Chiado nas caixas quando ligada na mesa

    Autor Mensagem
    bravo57
    Veterano
    # ago/12


    Amigos, boa tarde.
    Eu não queria abrir esse tópico mas não achei nada que pudesse me ajudar. Seguinte, tenho um P.A básico, que consiste em uma mesa de som Oneal OMX12, um par de caixas com falantes Novik (batem muito bem sem distorção) e um amplificador Machine 1.8 SB (está como novo, funciona muito bem). Porém, quando eu ligo um player (notebook, celular, mp3...) na mesa, tudo com RCA, e o volume é aumentado, fica um chiado terrível, mas isso é apenas quando ligo o Ampli na mesa. Se eu ligo o player direto no Ampli, não chia absolutamente nada!
    Acontece que eu preciso da mesa pra fazer sonorização em casamentos, para ligar microfones com vozes e instrumentos acusticos e teclado.

    Alguem saberia dizer se pode ser aterramento? Como posso resolvel isso, já que tenho que tranferir meu equipo para vários lugares? Tomara que não seja problema na mesa.

    Agradeço a quem puder me ajudar.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bravo57
    Já pensou em ligar o mp3 diretamente em um canal da mesa? Para descartar a possibilidade do conector RCA do aux estar com problemas?

    bravo57
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano
    O engraçado é que quando testei a mesa o chiado não tava acontecendo... Vou ver hj com outro tipo de suporte e ligando diretamente nos canais. Eu sou iniciante nesse meio de sonorização, mas estou acreditando tbm que possa ser culpa do lugar onde estava a mesa, que era um móvel de madeira, não sei se influencia, mas talvez seja melhor liga-la num suporte de metal, para daí ter contato com o solo. Eu reparei que ela dava até um pouco de choque (muito fraco mesmo) quando tava ligada no meu estabilizador, no filtro de linha não teve esse problema.
    Quanto ao chiado, tenho impressão de a mesa estar jogando muita energia nos falantes, devido a falta de aterramento.

    Vou fazer alguns testes, se resolver, posto aqui; mas peço, quem souber, me ajude, e me explique como funciona o aterramento nesse caso.

    bravo57
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    90% crente que seja aterramento, vou tentar algumas coisas, depois posto aqui. Acontece que não posso fazer um aterramento definitivo em casa, pois sempre vou precisar carregar esse equipo.

    Se alguem aqui carrega sonorização pra serviços externos, me passe seus métodos para um aterramento portátil (provavelmente seria um aterramento eletrônico).

    Vlw

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bravo57
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/modulador-isolador-estabilizador- mie-g3-microsol-440w-RA0L0HSVAV#rmcl

    Para os equipamentos isso talvez funcione

    Menos para a potencia, que esta aí, deve consumir toda a potencia que o modulo suporta

    bravo57
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vlw pela dica Edson, eu tava pensando mesmo em algum desses "aterramentos eletrônicos"; pois como disse acima, precisarei locomover meus equipamentos.

    Qualquer novidade eu posto aqui. Vlw mesmo cara!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bravo57
    acho mais provavel ser cabo ou equipamento de qualidade ruim... nunca aterrei nenhum equipamento meu, e nunca tive chiado...

    bravo57
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: bravo57
    · votar


    Deco_ufrj
    Tbm acredito na má qualidade dos meus RCAs, mas ontem numa simples experiência obtive um bom resultado. COLOQUEI A MESA DE SOM NUMA CADEIRA DE METAL!!, isso eliminou 80% dos ruídos! Acontece tambem que meu quarto tem piso de madeira, vou experimentar colocar o equipamento num piso que não isole a eletricidade para testar, o ruim é que só posso fazer isso a noite quando chego do trabalho. Mas vou investir depois num equipamento semelhante ao indicado pelo amigo Edson Caetano, pois nunca terei certeza se nos lugares que farei sonorização terá algum aterramento.

    Farei as seguintes mudanças para tentar um resultado melhor: Usar Filtro de linha com aterramento eletrônico, usar cabos RCAs melhores (pois meus P10 e P10 / XLR são da Santo Angelo, que acredito ser bons); usar um suporte ,metálico para evitar tbm que a eletricidade se acumule na mesa e jogue muita energia nos alto falantes. Parecem ser coisas amadoras, mas acredito que darão resultado. Quem tiver mais sujestões, serão benvindos!

    Vlw

    Edit: Tenho certeza que meu aterramento está deficiente, pois já levei uns choquinhos na mesa e no microfone.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bravo57
    vou experimentar colocar o equipamento num piso que não isole a eletricidade para testar
    e quando você levar pra algum lugar com piso de madeira vai fazer como? Um sistema aterrado não é só encostar no chão, tem muito mais fisica envolvida nisso, não é só espetar um fio terra no chão que você tem um sistema aterrado... pode até ser que melhore, mas você não tem como escolher o local de cada lugar..

    Mas vou investir depois num equipamento semelhante ao indicado pelo amigo Edson Caetano, pois nunca terei certeza se nos lugares que farei sonorização terá algum aterramento.
    certo, mas aquilo só vai poder ligar mesa de som e outras coisas que gastem pouco, por que aquilo não aguenta amplificador, luzes etc...

    como eu disse, nunca aterrei meus equipamentos e nunca tive ruido... o problema não é aterramento...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bravo57
    cara, as mesas da behringer são melhores do que essa oneal... se eu fosse você, trocava...

    bravo57
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: bravo57
    · votar


    Deco_ufrj
    É uma possibilidade... tava pensando nisso, mas no momento tá um pouco inviável, pois eu e minha esposa gastamos muito esse mês; e com uma filha pequena... já viu né? Mas vou fazer isso sim; só vou aguardar um pouco pro lucro dá uma compensadas nos custos. Mas rola tbm o que disse acima, em outro lugar que testei o equipo não deu chiado nenhum. Vlw pela dica!

    Edit: Aeh!!! se alguem tiver mais opiniões sobre mesa Oneal, to aberto a sugestões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado nas caixas quando ligada na mesa