Ajuda: Tirar o melhor do meu sistema ao vivo

    Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # set/12


    Senhores boa noite!
    Voltei após um bom tempo sumido e sem participar muito do FCC criando novamente um tópico para pedir ajuda de vocês.
    Como não há categoria de "som ao vivo", criei no de gravação e homestudio (moderas, tem como criar um de live? ia ser uma boa!)

    Por favor, me ajudem a extrair o máximo do equipamento.
    Hoje minha banda está fazendo pequenos eventos, casamentos, bodas, festas de aniversário, etc.

    Configuração utilizada:

    Nas entradas estamos da seguinte maneira:
    3 Mics Shure SM58 para voz
    2 Guitarras (as duas utilizando simuladores)
    1 Baixo espetado direto (das vezes que usamos DI, o som teve um ganho de médios e médio-agudos muito grande, o som ficou ridículo, deixamos sem)
    Quando necessário, usamos um kit CAD premium de 7 peças para a bateria.

    Mesa: Behringer Xenyx X2442usb

    Equalizador gráfico: FBQ3102 ligado no master insert da mesa com 2 cabos Y

    Como power, temos usado duas potencias LL PRO1600, uma para o retorno e outra para as caixas de "PA" (é ridiculo chamar aquilo de PA mas vamos deixar assim pra facilitar).

    Estamos trabalhando com caixas passivas, mas tem lá encostadas duas Antera ativas TS700 e uma M15.1 de retorno que vamos fazer uso em breve.

    A ligação dos caixas de PA sai direto do main da mesa e as do retorno do Cntrl Room.
    Ja usamos os aux send da mesa para ter um controle de volume independente para cada um, mas como não da a noção de como esta o "efeito" do processador da mesa, voltamos a pegar do cntrl room.

    Aí começam as dúvidas:

    No geral, o audio no main fica bom, o EQ está la pra evitar microfonias e fazer eventuais correções no sinal que vai pras caixas frontais. Se o sinal de cntrl room é uma copia do que está saindo no main, porque então eu precisaria ligar um segundo equalizador nas caixas de retorno se eu posso escolher o que mando e o que não mando para elas?

    Andei lendo por aí que a ligação em mono facilita muito na questão da enteligibilidade mas perde na noção espacial.
    Se eu fizer a ligação em mono e acrescentar uma pequena dose de reverb (sendo que o resto vem do ambiente) o som vai melhorar? Como eu faria essa ligação? Usaria apenas o Main L (por exemplo) e jogaria todos os canais 100% em L no Pan?

    Temos disponível mais um equalizador voxman de 15 bandas e um processador de efeitos Marshall jfx-1 (esse ta com uns defeitos, então se possível, não contem com ele)

    Obs: Eu to lendo bastante sobre o assunto, comprei uns livros na expo, e quero me especializar no assunto pra conseguir o melhor resultado com a banda.
    Quebra as pernas voce se matar pra tirar as musicas e aí quando vai tocar, o som está uma merda... quero evitar isso.
    Me ajudem, galera ponta firme!

    Forte abraço

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    up

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    po, ngm?

    Demolisher
    Veterano
    # set/12
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Boa noite.

    Por favor, me ajudem a extrair o máximo do equipamento.
    Vou tentar ajudar, mas isso vc adquire com o tempo...

    Configuração utilizada:

    Nas entradas estamos da seguinte maneira:
    3 Mics Shure SM58 para voz
    - Qual o tipo de cabos? Balanceados ou não?

    2 Guitarras (as duas utilizando simuladores)
    - Eu não gosto de usar simuladores, mas é algo pessoal.... Assim, tudo bem...

    1 Baixo espetado direto (das vezes que usamos DI, o som teve um ganho de médios e médio-agudos muito grande, o som ficou ridículo, deixamos sem)
    - Provavelmente ou o seu DI é ruim, ou está sendo usado de forma errada, pq ele não deveria alterar o sinal, mas tem gente que não gosta, assim, novamente, não faz mal...

    Quando necessário, usamos um kit CAD premium de 7 peças para a bateria.
    - Eu sempre uso microfonar o bumbo e usar dois microfones como over... Mesmo em shows pequenos... Ajuda no resultado final, principalmente se vc usa caixas de subgraves.

