Criação de Home Studio/Problemas com áudio em microfone USB

    Autor Mensagem
    chrishessel
    Veterano
    # out/12


    Nesta semana comprei um microfone e alguns outros "aparatos" para gravação de áudio. O microfone comprado foi o Audio Technica - AT2020 USB, pesquisei muito sobre ele, vi vários vídeos, li críticas... E em tudo que eu li, havia apenas elogios, nos vídeos em que ele está sendo utilizado, a qualidade do áudio é fantástica também. Porém, quando vou gravar, a qualidade do som não fica tão boa, o som fica meio "abafado" e a minha voz fica muito estranha, além do fato do volume ser baixo.

    Então, fui procurar saber o por quê da qualidade do meu som não estar boa, e não obtive uma resposta concreta, apenas algumas especulações: Sei que não é problema na saída de áudio, pois comprei headphones muito bons (Audio Technica ATH-M50 e Sony MDR ZX-600), porém podem haver outros problemas, como o fato da minha placa de som ser onboard (mas, eu li que uma vantagem de microfones USB é que a placa de som pode ser onboard), o fato de eu não ter um pré-amplificador/compressor.

    Gostaria de saber o que está gerando essa má qualidade no meu áudio, entretanto o que mais me encomoda é o pré-amplificador... Entendo como ele funciona, porém meu microfone é USB, se eu comprasse um pré-amplificador, como meu microfone entraria nele? Ou o microfone poderia ser ligado direto ao PC mesmo? No caso, qual seria a utilidade/benefícios de um pré amplificador?

    Utilizo o Sound Forge PRO 10 para edição de áudio, e apesar de todas edições que eu fiz a qualidade do áudio continuou meio ruim, portanto acredito que haja algum problema operacional, e não de edição.

    Agradeço as respostas.

    burn1004
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, não seria algum problema com o driver do próprio microfone não? tentou atualizar ele?

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    chrishessel
    a qualidade do áudio é fantástica também. Porém, quando vou gravar, a qualidade do som não fica tão boa, o som fica meio "abafado" e a minha voz fica muito estranha, além do fato do volume ser baixo.

    Por conta disso podemos constatar que...

    o fato de eu não ter um pré-amplificador/compressor.

    ...não faz a menor diferença nesse caso.

    [i][o que mais me encomoda é o pré-amplificador... Entendo como ele funciona/i]

    Acho que não não...
    O microfone USB tem um conversor AD (analógico - digital) dentro dele. Por isso ele não usa a sua placa de som onboard, que é quem costuma fazer essa conversão.
    Pré amplificador entra analógico e sai analógico, seu microfone só cospe digital (e só direto pro computador).

    Por isso microfones USB são ruins, eles são um combo de um microfone ruim com um pré ruim e um conversor ruim e você não pode trocar nenhum deles nunca.
    Desculpe te dar essa má notícia.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Poderia mandar o arquivo de áudio mostrando o problema?

    chrishessel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .omni, agradeço a explicação, mas este microfone foi usado por muitas pessoas no youtube e todas só teceram elogios sobre ele, além de que eu vi vários videis de pessoas cantando com ele e a qualidade da voz sai perfeita, sem nenhuma falha, portanto acredito que o problema não seja no microfone.

    chrishessel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Gente, quando eu disse que o som está meio ruim, não quis dizer que ele está inaudível ou cheio de ruídos, o audio é relativamente bom, só não é tão bom quanto os videos que vejo ele sendo usado, pois o volume é baixo e a minha voz não sai clara, meus agudos saem meio abafados, e meua agudos são a marca da minha voz, pois sou tenor dramático.

    makumbator
    Moderador
    # out/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    chrishessel

    Bem, há inúmeros outros fatores que também contam:

    1. acústica do ambiente (item muito importante)

    2. técnica de gravação (posição do mic em relação à fonte, distância do mesmo em relação à fonte, posição do mic na sala, etc..)

    3.timbre específico da voz gravada

    4. Ganho aplicado ao canal no software

    5. Edição sonora posterior à captação (aqui conta tudo: adição de reverb, delay, redução de ruído e hum, equalização, compressão e qualquer outro efeito posterior)

    Tudo isso(e muito mais) concorre para alterar o resultado de "qualidade" final na gravação.

    chrishessel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Agradeço muito sua resposta, Makumbator. Mas, gostaria de saber comp deveria ser a acústica do ambiente, pois não investi na acústica, porém meu microfone é cardioid, e a sala que estou usando para a gravaçáo é relativamente grande.
    2. Mic está em cima de uma mesa, perto ao pc, pois ainda não comprei o stand do mic, porém possui um shock mount e pop filter localizado a 5cm do microfone, e eu canto a 10cm do pop filter.
    3. Timbre específico: (????) Voz clara e limpa, bem aguda (até na fala), canto pop (a parte boa do pop... Michael Jackson, Mariah Carey...)
    4. Ganho aplicado ao canal no software: (??)
    5. Edição posterior: Faço algumas edições há mais de 6 meses, mas ainda sou novato, não sei muita coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de Home Studio/Problemas com áudio em microfone USB