cursos de produção musical, vale a pena?

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13


    Galera,

    Faz um tempo já que estou pensando em começar a estudar o assunto (por hobbie mesmo). Aqui no fórum já vi milhões de dicas e ensinamentos de vários membros, me ajudaram bastante, estou começando a comprar os equips pra montar um Home Studio bem humilde e ir dando um upgrade nele conforme a grana for surgindo XD. Queria saber se as informações passadas aqui e adquiridas em tutoriais são muito básicas? Não tenho noção nenhuma e queria me especializar no assunto, mas os cursos que eu achei são bem salgados e não sei se vale a pena fazer eles por puro hobbie. Queria saber se estudando por conta própria consigo bastante conteúdo e talvez ter até o mesmo conhecimento que eu teria cursando essas facadas no bolso chamadas de curso de produção musical?? xD

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    nunca, em hipotese alguma, o conhecimento (sobre qualquer tema) que voce adquire lendo um forum e tutoriais em internet vai se comparar a um curso bom.

    foruns e tutoriais sao ensinamentos pontuais. eles te ensinam a fazer uma coisa ou explicam como resolver um determinado problema.

    um bom curso - bem estruturado e com uma duração mais ou menos longa - te dá bases, conhecimentos de fundo, que te permite enfrentar os problemas sozinho.
    penso em cursos de pelo menos um ano de duração, até cursos de graduação (faculdade, tipo 4 anos).

    tudo depende do seu objetivo.
    por hobby, pode ser que o que existe de informação disponivel seja suficiente. pra mim tem sido assim.
    eventualmente, compre uns livros, faça cursos pequenos ou assista palestras.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Exatamente, procurei alguma pós-graduação, porque já estou terminando meu curso de graduação e está fora de cogitação perder mais 4 anos fazendo outra graduação só por curiosidade XD

    Achei até uns cursos de pós, chega a envolver produção musical, mas é mais voltado para o ramo artístico, literário e histórico...e acho que precisa ter uma base para cursar, como minha graduação é de exatas não se encaixa com o perfil desse curso de pós

    E esses cursos de certificado, estão muito caros D: , queria me especializar no assunto, só que agora acho que compensa fazer o que você sugeriu, estudar com alguns livros e com material da internet...

    se mais tarde eu ver que não é suficiente para o que planejo aprender vou preparar meu bolso XD

    bom, sobre cursos, tem alguma escola que alguém me recomenda e que tenha um preço acessível?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    como minha graduação é de exatas
    ce cursou graduação em que?
    se voce ja tem uma graduação nao vale fazer outra só por diversao mesmo, tem que estar a fim.

    de graduação eu só conheço o curso de produção da anhembi morumbi, não sei se é bom.

    se mais tarde eu ver que não é suficiente para o que planejo aprender vou preparar meu bolso XD
    bom, sobre cursos, tem alguma escola que alguém me recomenda e que tenha um preço acessível?


    nao sei se o preço é acessivel, mas ouvi falar muito bem do IAV - instituto de audio e video acho, que tem cursos de audio. parece que é um curso um pouco puxado e de duração relativamente longa (algo tipo um tecnologo, um ou dois anos com aula quase todos os dias) e exige bastante contas.
    fica em SP, na vila mariana.

    E esses cursos de certificado, estão muito caros D: , queria me especializar no assunto, só que agora acho que compensa fazer o que você sugeriu, estudar com alguns livros e com material da internet...
    pois é, vai se virando como der, no começo dá pra pegar muita coisa sem gastar muito. gaste horas na net lendo, aprende-se muito.

    aqui nesse topico tem algumas coisas que andei lendo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/280193/

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Com toda sinceridade?

    NÃO.

    Eu fiz o curso de Produção Fonográfica (Bacharelado) e não me serviu em nada na minha vida profissional. Sim é uma graduação (Faculdade).

    Mercado de trabalho minusculo, dificuldade absurda de estágio e aprendizado "prático" a nível profissional.

    Se você tem um network bom, de repente vai valer a pena, do contrário, não indico para ninguém.

    Confesso que aprendi muita coisa no curso, conheci muita gente, mas da minha turba, se meia dúzia trabalham na área é muito.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Eu ainda sofro nesta área igual como guitarrista.

    Chegam para mim, "produz a minha banda", ai passo o preço e a galera reclama. O mal que hoje, com muita informação de GRAÇA na internet, o povo acha que agente tem que fazer "caridade".

    Tudo tem seu preço hehehe.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Alan_Domingues
    Eu fiz o curso de Produção Fonográfica (Bacharelado)
    naond?

