aposentando um PC com estilo

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12


    eu tenho um PC antigo
    AMD athlon(tm) XP2000+
    1.67 GHz 2 GB de RAM

    com uma placa soundblaster Live 5.1
    também com uma Nvidia GeForce4 Mx 4000

    que era uma configuração boa na época, lembro que quando fui comprar era algo que concorria com o pentium 4 (foi o que me disseram)

    mas nunca foi usada para fins músicais, então não sei o que rolava na época

    como não uso mais a maquina aqui em casa, estou querendo usar para alguns testes e gostaria de sugestões de programas que rodassem nela
    - alguma versão do cakewalk
    - algum synthsoft, da época

    sugestões?

    rhavierpc
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Programas que rodo num note Dual core 1.7 e 2gb ram....
    True Pianos
    Cakewalk tts1 ótimo synth
    Sonar 8.5
    Guitar rig 4 (usando 50 % CPU hehehe)
    Virtual guitarrist
    Real lpc
    Real strat
    Ez drummer
    Nord soft (puta synth)

    Enfim....uso esse note para tds produções.....com excessão do guitar rig (substituo pelo amplitube 3)....o resto pega liso....
    tudo isso com placa onboard e asio 4all
    E sai com uma qualidade boa

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fernando tecladista
    Pesquisando aqui, este chip é de 2002, já rodou 10 anos felizes hehe, certamente 32bits ainda rodando Windows XP... correto

    Eu tinha um Notebook Centrino que data de 2003, mas com 512mb de Ram e vou te falar, rodava Sonar 8, True Pianos, B4II

    Então como sugestão de aposentadoria...
    Limpava ele, deixava só para Audio mesmo, para otimizar o máximo a performance, tirava qualquer tipo de recurso visual do windows, desativava tudo (inclusive a net hehe)

    Assim, acredito que vai rodar um monte de coisa... vamos ficar só nos free
    Reaper na cabeça sendo host de todos nossos velhos e boms amigos VSTs

    Se não tiver nada de Sampler, certamente vai rodar e legal ainda

    Conta aí o que conseguiu fazer, porque um PC desse certamente não custa mais do que 500 reais, poderia ser uma bela alternative de modulo para os menos abastados hehe

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pela configuração era e ainda é um bom PC.
    O ideal é formatar e até tentar instalar o windows 7, pois é melhor para áudio e em certo sentido mais leve.
    E fazer alguns testes.
    Se não der certo instalar o XP.
    O Reaper me parece bem leve e é uma boa opção para DAW.
    Quanto aos VSTis vai ter que usar os mais leves.
    Quanto aos VSTs de efeitos, é aqui que complica, só um efeito de guitarra pode deixar tudo lento.
    Quanto ao uso de instrumentos sejam baseados na síntese (que usa o processador do micro para gerar os sons) ou baseados em samplers tem que ir testando um por um.
    Existem VSTs que são muito pesados, mas só vai se saber instalando e testando, não tem outra forma de saber.
    Pois cada micro tem um equilíbrio diferente entre os seus ítens de hardware, e o principal é a placa de som.
    A soundblaster não trabalha bem com drives Ásio, aqui esta o maior problema.
    Assim talvez seja necessário um pequeno investimento numa nova interface de áudio externa portátil que seja compatível com o micro, e por ser pequena e portátil pode ser utilizada em qualquer outro computador.
    E por certo até alguns VSTs mais recentes vão rodar,

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fernando tecladista
    Pra você que é tecladista e deve ter seu arsenal de timbres imagino que vá usar poucos VSTis, essa máquina ainda tem muito gás pra dar.
    Só sugiro que você coloque HDs bons nela. Pelo menos dois, um pro sistema e o outro pras sessões.
    Outra dica é: se livre da Soundblaster. Compre uma plaquinha de dois canais simples, grave em linha e seja feliz.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Edson Caetano
    rodava Sonar 8, True Pianos, B4II
    a ideia é mais nesse caminho, sequenciador e VST mais pensando como um teclado do que pensando em trabalhar com audio na maquina
    lembrei agora, muito tempo atras eu tinha um sonar, não lembro a versão, devo ter o cd aqui,
    e brincava com um FM7
    o fm7 direto ficava com latencia, mas pelo sonar tocava sem problemas

    .omni
    Só sugiro que você coloque HDs bons nela. Pelo menos dois, um pro sistema e o outro pras sessões.
    como a maquina não era pra música ela estava com um de 60 de quando comprei e um externo pra arquivos, dependendo do rumo que eu der na maquina vou ver o lance dos HDs

    Adler3x3
    A soundblaster não trabalha bem com drives Ásio, aqui esta o maior problema.
    Assim talvez seja necessário um pequeno investimento numa nova interface de áudio externa portátil que seja

    isso eu pensei em fazer

    a sound blaster coloquei na época que comprei, cheguei a tirar pra colocar em outro pc e ativei a on board, mas por exemplo vendo videos de yotube o audio pipocava, então por isso ela está até hoje

    rhavierpc
    valeu as dicas, mas minha maquina tá longe de dual core, então vou ver o que aproveito da lista

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fernando

    O primeiro passo é tentar instalar o windows 7 e ir neste primeiro momento com o que você já tem.
    Se der certo com o windows 7 você poderá usar o drive RT (não sei se vai dar certo com a soundblaster).
    Mas não custa tentar.
    Se não der certo vai de xp mesmo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mas resolveria o driver de áudio, mas poderia deixar o sistema inteiro mais lento por causa da placa Grafica e requisitos mínimos do 7

    Uma placa realtek off usada deve custar muito pouco, abaixo dos 50, mais um pente de 2Gb, vai ser suficiente para a maquina ir redondo, e neste caso o driver é o Asio mesmo, não lembro de alternativas viáveis para XP

    Alias ontem minha Realtek com Wasapi nativo do win 8 rodou tudo, muito bacana

    Mas voltando, nossos amigos B4 II e FM7 bombando já valeria todo o esforço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aposentando um PC com estilo