Latencia em Windows Vs. Mac

    Autor Mensagem
    oBruno
    Veterano
    # nov/12


    Em relação ao processamento de efeito no computador, e ter uma resposta audível.
    Mesmo com um i7 estou tendo uma latência desagradável se for usar como retorno o efeito processado, seja a guitarra com GuitarRig passando por uma interface, ou mesmo microfones próprios usb (como o cad u37).
    Independente do drive de entrada (asio e etc..) não consegui diminuir esta latência para usar o retorno do efeito.

    A questão: Vejo no youtube, o pessoal com MacBook utilizando GuitarRig com o retorno audível do próprio GuitarRig, consigo ter uma latência menor utilizando os equipamentos da Apple ao invés de um Pc com Windows?

    Vlw pessoal

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    oBruno
    Depende do seu equipamento. Ter um I7 não significa nada se você não tem memória RAM suficiente para o programa, ou se as peças do seu pc são incompatíveis umas com as outras. O Mac geralmente dá bem menos problemas com isso por ser fechado, não tendo como alterar suas peças. Todas as peças dele são 100% compatíveis, o que dá uma estabilidade bem maior em relação ao pc.

    oBruno
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    E ae brunowebguitar, valeu pela ajuda! Mas nem postei informações mais técnicas do pc porque justamente buscava uma resposta mais genérica baseada em experiencia, algo do tipo 'Foi melhor no mac por isto' mesmo hehe

    Eu trabalho com TI hehe, com a arquitetura do pc está tudo ok, sem gargalos ou ociosidades indevidas no acesso a memoria ou disco, já me certifiquei disto ^^
    A latência está sendo gerada justamente pelo SO mesmo, no caso o Windows, que não me permite priorizar o processamento dos softwares acima da interface gráfica por exemplo. Com Linux consigo diminuir facilmente a latência para praticamente 0,
    Não tenho experiencia com Mac, de qualquer modo vou efetuar testes antes de comprar quando ter um disponível para isto, perguntei aqui onde provavelmente alguém já teve alguma experiencia do tipo porque realmente estou muito encioso por esta resposta hehe

    Nesta maquina que vai ficar o estúdio digital eu não serei o único usuário, por isto preciso descartar a possibilidade de usar Linux, que seria na verdade minha preferencia.

    Mas de qualquer modo, valeu brunowebguitar pelo empenho em ajudar o/

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    oBruno
    Então o problema realmente é com alguma coisa do Windows. Tem um cara aqui do forum, o .omni, que se eu não me engano, usa Windows também, e manja demais dessas coisas. Creio que logo mais ele aparece por aqui, ai pode te ajudar melhor!!!
    Abraço!!!

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brunowebguitar
    Opa, beleza?
    Então, eu não uso Windows há anos, graças a deus!
    Eu usei na verdade em um estúdio que eu trabalhei (por falta de opção). O computador era dedicado pra áudio, não tinha nem acesso a internet e te confesso que minha experiência foi desastrosa.

    Obs: mas eu usava o negócio oito horas por dia e as sessões eram consideráveis (uma hora e meia). Num ambiente de home studio nada impede de usar Windows e conseguir uma latência baixa, isso é mais do hardware e dos drivers do que do SO.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    dpc latency checker

    vá desabilitando os drivers de dispositivo um a um até achar aquele que está causando latência DPC. Comece pelo adaptor wifi e pelo audio onboard.

    Se é um note, coloque o perfil de desempenho no máximo para evitar que o processador fique trocando de p-state. Se ainda assim ele trocar (alguns notes não aceitam deixar em 100%), existem aplicativos para forçar que processador não faça a troca.

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    .omni
    Ahhhh, eu sabia que tinha visto algum comentário seu ligado ao uso do Windows!!!

    fla3d
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Quanto de latência tá dando?

    oBruno
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    shoyoninja, fla3d
    Com praticamente tudo desabilitado, O DPC Latency Checker esta marcando em média 140µ.
    Mas esse não corresponde como atraso real. Será que tem a possibilidade do atraso ser do microfone também?

    brunowebguitar
    auishahauios, boa memória ^^

    .omni
    haha, também não gosta de Windows? ^^

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    oBruno
    Haushaushaushua minha memória é uma negação, esqueço de tudo...

    fla3d
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: fla3d
    · votar


    oBruno
    Com praticamente tudo desabilitado, O DPC Latency Checker esta marcando em média 140µ.
    Mas esse não corresponde como atraso real. Será que tem a possibilidade do atraso ser do microfone também?


    Não sei se ajuda, mas aqui uso windows e minha pedaleira boss me-25 pra gravar, no reaper tá dando 10/13ms de latencia em um notebook core i7 com 6GB de memória mas antes de ter a pedaleira usando o som onboard e asio4all dava uns 200ms de latencia, então deve ter mais a ver com a interface do que com o sistema.

    oBruno
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fla3d, shoyoninja
    Não só a interface, o microfone também verdade. É um destes microfones (usb) de broadcasts, que já manda o sinal digitalizado no usb.
    Fiz o teste com uma entrante analógica sendo digitalizada na minha interface mesmo ao invés da genérica que estava utilizando e a latência caiu para praticamente 0 como deve de ser ahaosuiasui

    Meu erro desde o principio do problema foi considerar que o microfone estava manda o sinal digitalizado na mesma 'velocidade' que uma entrante analógica e que a interface genérica faria o mesmo trabalho de uma de verdade hehe

    Então, resumo de final de tópico para que possa servir a outras pessoas:
    Microfone USB Cad u37 é incrível! Tem uma qualidade superior à muitos microfones de nome do mercado, realmente vale o investimento. Vou terminar alguma gravação utilizando ele e posto aqui para servir de review para o pessoal.
    O único problema dele é a latência que ele tem para mandar sinal, se pensa em usar ele cantando tendo um retorno nos fones de ouvidos, esquece! Praticamente impossível
    Agora se o objetivo é ter um microfone de alta qualidade para algumas gravações qualquer de voz ou instrumento (sem ter um retorno do áudio), ou mesmo gravar o áudio com qualidade para um vídeo tocando/cantando, para isto este microfone é o cara!

    Ainda não testei ele microfonando amplificadores ou uma bateria. Assim que tiver feito estes testes com coisas 'que gritam mais alto' digamos assim, acrescento aqui neste post

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    hahaha pode crer,

    140 ainda é estranho num i7, deve ter alguma traqueira aí comendo tempo de processamento. Mas se está verdinho tá bala.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Latencia em Windows Vs. Mac