Microfone Condensador Rode NT-1 x Akg Perception

    Autor Mensagem
    pedronauck
    Veterano
    # set/12


    Olá pessoal,

    Estou montando meu home studio e começou a surgir as dúvidas comuns de compra de equipamente. Começei com alguns equipamentos legais até, são eles:

    - Macbook Pro 17" i7 com 4gb de Ram
    - Interface M-Audio Fast Track C400
    - E para gravar guitarra estou usando a Boss Gt10 antes da interface

    Agora, meu próximo passo, pelo o que estou lendo e pesquisando, acho que seria comprar um mic condensador. Fiquei em dúvida entre alguns:

    - Rode NT-1A
    - AKG C3000
    - Audio Technica AT4040
    - AKG Perception 720

    Sei que todos são de uma linha mais entry level, e é mais ou menos o que estou buscando. Queria saber a grande diferença entre ambos.

    Valeu pela ajuda Galera.

    donagilda
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pedronauck
    Sua intenção é gravar voz apenas ou outros instrumentos também com o microfone?

    Sei que todos são de uma linha mais entry level
    Sim, mas já esta alem do que precisaria para uso em casa.

    Todos os modelos citados são bons, não sei se todos tem as mesmas configurações de corte etc, mas além dessas opções eu normalmente escolheria baseado no gráfico de frequência de cada um, particularmente escolheria o que tiver menos ganho nas frequências altas.

    Considere também ao invés de um condensador de capsula grande, um bom dinâmico, e um par de condensadores de capsula pequena, assim terá mais possibilidades e mais interessantes nas suas captações.

    Abraço.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/12
    · votar


    donagilda
    Considere também ao invés de um condensador de capsula grande, um bom dinâmico, e um par de condensadores de capsula pequena, assim terá mais possibilidades e mais interessantes nas suas captações.

    E qual a sua referência pra afirmar que é mais interessante capsula pequena do que capsula grande?? Como assim mais possibilidades e mais interessantes??


    pedronauck
    Particularmente eu gosto bastante do AT4040 e do Rode NT-1. O AKG C3000 eu não gosto...acho o som dele meio xoxão. O Perception nunca usei.


    De qualquer maneira, um bom dinâmico e um ou dois condensers já fazem MUITA coisa boa.

    .omni
    Veterano
    # set/12 · Editado por: .omni
    · votar


    E qual a sua referência pra afirmar que é mais interessante capsula pequena do que capsula grande?? Como assim mais possibilidades e mais interessantes??

    =\
    Eu acho bem mais útil num home studio a cápsula pequena. Par então, dá pra fazer um monte de coisas.


    Não posso ajudar visto que só conheço o Røde (não gosto) e o AKG C3000 (não gosto).

    donagilda
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Homem Cueca
    E qual a sua referência pra afirmar que é mais interessante capsula pequena do que capsula grande?? Como assim mais possibilidades e mais interessantes??

    Imagino que pedronauck não tenha um ambiente tratado, mas não só por isso eu indicaria capsula pequena, o fato de se ter dois ao invés de um por si só já é interessante, poder gravar um instrumento acústico em estéreo, entre outras coisas...

    Não significa que não possa ter um condensador de capsula grande, eu mesmo tenho um em meu home, mas não foi minha primeira escolha, só comprei depois que já tinha outros.

    Mas isso não é regra, é minha opinião.

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/12
    · votar


    .omni
    =\
    Eu acho bem mais útil num home studio a cápsula pequena. Par então, dá pra fazer um monte de coisas.


    E por que? Por que não um par de capsulas grandes? Qual é a diferença bizarra? Vazamento? O que manda nisso é o padrão polar do microfone e a sensibilidade dele e não o tamanho da cápsula...

    donagilda
    magino que pedronauck não tenha um ambiente tratado, mas não só por isso eu indicaria capsula pequena, o fato de se ter dois ao invés de um por si só já é interessante, poder gravar um instrumento acústico em estéreo, entre outras coisas...

    Repito exatamente o mesmo comentário que fiz para o Omni. O que manda em vazamento é o padrão polar do mic e a sensibilidade, basicamente.

    Não é o fato de ser cápsula grande que vai ser um cardióide aberto pra caralho e vice-versa.

    .omni
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Homem Cueca
    Qual é a diferença bizarra? Vazamento?

    Não, o vazamento é igual.

    É que eu imagino que num home studio se grave o tipo de coisas que eu gosto mais de gravar com cápsula pequena, mas isso é o meu caso. Na verdade eu nem gravo nada no meu home, apesar de ter mics.

    E qual a sua referência pra afirmar que

    Só achei isso desnecessário. (:

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não, o vazamento é igual.

    É que eu imagino que num home studio se grave o tipo de coisas que eu gosto mais de gravar com cápsula pequena, mas isso é o meu caso. Na verdade eu nem gravo nada no meu home, apesar de ter mics.


    Então, cada caso é um caso.

    E qual a sua referência pra afirmar que

    Só achei isso desnecessário. (:


    Relaxa...só achei a afirmação do nosso amigo donagilda muito incisiva. A impressão que deu é que microfones de cápsula pequena são totalmente versáteis e os de cápsula grande são pra gravar meia dúzia de coisas e não dá pra gravar com par casado, só com cápsula pequena. Não é por aí, né?

    É que nem aquela galera "entendida" que fica afirmando que SM57 é pra instrumento e SM58 pra voz, sendo que são praticamente o mesmo microfone, só que um com globo e outro sem.

