Gravação AO VIVO multitrack

    Autor Mensagem
    teclado roots
    Veterano
    # nov/12


    Olá pessoal , estou com um projeto de gravar uma espécie de dvd pra minha banda!

    Idéia:

    Juntar a banda num espaço legal fechado, com decoração e figurino, montar um pequeno som no local , por 3 cameras filmando ao mesmo tempo para editar as tomadas depois!

    Bom, a principio eu queria fazer assim:

    Microfonava tudo na mesa de som do som local, eqaulizava tudo, deixava tudo em ordem, dava uma gravadas e ouvia, até fica legal, e depois jogava as saidas da mesa numa interface de audio ligada a um pc e gravava tudo numa DAW numa pista só, depois masterizava , pra dar uma encorpada no som e depois era só o trabalho de edição com o video e o audio gravado ao vivo.

    Eu ainda vou fazer assim , mas tenho medo de depois de tudo, que por sinal , vai se uma trabalheira , montar esse equipamento todo, ligar tudo , organizar o palco pra depois algum instrumento ficar ruin, ou dado uma nota fora, ai fica foda pra ageitar depois!

    Entao eu pensei em gravar tudo ao vivo, ou seja , todo mundo tocando ao mesmo tempo , porém gravando em multitrack, cada instrumento em uma pista diferente!

    A minha pergunta , como farei isso?

    Tenho a dispocição um pc de ultima linha, duas placas de audio, uma com dois canais de entrada e outra com 8 canais , e o resto tenho tudo , microfones , mic de batera, caixas de som , mesa de som com mais de 16 canais, tenho tudo, minha duvida é em relaçao a gravar separado sendo ao vivo!

    A banda ultiliza aproximadamente 13 instrumentos contando com as peças da bateria!

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Uma leitura bacana.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/135360/

    o/

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ogner
    Vlw cara , ver se acho algo!

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Eu fiz uma gravação assim semana passada, foi ao ar livre, inclusive.
    Mas eu gravei multitrack lá e mixei depois. Acho que ainda mais por ser ao vivo TEM que ter possibilidade de edição.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Uma coisa que dá pra economizar canais é fazer o agrupamento na mesa.

    Tem quantos sub-grupos na mesa de som de vocês?? Se tiver 4, já dá uma facilitada legal. Dá pra agrupar vozes de backing vocal, dá pra agrupar os overs e tons em dois sub-grupos (pra fazer o stereo). Já ajuda bem a economizar canais e gravar todo mundo. Não vai abrir possibilidade de editar tudo, mas pelo menos vai ter alguns canais individuais, como voz, bumbo, caixa, guitarra, baixo e teclado (se for stereo vai precisar de 2 canais na interface).

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Galera, massa as ideias , mas muitas dúvidas ainda!

    .omni
    como vc fez o esquema de gravar ao vivo e editar tudo depois?

    Homem Cueca
    Cara , não entendo o que seria sub-grupos na mesa. A banda mesmo tem uma beringher pequenininha de 8 canais, aquelas com efeito , mas a gente vai usar uma grandona digital no dia da gravação, mas não sei precisar nada sobre ela, só sei que ela faz uma porrada de coisa!

    Como seria isso?

    Cara sempre tive a duvida de como ligar o instrumento na mesa e da mesa pra iterface, tu ou alguem sabe explicar?

    Vlw moçada!

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Galera achei bem legal... a ideia.. estava pensando em fazer isso também, mas mais tarde.


    Homem Cueca

    A questão de agrupar.. seria melhor quais tipos de grupo?
    tipo a bateria, seria assim: (exemplo: bateria de 2 tons, e 2 surdos).
    Bumbo, caixa, tons, surdos, pratos. já daria 4 canais. Sendo que o chimbal, seria pego junto com a caixa e os over dos pratos pegaria algo também.
    Dai restaria outros 4 canais (caso for uma interface de 8 canais).
    Guitarra, baixo, teclado e 1 voz.
    Numa interface de 8 canais, com esta configuração, faltaria 1 canal. Que seria para mais duas vozes de back que acho que poderia ficar juntas. A solução seria colocar os tons e surdos tudo junto?