    Mesa: Behringer Xenyx X2442usb
    - Nunca usei esse mixer.... Assim, vou generalizar...

    Equalizador gráfico: FBQ3102 ligado no master insert da mesa com 2 cabos Y
    - Como sugestão, troque seu equalizador por um processador digital. Vc não vai acreditar o quanto vai facilitar sua vida...

    Estamos trabalhando com caixas passivas, mas tem lá encostadas duas Antera ativas TS700 e uma M15.1 de retorno que vamos fazer uso em breve.
    - Se ainda não usam, pq não deixar uma potência e duas caixas passivas para trás e usar as ativas de retorno? Use as saídas auxiliares da mesa e mande vias de retorno personalizadas para o baterista, vocalista e mais um... Se não estou enganado, essa mesa tem dois auxiliares e mais uma via, acho que é o FX send que te dá essa possibilidade...

    A ligação dos caixas de PA sai direto do main da mesa e as do retorno do Cntrl Room.
    Ja usamos os aux send da mesa para ter um controle de volume independente para cada um, mas como não da a noção de como esta o "efeito" do processador da mesa, voltamos a pegar do cntrl room.
    - Eu nunca trabalhei com essa mesa, mas os canais auxiliares normalmente tem uma chave de pré/pós onde vc seleciona se quer o sinal direto ou após processamento.... Vale conferir...

    No geral, o audio no main fica bom, o EQ está la pra evitar microfonias e fazer eventuais correções no sinal que vai pras caixas frontais. Se o sinal de cntrl room é uma copia do que está saindo no main, porque então eu precisaria ligar um segundo equalizador nas caixas de retorno se eu posso escolher o que mando e o que não mando para elas?
    - Aí entra a chave pré/pós....

    Andei lendo por aí que a ligação em mono facilita muito na questão da enteligibilidade mas perde na noção espacial.
    - Para shows ao vivo, esqueça esse negócio de estéreo. Pq? O que sai de um lado, não sai do outro, assim, quando os dois sinais são emitidos, eles se complementam no espaço... Fica lindo... Você quase pode "ver" o som passando... Mas só para quem está no meio do palco, na frente.... Em compensação, se vc der três passos para o lado direito ou esquerdo, danou tudo... O som vira uma m$&@/ você só ouve o que sai do lado mais próximo de vc... Entendeu?
    Se eu fizer a ligação em mono e acrescentar uma pequena dose de reverb (sendo que o resto vem do ambiente) o som vai melhorar? Como eu faria essa ligação? Usaria apenas o Main L (por exemplo) e jogaria todos os canais 100% em L no Pan?
    - Respondido acima.... Esquece...

    Temos disponível mais um equalizador voxman de 15 bandas e um processador de efeitos Marshall jfx-1 (esse ta com uns defeitos, então se possível, não contem com ele)
    - Chuta que é macumba...

    Obs: Eu to lendo bastante sobre o assunto, comprei uns livros na expo, e quero me especializar no assunto pra conseguir o melhor resultado com a banda.
    - Continue assim... Quanto mais você aprender, mais vai descobrir que não sabe nada.... Bem vindo ao lado obscuro da música.... A técnica.... Se tudo sair perfeito, a banda é ótima, se der zica, a culpa é do técnico, hehehe...

    Quebra as pernas voce se matar pra tirar as musicas e aí quando vai tocar, o som está uma merda... quero evitar isso.
    - Então, contrata um TÉCNICO, hehehe

    Abs.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # set/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    Demolisher

    Vou tentar ajudar, mas isso vc adquire com o tempo.
    valeu!!! com o tempo eu aprendo a usar toda essa joçaiada, to indo um passo de cada vez

    - Qual o tipo de cabos? Balanceados ou não?
    balanceados, só não sei a marca porque comprei ja há algum tempo, mas são bons.


    - Eu não gosto de usar simuladores, mas é algo pessoal.... Assim, tudo bem...
    Sinceramente, eu também não, prefiro muito mais uma caixona 4x12 ligada. Eu tenho um amp 4x12 de 100w que gostaria muito de usar. Estamos usando simuladores pela praticidade.... no ultimo casamento que fizemos eu usei, mas porque tava facil de levar. Fico com medo de cobrir todo mundo tbm...