    Chegam para mim, "produz a minha banda", ai passo o preço e a galera reclama. O mal que hoje, com muita informação de GRAÇA na internet, o povo acha que agente tem que fazer "caridade".
    pra mim é o contrário, mais do que nunca estou entendendo o valor de um bom técnico de som, um produtor, etc... quanto mais estudo, mais vejo que é casca.

    acontece que ainda há uma cultura de desvalorização de muitas profissões neste país. não é só com áudio, mas com qualquer profissão que se desconheça o que faz (quase todas).

    acho que tirando médico e engenheiro, ninguem quer pagar um preço justo pelo trabalho e pelo conhecimento acumulado.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    http://portal.estacio.br/unidades/universidade-estacio-de-sa/cursos/gr aduacao/tecnologica/producao-fonografica.aspx

    Ai você vê.

    Na época, tentei estágio em TODAS as emissoras aqui do RJ. Nenhuma consegui.

    Depois quando foi criado o "Projac" da Record, em NADA consegui uma vaga.

    Este mercado é complicado, é muita indicação MESMO, pior até que no meio dos músicos. É triste, mas existe muita gente qualificada que cai em outro ramo para sobreviver.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Como você é Hobbysta deve manter o foco no que já tem.
    Estes cursos on-line não me cativaram até agora, pelo que li, vi e escutei.
    A melhor forma de aprender é ser hobbysta no sentido da palavra, isto é ir montando e configurando tudo do seu modo mesmo.
    A participação nos fóruns e leitura de tutoriais é importante e sempre lança mais conhecimento.
    Mas obviamente são superficiais.
    Um bom curso deve até existir é não é uma opção que possa ser totalmente descartada.
    Mas qual o bom curso?
    O melhor curso é a prática, é ler os manuais tanto do hardware como do software, e buscar sempre exemplos para ter referência.
    A maioria das pessoas não lê os manuais.
    Aqui mesmo no fórum aparecem perguntas óbvias de pessoas que querem tudo mastigado, mas não tem o hábito de ler o manual dos seus produtos.
    Tem que dedicar um tempo diário só para a leitura de manuais.
    Resumidamente o hardware e softwares de áudio são compostos por vários botões, tem que saber um a um para que serve, e saber usar o nível certo que só se aprende com a experiência prática.
    E livros também são uma boa opção, mas tem que ter cuidado na escolha.
    Tem muito tutorial no You Tube, que não tutoriais são apenas vídeos de pessoas que querem se exibir (ego pessoal) e não ensinam nada que preste.
    Muitos livros e cursos são pura enrolação, tem um índice e comentários que na verdade não passam de cópias modificadas e resumidas dos manuais originais.
    E a mesma coisa que você perguntar para o professor que horas são? e vai pegar o seu pulso olhar o seu relógio e vai dizer meio dia em ponto, e pronto você caiu no conto do vigário.
    Quanto ao cursos de nível superior pelo que pude perceber o nível tá muito baixo (existem exceções), como nos cursos de arte em geral no Brasil, os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem.
    Um costume antigo em que mais vale o diploma do que o conhecimento.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    ce cursou graduação em que?
    se voce ja tem uma graduação nao vale fazer outra só por diversao mesmo, tem que estar a fim.

    Estou cursando em Ciência da Computação, até tem uma relação com esse meio mas bem pouca xD, na parte de conversão A/D e D/A eu manjo pra caramba em teoria por exemplo

    nao sei se o preço é acessivel, mas ouvi falar muito bem do IAV
    Vou dar uma olhada nessa escola, mas só pelo nome da escola já surgiu um certo preconceito em relação ao preço, eles devem cobrar o olho da cara XDD

    E vou ler essa apostila inteira, valeu cara XDD

    Alan_Domingues
    É cara exatamente só não me "taquei" nessa área, ou em varias outras mediante a música ou arte (acho que são os trabalhos que mais me agradam) pela dificuldade que eu iria enfrentar no mercado, no caso acho que faria pequenos cursos de certificados de software ou tecnólogos como o kiki sugeriu, mas pelo conhecimento não muito pelo profissional

    Adler3x3
    Sim, sim cara acho que mediante a software e hardware não tem muito segredo, essa é a parte "facil" do aprendizado, não pela simplicidade (alias é bem complexo mexer com isso) mas acho que só basta ter força de vontade ir praticando, entendendo cada especificação etc, acho que sobre placas e programas tem um material gigantesco na internet, o problema é que eu quero partir desde os princípios da teoria de acústica até os detalhes da composição de uma musica, regulagem e harmonia dos sons etc, e não sei se vou achar facilmente material para estudar isso, mas não sei se vale a pena pagar tão caro nesses cursos também