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Montei o multitrack lá com um notebook e gravei... Eram poucos canais, se fosse maior eu teria levado um lightpipe pra ter mais 8 canais.
    Mas é isso, grava multitrack e depois mixa.
    Se você for ter o trabalhão de montar o negocio num lugar e gravar com video e tal e não puder mixar depois, você vai se arrepender.
    Se você vai usar uma mesa digital, ela deve ter saídas digitais, use-as.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    .omni
    POde crer doido, eu vou fazer o seguinte:

    Vou por a bateria agrupada num subgrupo , ou seja , ela vai ter de ser mixada antes. Será enviada para a placa como se fosse um só canal!

    ou seja, usei o primeiro canal da placa.

    Depois ligo voz principal, duas guitarras , dois teclados e o baixo cada um num canal independente, ou seja mais 6 canais

    E os back vocal junto em outro canal agrupado somando 8 canais!

    foi por pouco! heheh


    O que vcs acham dessa manobra?

    .omni
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: .omni
    · votar


    teclado roots
    Tenha em mente que teclados sãO stereo, bateria também, e tudo que você abrir pan também.
    Quantos canais de pré você tem? Esses 8? A interface tem entrada adat? Qual é a mesa?

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    cara , a mesa é uma yamaha o1v a placa é uma fast track ultra r 8!

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Você tem um equipo legal, se regular certinho vai ficar otimo.
    Eu tava pensando e o melhor a fazer é fazer a mix para o PA mesmo.
    Mandar para a interface, apenas controlando o volume dela, com um fone. E depois fazer uma segunda mix in box (mix no PC) e faz a master, e deve ficar bom. =]

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: teclado roots
    · votar


    Jeff.gomes
    POde crer doido , tou pensando é em fazer isso mesmo!

    eu ia era ligar tudo na mesa e puxar a saida dela pras entradas da placa e gravar tudo ao vivao mesmo sem mix depois , agora eu ja achei a possibilidade de dividir as coisas, pelo menos muita coisa vai ta dividida , menos a batera que vai ta num canal só, mas se ela ficar ruin , nois grava outra em casa canal por canal!!

    vai fucar punk!! quando tiver pronto eu posto aqui pra galera descer o cacete ou elogiar! hehe


    Ei negada , foi mal , não é uma 01v, é uma 02r!!

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    TA bom..
    estou curioso e ancioso para ver o resultado.
    abç

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes
    Cara tava olhando aqui, nao tem out put pra cada canal , como eu vou ligar esses instrumentos na mesa e passar pra placa?

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ...

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ...

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Rapaz, tenho algumas dúvidas sobre como ligar os instrumentos na mesa e da mesa pra placa de audio! Um borther me disse que para cada input da mesa, onde vai os instrumentos, tem um output que manda o mesmo sinal que está recebendo para ser mandado pra placa!

    Ai eu tou olhando aqui umas fotos da mesa e nao vejo output nelas, só input e insert, os unicos output que eu tou vendo aqui é os dois L e R normais pra ligar o pa!

    Como é esse lance? essa mesa nao tem esse recurso?

    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    teclado roots

    No seu lugar, na batera eu secaria os mics, deixaria só os essenciais, um over mais virado pro hihat, ou 2 overs pra fazer o L e R, um outro dentro do bumbo, e dois snare ou um só mesmo se caso faltar entrada.

    Nas guitas colocaria um SM57 em cada amp, o local de posicionamento no falante fica a seu critério, seu ouvido te dirá se está legal ou não.

    Pro baixo mesma coisa, um microfone pra graves tipo o D112, não conheço muitos mas esse é top.

    O vocal vc pode gravar um só temporário, pros caras mandarem, e depois fazer um certinho porque vocal vc sabe, é dor de cabeça, tem que ser feito em separado, com um condenser de acordo, sonex em volta e tal, sem vazamento.

    Exemplo, essa gravação foi feita usando uma interface só com 8 prés, ou seja, foram utilizados somente 8 microfones, mais seco impossível, inclusive no bumbo, por falta de mic, foi usado um 57 mesmo!
    Depois gravamos o vocal principal em separado. Eu gostei do resultado, foi feito de forma bem simples e objetiva.
    Só não sei quantos prés vc tem disponível.