    Provavelmente ou o seu DI é ruim, ou está sendo usado de forma errada, pq ele não deveria alterar o sinal, mas tem gente que não gosta, assim, novamente, não faz mal...
    O DI não é dos piores, ruim é o baixo mesmo.... rs


    Eu sempre uso microfonar o bumbo e usar dois microfones como over... Mesmo em shows pequenos... Ajuda no resultado final, principalmente se vc usa caixas de subgraves.
    anotei essa aqui no caderno, no proximo ensaio ja vou ligar assim


    Como sugestão, troque seu equalizador por um processador digital. Vc não vai acreditar o quanto vai facilitar sua vida...
    Mas ele engloba equalização também? Qual seria um legal com um bom custo beneficio? Tipo um RTA ou algo parecido?

    Se ainda não usam, pq não deixar uma potência e duas caixas passivas para trás e usar as ativas de retorno? Use as saídas auxiliares da mesa e mande vias de retorno personalizadas para o baterista, vocalista e mais um... Se não estou enganado, essa mesa tem dois auxiliares e mais uma via, acho que é o FX send que te dá essa possibilidade...

    É que só temos uma ativa de retorno, ainda dependeríamos de uma passiva, mas mais pra frente compraremos outra ativa.
    Não estamos usando ainda porque o set é do meu pai (ele também tem uma banda) e ta com uma ciumera braba das caixas. Acabou de comprar e nem usou direito. As passivas eu ja guentei dele, rs. Num futuro proximo pretendo comprar um esquema pra mim, mas no momento a coi$a ta feia... Amanha vou tentar sacar os falantes e drivers das passivas e ver o que ta la, eu sei que o falante é keybass.
    A mesa tem 4 aux send e um fx send sendo que todos eles tem volumes indepentendes. Antes usavamos o 1 e 2, dai controlávamos o volume por canal. No cntrl room eu consigo associar 2 a 2 o que vai pro retorno e tem um volume geral. O retorno tem sido nosso maior problema, tem uma sobra absurda de graves e medios graves, as agudas quase que somem, mas a realimentação ta nas altas, não sei, vou verificar se o driver não ta danificado, as caixas já estão com uns 15 anos de uso.

    Eu nunca trabalhei com essa mesa, mas os canais auxiliares normalmente tem uma chave de pré/pós onde vc seleciona se quer o sinal direto ou após processamento.... Vale conferir...
    acabei de checar aqui no manual, a chave pre/pos dela é só pra ativar pre/pos fader. O aux send 4 é pos processamento e o 3 controla a quantidade 4 é pos processamento, usarei eles. Tem também os subs, mas não entendi bem a função deles.

    Quanto ao pan, como eu faço, eu deixo ele no meio então pra todos os canais pra operar em mono?


    Temos disponível mais um equalizador voxman de 15 bandas e um processador de efeitos Marshall jfx-1 (esse ta com uns defeitos, então se possível, não contem com ele)
    - Chuta que é macumba...

    e feita com galinha preta carijó, pega e não sai nem com reza braba.

    Continue assim... Quanto mais você aprender, mais vai descobrir que não sabe nada.... Bem vindo ao lado obscuro da música.... A técnica.... Se tudo sair perfeito, a banda é ótima, se der zica, a culpa é do técnico, hehehe...
    eu sempre achei o trabalho do tecnico de som muito foda, os caras deveriam ganhar muito bem... Po, o cara tem que manjar muito pra estar lá, é uma ciencia... Eu não sei nada, sou um fução como vários outros por ai, mas quero conhecer mais. Quero aprender de verdade, pretendo fazer um curso se possível.

    Então, contrata um TÉCNICO, hehehe
    no futuro quem sabe, agora só se ele quiser ganhar o mesmo que a gente, ou seja, nada! rs

    Demolisher
    Veterano
    # set/12
    · votar


    SpectrosGuitarman
    - Qual o tipo de cabos? Balanceados ou não?
    balanceados, só não sei a marca porque comprei ja há algum tempo, mas são bons.

    Então, beleza, bons cabos + bons microfones = bom resultado...