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Eu recentemente me formei produtor musical ONLINE, e estou iniciando a segunda parte, mais avançada

    O Curso não tem reconhecimento pelo MEC, mas é muito bom, para quem não sabe nada, ou está querendo se aprofundar mais, indicado ao hobbysta e aquele que almeja ir mais longe

    O investimento é justo, custa uns 1000 reais por 1 ano, tem acompanhamento de perto do professor, muitas atividades, vale a pena e muito

    Meu Diplominha

    E o curso é o do Denis Zasnicoff em sua Academia do Produtor Musical
    de uma passadinha, as vezes pode te interessar

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Faz o curso, nem que seja pra entender que o buraco é muito mais embaixo do que o que você encontra pela internet.
    É legal pra ter um ponto de partida, pra pelo menos saber que as coisas existem.
    Mas ninguém aprende a gravar ou mixar direito nesses cursos. Masterização então eu acho até graça quando eu vejo curso dizendo que ensina.

    O que é importante não é o curso, é a sua curiosidade e vontade de aprender. Se você quiser aprender MESMO, cola em alguém que sabe fazer, que faz todo dia e que prima pela qualidade.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    .omni
    Certeza... o bom de um curso nos moldes do que eu fiz, é que alem de apresentar conceitos, ferramentas e te embasar com pelo menos o mínimo para fazer algo e não falar bobagem por aí, aguça principalmente a sua vontade de querer mais, de ir alem, de mostrar que o buraco é MUIIIIITO mais embaixo...

    A prática leva a perfeição, certeza, mas tem que dar um ponta pé inicial, ter um ponto de partida, mesmo o hobbysta, muitos acham que forum é hotline, não é, é um canal para trocar idéias com pessoas, mesmos objetivos, mesmas vontades

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    O investimento é justo, custa uns 1000 reais por 1 ano, tem acompanhamento de perto do professor, muitas atividades, vale a pena e muito
    Cara, legal era esse preço que eu estava pensando em gastar, não to pensando muito em certificado também, minha vontade é de aprender o assunto etc, vou dar uma olhada no google sobre o curso Brigadão!


    .omni
    Exatamente cara, não tenho muita noção e ainda não comecei a estudar a fundo, só li alguns tópicos, dei aquela googlada e achei aqueles artiguinhos do wiki, me interessei bastante, a dúvida do "vale a pena" , foi porque pesquisei alguns cursos e escolas e todos estão muito caros, como meu intuito não é profissional e eu nem tive recomendações como estou tendo agora de vocês, eu pensei "será que vale tudo isso?"

    O que é importante não é o curso, é a sua curiosidade e vontade de aprender. Se você quiser aprender MESMO, cola em alguém que sabe fazer, que faz todo dia e que prima pela qualidade.
    Achei bem interessante essa sua frase XD, e é exatamente o que ta acontecendo, não queria um curso ainda, pois sou muito leigo, acho que vou me aprofundar um pouco mais com o que se acha na internet e fazer algumas boas leituras, alias se tiverem algum livro a me recomendar eu agradeço! E tem um problema na parte de seguir alguém que trampa com produção musical, minha falta de tempo :s , queria viver um pouco no ramo mas ta impossível agora, mas concordo com você que eu aprenderia muitoo mais, seguindo os passos de alguém que já trampa com isso e faz com qualidade

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    parcelado em 12x fica mais legal né hehe, e o cara esta dando 50% off
    sai menos de 600 reais, um belo começo

    E olha, não estou fazendo propaganda não heim, é que gostei mesmo do curso

    Boa sorte na corrida do saber

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Faça um curso. Como disseram, quanto mais você estudar, mais vai saber que não sabe nada. kkkkk

    O curioso de muito curso por aí (os bons) é que provavelmente você vai cruzar com professores que nunca fizeram curso. Mas hoje, acho que vale a pena.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Home Studio.

    Estudar nesta área é um campo que não tem fim.
    A tecnologia proporcionada pelas últimas gerações de hardware e software nos deixou com muitos recursos, inimagináveis décadas atrás.
    O próprio tema "Curso de Produção Musical" é muito amplo e envolve técnicos especializados em várias áreas.
    E num estúdio caseiro temos ferramentas de engenheiros de áudio e de outros profissionais.
    E como hobbystas não temos a formação necessária para entender tudo.
    O principal é a música, vejo o home studio como um grande instrumento com infinitas possibilidades, com o diferencial que dá para gravar, editar e gravar.
    Nunca vamos conseguir dominar tudo.
    Lembrando que neste processo todo o mais importante é o músico, o que nem sempre acontece na prática em se falando de produção musical.
    E existem "n'" tipos e níveis de home studio tanto no hardware como em softwares e a ambiência (local das gravações)
    E hoje faz parte da educação musical,"música um estudo para uma vida inteira".