    OBS: Não ligue muito pro vídeo porque estavam mandando OUTRO som, só usei ele pq não tinha outro msmo hahahah



    Outra coisa interessante a se fazer é summing na batera, não sei como vc tá de mic aí, mas vc jogaria todos os mics dela na sua mesa, equaliza tudo certinho pq vai ser valendo e não vai ter como editar peça por peça, se sua mesa tiver pre, sai dela na master e vai pra entrada de linha da interface, se todas forem preampadas use um cabo p10 pra anular o pre da interface, nunca use 2 pres em série não é mto aconselhável.
    Se a mesa não tiver preamp, ligue normal na entrada XLR preampada da interface, isso já te salva vários canais, que são os da batera.
    Feito isso, faça o resto como no primeiro método, gravar ao vivo não tem frescura, bota tudo pra fritar msmo cara, não se preocupe em ficar secando vazamento de uma guita na outra e tal, lembrando que só deve usar mics dinâmicos pois condenser vai pegar muito, só se for como room ou over msmo, de preferência, mantenha as caixas viradas pro msmo lado, tipo empilhadas ou algo assim.

    Espero que tenha ajudado em algo

    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Como é esse lance? essa mesa nao tem esse recurso?

    Não, provavelmente sua mesa só tem a master out e talvez a REC out. Alguns modelos tem outputs dedicados pra cada canal, mas não é o caso. Essas mesas custam bem mais caro.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alfa polar
    ish doido então fudeu o esquema!!!

    Uma mesa de 14 mil conto nao tem saida pra cada canal , putzz!!

    então miou , vou ter que fazer do geito que eu ia fazer mesmo!

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    A 01v tem os omni outs, são eles que você quer usar.

    Você já experimentou ler o ***manual*** da mesa?

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    .omni
    Na verdade doido a mesa não é minha , esses equipamento é de uma casa de shows daqui de fortaleza-ce, eu falei mais em cima que não era a 01v é a 02r, tinha confundido!

    O operador dessa mesa ta viajando e não tenho o telefone dele , por isso tou pesquisando , nessa pesquisa eu descobri que a 02r não possui outs para cada canal! só tem as saidas normais, ou seja nao pra pra direcionar cada canal para as entradas da placa.


    Resumindo , descobri que não vai ser possivel enviar cada canal da mesa para a placa, só vai tudo pelo mai out da mesa.

    Não descobri se ela faz subgrupo de canais tb, mas mesmo ela faznedo , nao da pra enviar mesmo pra placa , entao o único geito que poderei fazer (corrijam se eu tiver errado), é ligar tudo na mesa , mixa logo tudo na hora , e pegar as saidas e ligar na placa e gravar tudo numa track só!!!

    donagilda
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: donagilda
    · votar


    teclado roots

    The 02R features 40 input channels (24 analog and 16 digital), 8 output busses (analog/digital), 16 direct outputs, and 8 auxiliary sends for extraordinary signal processing power in remarkably compact dimensions. A single 02R can handle digital mixdown of up to 32-tracks.

    fonte: http://usa.yamaha.com/products/live_sound/mixers/digital-mixers/02r/?m ode=model

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: teclado roots
    · votar


    donagilda
    então quer dizer que tem 16 saidas que eu posso ligar na placa?

    eu não consigo enchergar olhando a traz da mesa!!!

    sabe dizer se ela faz subgrupos? tipo , preencher 7 canais na mesa e sair só em um canal pra ligar só um cabo na placa?

    mas vlw , entao da certo!

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    http://www.gearnuts.com/images/closeup/xl/1600-02R96_rear.jpg

    Velho.
    OMNI outs. Dá pra fazer 4 mandadas stereo pra algum lugar.

    Leia o manual da mesa, essas mesas tem por aí igual mato, fácil de achar na internet.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    .omni
    essa daí é a 02r96 , eu vi tb, essa dai tem , mas nao consegui ver na 02r mesmo!

    essa daqui que é a 02r mesmo oh

    http://bimg1.mlstatic.com/mesa-digital-yamaha-02r-o2r-verso-2-meter-e- 3-placas_MLB-F-237017990_2796.jpg

    ai que eu não vejo essas saidas!!!!

    vlw!!

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Ah, entendi.
    Ok, essa tem 6 sends, você pode fazer três mandadas stereo.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    show!!!! vou esperar o dono da mesa chegar e tirar todas essas duvidas com ele de corpo presente! depois eu falo aqui a onda toda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação AO VIVO multitrack