    - Eu não gosto de usar simuladores, mas é algo pessoal.... Assim, tudo bem...
    Sinceramente, eu também não, prefiro muito mais uma caixona 4x12 ligada. Eu tenho um amp 4x12 de 100w que gostaria muito de usar. Estamos usando simuladores pela praticidade.... no ultimo casamento que fizemos eu usei, mas porque tava facil de levar. Fico com medo de cobrir todo mundo tbm...

    Vai ter que ter educação para usar... Na minha banda são dois amplís valvulados de 120wats com 2 x 12 cada... Agente manera no volume, e eu ainda mando para mesa pra tirar retorno pro baixo e pro batera... As caixas eu uso de lado para o palco...

    Como sugestão, troque seu equalizador por um processador digital. Vc não vai acreditar o quanto vai facilitar sua vida...
    Mas ele engloba equalização também? Qual seria um legal com um bom custo beneficio? Tipo um RTA ou algo parecido?

    Ele faz a equalização de forma automática, com um microfone de medição, ele corrige defeitos de ambiência, e tem presets que vc pode usar, fazendo os cortes de freqüência para as caixas, assim, ele atua como equalizador e crossover... Eu uso o DBX Drive Rack PA+... A Behringer tem um mais barato... Dá uma pesquisada...


    Eu nunca trabalhei com essa mesa, mas os canais auxiliares normalmente tem uma chave de pré/pós onde vc seleciona se quer o sinal direto ou após processamento.... Vale conferir...
    acabei de checar aqui no manual, a chave pre/pos dela é só pra ativar pre/pos fader. O aux send 4 é pos processamento e o 3 controla a quantidade 4 é pos processamento, usarei eles. Tem também os subs, mas não entendi bem a função deles.

    Beleza, vamos lá:
    A saída control room é usada para como o nome diz, sala de controle, assim, ela não é processada, sai como entrou....
    Os subs, são na verdade, grupos que vc pode montar, por exemplo, você passa a bateria equaliza e deixa os sete canais prontos. Aí vc endereça para o grupo 1, por exemplo.... Durante o show, a bateria ficou baixa... Assim, ao invés de vc aumentar o volume peça por peça, vc utiliza o volume do grupo, ou sub... Aumenta tudo de forma igual.... Outro exemplo é para corais, da mesma forma, vc monta o grupo e controla tudo em um único fader, entendeu?

    No mais, se precisar, grita aí que eu tento ajudar...
    Um abraço...

    Demolisher
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pulei o pan, a princípio, deixa ele no meio mesmo.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # out/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    Demolisher
    bom, eu dei uma olhada geral nos Aux Sends, acho que estava usando eles errado. Tem um knob que controla a quantidade de efeito no main.
    Depois de ler milhoes de vezes o manual, eu entendi o que a behringer quer dizer...

    O fato é que eu não consegui ainda achar um som aceitável no retorno, e tenho uma microfonia entre 3.15khz e 4khz que mesmo zerando as frequencias, não some. Isso ta limitando o volume dos retornos.
    A potencia que estou usando na verdade é uma LL PRO 1200.

    Resolvi abrir um deles pra ver o que tinha dentro:

    Falante:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397513623652880&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    Driver:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.351388108265432.79680.100001 827380002&type=1

    filtro:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397513823652860&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater


    tem alguma idéia de como eu possa melhorar isso que não seja "troque tudo por selenium"?
    Talvez ajustar o corte, ou colocar um tweeter?


    edit: veja só, resolvi abrir uma das frontais, olha porque falam melhor

    falante:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397539080317001&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    driver:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397540323650210&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    filtro:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397540323650210&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    tweeter:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397540186983557&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    filtro:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397541830316726&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    vista do retorno:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397540630316846&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    vista da frontal:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=397540753650167&set=a.35138810 8265432.79680.100001827380002&type=1&theater

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # out/12
    · votar


    bom, uma coisa eu entendi:
    está indo potencia demais para o retorno.

    Eu estou usando caixas de 8 ohms em uma potencia de 4 ohms, creio que esse descasamento de impedancia ocasione alguma perda de agudos, ou é só potencia mesmo?

    outra coisa, se eu substituir o kit reparo desse driver por um de titanio da selenium, eu teria uma resposta melhor em agudos?

    Nao ligue para as perguntas, eu sou leigo, fução, mas leigo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: Tirar o melhor do meu sistema ao vivo