificar:

    Aqui eu gravei com meu Behringer Xm8500, no flat da mesa.

    Aqui eu usei um CAD GXL3000(eu achei ele no ML por 500 reais, condensador bem em conta). Eu deixei tudo no flat menos o graves, que tive que diminuir um pouco porque estava sobrepondo-se muito(o que eu fiz a cagada de estragar na masterização, botando um equalizador desnecessário e estourando novamente alguns graves). O que você citou de usar captadores piezo, no meu caso que faço coisas mais percutivas não fica muito legal. Se você quiser testar coisas novas, tenta mesclar a captação piezo com microfones, o Andy Mckee faz isso: Usa a captação magnética para 'segurar' mais os baixos, e os microfones dentro do violão(da marca K&K, se quiser pesquisar) para dar um som mais 'natural'.
    Enfim, espero ter ajudado.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Muito obrigado pelas dicas! Eu sempre evito deixar clipar, tanto na DAW como na interface, mas acaba pegando ambiência do mesmo jeito. O quarto que eu gravo é muito ruim, fechado e até um pouco barulhento. Vou testar as dicas do guarda roupa e do cobertor, hehe.

    ViniciusBorges
    Eu sempre que possível gravo microfonado ou misturo o som do piezo com o microfonado também, acho que dá um som bem mais cheio. O problema é quando não se tem recurso nenhum pra se gravar (como você mesmo falou do caso do microfone).
    Já tentei gravar microfone usando a onboard também, mas a única solução que eu achei foi comprar uma interface ou algum pré-amp pra usar antes da placa. Achei a interface uma opção melhor e mais prática.

    Gostei das suas gravações, muito bom!

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Galera vcs falam do pré-amp, isso nada m ais é que um aplificador. Certo?

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ismah
    não, só um "pré" amplificador mesmo xD

    ele amplifica o sinal do mic pra vc poder trabalhar com ele num volume agradavel dentro da DAW. o amplificador que vc se refere é composto por um pre amp e um power amp, esse ultimo "empurra" o sinal para as caixas.

    ViniciusBorges
    excelente, cara!

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    Ismah
    O pré é um dos elementos mais importantes do signal flow de QUALQUER gravação. É tão importante quanto o microfone, o som bruto que será captado depende basicamente desses dois elementos, muito antes de se pensar em conversão, clock ou qualquer tipo de estágio digital.
    O microfone transforma sons em uma corrente praticamente inaudível.
    O pré amplificador faz o trabalho de extrair o máximo dessa corrente, elevando ela a um nível operacional de linha, mais ou menos uns 40dB acima. Esse estágio é onde o som bruto vai ser moldado como registro sonoro.
    É como se fosse um ferreiro forjando uma espada. Primeiro ele molda o formato dela com o martelo mantendo o ferro em brasa, depois que ela esfria é outro processo, pra afiar e etc.
    Até a espada esfriar, é a pré amplificação, no caso do som. É o último estágio em que a onda sonora ainda é uma onda elétrica, é áudio, não é um monte de zeros e uns.

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Slash_1989

    não, só um "pré" amplificador mesmo xD

    mecânicamente, qual a diferença entre um e outro? ao que me consta, um Amp de guitarra/violão/teclado é constituído de pré e power, mas tanto o pré como o power trabalham do mesmo modo, só que funcionam diferente...

    .omni

    não é um monte de zeros e uns.

    ahsuaahusuashuauhsuhasuha
    Morri com essa +.+

    MOMENTO GAMBIARRA

    Estou tentado a conectar meu mic na entrada de uma caixinha de som dessas comuns de PC e a "saída" que vai pro falante dela, na entrada de uma segunda caixa... se der cerrto, acho que tbm daria certo com um pedal de boost... muhahahaha

    Ismah
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Me auto corrigindo:

    "O pré-amplificador fornece ganho de voltagem (por exemplo, de 10 milivolts à 1 volt) mas não ganho significante de corrente. O amplificador de potência fornece a maior corrente necessária para alimentar os autofalantes."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonando o violão popular