    Acho que o donalgilda se expressou mal, só.

    Abração.

    donagilda
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Homem Cueca
    Relaxa...só achei a afirmação do nosso amigo donagilda muito incisiva. A impressão que deu é que microfones de cápsula pequena são totalmente versáteis e os de cápsula grande são pra gravar meia dúzia de coisas e não dá pra gravar com par casado, só com cápsula pequena. Não é por aí, né?

    Pareceu um pouco incisiva sim rs, mas não foi essa a intenção, eu poderia ter colocado também que pode ser interessante comprar um dinâmico e dois condensadores de capsula pequena, pelo preço de um de dos modelos citados, que deve estar na faixa de uns R$1200,00 eu acho!

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/12
    · votar


    donagilda
    Pareceu um pouco incisiva sim rs, mas não foi essa a intenção, eu poderia ter colocado também que pode ser interessante comprar um dinâmico e dois condensadores de capsula pequena, pelo preço de um de dos modelos citados, que deve estar na faixa de uns R$1200,00 eu acho!

    Ah, isso com certeza. o/

    pedronauck
    Veterano
    # set/12 · Editado por: pedronauck
    · votar


    Sua intenção é gravar voz apenas ou outros instrumentos também com o microfone?

    Minha intenção é gravar voz mesmo... Por isso pensei mais para o lado do condesador com capsúla grande.

    Imagino que pedronauck não tenha um ambiente tratado, mas não só por isso eu indicaria capsula pequena, o fato de se ter dois ao invés de um por si só já é interessante, poder gravar um instrumento acústico em estéreo, entre outras coisas...

    Em relação ao ambiente tratado, é, infelizmente não tenho um ambiente tratado mesmo, hahaha... Mas não passo muito trabalho com isso, pois moro em um lugar quase sem barulhos, e minhas gravações normalmente são feitas a noite... Então não teria tanta influência externa (nada praticamente).

    E outra, estou pensando mais para frente, sempre que compro algum equipe, prefiro economizar e comprar algo bom do que começar com algo que vai me dar problemas. E como em breve estarei construindo um local tratado, pensei num mic com capsúla grande.

    Mas na real, queria mais mesmo, era saber a diferença de timbre de cada um, um pouco sobre versatibilidade e "GRANDE" diferença entre eles (se é que tem né...)

    Valeus pelas respostas galera, estão ajudando bastante.

    donagilda
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pedronauck

    Mas na real, queria mais mesmo, era saber a diferença de timbre de cada um, um pouco sobre versatibilidade e "GRANDE" diferença entre eles (se é que tem né...)

    Muitos fazem esse tipo de pergunta, (diferença entre equipamentos), mas o problema é que dificilmente alguém tem todos os modelos pra poder te falar de cada um, então o pessoal que conhece algum modelo opina sobre ele, mas não pode compara-lo a outro sem conhece-lo, somente pode ser falado sobre dados técnicos.

    Mas legal cara, não quis influencia-lo a não comprar um condensador de capsula grande, mas te dei outras opções (é o que eu faria).
    Na minha opinião o Áudio Téchinica 4040 é uma opção bacana, mas vele a pena dar uma olhada também no AKG c214, bom microfone.

    Abraço.

    pOkiz
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, não é uma briga muito equilibrada comparar um AT4040 com esses outros, afinal ele ja é um microfone considerado semi-profissional, e é cerca de R$500 mais caro que o resto. Acho que o certo era comparar o AT2035 ou até o AT2020 dessa marca.

    Enfim, tive que fazer essa escolha faz 2 semanas também. Peguei o AKG Perception 420 por me dar possibilidade de microfonar tudo e ainda fazer gravações de vocal. É um microfone bem versátil, tem corte de graves, PAD, e padrão Cardióide, 8-figure e Omnidirecional e tem uma qualidade muito aceitável pelo preço (R$800), lembrando que vem em um hardcase muito bonito e também com seu Shock Mount .

    Pulando pra faixa acima de R$1500, compraria o AKG C214 sem pensar, apesar de ser apenas cardióide é um microfone respeitado mundo a fora, e com certeza não é a toa.

    Só por efeito de demonstração, gravei esse vocal com o AKG P420. Foi minha primeira gravação com um condensador, de fato, alguem que já tenha esperiência e uma sala tratada, com certeza terá melhores resultados.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/294337/

    pedronauck
    Veterano
    # out/12 · Editado por: pedronauck
    · votar


    Obrigado pelas dicas Galera,

    Foram bem valiosas e me ajudaram bastante na escolha do equipamento.

    Enfim acabei optando pelo Rode NT1-A. Motivos:
    - Comprei nos EUA, e a diferença do AT4040 era uns R$300 ou R$200 que eu não tinha.
    - Como é meu primeiro condensador, acho que uma linha mais simples é bom, até para ter humildade e começar por baixo, e depois evoluir com qualidade hahaha
    - Ele se encontrava por um preço bom, e os videos e reviews que vi dele era bem legais.

    Unica coisa que ficou: Não sei se não me arrependo depois de não ter pego o AT2035, que era mais barato só que não vinha com filter e nem chock mount.

    Mas acho que fiz uma boa aquisição. Agora é brincar e aprender.

    Valeu por tudo ein :)

    pOkiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pedronauck

    O AT2035 vem com seu respectivo Shock Mount sim. Apenas o AT2020 que não vem.

    No mais, boa compra, ouvi falar muito bem dele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone Condensador Rode NT-1 x Akg Perception