Ableton Suite 8/9 ou Reason 6

    Autor Mensagem
    km530
    Veterano
    # jan/13


    Estou interessado num desses softwares, já fui usuário de ambos... Queria mesmo comprar os 2, só que o dinheiro tá curto.

    Uso bastante timbres desde pianos acústicos a synths leads... Quero um software que possua uma grande biblioteca nativa, que possuam timbres e efeitos de qualidade.

    Amo a interface do Reason e sua forma intuitiva, que possibilita fazer milhoes de coisas interessantes dentro dele.

    Por outro lado vejo a promoção da Ableton e a imensa biblioteca que vem na versão Suite 9. Porém ainda não conhecemos os timbres e efeitos q virão nessa versão (ainda não foi lançado). Mas quem conhece da versão 8 e anteriores podem comparar os 2 softwares.

    Gostaria da opinião de vcs, qual deles é melhor em termos de biblioteca nativa de timbres e efeitos. Ableton Suite 8 ou Reason 6?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    km530
    É um dilema.
    São dois softwares com enfoques diferentes.
    O Reason só toca os instrumentos nativos via refil.
    Já o Ableton é uma Daw que aceita Vsts.
    E o preço de ambos esta meio salgado.
    Talvez a combinação do básico do Ableton com o Reason seja a melhor alternativa, e usar rewire.
    Sobre a biblioteca nativa do Ableton não conheço e não posso comentar.
    Mas existem mais alternativas no mercado como por exemplo o Kontakt 5, que em determinadas épocas do ano fica em promoção num preço mais acessível, perto de 200 dolares , quando o preço normal é 399.
    Ou até o komplete também da native instruments.
    E tem que levar em conta o frete, que pode ficar caro também.
    E até outras Daws.
    Na minha opinião é difícil encontrar um produto completo na questão de DAW e instrumentos, sempre vamos estar insatisfeitos.
    Na realidade o melhor é ir comprando por partes os instrumentos Vsts de acordo com as necessidades, mas leva tempo e se gasta um boa soma em dinheiro.
    É um dilema.

    ppaulo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    os natives do ableton sao bem interessantes... fora a versatilidade... no meu ableton eu tenho vários vsts: piano, orchestra, synth, drum, etc nao tenho o que reclamar com o ableton

    km530
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Obrigado pelos comentários...

    Verdade ableton live 9 + reason 6 pra mim seria o ideal...

    Os sons nativos do ableton de pianos e orquestas por exemplo são bem realistas? Se comparam por exemplo à qualidade dos nativos do Kontakt 5?

    E o Sampler do ableton é prático e compativel universalmente como o Kontakt?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    km530
    Não sei dizer dizer, não posso comparar , pois não tenho nem o Kontakt completo e nem os samplers do Ableton.
    Eu tenho uma edição limitada do Kontakt player.
    Só sei que o Kontakt é um dos melhores players de samplers da atualidade.
    Mas...
    Pelo que escutei de alguns demos dos samplers do Ableton não é top de linha.
    Mas me pareceram melhores do que os do Reason.

    É uma tendência recente das DAWs oferecerem os instrumentos em conjunto com o software principal.
    A qualidade melhorou comparada com outros tempos, mas ainda deixa a desejar.
    Não dá para se iludir com 50 Gigabytes e achar que vai dar conta de tudo.
    Mas é um bom início melhor que soundfounts ou outros mais simples.
    De certa forma temos que ter uma vasta biblioteca genérica isto é inevitável.
    Hoje em dia os Vsts estão mais especializados por secções de instrumentos
    Esta é a realidade.
    Tudo em um não existe.
    Tenho um pacote da Ik Multimédia tipo tudo em um (bundle), tem mais de 50 gigabytes, tem uma grande quantidade de instrumentos (milhares nem sei o certo), mas de bom mesmo deve ter uns 100 instrumentos e olha lá.
    Assim os Vsts são separados como por exemplo:Metais, Cordas, Pianos , Guitarras etc.., com arquivos gigantescos.
    Estamos na era da especialização.
    Assim só uma orquestra top de linha deve dar mais de 100 gigabytes, nunca fiz esta conta, mas deve estar perto disto.
    Hoje em dia 10 gigabytes é troco.
    O Reason tem bons sintetizadores, quanto aos samplers são razoáveis, mas os pianos e orgãos são ruins.
    Usei o Reason por um bom tempo até a versão 4.
    Gosto muito do Reason, e sei que assim como o Ableton tem uma grande legião de fãs.
    O Reason é muito bonito e a forma de conectar os instrumentos e efeitos é bem prática, mas por outro lado esta facilidade leva o pessoal a conectar muita coisa que não deveria.
    Mas o que não gosto do Reason são os efeitos, principalmente os reverbs que deixam muito a desejar.
    Nos combinators de instrumentos, o que tem de reverbs diferentes ligados uns nos outros não esta no gibi.
    É um defeito que começou já no início, e se transformou numa prática que não dá bons resultados.
    A maioria dos instrumentos tem efeitos em demasia que mascaram o som.
    Pode ser bom para a música puramente eletrônica onde tudo é válido, mas quando se quer reproduzir instrumentos reais não funciona bem.
    Reverb sobre reverb não dá um bom resultado.
    Se você analisar um projeto médio do Reason com umas 10 tracks vai observar que existem dezenas de efeitos numa mistura que ao meu ver não funciona bem, causa uma sujeira de áudio que depois não tem conserto.
    Neste ponto com o Ableton você pode usar efeitos Vst que são bem melhores.
    Na engine do Reason existe algum problema de algoritmo, pois quando transforma o projeto para áudio o som degrada e é muito difícil mixar e masterizar.
    Participei do Reason Station por vários anos, e nunca consegui escutar uma mixagem/master, que tivesse uma boa qualidade.
    Se você gosta do Ableton como Daw continue usando.
    Se quer ter bons instrumentos vai ter que variar usando diferentes produtores.
    .