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3
    Pois é, um produtor precisa saber de tudo

    Audio, Acústica, Pré-produção, Gravação, Mixagem, Masterização e ainda de quebra, para ajudar, saber Música

    Para mim, produtores musicais são muito fudidos, vou pegar o exemplo do Bonadio, que nem é um cara que eu gosto muito, mas tem que ter muita moral para fazer o que ele faz, ainda mais no ramo commercial pop do Brasil

    O próprio .omni que vive isso diariamente e atura os malas daqui (eu)

    O nosso amigo MMI tem que me aturar a muito tempo, passei muito mal em 2012, agora devagarzinho voltando as atividades normais, para um hobbysta isso é tirado de letra, agora o profissional, tem que respirar, comer e beber isso

    É uma vida dedicada ao Hobby e ela não admite vira casaca, tem que abraçar pra valer

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Para mim é um prazer "aturar" caras como você e outros aqui. Espero que volte a força máxima o mais breve possível e que tenha um 2013 muito melhor.

    Quanto ao lance de um produtor precisa saber de tudo, aprendi algumas coisas ano passado. Conheço uns produtores gringos, caras que tem bala na agulha para falar alguma coisa. Eu achava o estúdio Mosh muito bom, aqui em Sampa. Não é que um gringo desses me fala, "não gosto, lá é ruim" e me falou por A mais B do porque um estúdio menor daqui é melhor? Detalhe, este cara faz mix e master no home studio dele, sons perfeitos que são lançados mundialmente por artistas respeitados. Ele escreveu uns artigos, mas não se acha o máximo e se surpreendeu que eu disse que acho os sons que ele tira muito bons. Ou seja, demora para para aprender alguma coisa, mais ainda para ser bom.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu as vezes penso em fazer essa Academia do Denis. Acho que amarraria muitas pontas soltas que tenho na cabeça. Os parafusos soltos acho que não tem como arrumar.

    Pra quem tem certa paciência de ver vídeos aula, as aulas do groove3 eu achei bem interessantes mesmo. Compensa dar uma procurada nos torrents da vida. No site dá pra ver uma amostra de vários vídeos.

    http://www.groove3.com/str/home.php

    rgmerighi
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu comprei um cursinho básico de Garageband on line e serviu pra dar um pontapé inicial...agora, nos cursos o enfoque costuma ser em um programa específico ? alguns? os principais?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gente ,aproveitando aqui.

    duvida parecida mais um pouco diferente... gostaria em especial da opinião das pessoas que falaram que não vale muito a pena por causa do mercado restrito e etc.

    fazer um curso desse , apenas para objetivo de aprender a produzir minhas proprias musicas ,de amigos e etc.. tendo outra fonte de renda,vale a pena? ou é conhecimento que se pode adquirir com o tempo e sózinho?

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    Gui Tsuu
    Achei bem interessante essa sua frase XD, e é exatamente o que ta acontecendo, não queria um curso ainda, pois sou muito leigo, acho que vou me aprofundar um pouco mais com o que se acha na internet e fazer algumas boas leituras

    Como é só um hobby, pode ser que você se dê bem com as informações que acha soltas pela internet.
    Fazer um curso vai te capacitar a gravar suas coisas de maneira melhor e mais prática, sem muita bateção de cabeça. Você paga pra alguém que já assimilou aquilo tudo te resumir em poucas aulas o que você vai levar muito mais tempo pra aprender sozinho.
    Pra isso serve o curso, o quanto você vai aprender depende só da sua curiosidade.

    No mais, procure videos-aula pela internet, aprenda a mexer em algum DAW. Isso nenhum curso vai te ensinar (bem).

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    fazer um curso desse , apenas para objetivo de aprender a produzir minhas proprias musicas ,de amigos e etc.. tendo outra fonte de renda,vale a pena? ou é conhecimento que se pode adquirir com o tempo e sózinho?

