Driver ASIO multicliente Steinberg (grátis)!

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: makumbator


    Karl Steinberg(fundador da Steinberg) criou um driver ASIO multicliente, (que na verdade é uma espécie de servidor proxy), e que consegue carregar o driver ASIO nativo ao mesmo tempo que torna possível rodar várias aplicações simultâneas dividindo a mesma interface.

    Poucos drivers ASIO nativos tem o suporte a múltiplas aplicações simultâneas, e esse aplicativo foi criado para resolver essa limitação.

    O ASIO4all também fornece suporte múltiplo (e funciona na maioria dos casos), mas enquanto ele é baseado no suporte WDM(pois é uma espécie de emulador ASIO), o aplicativo da Steinberg é baseado diretamente em ASIO, e mantém as funcionalidades normais do driver nativo que ele controla. Ele pode inclusive ser usado com o ASIO4all.


    Ele é totalmente gratuito, mas a própria Steinberg diz que deve ser usado por conta e risco do usuário, e eventualmente pode não funcionar com todos os drivers, ou apresentar instabilidade em alguns cenários.

    Aqui o tópico original sobre o aplicativo no fórum da Steinberg:

    https://www.steinberg.net/forum/viewtopic.php?f=34&t=48

    Aqui temos o readme do programa:

    ftp://ftp.steinberg.net/Download/Hardware/ASIO_multiclient_driver/read me.rtf

    E finalmente, o aplicativo para ser baixado direto do ftp da Steinberg:

    ftp://ftp.steinberg.net/Download/Hardware/ASIO_multiclient_driver/asio multi.msi

    Espero que seja útil para alguém! Volta e meia tem gente perguntando aqui no fórum como fazer para rodar mais de um programa com driver ASIO ao mesmo tempo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Essa é boa, baixando e testando... Mas imagino que lidar com latencia vai requerer mais atenção, já que vai ter mais recursos sendo usados simultaneamente

    makumbator
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano

    Sim, por causa do servidor proxy, a latência não pode ser tão reduzida quanto no driver ASIO isolado(sem o multicliente operando). A própria Steinberg informa que esse é um preço a se pagar em troca do uso simultâneo do ASIO em múltiplos programas.

    Obviamente pode-se continuar a usar o driver nativo isoladamente e só acionar o multicliente quando necessário.

    Deiab
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Agora teu o meu.

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Deiab

    Hsahhsa! Mais um tópico salvo das profundezas do FCC!!!

    Jonas F. L.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Isso em tese funciona pra você utilizar a interface para mais de um aplicativo ao mesmo tempo não é?

    Ué, eu pensei que os ASIOs das interfaces de gravação já tivessem essa funcionalidade. Na Ci1 da própria Steinberg que eu tenho, isso já é nativo no driver dela: dá pra ver videos no youtube, abrir reaper, skype, player de música, tudo ao mesmo tempo e na interface. Isso é diferente em outras placas?

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Jonas F. L.
    Ué, eu pensei que os ASIOs das interfaces de gravação já tivessem essa funcionalidade. Na Ci1 da própria Steinberg que eu tenho, isso já é nativo no driver dela: dá pra ver videos no youtube, abrir reaper, skype, player de música, tudo ao mesmo tempo e na interface. Isso é diferente em outras placas?

    Sim, algumas interfaces já tem no próprio driver nativo essa possibilidade. Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma impossibilidade do SO, e sim de design do driver. A RME também tem várias interfaces com drivers nativos multiclientes.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jonas F. L.
    makumbator
    Mas pode-se estar rolando via rewire, isso usária driver multicliente?

    makumbator
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Edson Caetano

    Não é o mesmo tipo de coisa, pois no rewire há um programa controlando o outro (um mestre e escravos). O áudio dos escravos é redirecionado ao mestre e controlado por esse, que usa o driver (seja ele multicliente ou não).

    Enquanto que no esquema individual no multicliente, um programa não "sabe" do outro, e podem ser abertos em qualquer ordem e operados livremente ( o que não acontece no rewire). Mas não sei se entendi o seu comentário..hehehe!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Já instalei.
    Testando.
    Admiro muito a Steinberg.

    No Linux existe o Jack Conection Kit.
    Com o qual você conecta diferentes softwares de áudio sem ser rewire.
    Você pode pegar um sintetizador stand alone e conectar numa Daw.
    Já existe uma versão para o Windows, mas não recomendo pois ainda não esta madura o suficiente, instalei e deu uma confusão generalizada e vários Vstis foram perdidos.

    Valeu pela Dica Makumbator.

    albertpike
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Instalei esse asio mult ai só que agora meu GP6 dá conflito e diz que precisa ser fechado..oque faço?

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    albertpike

    Instalei esse asio mult ai só que agora meu GP6 dá conflito e diz que precisa ser fechado..oque faço?

    Aí não sei. Mas e se você simplesmente usar outro driver com o GP6?

    Lembre-se que esse driver é para ser usado por sua conta e risco, a Steinberg não oferece nenhum tipo de suporte a ele.

    albertpike
    Membro
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    Pois é não está dando certo aqui. Desinstalei, o ruim é que tirar musica com a guitarra limpa é osso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Driver ASIO multicliente Steinberg (grátis)!