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    O Reason tem a questão do vendor lock-in, vc só pode executar as coisas dele, e isso me aborrece. Agora ele abriu um pouco para outros desenvolvedores com as Rack Extensions.

    Eu to com o Kontakt aqui há umas 2 semanas, mas ainda não fiz aquela passeada pela biblioteca dele, mas não sei, à primeira vista não empolgou muito não viu? Mas confesso que ainda preciso dar uma passeada por ele. Uma coisa de certo: os pianos no Kontakt não são bons. Mesmo.

    A biblioteca do Ableton eu praticamente nunca usei. O sampler do Ableton é prático sim, mas a maioria dos fabricantes lança agora os seus samples para Kontakt. Se tornou praticamente um padrão do mercado. O Ableton 9 parece que vai vir com coisas bem interessantes. Tem um equalizador melhor e vai ter um compressor emulador de SSL, o The Glue. O que eu ouço falar muito bem do Ableton são os synths, como por exemplo, o Operator.

    Um software que tem uma biblioteca interessante é o Logic, vc trabalha com Mac? Já considerou essa alternativa? Lembrando que o Logic custa agora 200 dólares.

    Eu tenho o pacotão da Ik Multimedia tb. Realmente, eles tão perdendo grandão o bonde e o Kontakt dominou o mercado. É como o Adler3x3
    disse, muita coisa e pouca coisa de útil.

    Enfim, acho que não ajudei muito! Se o amigo quiser, posso tentar gravar algo com o Kontakt aqui, me diga quais instrumentos vc tem curiosidade de saber.

    km530
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: km530
    · votar


    Um software que tem uma biblioteca interessante é o Logic, vc trabalha com Mac? Já considerou essa alternativa? Lembrando que o Logic custa agora 200 dólares.

    Logic é o meu sonho de consumo, se eu tivesse a versão PRO 9 eu estaria completo, pois ja gravei com ele num estudio e quase desmaiei quando m deparei com a qualidade da biblioteca dele... infelizmente não tenho um Mac e sim um notebook da DELL q na época paguei 4000R$ - pura besteira q fui fazer.

    Na engine do Reason existe algum problema de algoritmo, pois quando transforma o projeto para áudio o som degrada e é muito difícil mixar e masterizar.

    Verdade, era bem esse o meu maior problema com o reason... eu ficava dias mixando e masterizando e nunca consegui exportar algo de qualidade de dentro dele.

    Sabe de uma coisa, acho q vou de ableton mesmo.

    km530
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: km530
    · votar


    Enfim, acho que não ajudei muito! Se o amigo quiser, posso tentar gravar algo com o Kontakt aqui, me diga quais instrumentos vc tem curiosidade de saber.

    WalterCruz
    Ajudou sim... Pra mim isso seria muito interessante... Se vc puder gravar algo com os strings e pianos acusticos. Muito obrigado pela força amigo.

    Outra duvida... Como sou bem leigo à respeito do Ableton a minha duvida é a seguinte; com o Max 4 live eu posso criar um sintetizador com sequenciador assim como o Thor do reason?

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pra não dizer que eu sempre prometo e nunca cumpro... ou pra eu mesmo não dizer isso pra mim mesmo, um demo do patch Strings Ensemble da Biblioteca do Kontakt, gravado direto, sem overdubs, mostrando um pouco de cada articulação disponível.

    https://soundcloud.com/walteraudio/kontakt-strings-ensemble

    Download do wav disponível, se quiserem.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    waltercruz

    Valeu.
    Estou muito interessado na versão completa do Kontakt.
    Só estou esperando uma boa promoção no preço.

    Muito das strings que estão no demo que você montou acho que são do Viena.
    Em matéria de instrumentos de orquestra o Viena é o melhor de todos.
    No passado quando usava o Reason tinha um refil do Viena (bem grande) que tinha sons maravilhosos.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    waltercruz

    Valeu.
    Estou muito interessado na versão completa do Kontakt.
    Só estou esperando uma boa promoção no preço.

    Muito das strings que estão no demo que você montou acho que são do Viena.
    Em matéria de instrumentos de orquestra o Viena é o melhor de todos.
    No passado quando usava o Reason tinha um refil do Viena (bem grande) que tinha sons maravilhosos.

    E como estão os orgãos de igreja no Kontakt?

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Depois que eu assistir uns eps de South Park aqui eu faço um take!

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Church Organ: https://soundcloud.com/walteraudio/kontakt-church-organ

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tem um outro patch que é mais o registro tipo 'Flute' (Organ KH Floeten 1 (manual)) ... e tem patches pros pedais de ambos os orgaos.

    Ah, os pianos na seção Band são horríveis. Tem alguns na seção Orchestral que são um pouco melhores.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    waltercruz

    Gostei dos órgãos.

    mauriciotav
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Sou apaixonado pelo reason, gosto muito do programa, uma alternativa bem legal é usar o Reaper + reason onde vc pode usar os seus plugins já conhecido. É só ir no site do reaper e baixar de gratis...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ableton Suite 8/9 ou Reason 6