    Acho que a resposta do .omni logo acima cabe pra vc tb :)

    Hoje em dia eu diria que uma certa parte, se não quase todo esse conhecimento vc consegue adquirir com o tempo, paciência, estudos, vídeo-aulas, leituras. A questão é só o tempo que leva pra isso tudo. Eu to há uns 2 anos estudando muito como se produz, mas tenho só experiência com synths e vstis, se eu fosse por exemplo gravar um violão ia demorar um bocado, uma bateria, acabaria saindo tudo muito demorado. Por exemplo, como microfonar uma bateria, acho que seria um item interessante de aprender de alguém com experiência. Mas como não vou fazer isso tão cedo, é algo que dá pra ir focando em outras coisas.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    waltercruz

    É que com o advento do home studio passamos de uma hora para outra a dispor de uma infinita lista de instrumentos para musicar.
    E cada instrumento requer um conhecimento especial, principalmente os que tentam reproduzir sons de instrumentos reais.
    E como você escreveu, tem que entender de bateria, de teclado, violão, guitarra, baixo, violino, etc...., convenhamos é muita audácia querer dominar tudo.
    Tá certo que os softwares ajudam e até estimulam o uso diversificado de instrumentos.
    Lembra o Paul McCartney que gravou décadas atras um Album solo, que não lembro o título, em que tocava todos os instrumentos e cantava.

    Não é o melhor album dele, se escutar você até pode dizer que aqui ou ali não esta bom.
    Mas considerando a época foi um trabalho excepcional, tinha até um vídeo clip que aparecia ele tocando tudo.
    Coisa que hoje começam a fazer na Internet.
    Nos dias de hoje imaginem o que ele deve estar fazendo em seu home studio, muito embora numa idade mais avançada.
    Tempo, paciência, experiência estudo, disse tudo.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3

    Opa! Se não me engano, na Berklee, no curso de teclas (que envolve um monte de coisa lá), tem uma das classes que é exatamente aprender a ouvir os instrumentos diferentes e notar as suas particularidades em relação a execução, tessitura. Quase como um mini-curso de orquestração.

    Vou dizer que pra mim a entrada da revista Sound on Sound no Brasil ajudou um bocado. A tradução não é a mais feliz, mas eu tenho ainda um certo apreço por ter coisas pra ler, e os seus artigos, tutoriais e reviews tem uma qualidade que eu nunca encontrei nas revistas de áudio que rolavam por aqui ontem.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    tÁ ficando bem interessante esse tópico, altas dicas e reflexões!

    Faz o curso, nem que seja pra entender que o buraco é muito mais embaixo do que o que você encontra pela internet.
    Como disseram, quanto mais você estudar, mais vai saber que não sabe nada.

    é isso aí, isso vale pra qualquer área. um grande erro que muita gente comete sobre muita coisa é achar que algo é simples sem conhecer.

    andei estudando mais luthieria que áudio, e posso dizer o mesmo.
    assim como meus estudos "oficiais", da minha formação profissional.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Na verdade isso é um engano de principiantes. Não só na música, é comum ver recém formados que acham que sabem tudo, quase todo mundo passa por isso. Até encontrar um cara bem mais antigo de profissão, que fala que não sabe nada, mas sabe coisas que a gente nem imagina existir. No ramo musical isso acontece muito, o interessante é que existe muita gente que sabe muita coisa assim, mas nunca fez um só curso.

    Já contei aqui no fórum... Uma vez visitei a casa e a oficina de um dos maiores luthiers que já pisaram nesse mundo, Jimmy Foster. Ele me mostrou segredos, técnicas e métodos de construção de guitarras (já que você falou em luthieria) que nem imaginava, escavação de corpos de guitarras archtop em bloco único, coisas incríveis. Quando eu disse que era um prazer estar com um dos maiores luthiers do mundo, ele sorriu sem graça e disse que isso era eu quem estava dizendo, porque ele estava se desenvolvendo ainda.

    A sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz. Como disse o filósofo Sócrates, "só sei que nada sei".

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Lembrando que não é só idade que influência, conheço muitos anciões ignorantes e que pouco sabem na área da minha graduação (c. da computação) e tive a oportunidade de conhecer uns caras que são mais novos do que eu, e que a diferença de conhecimento está a anos luz a frente da minha...

    A diferença nesse caso é nível de curso, um se formou em uma uniesquina, e os outros eram/são alunos do ITA

    parte da minha dúvida é essa, tem muitos cursos de produção musical duvidosos que pesquisei e que mesmo assim são caros, não sei se vale o investimento, vou me focar nos cursos que foram indicados nesse tópico

    E realmente achar que sabe tudo ou o suficiente, fecha sua mente ao conhecimento...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cursos de produção musical, vale a pena?